Animal proibido de entrar em MEDIAMARKT

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FabioRocha
Registado: quinta jun 16, 2011 8:37 pm

quinta jun 16, 2011 8:57 pm

Boas,

Preciso de esclarecimento e como tal decidi registar-me no fórum. Já tinha passado por aqui quando decidi adoptar um animal e voltei cá hoje.

Hoje de tarde fui à MediaMarkt de Braga, (passe a publicidade tenho toda a intenção em identificar a loja), como sempre à entrada da loja procurei o dístico que proíbe a entrada de animais. NÃO TEM DÍSTICO. Sim, procurei bem.

Entrei e o segurança barrou-me a entrada com um abanar de dedo????

Não disse nada, voltei a sair mas a minha companheira ficou bastante irritada.

Tenciono lá voltar na próxima semana, mas desta vez, gostava de ter a legislação onde fosse explicito que não tendo dístico não me podem barrar e entrada. O cão tem cerca de 2.5Kg, estava numa bolsa tipo bolsa de mulher e é um cão sossegado (não ladra, não morde, cheira a toalhetes de bebé, etc), sendo que não vejo razão para me barrarem a entrada. Tenho passaporte do bicho e sigo todas as recomendações do veterinário.

Agora pedia-vos esclarecimento e se possível com base no diário da republica. (tenho googlado mas sem sucesso)

Sem o dístico que proíbe a entrada a animais pode a minha entrada nesta loja ser barrada?

Obrigado desde já pelo esclarecimento.

Fábio Rocha
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta jun 16, 2011 9:10 pm

FabioRocha Escreveu:Boas,

Preciso de esclarecimento e como tal decidi registar-me no fórum. Já tinha passado por aqui quando decidi adoptar um animal e voltei cá hoje.

Hoje de tarde fui à MediaMarkt de Braga, (passe a publicidade tenho toda a intenção em identificar a loja), como sempre à entrada da loja procurei o dístico que proíbe a entrada de animais. NÃO TEM DÍSTICO. Sim, procurei bem.

Entrei e o segurança barrou-me a entrada com um abanar de dedo????

Não disse nada, voltei a sair mas a minha companheira ficou bastante irritada.

Tenciono lá voltar na próxima semana, mas desta vez, gostava de ter a legislação onde fosse explicito que não tendo dístico não me podem barrar e entrada. O cão tem cerca de 2.5Kg, estava numa bolsa tipo bolsa de mulher e é um cão sossegado (não ladra, não morde, cheira a toalhetes de bebé, etc), sendo que não vejo razão para me barrarem a entrada. Tenho passaporte do bicho e sigo todas as recomendações do veterinário.

Agora pedia-vos esclarecimento e se possível com base no diário da republica. (tenho googlado mas sem sucesso)

Sem o dístico que proíbe a entrada a animais pode a minha entrada nesta loja ser barrada?

Obrigado desde já pelo esclarecimento.

Fábio Rocha

É uma boa pergunta Fábio, também não tenho a certeza. Já me proibiram por exemplo de frequentar algumas esplanadas e jardins também. Não sei até que ponto é legal.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Sushii
Membro Júnior
Registado: sábado mar 26, 2011 2:44 pm

quinta jun 16, 2011 9:18 pm

Também so encontro legislação para estabelecimentos de comidas e bebidas e temos este tópico que fala sobre isso:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73065

Nas áreas públicas não encontro qualquer restrição legal (esplanadas são áreas públicas).
Sushii
Membro Júnior

quinta jun 16, 2011 9:22 pm

Encontrei isto no fórum de Segurança Alimentar:
"Não existe nada na lei que impeça um animal doméstico de entrar numa esplanada quer ela seja fechada ou aberta.
A lei também não impede a entrada de animais em restaurantes, cafés ou outros, desde que permaneçam apenas nos locais destinados aos clientes. Nas áreas técnicas (cozinhas) é proibido. Essa proibição apenas existe se na porta dessas casas comerciais existir o distico "Proibida a entrada a animais", não podendo no entanto proibir a entrada de cães guias de cegos.
A permanência de animais domésticos em locais públicos regula-se pela lei aplicada especificamente a animais domésticos. Contudo e infelizmente, fruto da falta de sentido cívico das pessoas, a maioria das casas de comercio alimentar proibem a permanência de animais nas instalações.
No entanto se nada estiver afixado na porta e houver um comportamento correcto por parte do dono (não usar louça para alimentar o animal, não alimentar o animal no local....) e por parte do animal, nada impede a sua entrada num local público de alimentação."
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta jun 16, 2011 9:28 pm

Sushii Escreveu:
Nas áreas públicas não encontro qualquer restrição legal (esplanadas são áreas públicas).
Não sei se é bem assim.

É espaço público de utilização privada e sujeito ao pagamento de taxa/licença.

Daí que, a utilização desse espaço, embora publico, esteja sujeito ao cumprimento das regras de quem de forma privada o gere.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Sushii
Membro Júnior

quinta jun 16, 2011 9:36 pm

concordo consigo mas não encontro nenhum decreto lei que fale explicitamente acerca de esplanadas. Encontrei também este tópico sobre cães em esplanadas.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=1248303
Quanto à questão de abertura deste tópico não encontro nada :(
FabioRocha

quinta jun 16, 2011 9:36 pm

Encontrei isto:

Documentos de Afixação Obrigatória para o Comércio:

