Porque há tantos huskies para adoptar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
- Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...
Olá,
Nos vários forums da Arca e também de algumas associações, há uma coisa que me admira e para a qual gostava de encontrar alguma explicação lógica:
- Porque razão há tantos huskies para adopção?
Prender-se-á com alguma característica da raça, que faz com que seja difícil lidar com estes cães?
É que eu acho-os uns cães fantásticos, mas tenho algum receio de adoptar um e depois não ser capaz de o manter...
Um abraço
carlos
Nos vários forums da Arca e também de algumas associações, há uma coisa que me admira e para a qual gostava de encontrar alguma explicação lógica:
- Porque razão há tantos huskies para adopção?
Prender-se-á com alguma característica da raça, que faz com que seja difícil lidar com estes cães?
É que eu acho-os uns cães fantásticos, mas tenho algum receio de adoptar um e depois não ser capaz de o manter...
Um abraço
carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Tem a ver com os lindos olhos azuis e ar fofinho de peluche que têm em pequenos, e que leva a que muita gente fique com um sem saber nada sobre a raça ou sequer saber se pode ter um cão.
Trata-se de uma raça com algumas características de independência, teimosia, vocalização, e mais uma serie de coisas, para além de que crescem um pouco mais do que dá jeito num apartamento, e sobretudo não se dão nada bem fechados numa varanda. Daí que......canil com eles.
Trata-se de uma raça com algumas características de independência, teimosia, vocalização, e mais uma serie de coisas, para além de que crescem um pouco mais do que dá jeito num apartamento, e sobretudo não se dão nada bem fechados numa varanda. Daí que......canil com eles.
<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
AkaOscar Escreveu:Além do que já foi dito, a sua casa fica transformada num depósito de pêlo de cão...

Se o pêlo for bem cuidado, não...exceptuado nas alturas de mudança de pêlo.
Cães Nórdicos, não são brinquedos. Como custo dizer, a beleza é que os mata.
Quanto as razões, são mais que muitas...não são animais para qualquer mão.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
O dono tem que ter personalidade e ser lider, sem isto, nada feito.acrtcc Escreveu:"Não são cães para qualquer mão"...
O que quer dizer com isso?
Um abraço
carlos (e parabéns pelo seu blog wem prol dos huskies!)
Quando se trata de uma adopção, é preciso ver que nem as pessoas que estão a fazer adopção, podem ter experiência em adopções, mas não têm informação suficiente para fazer adopções de determinadas raças.
Tbm é preciso saber se estamos a falar de arraçados (mais que metade dos casos) ou de Huskies.
Huskies que estão em associações, pode ter vários tipos de problemas de personalidade, liderança ou agressividade. Mas tbm podem ser meigos.
Seja comprado ou adoptado, o Husky precisa de um dono presente e que o conquiste, ou seja, que seja visto como líder aos olhos do Husky.
No caso da compra é mais facil, isso acontecer...no entanto, e na maior parte dos casos, as pessoas não sabem como educa-los.
No caso de Huskies em canil (associações), eu conselho sempre visitas regulares, durante um mês a 3 meses, isto porque o cão fica habituado a nossa presenta e cria lanços.
Não é um cão fácil de treinar, e não é uma questão de teimosia, é uma questão de compreensão do Husky. Se ele tiver cansado ou achar que aquilo não faz sentido, não fará o que o dono lhe pede.
Quanto a questão de exercício, depende, já conheci exemplares que adoram andar ao colo como outros que adoram correr horas a fio.
Estiveram na moda e as pessoas achavam que tinham de andar na moda!
Se antes de levar o cão para casa fossem ler e pesquisar sobre a raça, origem, caracteristicas, necessidades, etc. mais de metade não o fariam por perceber que não é uma raça fácil !
Só viam que era muito bonito, olhos azuis, etc. Acho que os huskys, devem ser a raça campeã dos abandonos.
