A velhice nos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sábado dez 27, 2003 10:33 pm

Olá Miau.

Avaliar sobre o ter ou não ter qualidade de vida, só o próprio ( proprietário ) o poderá fazer prq lida diáriamente com o animal e pode então fazer a comparação do que era e do que é... e até ver se o animal tem forças para continuar ou se " implora " pelo " eterno descanso " . Se realmente houver forças, ou algo que indique, no animal, que luta pela sobrevivencia ( penso que isto se aplica mais a animais jovens, contudo...), então realmente há o K9 .

É uma decisão difícil mas que se olharmos nos olhos do animal em questão, eles falam-nos... e aí vem a resposta ao que se deve ou não fazer.

Qualquer que seja a decisão, respeito-a e tenho a certeza que qual seja a dita, que será sem arrependimentos... um cão que dura tantos anos nas mãos do dono, foi certamente mt amado para que os mesmos decidam algo que não fosse de acordo com esse amor.

Um abraço e força, miga

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BETAFERI
Membro Veterano
Mensagens: 461
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm
Localização: cães e gatos

sábado dez 27, 2003 11:11 pm

Olá

Eu também ia dar a minha opinião, mas depois ao ler a mensagem do Vasco, parei um pouco para pensar.
Se eu ia responder, era porque a forista Miau, nos estava a pedir uma opinião e dentro dos meus conhecimentos tentaria dar-lhe uma resposta às suas dúvidas.
Por velhice, nunca tive de tomar decisão nenhuma, mas acredito que deve ser ainda mais difícil.
Se existe uma hipótese de manter um animal vivo e em condições e se o dono pode pagar essa existência com qualidade, que posso eu aconselhar?
Mas Vasco, já reparou á custa de quanto sofrimento se vai manter esse animal vivo? E quanto vai ficar essa Vida?
E que qualidade ela vai ter?
Realmente só a própria caberá tal decisão.
Força Miau e uma beijo grande para a avó, que deve estar a passar um mau bocado, neste momento.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 28, 2003 1:04 am

Eu não percebi bem, Betaferi, se o animal realmente sofre ou está em pânico porque não se consegue levantar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

domingo dez 28, 2003 4:16 am

Olá,

Parece-me que estamos perante um caso típico de juízo de valores. Como tal vou dar a minha opinião.
Quando a minha avó esteve em sofrimento até à morte, nenhum familiar pensou em eutanásia. Se fosse comigo o cão não seria eutanasiado.

Respeito as opiniões apresentadas pelos foristas.
Também sei que um cão é um cão e uma pessoa é uma pessoa.

Não tenho vergonha de dizer que já tive mais amor por alguns cães que por alguns familiares. É mesmo defeito meu!

Antes da pensar em eutanasia, eu equacionaria todos os beneficios que a medicina actual poderia oferecer ao meu cão para lhe diminuir o sofrimento. O caminho mais fácil, sinceramente não me seduz.

É apenas a minha opinião.

Cumprimentos
inesis
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça dez 02, 2003 7:20 pm
Localização: 3 cães (piggy, jolly, nico) 2 canários e 1 verdilhão

domingo dez 28, 2003 9:33 am

por mais que lhe custe essa é a decisão acertada... tem que se mentalizar do que vai acontecer, mas é assim não é? um dia vai chegar a nossa vez, peça a um veterinário para o abater, o meu cão (que também se chama Nico e eu chamo-lhe nico-novo porque ainda é cachorro) esteve mesmo a morrer com uma gastroentrite mas lá coseguiu sobreviver...
Força e as melhoras para o nico de qualquer maneira ;) ;) ;) ;)
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

domingo dez 28, 2003 11:58 am

casalc Escreveu: ...Antes da pensar em eutanasia, eu equacionaria todos os beneficios que a medicina actual poderia oferecer ao meu cão para lhe diminuir o sofrimento. O caminho mais fácil, sinceramente não me seduz. ...
Mandar abater um dos meus cães seria sempre o caminho mais difícil e não o mais fácil como diz.
Se para algumas pessoas é o caminho mais fácil, ainda bem para a pessoa e para o cão, que ambos deixam de sofrer. Mas essa decisão, na maior parte das pessoas, é muito penosa. E fica-se com essa sombra para o resto da vida. Quando essa decisão não é tomada, não estamos a zelar pelo bem estar do animal, estamos a satisfazer o nosso egoísmo e a ser pouco corajosos.

