Deve ser por isso que por norma só realizem o teste rápido de despiste da doença em cães com "mais idade". Se assim é tudo bem para quem tem a certeza da idade do seu cão. Agora, no caso da minha amiga que adoptou a cadela num canil municipal... eles não têm a certeza da idade da cadela, tanto pode já ter 6 meses como 9 meses... :S
Venderam-lhe logo o Heartgard na consulta do dia da adopção, tinha a cadela (supostamente) 3 meses ainda, disseram lhe para só dar o medicamento preventivo aos 6 meses... a minha amiga podia ate se esquecer de dar o medicamento aos (supostos) 6 meses da cadela (o que na verdade aconteceu) e só lhe dar sabe-se lá quantos meses depois.
Podia matar a cadela, pois ninguém lhe informou das consequência que poderia advir ao começar um medicamento de prevenção sem antes saber se a cadela já contraia ou não a doença!
Todos os meus cães realizaram o teste rápido, inclusive hoje o meu pequenote de 6 meses foi ao Vet e realizou o teste de despiste que deu negativo e já tomou a primeira dose da vacina contra leishmaniose canina. A Vet disse que quase de certeza por ser novo não teria nada, mas que tinha que ser realizado o teste na mesma!
O mesmo deve se aplicar a Dirofilariose canina, penso eu...