Idade para acasalamento de sharpeis

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarlaSofiaM
Registado: domingo mai 15, 2011 11:14 am

sábado jul 09, 2011 12:45 am

Olá,
tenho um pequeno sharpei de apenas 4 meses mas, gostaria de saber a (idade/meses) exacta para começar a poder acasalar.
Já tive a informação que a partir dos 6meses (todos os cães) podem acasalar, mas como não tenho certezas e não encontro informação nenhuma na internet, decidi cá recorrer :?
Será que me podem ajudar? :|

Obrigado
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sábado jul 09, 2011 12:49 am

Olá Carla!

Decerto haverá pessoas mais entendidas, eu apenas fiz criação de Dalmatas e o que me foi dito pelo vet que a minha cadela só estaria no seu auge para procriar a partir de 1 ano e meio, e para arranjar um macho com mais de 1 ano de idade, por isso só posso partilhar esta experiência.

Boa sorte!
VascoV5
Registado: sexta jul 08, 2011 6:36 pm

sábado jul 09, 2011 12:54 am

CarlaSofiaM Escreveu:Olá,
tenho um pequeno sharpei de apenas 4 meses mas, gostaria de saber a (idade/meses) exacta para começar a poder acasalar.
Já tive a informação que a partir dos 6meses (todos os cães) podem acasalar, mas como não tenho certezas e não encontro informação nenhuma na internet, decidi cá recorrer :?

Obrigado
Essas questões devem ser colocadas ao veterinário.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado jul 09, 2011 1:00 am

AnaNuno Escreveu:Olá Carla!

Decerto haverá pessoas mais entendidas, eu apenas fiz criação de Dalmatas e o que me foi dito pelo vet que a minha cadela só estaria no seu auge para procriar a partir de 1 ano e meio, e para arranjar um macho com mais de 1 ano de idade, por isso só posso partilhar esta experiência.

Boa sorte!
[Editado pela moderação]

Para a CarlaSofiaM:

Nenhuma cadela deve engravidar antes do ano e meio, ou seja, a partir do terceiro cio. Os machos também não estão no seu melhor antes dessa idade.

E tanto umas como os outros devem cessar de se reproduzir a partir dos sete, oito anos.

E, justos céus, para que querem vocês trazer a este mundo mais umas dúzias de cães? Para aumentar o contigente de animais abandonados e/ou maltratados?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlaSofiaM

sábado jul 09, 2011 1:05 am

Muito obrigada AnaNuno, por partilhar comigo a sua experiência pessoal :)

Sim Sr.VascoV5, eu sei que este tipo de questões devem ser colocadas ao veterinário mas, como me foi feita uma proposta de acasalamento do meu cão um pouco tarde, decidi tentar me ir informando, mas obviamente que vou colocar esta questão ao veterinário.
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sábado jul 09, 2011 1:07 am

Carla ele é muito pequenino ainda!

E deixa-lo acasalar com 6 meses vai correr o sério risco de a cadelita ter uma ninhada pouco saudável. O que decerto quererá evitar!
CarlaSofiaM

sábado jul 09, 2011 1:17 am

E não LuluB, não quero nem vou trazer mais meia dúzia de cães ao Mundo para serem abandonados e/ou maltratados, apenas já varias pessoas me pediram exemplares da raça do meu cão, pessoas nas quais tenho total confiança e sei que não são desse gênero de pessoas.

A cadela do criador por quem me foi feita a proposta tem apenas 9meses, mas vou me informar com o veterinário.

Sim AnaNuno, eu sei que ele ainda é muito pequenino e que poderia ser um risco colocar os cãezinhos a acasalar ainda tão pequenos, por isso é que deccdi me informar primeiro.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado jul 09, 2011 2:45 am

Grande criador, esse, que quer pôr a reproduzir uma cadela ao primeiro cio (que deve surgir dentro em pouco), tendo como cobridor um cão que ainda agora vai nos quatro meses... :evil:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
AnaNuno
Membro Veterano

sábado jul 09, 2011 3:12 am

LuluB Escreveu:
AnaNuno Escreveu:...Tenho afixo de criadora no CPC <-- não se deve comentar aquilo que não se sabe, corremos o risco de nos enganar-mos!
2º Acabou por dar as mesmas datas que eu certo afinal sabia o que dizia
Tem afixo? Parabéns. Mas olhe que isso, para mim, não quer dizer grande coisa. Qualquer um pode arranjar um afixo e ir registá-lo no CPC, que se está nas tintas para a maneira como cria os seus cães.

Saber as idades de reprodução dos cães não certifica ninguém como criador. Qualquer um que se interesse por eles aprende isso bem cedo. E pela sua resposta à CarlaSofiaM, a sua experiência deve ser muito curta. Não deve ter passado de uma ninhada, feita sabe-se lá como.
Desculpe lá.. conhece-me de algum lado para estar a citar se eu me estou nas tintas ou não para os cães, ou onde eu arranjei o afixo ou algo que nos valha? Mas o que é que voçe tem de estar a opinar quantas ninhadas eu fiz e em que condiçoes? Por acaso sabe quantos dalmatas já tive antes desta ultima que ainda está viva? Não sabe pois não? Pois eu também não lhe vou dizer!

