Labrador com 2 meses. Vomitou.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quinta jul 14, 2011 1:33 pm

Boa tarde. É a primeira vez que participo num forum sobre animais. Aliás, é a primeira vez que tenho um animal. É um labrador femea com 2 meses, que ofereceram ao meu filho. Estou um bocado à margem de como se cuida de um cão e ando a pesquisar muito, mas hoje resolvi registar-me porque o meu filho ligou aflito que a "estrelinha" vomitou. Vou contar um pouco da história para me puderem ajudar.
A Estrelinha vinha a comer comida do Pingo Doce, fui á veterinária, levou as primeiras vacinas, desparasitou e recomendou mudar de ração atéproque ela fazia (faz) muitos cocos.
Dentro das rações que eu lhe posso dar, e de tudo o que li aqui e noutros sitios, escolhi a purina proplan.
Só começou a comer esta ontem, misturada com a outra, mas ela fez a selecção e comeu mais purina que da outra e comeu muito depressa.
Agora vomitou comida inteira, será por isso, por ter cimido depressa demais ou não estará a reagir bem a esta comida?
Desculpem o testamento, mas como disse, nunca tive um cão, o meu filho chora de preocupação e nem sei o que lhe dizer. Deve ligar já à veterinária?
Só lá fui uma vez, não queria estar a dar já uma de "dona maluca e stressada", nao sei se me entendem..
Obrigada
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quinta jul 14, 2011 1:41 pm

Olá...

Eu não sou mto experiente mas tenho uma lab fêmea que trato acima de gente..
Por isso aqui vão algumas dicas:
Comida repartida em 3 vezes por dia, na pior das hipóteses 2 vezes.
Ir misturando a comida q ela trazia do "criadeiro" (lamento mas só um criadeiro é que dá comida do pingo doce a cachorros)...
Muita água...
Não o fazer correr muito após comer...
Se ela voltar a vomitar na próxima refeição, então aí no mínimo eu ligava para o vet...

Bjinhos e boa sorte
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jul 14, 2011 1:46 pm

Se der uma telefonadela à veterinária e lhe disser o que se passa, ela aconselhá-la-á muito melhor do que qualquer de nós aqui.

É muito provável que tenha sido a sofreguidão com que a cachorra comeu o que a fez vomitar. E até pode nem ter sido propriamente um vómito, mas sim uma regurgitação do alimento que não foi mastigado e que não foi bem aceite pelo estômago por isso mesmo.

Neste aspecto, o recomendável é dividir-lhe a dose diária em três refeições, para evitar que ela coma demais de cada vez.

Mas para já ligue à veterinária e vá vigiando, a ver se cachorra vomita mais vezes, e se tal acontecer vá mesmo à consulta.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
PTefias
Membro Júnior
Registado: terça jul 12, 2011 10:23 am

quinta jul 14, 2011 1:47 pm

Se há coisa que os VETS estão habituados é a que os donos os inundem com preguntas.
Como disse não ter experiencia, siga sempre o caminho da dona chata, não tenha vergonha nem medo de chatear, pergunte tudo, tanto em relação à cadela vomitar como a qualquer coisa que se vá passando com a menina.
A saude do seu animal de estimação está sempre em primeiro lugar e deverá sempre ser entregue a profissionais especializados, os foruns da internet servem para tirar algumas duvidas e aprender um pouco mais sobre o seu animal, os seus comportamentos, crescimento e os relacionamentos domesticos.
Os palpites de saude e diagnosticos, são apenas tiros no escuro que podem ter servido para um cão e não para outro, portanto... Vet.

Penso que tomou uma boa opção pela ração que escolheu, a fase de crescimento do cão é a que deve ter a melhor sustentação em termos alimentares, pode-lhe poupar uns bons euros em veterinario e tratamentos quando o cão for adulto, já que uma boa ração contém todos os componentes necessários para um crescimento equilibrado.

Pelo que descreve, a cadela terá sido adquirida a criadeiro de vão de escada ou a uma criação caseira entre cães de vizinhos sem conhecimentos de canicultura.