Em relação à questão colocada pela Miau, eu subscrevo a mensagem da leonilde. Se houver um pouco de sensibilidade, poderemos avaliar até que ponto valerá a pena eternizar o sofrimento do animal.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

segunda dez 29, 2003 1:08 am

[quote=nel]
Mandar abater um dos meus cães seria sempre o caminho [b]mais difícil[/b] e não o mais fácil como diz.
[/quote]

Nel,

Para si acredito que sim. O problema é que continua a ser o caminho mais fácil para muitos veterinários. Depois conseguem iludir e convencer os proprietários de que realmente é a melhor solução.

Aproveito para deixar aqui um testemunho muito recente:
Maiquiri é o nome de uma cadela dogue alemão arlequim que sobreviveu de uma ninhada com gastroentrite.
O criador, um amigo meu, estava já convencido de que não conseguiria salvar nenhum dos cachorros. Já tinham morrido 3 cachorros e o veterinário insistia que já não valia a pena mais internamento e tratamentos. Aguardava apenas um telefonema do criador para eutanasiar os cães.

Felizmente o telemóvel não funcionou. Entretanto uma familiar levantou o que restava da ninhada e foi coloca-la numa outra clinica veterinária.

Por obra e graça de alguém, sobreviveram 3 cachorros. Entre eles maiquiri, hoje com 4 meses e finalmente recuperada da grave doença que padecia.

Ontem mesmo, maiquiri foi observada por 4 criadores de dogues alemães. Todos são de opinião que daqui a uns meses, os ringues de exposições vão ficar mais ricos quando servirem de palco a esta cadela que promete vir a ser uma campeã de Portugal.

Memorizem o nome - maiquiri. Quando ouvirem falar dela, lembrem-se da eutanásia.

Cumprimentos
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda dez 29, 2003 12:58 pm

Ois,

Agradeço imenso as vossas opiniões e acreditem que me estão a fazer pensar melhor no que há a fazer.

Vasco, o K9 é uma boa alternativa para animais paralizados nas patas posteriores, infelizmente não é o caso do Nico. O Nico não tem mobilidade nas quatro patas. Normalmente há uma tendencia para os animais apoiarem as patas no chão. O Nico não o consegue fazer. As patinhas estão para dentro.

Ontem fui ao veterinário que me disse que não há nada fazer. Ele não está em sofrimento fisico, mas sim psicologico por não se conseguir mexer. Ladra numa tentativa frustrada de alguem o ajudar e é muito angustiante. Não consegui propor a eutanásia!

Só houve uma unica vez que tive que tomaressa decisão. Pela Becky, uma gata com tumores mamários... estava na fase terminal e o sofrimento era notável... eu não auentava vê-la sofrer. Custou-me tanto que ninguem imagina.

Hoje a minha mãe vai com o Nico ao veterinário.... acho que ele já não vai voltar para casa. A minha avó está farta de chorar, mas tambem já não aguenta mais...

Isto é muito triste... muito...

Miau
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda dez 29, 2003 3:18 pm

Lamento muito,Miau.

Pessoalmente acredito que a morte é apenas e tão sómente uma passagem.
Para aonde ? Não sei.

Mas, como todas as passagens - o nascimento, a idade adulta, etc. - é sempre difícil e precisa de uma "mãozinha" de ajuda, de solidariedade, de presença.

Nesse momento, por muito que nos custe, temos de pensar é em quem passa - não na falta que nos vai fazer, no amor que lhe temos, na saudade que vamos ter - mas sim na dificuldade dele nesse momento.
E, porque o amamos, vamos estar com ele, por ele.

Para todos os que um dia vão ter de passar por isso :
vamos a ter coragem, a ter fé que a morte não é o fim, apenas uma nova etapa, vamos fazer das tripas coração e ajudá-los com a certeza do nosso amor, com a confiança da nossa fé, com a coragem que temos.

