Animais para venda diversificados demais.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

sexta jan 02, 2004 9:02 pm

Boas!
Tenho dois cães de raça welsh corgi pembroke, portanto sempre fui mais dado a cães.
A razão pela qual eu escrevo esta mensagem é como apenas um comentário ao que se vê hoje em dia; hoje vamos a uma loja de animais e o que vemos para venda? Iguanas, tucanos, papagaios de origens longínquas, peixes vindos dos lugares mais exóticos e/ou belos do planeta, mas pergunto-me se o veterinário tradicional saberá alguma matéria sobre tais animais se lhes for incumbida a tarefa de tratamento ou intervenção médica ao animal. Mas o mal reside também nas pessoas que adquire peixes de mar ou de iguanas, mas depois não tem qualquer tipo de conhecimento de como tratar um animal, já que quanto mais e estranho é o animal, as suas exigências de tratamento são maiores. Mas de quem será a culpa? Dos veterinários, que se deveriam especializar em mais tipos de animas? Dos compradores, que adquirem animais, desconhecendo como tratá-lo, domesticá-lo, tratá-lo (enfim, desconhecendo o próprio animal), ou das lojas de animais que aumentam a gravidade do problema??
Duma coisa temos todos a certeza: Quem paga, serão sem dúvida alguma os animais, inocentes que, a partir do momento em que são caçados, tornam-se completamente dependentes dos humanos, uns de forma vantajosa, pois poderão sem qualquer dúvida ser mais felizes connosco do que no seu prórprio habitat, outros de uma forma pior porque foram "comprados" por alguém que desconhece as suas necessidades.
Obrigado
Duarte L. Borges
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jan 02, 2004 10:43 pm

:D Olá Duarte! Bem vindo.
Não tenho a menor dúvida de que quem sofre e paga a factura são sempre os animais. Mas o pessoal parece que quanto mais exótico, melhor, de forma que... fazer o quê, a não ser esperar que ao menos se informem muito bem sofre as necessidades especificas de cada espécie.
Isabel
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

sexta jan 02, 2004 11:22 pm

ola ola

pensem lá comigo...as coisas só se veem nas lojas á venda porque.....alguem as compra......e quanto aos peixes o que não falta aí são livros a ensinar........pássaros idem....iguanas....agora uma coisa eu vos digo...não os comprem...que já não os vendem...agora vá lá fazer entender isto á fogueira das vaidades.........ah pois havia de ser bonito....já viram que os animais nem falam.......é pá se ele come minhoca e eu dou formiga...paciencia nem ele reclama nem o dono se importa...e se morrer...na loja havia mais....é assim que este pessoal pensa...eu concordo com voces...é sempre o desgraçado do animal que paga..e já agora não é peciso ir para os exóticos.....nem dos gatos e cães há quem saiba tratar.......

tudo de bom
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jan 02, 2004 11:58 pm

Mas a culpa é do veterinário porquê ? Ele tem culpa de existir um gajo que acha giro ter um escorpião em casa e nems equer sabe soletar o nome ?

A culpa é de quem COMPRA porque só por existir quem COMPRA é que há QUEM VENDE.

Tal como os backyard breeders.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sábado jan 03, 2004 12:25 pm

Welsh_Corgi Escreveu: Mas o mal reside também nas pessoas que adquire peixes de mar ou de iguanas, mas depois não tem qualquer tipo de conhecimento de como tratar um animal, já que quanto mais e estranho é o animal, as suas exigências de tratamento são maiores. Mas de quem será a culpa? Dos veterinários, que se deveriam especializar em mais tipos de animas? Dos compradores, que adquirem animais, desconhecendo como tratá-lo, domesticá-lo, tratá-lo (enfim, desconhecendo o próprio animal), ou das lojas de animais que aumentam a gravidade do problema??
Duma coisa temos todos a certeza Quem paga, serão sem dúvida alguma os animais, inocentes [ ... ]porque foram "comprados" por alguém que desconhece as suas necessidades.