Os cães de raça deverão ser sempre adquiridos a criadores responsáveis que tenham como objectivo melhorar a raça em questão. Ao contrario dos curiosos, um criador responsável tem sempre em linha de conta,já não falando da questão morfologica, as origens dos progenitores, protegendo deste modo as futuras crias de problemas de saude ou comportamentais de origem genetica. É por este trabalho e conhecimento que se compram cães a criadeiros por 200 quando num criador responsável custam 600 ou 800.

Boa sorte para a menina.
pupyylab
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 1:49 pm

Obrigada pela resposta.
A minha labradorinha é fruto de "criação caseira" mas foi recebida por nós com mto amor por isso queremos dar-lhe o melhor, daí esta preocupação.
Estou a fazer isso com a ração, estava a dar-lhe 4 vezes ao dia e a vet disse para experimentar dar 3. Ia começar hoje.
Comeu a nova ração ontem à noite, tudo muito bem.
De manha comeu com uma satisfação que nunca vi antes e agora isto...estou preocupada e o meu filho está em lagrimas.
Imaginem que fartou-se de chorar qd a levamos á vacina... ele adora a Estrelinha.
rita_x
Membro Veterano
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quinta jul 14, 2011 1:58 pm

Então é seguir os conselhos aqui dados e ligar à vet...
Mas se ela na próxima refeição vomitar...então vá mesmo à consulta...
Nunca facilitar :)
Boa sorte
pupyylab
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 2:14 pm

Obrigada, mais uma vez.
Logo que chegue a casa vou ligar à vet.
Estou a trabalhar e não tenho aqui os contactos da vet e ainda nem vi a bichinha... escusado será dizer que já nem trabalho direito.
Eu sei que aqui não substitui a opiniao da vet mas ajuda e muito. Quando os meus filhos eram bebés participei em forum de bebes que eu muitas ocasiões me ajudaram muito e acredito que aqui tb.
Aliás, mesmo antes de me registar já me ajudou muito, até na escolha da comida.
Daqui a pouco já vou ligar para casa para saber da minha "filha mais nova" como dizemos lá por casa.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta jul 14, 2011 3:50 pm

Olá Puppy!
1º, calma vai correr tudo bem. A cachorra é nova e sendo da raça que é (costumam, há excepções) devorar tudo a mil à hora.

1º faz muito bem em dividir as refeições em 3 vezes como lhe indicaram aqui. Mas não se esqueça de ir fazendo a transição, isso são mais ou menos 7 dias a misturar a antiga ração com a nova proplan, vai pondo x de pingo e pouco de proplan e vai aumentando a 2º no passar dos dias, isso para 1º ela se habituar a proplan e 2º comer tudo.
2º caso ela soluçe, pode ligar para a vet, mas eles em cachorro soluçam imenso porque comem rápido, daí...
3º Após a refeição que lhe der quando chegar a casa, se ela vomitar, ligue para o vet. Se ela não vomitar, eu ligaria na mesma só para lhe contar as novidades, o que se passou, se está tudo bem, etc.

Se nunca teve um cão, prepare-se porque todos dão trabalho claro, mas um labrador, (vou rimar), convém perder-se de amores pelo aspirador :)

Jocas caninas
Tweenie
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 3:54 pm

Ah, mais vale brincar com ela (não exercício em excesso porque ainda só tem 2 meses), mas brincar, "correr" com ela antes das refeições e depois esperar algum tempo antes de lhe dar de comer, nao vá ela sugar a comida ainda excitada da brincadeira...
Para a ajudar a aprender a fazer as necessidades, pode levá-la onde a está a treinar para o efeito, 20 min. após a refeição.
Mais, quando ela se sujar, nada de banho já, use dodots para cães.
Seja firme quando ela fizer asneira e a apanhar em flagrante, quando tentar morder e aí brinquedo na boca, etc... isso são pequenas dicas que irá aprendendo. Leia muito sim, mas com a experiência vai lá.
Os labradores são uma paixão!