É preciso.

Para a Miau :

lamento muito.
Um cão que morre com esta idade foi certamente um cão feliz, amado em vida, parte de uma família.
Deve ter boas recordações dele.
Lembre-se delas e seja feliz por ele.
Que foi feliz.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
BETAFERI
Membro Veterano
Mensagens: 461
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm
Localização: cães e gatos

segunda dez 29, 2003 3:34 pm

É precisamente a esse sofrimento que eu me referia, calado, sem um queixume, sem uma lágrima… é este que ainda dói mais, mas nós que convivemos com eles no dia a dia sabemos o grande sacrifício que lhes estamos a pedir, para mais um dia que seja de vida, nestas condições. Certamente que este animal foi amado e será recordado como merece.
Só nestas condições, de grande sofrimento psíquico ou físico, em meu entender se deve aplicar a eutanásia.

Vasco, eu também não tinha a certeza se o sofrimento era psíquico ou físico, agora já estou bem elucidada.
Quando essa decisão não é tomada, não estamos a zelar pelo bem estar do animal, estamos a satisfazer o nosso egoísmo e a ser pouco corajosos
.

Nel, é realmente a decisão mais difícil de tomar acredite, parte um pouco de nós mesmo quando a isso temos de recorrer. Chora-se a partida de um amigo e culpabilizamo-nos para o resto da vida o que pensamos que será o melhor para ele e não para nós.

Para a Miau um grande abraço de apoio para si e a sua avó.

Franky
inesis
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça dez 02, 2003 7:20 pm
Localização: 3 cães (piggy, jolly, nico) 2 canários e 1 verdilhão

segunda dez 29, 2003 5:07 pm

Miau gostava que assim que tivesse notícias as publicasse aqui no fórum...
deus queira que o nico melhore e volte para cassa com a sua mãe é uma situação muito triste, muito mesmo, tem de ter força... Asmelhoras para o nico ;) ;) ;) ;) fique bem
bea_72
Membro
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 18, 2002 3:34 pm
Localização: 1 cão (pequines) o baltinha, 3 gatas (srd): mélinha, serafina e forrest.

segunda dez 29, 2003 5:11 pm

Susana, só agora é que vi o post.
Força, amiga.
lembra-te do que me disseste para a melinha: enquanto há qualidade de vida não desistir, quando já não há, então, arranjar a coragem e não deixar que sofra mais.
1 grande beijinho para ti

Bea
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda dez 29, 2003 7:01 pm

Miau

Faço minhas as palavras da Leonilde Carvalho. Muita força, para si e para a sua avó...
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda dez 29, 2003 8:11 pm

O Nico está no consultório... chegou a hora!!!!

O Nico foi o meu primeiro cão. Com ele aprendi muita coisa. As idas ao veterinário eram a minha alegria; adorava ir às vacinas... foi quando comecei a conviver com pessoas que nutrem um carinho muito especial por animais; foi a pensar nos companheiros de rua dele que aos 10 anos fazia casaquinhos para proteger do frio os cães de rua.

Era realmente um cão muito inteligente. Passava sempre na passadeira... ia à rua sozinho e quando o queriamos em casa bastava assobiar da janela. Descia as escada e lá estava ele... grande companheiro, ia-me levar à escola e regressava a casa assim que entrava para a aula.

Viveu 17 anos (quase 18 ) e foi feliz. Deixou filhos... era um garanhão... já é tetravô...

Obrigada Nico... ficarás no coração...
Última edição por Miau em segunda dez 29, 2003 8:21 pm, editado 1 vez no total.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 29, 2003 8:16 pm

Susana

A unica coisa que te posso dizer é que sabes onde me encontrar sempre que precises. Relativamente ao Nico vai deixar sem duvida a sua marca e é bom ter tantas e tão boas recordações (excepto a do garanhão mas enfim não se pode ser perfeito).
Um grande beijinho para ti e conhecendo como te conheço imagino que estejas mto triste mas pensa na vida feliz que lhe foi proporcionada .

Fica bem
Sandra Albuquerque
Responder

Voltar para “Cães”