Estou com uma situação complicada em mãos

Tenho um cao (Baileys) com 4 anos que nao está castrado e uma cadela (Iara) também com 4 anos juntos
Os dois foram criados e cresceram juntos.
A Iara foi esterilizada ainda antes do 1° cio.
Apesar do Baileys ser maior em termos de porte sempre me pareceu submisso em relação á Iara ( o mesmo nao se pode dizer com outros caes pois ele quer dar uma "dentada" em todos, é muito pouco sociável)
O problema surgiu ontem, quinta feira.
Depois de trazer a Iara da tosquia e banho o "Bay" ficou completamente "passado"

Lambeu a Iara de "alto a baixo" e começou a tentar monta-la...
Ora pensava eu que eles iam acalmar porque estava a chegar a noite, mas estava enganada. Pois bem, durou a noite toda. Ao ponto de os vizinhos no dia seguinte virem perguntar o que se passava pois a cadela nao tinha parado de ladrar ( era mais rosnar mas pronto) pudera, sempre que ele a tenta montar ela tenta "defender se".
Nao vejo maneira de isto parar, hoje passou o dia a fazer o mesmo.
Será dominância? Ou será mesmo tentativa de acasalar?
Ele por vezes tenta monta lá de lado...
E anteriormente era a cadela que o "montava" em situações de maior tensão, penso que em sinal de dominância
Alterações de rotina que houve nesse dia:
- Talvez tenha dado um pouco mais de atenção ao Baileys antes de sair com a Iara para a tosquia
-A Iara foi á tosquia e banho (veio claro está com aspecto diferente, sem pelo e com um cheiro diferente, champô)
O que já tentamos para parar com este comportamento:
-passar a cadela por água para voltar a ter o "cheiro a cao"
-Separa-los (só os deixou mais ansiosos e barulhentos)
-colocar a coleira e trela ao cão de forma a ter controlo, repreendelo na altura certa e fazer por exemplo mandar deitar- se e chamar a cadela para ele perceber que se deve manter calmo na sua presença (única solução que fez algum efeito, no entanto é impossível mante-lo atrelado 24h e assim que se sente sem a trela volta a fazer o mesmo)
Desculpem o "testamento" mas começo a ficar sem ideias e com medo que algum vizinho se chateie mais a sério por causa do barulho

Alguém tem sugestões???
(já falamos com a vet e estamos a ponderar a castração no entanto se se encontra-se outra alternativa de modo a voltar tudo ao normal seria bastante bom)