Jocas caninas
rita_x
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 3:56 pm

Tweenie Escreveu:Os labradores são uma paixão!
LOLOL Têm mesmo de ser que é para não termos a tentação de os matarmos quando fazem aqueles "arranjos" especiais lá em casa :twisted: :twisted: :twisted:
Tweenie
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 4:03 pm

Acho que pior do que os "arranjos" são os tufos, os montes, as toneladas, os casacos (literalmente) de pêlos que eles deixam cair na altura da muda...e algum durante o ano claro. Antes 1h para aspirar a casa, na muda 2h...aspirar o tapete de 4 patas, aaaaaahhhh, mas ela depois dá-me duas lambidelas, pousa o focinho no meu pescoço e tudo passa.
Este ano, foi a praga das alergias devido a praga das carraças macho, passou, yeeee lá se iam as finanças no vet...até lhe ofereceram 1 saco de biscoitos Hills. Depois há dois dias, vejo o rabiosque vermelho e inchado....glandulas anais cheias...nao despejaram sozinhas...vet again...aaaaaaaa...agora tá óptima. Chiça que ainda pensei: vamos à bruxa que este ano, foste amaldiçoada ou ela ou eu...lol...Mas ela deixa-se pôr o desinfectante e a pomada e até abana a cauda...ouh la la...

Daí, se pudesse, até teria mais 3, nao 4, hummm 5, 6, 7 ... :)

Jocas caninas
pupyylab
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 4:06 pm

Todas as dicas são bem vindas!
Estou mesmo "inclinada" a pensar que terá sido de ter comido depressa demais e mais que o normal, porque ela deixava sempre comida (quando era da do pingo doce) e hoje de manhã comeu tudo muito rapido.
Tinha ficado combinado dar-lhe de manhã, por volta das 15.30h e depois à noite (acham bem assim?). Antes estava a comer 4 vezes (+- 8h30-13.30h-17.30h-22h).
Mas o meu filho ligou-me que a essa hora não tocou na comida. Deve ainda estar cheia, acho eu...além do mais se vomitou comida inteira é sinal que nem mastigou!
Até porque ele diz que ela está bem disposta e brinca como sempre.
Disse para ele lhe dar lá para as 17h.

A nossa bichinha so tem dois meses e já conseguiu fazer um buraco no sofá e destruir um tapete! Avizinham-se tempos complicados :o
rita_x
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 4:11 pm

pupyylab Escreveu: A nossa bichinha so tem dois meses e já conseguiu fazer um buraco no sofá e destruir um tapete! Avizinham-se tempos complicados :o
Oh se sim!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas quanto à comida... ponham-lha à frente esperem 5 minutinhos... se ela não for à comida, retiram e só voltam a dar no próximo horário de comida...
Ela tem de se habituar que há alturas para tudo e a de comer é sagrada!!
Por norma os labradores não hesitam...nessa altura :lol:
palex65
Membro Veterano
Registado: quinta abr 16, 2009 4:16 pm

quinta jul 14, 2011 4:26 pm

Olá puppy,
Aqui fica também um conselho relativamente à sofreguidão com que ela parece ir à comida, por agora ainda é puppy mas ensine-a desde já a comer com alguma calma, pois existe ainda o perigo da torção gástrica sobretudo quando ela for maior.
Quanto ao roer coisas...vá-se preparando, em pequenos costumam ser terríveis, dê-lhe brinquedos apropriados para se entreter e vigie-a sempre que possível para não roer o que não deve...
São uma raça fabulosa, mas um bocado "doidos" e acalmam tarde na idade :), são as eternas crianças...
Uma vez que ela é filha de uma criação caseira fale com a vet acerca da displasia da anca pois é uma raça muito propensa.
Estes conselhos não pretendem assustá-la apenas preveni-la para eventuais situações futuras.
Boa sorte com a sua menina, vá dando notícias :)
pupyylab
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 5:08 pm

Estou ansiosa por sair do trabalho. O dia hoje não passa!
A minha Estrelinha ainda nao comeu mais nada desde as 8.30h da manhã e já vomitou (regurgitou??) algumas vezes, segundo o meu filho.
Quando chegar a casa vou ver como ela está e ligar á vet, só espero conseguir falar com ela. Só lá fui uma vez, não sei como é em termos de horários e assim.
Estou mesmo preocupada.
Para tentar "descansar-me" penso que deve ser de ter comido depressa demais, coisa que nunca fez com a outra comida.
Mas ao mesmo tempo penso em algo mais grave, se está a fazer reãcção ás vacinas e desparazitação (no dia 12) , se é reacção à comida que tanto gostou... a minha cabeça está a mil.
Parece que voltei aos tempos em que os meus filhos eram bebés que ligavam da creche!!
Amanhã darei noticias.
Mais uma vez obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”