Maus tratos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

floquinho
Membro Veterano
Registado: quinta abr 03, 2003 11:48 pm

segunda jul 18, 2011 10:50 am

Bom dia,

Foi com muito espanto que observei há cerca de 1 semana, que um vizinho meu decidiu deixar um cocker spaniel na varanda. Digo isto espantada, porque este senhor já tem cadastro de maus tratos a animais. Não vai há 1 ano que ele decidiu ter um cão. Trouxe-o para a varanda e deixou-o preso num canto de um imenso terraço. Os dias foram passando e fui reparando que esse vizinho não mora a tempo inteiro em casa e o desgraçado do cão só comia e bebia quando o seu dono aparecia. Os vizinhos foram percebendo que o cão era ignorado dias a fio e então davam-lhe de comer e beber. Até ao dia que apareceu morto, julgo que por ter estado preso à corda.

Desta vez ele não voltou a repetir o erro de amarrar o cão, mas observei que já não aparece em casa há muitos dias e algumas pessoas dos prédios ao lado verificaram o estado em que o cão se encontra.
Como não sou indiferente, todos os dias penduro-me em cima do carro, para aceder ao terraço dele e dou-lhe de beber através de uma corda.

Jurei para mim mesma que depois de ter visto a forma em que o outro cão morreu, não poderia voltar a acontecer o mesmo.
Decidi expor a situação à administração do prédio por duas razões: o mau cheiro que vem dentro de casa e a situação de negligencia. Depois disso escrevi uma carta a esse vizinho sobre as situações que relatei e dei-lhe o prazo de 1 semana para resolver a situação, sob pena de chamar a GNR.

Conclusão, sei que ele já viu a carta, mas não resolveu a situação e continua ausente.

Ainda não passou 1 semana desde que lhe dei o prazo, mas sei que não vai dar em nada esta situação. Julgo que através do contacto da SEPNA (GNR) também não irão fazer grande coisa. Até porque uma vez que ele está sempre ausente, a GNR não poderá fazer grande coisa.
Julgo que não me restam outras alternativas, estou a pensar ir buscar o cão. (nunca sem antes deixar um registo na polícia).

Gostava que partilhassem relatos de outras situações idênticas e se estou a actuar da melhor forma. Alguém sabe como funciona a SEPNA, nestas situações?
Terugkeren3
Membro
Registado: sexta jul 08, 2011 12:10 pm

segunda jul 18, 2011 11:03 am

Lamento que se sinta de mãos atadas, mas realmente se a GNR não conseguir localizar o dono da casa, pouco podem fazer nas circuinstãncias atuais.
De qualquer das formas, isto que acabou de relatar que está a pensar fazer tem um nome e chama-se furto. E quanto a isso, e mediante queixa, a GNR já pode atuar. Ou seja, mais depressa a GNR tem como agir para a penalizar a si pelo seu 'ir buscar o cão' do que ao dono dele por o deixar sozinho em casa durante vários dias.
Não percebi é o que quer dizer com "fazer um registo na Policia"!! Vai avisá-los que vai furtar o cão?! :o
<p>Ol&aacute;, eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca desde 1999.</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda jul 18, 2011 11:09 am

Este país é uma desgraça e não tem leis que entrem em acção qdo se registam maus tratos e abandono a animais.

Como nada irá ser feito, eu se morasse aí e fosse facil ter acesso ao cão eu ia lá buscar o cão e tentava arranjar-lhe dono.
Claro que o cão não poderia ficar aí na zona nestes dias....
Mas acho que era a melhor solução para um pobre cocker que é super carinhoso para com o dono.
floquinho
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 11:23 am

Terugkeren3 Escreveu:Lamento que se sinta de mãos atadas, mas realmente se a GNR não conseguir localizar o dono da casa, pouco podem fazer nas circuinstãncias atuais.
De qualquer das formas, isto que acabou de relatar que está a pensar fazer tem um nome e chama-se furto. E quanto a isso, e mediante queixa, a GNR já pode atuar. Ou seja, mais depressa a GNR tem como agir para a penalizar a si pelo seu 'ir buscar o cão' do que ao dono dele por o deixar sozinho em casa durante vários dias.
Não percebi é o que quer dizer com "fazer um registo na Policia"!! Vai avisá-los que vai furtar o cão?! :o

Olá Terugkeren3,

O registo efectuado na SEPNA ou GNR servirá antes de mais como denúncia dos maus tratos ao animal e servirá também como aviso da situação na Polícia. Ou seja não tenho qualquer problema em assumir esta situação na justiça, se for necessário. Como não quero que me acusem de furto, ficará registado a situação de maus tratos ao animal, já com antecedência.
Para mim é mais grave compactuar com a situação, do que não fazer nada.
Se em vez do animal estivesse lá uma pessoa, aí seria eu condenada por não ter feito absolutamente nada.
floquinho
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 11:26 am

ana-carla Escreveu:Este país é uma desgraça e não tem leis que entrem em acção qdo se registam maus tratos e abandono a animais.

Como nada irá ser feito, eu se morasse aí e fosse facil ter acesso ao cão eu ia lá buscar o cão e tentava arranjar-lhe dono.
Claro que o cão não poderia ficar aí na zona nestes dias....
Mas acho que era a melhor solução para um pobre cocker que é super carinhoso para com o dono.