Não aprecio particularmente cães nórdicos, acho-os lindos de morrer mas acho que a grande maioria das pessoas não tem possibilidade de lhes dar o que eles precisam como cães e trabalho que são: espaço, exercicio fisico adequado e treino consistente.
Se antes de levar o cão para casa fossem ler e pesquisar sobre a raça, origem, caracteristicas, necessidades, etc. mais de metade não o fariam por perceber que não é uma raça fácil !
Só viam que era muito bonito, olhos azuis, etc. Acho que os huskys, devem ser a raça campeã dos abandonos.
Não aprecio particularmente cães nórdicos, acho-os lindos de morrer mas acho que a grande maioria das pessoas não tem possibilidade de lhes dar o que eles precisam como cães e trabalho que são: espaço, exercicio fisico adequado e treino consistente.
Por várias razões:
- Porque foram os cães da moda aqui há uma década e há muita gente a reproduzi-los à pedrada e a vender maus exemplares por tuta e meia;
- Porque são extremamente belos em cachorros;
- Porque a generalidade das pessoas ao adquirirem um cão escolhem pelo aspecto e não pelas características e temperamento da raça e os cães nórdicos são animais que exigem exercício e são cães de matilha independentes.
- Porque são animais de porte grande que exigem espaço.
- Porque foram os cães da moda aqui há uma década e há muita gente a reproduzi-los à pedrada e a vender maus exemplares por tuta e meia;
- Porque são extremamente belos em cachorros;
- Porque a generalidade das pessoas ao adquirirem um cão escolhem pelo aspecto e não pelas características e temperamento da raça e os cães nórdicos são animais que exigem exercício e são cães de matilha independentes.
- Porque são animais de porte grande que exigem espaço.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
São dificeis de ensinar, obstinados, fogem muito, uivam e por vezes parecem um bocado "indiferentes" ao dono. Deve ter a ver com o facto de serem animais de matilha e de a sua função original não ser a de animaldee companhia nem caça mas sim de tracção.
Um bom husky devia ser rápido, agir bem com a restante matilha e resistente, não própriamente super esperto e obediente!
E aquele lindo pêlo em casa não é fácil.
Tenho muita pena de ver estes belos animais tão por baixo cá em Portugal. Mas mesmo no Canadá por vezes havia a noticia de matilhas de trenó entregues à sua sorte e depois eram abatidas porque se tornavam demasiado selvagens...
Um bom husky devia ser rápido, agir bem com a restante matilha e resistente, não própriamente super esperto e obediente!
E aquele lindo pêlo em casa não é fácil.
Tenho muita pena de ver estes belos animais tão por baixo cá em Portugal. Mas mesmo no Canadá por vezes havia a noticia de matilhas de trenó entregues à sua sorte e depois eram abatidas porque se tornavam demasiado selvagens...
-
- Membro Veterano
Muitos dos cães dessas matilhas nem são Huskies. Depois muitos dos huskies lá não são tratados da melhor forma.moslie Escreveu:Tenho muita pena de ver estes belos animais tão por baixo cá em Portugal. Mas mesmo no Canadá por vezes havia a noticia de matilhas de trenó entregues à sua sorte e depois eram abatidas porque se tornavam demasiado selvagens...
Fogem muito, porque as pessoas têm a mania de andar com os cães a soltam pois não têm paciência para andar a correr com eles.
Quanto ao espaço, é subjectivo..um Husky adapta-se muito bem num apartamento (depende do apartamento é claro). Agora se a pessoa tiver 2 ou 3, ai sim, deve ter ou quintal ou terraço.
No entanto, eles não devem viver lá, pois a sua "independência" aumenta mais.
O exercício é fundamental, mas isso depende daquilo que animal esteja habituado. Dificilmente um Husky em Portugal vai ter o mesmo estilo de vida do que na Sibéria.
Sim, aqueles cães são uma mistura de uma raça nativa própria para trenó mas com husky também, uns cruzados, outros puros, os huskies são muito pretendidos porque tem rapidez, os outros tem resistência, então eles usam para dar velocidade , acho eu, um tio meu esteve em Newfoundland e fotografou as matilhas à solta nas povoções junto ao mar e não os achou muito "domesticados". E não são bem tratados não, o pessoal nativo é muito estranho a lidar com os cães.