Olá

Em relação à primeira frase que destaquei, não é necessariamente assim.
O problema fundamental prende-se com as frases que destaquei a seguir: as pessoas compram ou adoptam os animais sem saberem nada sobre eles e sobre as suas necessidades. Mas, a bem da verdade, isto aplica-se também aos animais de companhia mais comuns, como cães e gatos.

Fiquem bem

Florinda Lopes
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 03, 2004 2:25 pm

Para além dos animais que foram resgatados do seu habitat, pensem naqueles que nasceram em cativeiro, que nunca conheceram o"mundo lá fora". As lojas de animais em Portugal só vendem estes animais, porque assistem às "modas" dos outros países, é o caso das iguanas, dos cães da pradaria, dos esquilos, escorpiões e tantos outros. Como quase tudo em Portugal, a cabeça do outro pensa melhor que a minha.
Um caso que se calhar já conhecem é o do peixe-palhaço, que por causa do aclamado filme, viu as vendas dispararem e os peixes a morrerem, por não haver conhecimento.
A culpa não é dos veterinários, mas eles devem fazer pesquisas e manter-se actualizados, principalmente nas cidades, onde há mais procura de animais exóticos. Para mim é um crime pessoal ter um animal desses...Assim como não acho bem haverem certas importações de cães, de climas totalmente dísparesdo nosso, só eles sofrem,mas a vaidade é o que importa, o dizer "que se tem".
Respeito quem adquira esses animais, mas não concordo de maneira nenhuma com isso. Já agora, se repararem não há criação de muitos desses animais em Portugal, por isso, a maioria é comprada em lojas de animais, com más condições, falta de espaço e atenção,logo muitas vezes o animal pode já vir doente devido à falta de experiância das lojas.Isto não acontece com todas, mas é como tudo, há excepções.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jan 03, 2004 2:40 pm

_Last_kiss_ Escreveu:
A culpa não é dos veterinários, mas eles devem fazer pesquisas e manter-se actualizados, principalmente nas cidades, onde há mais procura de animais exóticos.
O problema é que os veterinários já têm de se actualizar em muita coisa e a maior parte das pessoas não está disposta a pagar por uma consulta a um periquito por exemplo, quando pode comprar um novo mais barato que a consulta.

E os cursos de formação de jeito custam muito dinheiro e tempo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 03, 2004 6:27 pm

CasadeAnaval, tens razão é fácil dizer o que se deve ou não fazer quando não estamos nessa situação ou não lidamos com ela de perto.
De qualquer maneira, a culpa é inicialmente dos compradores, acho que nisso todos concordam. Pessoalmente o único exótico que tenho e que para mim não é considerado como tal, é uma coelha anã e não foi adquirida numa loja, sim num particular e com o cuidado de me informar, pois já tinha tido, quando era pequena, coelhos dos grandes (para não dizer "dos normais") e sempre foram bem tratados vivendo muito tempo,mas precisava saber se haviam muitas diferenças entre eles :oops: . O interesse deve partir primeiro dos compradores, claro que não devendo acreditar em tudo o quese vê ou lê (principalmente na Internet).
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sábado jan 03, 2004 6:47 pm

CasadeAnaval Escreveu:

O problema é que os veterinários já têm de se actualizar em muita coisa e a maior parte das pessoas não está disposta a pagar por uma consulta a um periquito por exemplo, quando pode comprar um novo mais barato que a consulta.

Ora nem mais!! Por acaso já levei diversas vezes piriquitos ao veterinário.. mas houve um caso em que o tratamento dele foi bastante despendioso. O meu papagaio africano arrancou-lhe uma pata, aliás ficou pendurada por um tendão. E quando disse às pessoas que o ia levar ao vet. As respostas foram quase unanimes: "com o $ que vais gastar compras uma centena deles!" :o

Há gente que continua a pensar num animal destes como um objecto decorativo ou um electrodoméstico que canta!!
É triste! :evil: :evil: :evil:
_Last_kiss_
Membro Veterano

sábado jan 03, 2004 6:50 pm

O que acontece com essas aves de custo reduzido, acontece também com os peixes e os pequenos roedores, as pessoas olham-nos como um animal inferior aos outros... É difícil mudar esta mentalidade retardada... :roll:
Responder

Voltar para “Cães”