Antes de mais queria deixar claro que nunca fui a uma exposição, sem sei concretamente em que moldes funcionam. Embora tenha curiosidade de ir a uma, será apenas como forma de convívio e com intúito pedagógico pois não tenciono participar com o Nubi.
Quero deixar bem claro que não estou a defender ninguém nem a tomar partidos, apenas a exprimir a minha opinião (baseada no pouco que se sobre as exposições).
Apanhando um comentário do VascoV a um anterior post meu:
Desagrada-me sim duas coisas:
1- Que certos criadores levem cães a exposição que não são de sua criação. Isso para mim não é criador, mas expositor...Usar o trabalho do outro para brilhar ( ou fazer figura de urso)
Eu até compreendo o comentário do Vasco, mas não concordo.
O objectivo é premiar os cães ou os criadores?
Não são os cães o objecto de avaliação?
Se o problema é o reconhecimento do criador, que eu aí concordo que deva ser reconhecido, porque é que este não é incluido no prémio?
Tipo : cão de raça X , pretencente a Fulano Y, do criador Tal?
Assim penso que não haveria problemas, e até divulgaria o trabalho dos criadores.
Pelo que o Vasco disse, é errado levar um cão a uma exposição não sendo o cão fruto da sua criação.
Imagine que adquiria uma excelente exemplar, não o levaria a participar só porque não era "seu"?
Como digo, eu tenho a ideia que numa exposição de cães, quem é avaliado é o exemplar canino, não o criador.Pelo menos não directamente.
Não é por muito pentear o cão, por muito o treinar que ele se torna um bom exemplar ou é? Tem de haver algo mais, não é?
Posso estar errado, como tal gostava de ler a opinião do Vasco assim como de quem mais queira responder.