Voçe está aqui para ajudar quem precisa, ou para opinar sobre a vida das pessoas e o que têm ou não têm? O que fizeram ou deixaram de fazer? Julga-se um ser superior aos outros? Você é a perita e nós somos uma cambada de ignorantes?

Se não tem nada que fazer a não ser estar a ser uma mal criada arrogante, olhe vá coser meias, ou fazer croché! Entretenha-se a tricotar camisolas em vez de tricotar má lingua!

Espero que a administração leia este tópico! Eu apenas partilhei a minha experiência que REFERI COMO PESSOAL, com a forista,e vem voçe para aqui mandar bitates como se fosse a rainha disto tudo!

Mantanha-se no seu lugar e haja como uma pessoa civilizada e educada!
nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

sábado jul 09, 2011 8:03 am

Fazer criação de animais não é fácil nem fica barato.
Primeiro se gosta da cadela em questão vai ser difícil colocar a cadela em tal situação, que no fundo não vai dar grandes tostões se os vacinar e os alimentar com um ração de qualidade desde os primeiros meses.
Quem ama as suas cadelas ,vai amar os seus filhotes vê-los crescer ver as suas primeiras gracinhas até aos dois meses e meio que tem que ficar com as mães.
Limpar os cocos dos pequenotes mantê-los limpos e asseados
Tudo isto da muito trabalho e passamos a amar aqueles seres que são os filhos da cadelinha que amamos.
Vai ser difícil a separação. para ganhar se mais uns trocos? valerá a pena? fazer a cadela que amos passar por tudo isso.
E se os filhotes?vão para as mãos de pessoas que aparentam que são amigas dos animais e aqueles filhotes que eram seus, vão sofrer horrores
Por apenas uns trocos a mais na sua carteira.
Será que vale a pena fazer a sua cadela sofrer, a cadela que você gosta tanto?
Ou tem a cadela apenas para a fazer reproduzir filhotes
Pense bem antes de sujeitar a cadela tal sofrimento

P.S pessoas que não são desse género?? As aparências iludem
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

sábado jul 09, 2011 8:33 am

nikoekico Escreveu:Fazer criação de animais não é fácil nem fica barato.
Primeiro se gosta da cadela em questão vai ser difícil colocar a cadela em tal situação, que no fundo não vai dar grandes tostões se os vacinar e os alimentar com um ração de qualidade desde os primeiros meses.
Quem ama as suas cadelas ,vai amar os seus filhotes vê-los crescer ver as suas primeiras gracinhas até aos dois meses e meio que tem que ficar com as mães.
Limpar os cocos dos pequenotes mantê-los limpos e asseados
Tudo isto da muito trabalho e passamos a amar aqueles seres que são os filhos da cadelinha que amamos.
Vai ser difícil a separação. para ganhar se mais uns trocos? valerá a pena? fazer a cadela que amos passar por tudo isso.
E se os filhotes?vão para as mãos de pessoas que aparentam que são amigas dos animais e aqueles filhotes que eram seus, vão sofrer horrores
Por apenas uns trocos a mais na sua carteira.
Será que vale a pena fazer a sua cadela sofrer, a cadela que você gosta tanto?
Ou tem a cadela apenas para a fazer reproduzir filhotes
Pense bem antes de sujeitar a cadela tal sofrimento

P.S pessoas que não são desse género?? As aparências iludem
Concordo em parte do que disse, mas a CarlaSofiaM não tem uma cadela mas sim um cão, logo ai já é diferente.

Agora respondendo ao tópico, não aconselho em nada acasalar quer seja cão ou cadela antes do ano e meio,como já foi dito aqui. Se os proprios exemplares até ao ano e meio sensivelmente ainda não estão completamente desenvolvidos como é que as crias iriam crescer saudaveis e sem qualquer problema?Acredito que existe quem faça, mas para essas pessoas ganhem juizo e tenham consideração pelos animais.

Deixe o seu cão desenvolver-se, verificar se não tÊm nenhum problema que ponha em causa as próximas crias. Infelizmente existem raças que tÊm vindo a perder muitas qualidades e a ganhar problemas irreversiveis devido á criação de exemplares com problemas, não estou a dizer que é o seu caso.

Cumprimentos,
kimmy69
Membro Júnior
Registado: segunda fev 12, 2007 1:52 pm

sábado jul 09, 2011 10:09 am

CarlaSofiaM Escreveu:Olá,

Obrigado
O seu cão por acaso tem LOP? Se não, porque é que o quer cruzar, para trazer mais uns rafeirosos ao mundo? Se sim, sabia que existe uma idade minima para que um cão possa cruzar e que sem essa idade estar atingida não pode registar a ninhada?