E já houve acidentes mortais com crianças, eles parecem muitissimo próximos do lobo.
E já houve acidentes mortais com crianças, eles parecem muitissimo próximos do lobo.
eu tive oportunidade de lidar com vários «huskies» abandonados, e de facto destaco acima das vocalizações e energia o seu feitio. Mas é só opinião com base numa experiência que ainda por cima foi com os tais huskies de tuta e meia, na sua maioria, que a Dino referiu.
Mas que há um abandono massivo de huskies e boxers há, e foram duas raças que estiveram nas bocas do mundo em pt durante alguns anos.
Mas que há um abandono massivo de huskies e boxers há, e foram duas raças que estiveram nas bocas do mundo em pt durante alguns anos.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
AlexandreMqs Escreveu:AkaOscar Escreveu:Além do que já foi dito, a sua casa fica transformada num depósito de pêlo de cão...![]()
![]()
![]()
Se o pêlo for bem cuidado, não...exceptuado nas alturas de mudança de pêlo.
Cães Nórdicos, não são brinquedos. Como custo dizer, a beleza é que os mata.Quanto as razões, são mais que muitas...não são animais para qualquer mão.
Já não lia nada tão certo por aqui como isto, concordo por inteiro, como quase sempre, Alexandre.
Na minha opinião,cães nórdicos, especialmente os Huskys e em particular os exemplares com os fantásticos e populares olhos azuis, sempre foram uma tentação para quem procura o cão mais giro do prédio. Os oportunistas dos cães do costume, produziram em serie, cães com máscara e olhos azuis que já deixaram, estéticamente de ter algo a ver com Huskys há algumas gerações caninas atrás.
São cães extraordinários, mas de facto são especiais no trato. Como já disseram se não encontrarem lógica no que lhes estamos a ensinar, pura e simplesmente não o vão fazer.
Pessoalmente no que diz respeito a serem barulhentos, para além dos Samoyedos, que por natureza são ladradores (diria irritantemente), só vi nórdicos barulhentos quando estão em stress e nos casos que já referiram também dos "cães de varanda" ou de "corrente". Na grande parte dos casos , se forem cães regularmente estimulados, nem se ouvem.
A chamada indiferença para com os donos, é um ponto quase transversal a todas as raças de tipo primitivo. Não vejo que se trate de indiferença, mas falamos de cães com séculos de desenvolvimento em trabalho puro e o que era valorizado não era o seu "carinho" ou demonstrações de afecto para com o dono, mas na sua obstinência para agradar o seu condutor fazendo o melhor possivel, trabalhar até o corpo ceder.
Portanto aqui entra novamente o problema grave das pessoas escolherem adquirir uma raça sem se informarem das suas origens e caracteristicas. A estética é mesmo o maior inimigo dos Huskys.
O que a Moslie referiu, o tratamento dado pelos "donos" aos huskies de tracção é sempre discutivel, por um lado como quase todos os cães de trabalho efectivo ( entenda-se como cães que nascem no trabalho, vivem no trabalho e morrem no trabalho, nada a ver com os cães de trabalho que fazem desporto por exemplo) acaba por ser um instrumento de trabalho e o seu trato é muitas vezes negligenciado, a ligação, apesar de poder haver afectividade, está ligada à utilidade do cão e não ao ponto de vista que acredito, todos aqui temos do cão como um room-mate. Mesmo fora dos nórdicos, podemos ver isso nos cães de pastoreio, onde alguns pastores normalmente amam os seus cães pela sua utilidade. Se não forem bons... enfim.
O que não desculpa ou minimiza as atrocidades feitas sobre os animais ou o seu abandono, o que em territórios impares como referiu, a Newfoundland, vai provocar que eles se tornem cada vez menos pets, tendo em vista a sua própria sobrevivencia.