- Dístico “Não Fumadores”
- Afixação de Preços nos Artigos colocados nas montras
- Afixação de Preço em cada produto ou indicação do preço afixado no lote
- Indicação dos produtos com defeito
- Indicação de Início e Fim de Promoções; Liquidação Total
- Proibida a Venda de Tabaco, ou produtos de tabaco a menores de 18 anos...
- Proibida a Venda de Bebidas Alcoólicas a menores de 16 anos....
- Indicação da existência de Livro de Reclamações
- Mapa de Férias
- Horário de Funcionamento (passado pela Câmara Municipal ou Ass. Com. Ind. V. N. Gaia)
- Horário dos Trabalhadores, devidamente licenciado pelo ACT
- Mapa de Quadro de Pessoal
- Sinalização de Locais Perigosos (exemplo: quadro eléctrico)
- Sinalética de Segurança no Trabalho
- Cadastro Comercial
- Possuir 2 extintores, categoria 13 A
http://www.lec.pt/legislaccedilatildeo.html
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta jun 16, 2011 9:49 pm

Não se chateie Fábio, mostre ao cachorro o folheto da Loja e ele que escolha os electrodomésticos a partir das fotos. Depois vá lá só mesmo você a namorada e compram as coisas que ele escolheu. :P

Eu não me apetece procurar legislação, porque se há coisa que não gosto é de andar a passear em lojas ou em centros comerciais, e muito sinceramente ainda vejo menos interesse de um cão nisso! Deixe mas é o animal sossegadinho no espaço dele a descansar e vá só você e a namorada às compras ;) Ainda se fosse um espaço ao ar livre do qual o animal pudesse disfrutar, agora andar a passear num saco dentro de uma loja.....bem, são gostos!
Sushii
Membro Júnior

quinta jun 16, 2011 10:05 pm

a questão aqui não é se concordamos ou não que se leve um animal de estimação a passear para um centro comercial. Também tenho a minha opinião e bem parecida com a sua mas o pedido inicial foi se tinhamos alguma informação sobre a proibição de entrada de animais em espaços comerciais quando estes não têm qualquer indicação de probição à porta...
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta jun 16, 2011 10:10 pm

Sushii Escreveu:a questão aqui não é se concordamos ou não que se leve um animal de estimação a passear para um centro comercial. Também tenho a minha opinião e bem parecida com a sua mas o pedido inicial foi se tinhamos alguma informação sobre a proibição de entrada de animais em espaços comerciais quando estes não têm qualquer indicação de probição à porta...
Isso não obsta a que, sendo isto um forum de discussão, se comente o que está na origem do pedido de informação ;)
Sushii
Membro Júnior

quinta jun 16, 2011 10:12 pm

Terugkeren Escreveu:
Sushii Escreveu:a questão aqui não é se concordamos ou não que se leve um animal de estimação a passear para um centro comercial. Também tenho a minha opinião e bem parecida com a sua mas o pedido inicial foi se tinhamos alguma informação sobre a proibição de entrada de animais em espaços comerciais quando estes não têm qualquer indicação de probição à porta...
Isso não obsta a que, sendo isto um forum de discussão, se comente o que está na origem do pedido de informação ;)
pois mas o mais certo é que aconteça como em outros tópicos quando opinamos sobre algo que não é o que está a ser discutido inicialmente...como agora :)
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta jun 16, 2011 10:38 pm

Eu entendo que deve imperar a Lei do bom senso em vez da Lei do dístico.

Olhando para a questão legal, pode efectivamente estar em falta o dístico, mas sendo este um espaço publico-privado, está sujeito a regras que são basicamente do senso comum e que todos nós, independentemente de concordarmos ou não, conhecemos.

Julgo que todos sabem que nestes espaços comerciais, não é permitida a entrada de animais, e sinceramente, quanto a mim, muito bem.

Basta olhar para os nossos jardins para percebermos o tipo de donos que somos.
Última edição por xPauloSantos em quinta jun 16, 2011 10:43 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
FabioRocha

quinta jun 16, 2011 10:41 pm

Terugkeren Escreveu:Não se chateie Fábio, mostre ao cachorro o folheto da Loja e ele que escolha os electrodomésticos a partir das fotos. Depois vá lá só mesmo você a namorada e compram as coisas que ele escolheu. :P

Eu não me apetece procurar legislação, porque se há coisa que não gosto é de andar a passear em lojas ou em centros comerciais, e muito sinceramente ainda vejo menos interesse de um cão nisso! Deixe mas é o animal sossegadinho no espaço dele a descansar e vá só você e a namorada às compras ;) Ainda se fosse um espaço ao ar livre do qual o animal pudesse disfrutar, agora andar a passear num saco dentro de uma loja.....bem, são gostos!
Tenho a certeza que o animal preferia ficar em casa sozinho, também tenho a certeza que preferia não ter ido de férias visto que a Ryanair não viaja com animais (foi desumano eu pagar mais umas centenas de euros para poder levar o animal quando ele ficava bem sozinho em casa). Não para falar que agora não frequento hotéis (maioria não permite animais), mas sim, alugo apartamentos. Entende onde eu quero chegar? Pela sua ordem de ideias poderíamos discutir tudo e mais alguma coisa.

Confesso que o seu comentário para além de inútil foi de mau gosto.

De qualquer maneira agradeço por ter participado.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta jun 16, 2011 11:01 pm

Parece-me que, no caso de estar com o cão na rua e querer entrar numa loja, sempre é mais seguro para o dono entrar com o cão dentro da mala do que prende-lo cá fora como muita gente faz, mas a verdade é que isso em portugal não funciona porque ia logo começar a aparecer porcaria nas lojas, coisas partidas pelo bobi porque o bobi quis cheirar a torradeira e depois ninguem se ia responsabilizar.
Eu quando estou com o meu namorado e as cadelas dele, opta-se sempre por ficar um fora com as cadelas e o outro despachar-se.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jun 16, 2011 11:40 pm

Então eu que tenho um cão de 60 kgs tambem tenho direito a levá-lo comigo ás compras, certo? Ou não?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”