Por ultimo, deixe lá a criação para quem sabe... pelos vistos quem a informou, informou muito mal :roll:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jul 09, 2011 10:15 am

Penso que há que ter em conta aqui uma série de factores.

Uma pessoa que não sabe que um cachorro de quatro meses não está em idade para se reproduzir, pouco percebe de criação/reprodução canina e não está preparada para a criação.

Por outro lado, a raça que está a pensar reproduzir é susceptível a alguma doenças. Se está a pensar reproduzir o seu cão, é bom que se certifique que ele não é portador de nenhuma e que a possa passar aos filhotes.

Lembre-se que a criação de cachorrinhos custa muito dinheiro,na ração para a cadela e para os cachorros, exames médicos, consultas preriódicas de acompanhamento de gravidez e das crias, desparasitações, vacinações, eventuais gastroentrites que possam surgir na ninhadas, ou outro problema de saúde mais grave, para os cachorros e para a mãe, registo no LOP. Isto tudo junto dá uma quantia com um número razoável de dígitos, tem a certeza que tem este dinheiro para gastar nos cachorros?

O seu cachorro com certeza é um belo cão, como qualquer dona, deve achá-lo lindo, mas será que ele é um bom representante da raça? Já foi com ele a algum juíz ou entendido na raça para o avaliar? conhece o estalão da raça? Consegue identificar algumas falhas no seu cachorro? Será que a cadela em questão complemente essas falhas? Os criadores têm muito trabalho a seleccionar os cães e cadelas que utilizam na sua criação, conhecem bem o estalão da raça, levam os seus cães a serem avaliados por juízes e conseguem complementar as falhas de uns com as falhas de outros. As raças que existem hoje são fruto de muito trabalho, e é possível comprová-lo ao observar alguns exemplares fantásticos.

O seu cão tem que ter um bom temperamento, para ser cão de criação. Não pode apenas ser um bom exemplar físico da raça. Se o seu cão mostrar sinais de agressividade, medo, dificuldade de relacionamento com outros cães ou pessoas, ele não é um bom exemplar para criação.

Por fim, tenha em atenção que os seus amigos dizem que não se importariam de ter um exemplar mas de dizer isso a passar á acção vai alguma distância. Um criador sensato não deixa os seus cães sairem para casa de alguém que demonstre poucos conheciementos sobre a raça ou sobre cães em geral. Um animal é um ser que faz parte da família e é isso que os criadores pretendem quando os seus cães saem de casa. Nenhum Criador com "C" míúsculo deixa os seus cães sairem para um sítio onde são fruto de um mero capricho ou decisão pouco ponderada.

Se acha que está preparada para corresponder a todas as exigências acima descritas, aconcelho-a vivamente a ler muito sobre a raça, sobre criação de cães e a falar com alguns criadores. Neste momento ainda não tem conheciementos para seguir para a frente
vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

sábado jul 09, 2011 10:17 am

O seu cão por acaso tem LOP? Se não, porque é que o quer cruzar, para trazer mais uns rafeirosos ao mundo? Se sim, sabia que existe uma idade minima para que um cão possa cruzar e que sem essa idade estar atingida não pode registar a ninhada?

Por ultimo, deixe lá a criação para quem sabe... pelos vistos quem a informou, informou muito mal :roll:[/quote]

A raça em questão é muito simples de verificar a genuidade da mesma mediante alguns sinais e queira saber que essa questão do LOP ou não tÊm muito que se lhe diga. Se uma pessoa tÊm um bom exemplar que tÊm possibilidades de fazer uma ninhada para dar a conehcidos ou até mesmo vender apenas para cobrir as despesas qual é o problema???agora se a finalidade é para fazer negocio então estou completamente de acrod com o que disse.

E apesar da minha afirmação acerca do LOP tenho muito respeito pelos bons criadores e pelo seu trabalho para garantir excelentes exemplares da raça que criam.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jul 09, 2011 10:20 am

Para alem da idade reprodutora dos machos ou fêmeas, ha muito a saber para se fazer alguma ninhada seja do que for. Ha as questões de morfologia e genética, para alem da parte de saude, que inclui tudo o que é necessario de saber para fazer e criar um ninhada saudavel, incluiu tb o estudo das doenças genéticas da raça e dessa linha de sangue.
Para se saber o que se esta a fazer em termos de ninhadas é necessário muito conhecimento que se nem o que questionou sabe, concerteza nada saberá acerco do mesmo.
Portanto o meu conselho é goze la do seu cachorro... E quando lhe questionarem acerca de cruzas etc etc, responda que ainda não tem conhecimentos para tal e que se dirijam a um criador para colocarem estas questões... ;)

E não se esqueça de uma coisa, o mal não é não se saber.. É não se querer saber! ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”