Olá queria pedir ajuda e algumas dicas para uma situação que não sei bem como lidar. Tenho uma cadela com 5 anos que adoptei numa assoc de cães abandonados, e há 3 semanas atrás resgatei da rua um collie num estado lastimável, além de ter em cima centenas de carraças e pulgas estava completamente desnutrido e desidratado. Quando o consegui apanhar levei de imediato à união zoofila onde faço voluntariado, para me ajudarem com ele. Foi visto pela vet, apesar de estar mto débil, fez analises que indicaram que se encontrava bem de saúde. Trouxe para casa, inicialmente estava mto nervoso e só queria comer e beber agua, depois fazia xixi em qqr lado, mas achei que era normal depois do que passou. O que acontece é que continua a fazer as necessidades em casa apesar de já termos controlado a comida com a hora de ir à rua. Ele tem mais ou menos 4 ou 5 anos, será que ele vai conseguir adaptar se e deixar de fazer as necessidades em casa. A minha cadela por exemplo nunca fez nem faz nada, por isso não me parece que seja por sentir algum cheiro... Algém me pode dar algumas dicas. Ele vai à rua 3 vezes por dia...
Obrigada [/img][/url]
Peço ajuda
Moderador: mcerqueira
Tem de dar tempo ao tempo. Não é de um dia para o outro que o cão aprende, 3 semanas não é nada para o cão adulto aprender uma rotina.
Se calhar até os donos tinham-no na rua e não estava habituado a isso.
Tem de perceber se o cão o que faz em casa não é marcação e nesse caso é mais dificil evitar e o castrar pode ajudar.
Levem-no logo a seguir a comer e dê-lhe festa e elogie quando ele fizer na rua.
Tem de o vigiar para assim que ele tentar, dizer não e levar á rua.
Se calhar até os donos tinham-no na rua e não estava habituado a isso.
Tem de perceber se o cão o que faz em casa não é marcação e nesse caso é mais dificil evitar e o castrar pode ajudar.
Levem-no logo a seguir a comer e dê-lhe festa e elogie quando ele fizer na rua.
Tem de o vigiar para assim que ele tentar, dizer não e levar á rua.
-
- Registado: terça fev 08, 2005 1:09 am
Pois eu tenho feito isso, dou lhe comida e levo à rua, e elogio e faço festas aos dois ele fica mto feliz, mas passado um bocado se for preciso, acho que se distrai e faz chichi e coco, por isso não me parece marcação. Deve ser falta de hábito. Eu não faço a menor ideia de quanto tempo passou na rua, eu só o vi 48h antes de o apanhar ao pé da minha casa. Ele estava tão fraquinho que me foi impossivel fechar os olhos... A minha cadela é um pouco mais baixa que ele e pesa 30kg ele pesava 20kg quando chegou cá...
Ja agora gostaria de saber se existe alguma forma de afastar as carraças dos meus animais, é que apesar de estarem os dois protegidos com pipetas, continuam a trazer para casa esses bicharocos que por vezes ainda estão vivos quandos os apanho no chão, e como tenho crinças tenho mto receio... Nunca assiti a tanta carraça como este ano, está demais, deve de haver contensão de custos nas autarquias e não estão a desinfestar as zonas proximas da minha casa... Todos os dias tenho de os catar quando chego a casa e mtas vezes já andam pelo chão...
Ja agora gostaria de saber se existe alguma forma de afastar as carraças dos meus animais, é que apesar de estarem os dois protegidos com pipetas, continuam a trazer para casa esses bicharocos que por vezes ainda estão vivos quandos os apanho no chão, e como tenho crinças tenho mto receio... Nunca assiti a tanta carraça como este ano, está demais, deve de haver contensão de custos nas autarquias e não estão a desinfestar as zonas proximas da minha casa... Todos os dias tenho de os catar quando chego a casa e mtas vezes já andam pelo chão...
-
Já foi ao vet e fez analises, estava tudo bem. A coleira eu tenho receio de por pois tenho um filho com 6 anos que anda sempre de volta deles...
-
Pois ele percebe isso perfeitamente, mas do meio da brincadeira pode eventualmente colocar as mãos na boca, e pelo que já me disseram sobre as coleiras não me parece que seja mais útil do que as pipetas. Mas agredeço a dica.
-
A parte do chichi eu tbm pensei nisso, mas o coco não enquadra na marcação de território... Ele por acaso anda um pouco mais calmo, andamos sempre de olho a ver o que anda a fazer, acho que ele está a ficar ainda mais amedrontado com a perseguição, ele é muito medroso, nota-se que foi mal tratado, deita-se no chão quando levantamos as mãos para lhe fazer festas, nunca lhe toca-mos mas ele tem muito medo. É complicado, falamos mto com ele e fazemos muitas festinhas mas ele parece estar sempre à espera de apanhar. Pobrezinho jé deve ter passado mesmo muito mal...