A ética podre da eutanásia de alguns veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 28, 2003 6:25 pm

Infelizmente é verdade, até sei de casos de gente da arca que vai a veterinários que são todos falinhas mansas e por detrás gozam com eles. E essas pessoas pensam que ele são o suprasumo da barbatana.

também existe quem diz arranjar donos para todos e no fim o que lhes acontece :o

Digamos que sabem vender o seu peixe...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 29, 2003 8:22 pm

Boas

Hj em dia deixei-me de participar em adopções pq é sem duvida nenhuma uma tarefa ingrata. Perde-se facilmente o rasto de um animal que seja dado para adopção por nós. É tão fácil como dizer "olhe morreu" e pronto acaba assim a historia do adoptado. Tb me deixei de participar pq mtos dos animais que tenho foram "devoluções" de adopções e como não estou interessada em ter mais deixei de dar para não os receber e pq tb tenho que participar em algumas despesas dos que foram adoptados. Mas felicito as pessoas que têm essa capacidade de dar e de alguma forma tentar acompanhar embora tenha perfeita consciencia que é uma carta fechada e que dificilmente teremos certezas futuras, mas há excepções à regra como é lógico.


Fiquem bem

Sandra Albuquerque
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

terça dez 30, 2003 4:07 pm

Pessoalmente, em termos de eutanásias, já me aconteceram os dois extremos...
Uma gata que caiu do terceiro andar e partiu a coluna irremediavelmente, qualquer ceguinho via que não havia nada a fazer, e o veterinário deu-me esperanças: "Milagres acontecem"... Pois não aconteceu, e a gata acabou por morrer ao fim de largas horas, que passou em grande sofrimento.
No outro extremo, uma gata com coriza e com diarreia que uma veterinária sugeriu eutanasiar "porque está muito doentinha, é bravinha e ainda por cima é gata... e gatas são difíceis de dar"...

Penso que o veterinário tem o dever de aconselhar a eutanásia nos casos em que o animal não tenha recuperação possível e só esteja a sofrer ou em situações em que, embora não sofrendo, o animal não tenha qualidade de vida. Obviamente, a decisão cabe sempre ao dono do animal, se o houver. É desejável que o dono tenha discernimento para decidir o que é melhor para o animal. Nem sempre tem...

Há casos em que o que é melhor não é muito claro.
Exemplo: há coisa de dois anos, os meus gatos apanharam um fungo que lhes provocou uma forte gastrenterite com sintomas em tudo semelhantes à panleucopénia. Felizmente, nenhum dos meus gatos morreu da doença. Um deles, o que esteve pior, ficou infelizmente com sequelas a nível neurológico (andar desengonçado e aparente falta de equilíbrio). Na altura, uma das minhas vets sugeriu eutanasiá-lo, porque havia a possibilidade de o tal fungo ter formado quistos no cérebro e isso ficar como possível fonte de novo contágio para os outros gatos, no futuro. Claro que não tinha certezas de nada, e decidi que, sem certezas, nada feito. Paguei para ver. E não me arrependi. Não se sabe ainda a causa do andar desengonçado (que continua a ter), mas não voltou a haver contágio e o gato, à parte o andar desengonçado, faz a sua vida normal, corre, brinca, dá tareia nos que não gosta... Só não consegue saltar para sítios muito altos.
Não me aborreci com a veterinária por causa da sugestão que fez, ela fez apenas o que lhe competia: alertar-me para um risco que existia, visto eu ter mais gatos. Eu tomei a decisão que achei melhor.


Fiquem bem

Florinda Lopes

P.S. - A tal gatinha bravinha curou-se, ficou mansa e arranjou dois donos espectaculares. ;)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça dez 30, 2003 5:54 pm

Eu, sinceramente, jamais optaria pela eutanásia da minha cadela com base numa única opinião fosse ela de quem fosse.

É o mesmo processo de raciocínio que eu sigo com os humanos (pe, que segui com os meus pais e tios) - há decisões demasiado graves para serem tomadas com base numa única opinião.
Operações que são arriscadas, tratamentos penosos e (no caso dos animais) eutanásia.

Claro que temos de pesar diferentemente a opinião de um amigo (que está do nosso lado), a opinião de um professor catedrático, a opinião do nosso vet de confiança e a opinião de outro qualquer.

Mas decisões cujas consequências são irreversíveis, quero sempre o máximo de informação possível.
E a morte é irreversível.

Um bom vet não hesita em aconselhar uma 2ª opinião, em enviar para um especialista, em expôr - preto no branco - o problema e as várias alternativas, bem como as suas consequências (tanto para o animal, como para o dono).
Em deixar o dono assumir, na totalidade, a extensão do problema.

O problema está na enormidade de ignorância e egoismo da maioria dos donos.

De qualquer maneira não se pode pedir a uma pessoa (ou à sociedade no seu conjunto) que cresça se não lhe forem atribuídas responsabilidades.

É a responsabilidade (e não os direitos) que distingue um adulto de uma criança.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sea
Membro Veterano
Mensagens: 614
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Localização: Golden e Flat Coated Retriever

terça dez 30, 2003 6:10 pm

CasadeAnaval Publicada: Dom Dez 28, 2003 18:25 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Infelizmente é verdade, até sei de casos de gente da arca que vai a veterinários que são todos falinhas mansas e por detrás gozam com eles.


Hoje senti um pouco na pele o que o Vasco disse.
Uma amiga minha tem um cão há 17 anos, tem dinheiro para o tratar bem, não lhe falta nada, mas realmente está velho e parece que é mel para as doenças.
Foi falar com o nosso vet. explicar a condição do cão e perguntar o que é que ele lhe recomendava e ele disse - "vamos eutanasiar?"
Ela estava em choque, pior ficou com a frieza da resposta.
Levou o cão para uma clinica perto do Tagus Park e está a fazer tratamento.

Eu estou pronta para eutanasiar a minha cadela, se não houver nada mais a fazer. Mas até lá tudo hei-de experimentar. A vida dela é tão importante como qualquer outra vida. Para mim.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça dez 30, 2003 6:22 pm

Boa Noite

Eu compreendo que a grande maioria das pessoas não esteja dentro minimamente dos assuntos de medicina veterinaria e confie cegamente no vet escolhido. Infelizmente maus profissionais há em todo o lado e é devido a eles que mtos andam enganados.
Eu começei a conhecer a classe veterinaria há 8 anos atrás qdo tive o meu 1º cão e até acertar no vet andei uns 3/4 anos e desde essa altura que o meu conhecimento cresceu e tenho sem duvida nenhuma o melhor veterinario que encontrei até hj e conheço N deles a quem nem uma pulga de um cão meu confio.
Qdo o meu vet (salvo seja) me aconselhar a eutanasiar eu aceitarei sem hesitar, mas eu conheço o meu vet é um excelente médico tem ética e sabe exactamente o que faz ao contrario de mtos.
Sem duvida alguma que é sempre uma decisão mto dificil de tomar custa mto aliás estou prestes uma vez mais a ter que tomar essa decisão e todos os dias vivo com essa angustia, mas eu sei (ou pelo menos quero acreditar nisso) que qdo chegar a hora eu vou perceber nitidamente e não vou hesitar como o tenho feito até agora.

Sandra Albuquerque
Responder

Voltar para “Cães”