sábado jul 09, 2011 10:15 am
Penso que há que ter em conta aqui uma série de factores.
Uma pessoa que não sabe que um cachorro de quatro meses não está em idade para se reproduzir, pouco percebe de criação/reprodução canina e não está preparada para a criação.
Por outro lado, a raça que está a pensar reproduzir é susceptível a alguma doenças. Se está a pensar reproduzir o seu cão, é bom que se certifique que ele não é portador de nenhuma e que a possa passar aos filhotes.
Lembre-se que a criação de cachorrinhos custa muito dinheiro,na ração para a cadela e para os cachorros, exames médicos, consultas preriódicas de acompanhamento de gravidez e das crias, desparasitações, vacinações, eventuais gastroentrites que possam surgir na ninhadas, ou outro problema de saúde mais grave, para os cachorros e para a mãe, registo no LOP. Isto tudo junto dá uma quantia com um número razoável de dígitos, tem a certeza que tem este dinheiro para gastar nos cachorros?
O seu cachorro com certeza é um belo cão, como qualquer dona, deve achá-lo lindo, mas será que ele é um bom representante da raça? Já foi com ele a algum juíz ou entendido na raça para o avaliar? conhece o estalão da raça? Consegue identificar algumas falhas no seu cachorro? Será que a cadela em questão complemente essas falhas? Os criadores têm muito trabalho a seleccionar os cães e cadelas que utilizam na sua criação, conhecem bem o estalão da raça, levam os seus cães a serem avaliados por juízes e conseguem complementar as falhas de uns com as falhas de outros. As raças que existem hoje são fruto de muito trabalho, e é possível comprová-lo ao observar alguns exemplares fantásticos.
O seu cão tem que ter um bom temperamento, para ser cão de criação. Não pode apenas ser um bom exemplar físico da raça. Se o seu cão mostrar sinais de agressividade, medo, dificuldade de relacionamento com outros cães ou pessoas, ele não é um bom exemplar para criação.
Por fim, tenha em atenção que os seus amigos dizem que não se importariam de ter um exemplar mas de dizer isso a passar á acção vai alguma distância. Um criador sensato não deixa os seus cães sairem para casa de alguém que demonstre poucos conheciementos sobre a raça ou sobre cães em geral. Um animal é um ser que faz parte da família e é isso que os criadores pretendem quando os seus cães saem de casa. Nenhum Criador com "C" míúsculo deixa os seus cães sairem para um sítio onde são fruto de um mero capricho ou decisão pouco ponderada.
Se acha que está preparada para corresponder a todas as exigências acima descritas, aconcelho-a vivamente a ler muito sobre a raça, sobre criação de cães e a falar com alguns criadores. Neste momento ainda não tem conheciementos para seguir para a frente