Este cão salta quando nos vê e está a ter atitudes que me assustam um pouco. Encontro-o muitas vezes a andar em círculos no pátio. Noto o desespero dele porque quando vê alguém dá a sensação de querer vir para o nosso colo.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jul 18, 2011 11:30 am

Veja se ele consegue saltar para fora do terraço, assim já não será furto[/u]
floquinho
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 12:02 pm

O muro é um bocadinho alto para ele conseguir passar, com a ajuda do meu braço aí já daria:)

Contactei a SEPNA e infelizmente nestas situações faz-se pouco ou quase nada...... Aos olhos da lei os animais são vistos como objectos.
Basicamente a lei permite que eles morram à nossa frente.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 18, 2011 12:41 pm

Pessoalmente, seria com orgulho que enfrentaria um processo de furto similar a este. Os animais não são para estar em varandas à espera que os donos lá vão 1X por semana. Porcaria de país este.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

segunda jul 18, 2011 12:51 pm

È pena não existir neste pais miseravel um grupo de defensores dos animais como existe na américa. São uns 4/5 matulões que através de uma denuncia de maus tratos a animais com provas fidegnias fazem umas visitas ao domicilio do infrator, fazendo umas certas ameaças. E mais impressionante é que acompnham esse infrator para verificar se já começou a tratar bem o seu animal, caso não se verifique fica sem ele.

Não consegue "ajudar" o pobrezinho a fugir??Tipo a coleira dele partiu,empoleirou-se no muro, ia caindo e vocÊ como voçÊ ia a passear reparou e ajudou o pobrezinho!! :wink:
floquinho
Membro Veterano

segunda jul 18, 2011 1:30 pm

vfrusso Escreveu:È pena não existir neste pais miseravel um grupo de defensores dos animais como existe na américa. São uns 4/5 matulões que através de uma denuncia de maus tratos a animais com provas fidegnias fazem umas visitas ao domicilio do infrator, fazendo umas certas ameaças. E mais impressionante é que acompnham esse infrator para verificar se já começou a tratar bem o seu animal, caso não se verifique fica sem ele.

Não consegue "ajudar" o pobrezinho a fugir??Tipo a coleira dele partiu,empoleirou-se no muro, ia caindo e vocÊ como voçÊ ia a passear reparou e ajudou o pobrezinho!! :wink:

Infelizmente não dá para ajudar muito. Ele não está preso e os muros são altos. Eu consigo chegar lá se me empoleirar, mas não o faço. Normalmente dou-lhe água e de comer através de um sistema que improvisei com umas cordas. Para o ir buscar nem precisava de saltar o muro, bastava lançar um lençol e puxar com ele lá dentro.... :roll:
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda jul 18, 2011 2:20 pm

vfrusso Escreveu:È pena não existir neste pais miseravel um grupo de defensores dos animais como existe na américa. São uns 4/5 matulões que através de uma denuncia de maus tratos a animais com provas fidegnias fazem umas visitas ao domicilio do infrator, fazendo umas certas ameaças.
De facto é um exemplo a seguir :roll:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda jul 18, 2011 2:27 pm

Bem, as autoridades não agem, etc. e tal, mas acho que as pessoas também não as obrigam a agir.

Volto a relatar a experiência que tive há uns anos com um cão que foi deixado fechado em casa dos meus vizinhos de cima durante uma semana inteirinha, sem comida e previsivelmente sem água.

Pedi ajuda à LPDA, que me apoiou e assumiu mesmo algumas das diligências necessárias, nesse mês tive uma conta de telefone que ultrapassou muito o dobro da habitual, mas conseguiu-se pôr a polícia e os bombeiros a mexer em poucas horas. O cão foi retirado por uma janela cujo vidro os bombeiros partiram para poderem abri-la e eu responsabilizei-me pelo animal e acolhi-o. Os vizinhos apareceram no dia seguinte, vieram pedir-me o cão e eu não o devolvi: o animal estava à minha guarda e eles tinham provado que não sabiam nem podiam mantê-lo.

Deu trabalho? Claro que deu, e despesa, mas era preciso tirar aquele animal e tirou-se. Só é preciso querer agir a sério, o resto vai, nem que seja à custa de empurrões... e da conta do telefone.

E estou como a LuMaria: se for preciso assaltar um terraço para retirar de lá um animal, assalta-se, e há muitas maneiras de o fazer sem penalizações para quem o faz. Mas também aqui é preciso querer mesmo salvar o animal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jul 18, 2011 2:28 pm

LuMaria Escreveu:Pessoalmente, seria com orgulho que enfrentaria um processo de furto similar a este. Os animais não são para estar em varandas à espera que os donos lá vão 1X por semana. Porcaria de país este.
x2.

E se acontecer como me aconteceu a mim, a «dona» nem sequer uma vez perguntou a alguém pelos cães.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 18, 2011 2:36 pm

vfrusso Escreveu:È pena não existir neste pais miseravel um grupo de defensores dos animais como existe na américa. São uns 4/5 matulões que através de uma denuncia de maus tratos a animais com provas fidegnias fazem umas visitas ao domicilio do infrator, fazendo umas certas ameaças. E mais impressionante é que acompnham esse infrator para verificar se já começou a tratar bem o seu animal, caso não se verifique fica sem ele.
:
Isso é um reality show cozinhado para a tv... e o que são 4 ou 5 matulões num país imenso como os USA, onde as puppy mill e outras atrocidades abundam?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

segunda jul 18, 2011 4:03 pm

dinodane Escreveu:
:
Isso é um reality show cozinhado para a tv... e o que são 4 ou 5 matulões num país imenso como os USA, onde as puppy mill e outras atrocidades abundam?
É um reality show, mas que foi realizado mediante associações verídicas, que assistem mesmo animais que sejam mal tratados. Mas a diferença é que os donos infractores podem ser puníveis perante as autoridades, pois lá têm uma legislação para estes casos,o que cá não existe.
Responder

Voltar para “Cães”