Cadelinha - pata aleijada + xixi na cama

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peggycbf
Membro Júnior
Registado: segunda jul 18, 2011 3:52 pm

sábado jul 23, 2011 7:03 pm

Boa tarde.

Tenho uma cadelinha SRD que ainda não tem 3 meses (segundo estimativa do veterinário fará 3 meses dia 1/8 ). Anteontem, estava correr de um lado para o outro em casa, como é habitual, e foi contra uma porta do corredor, com o lado direito do corpo.

Fartou-se de ganir e começou logo a coxear e levámos logo ao veterinário que disse que tinha magoado a zona do ombro, numa pequena protuberância óssea ao pé do acrómio que é essencial para a consolidação e crescimento ósseo. Disse que se não curásse bem que podia levar a mancar permanentemente, com dor associada. :cry:

Dito isto, o veterinário recomendou comprimidos anti-inflamatórios durante 2 dias (hoje vai tomar o último) e descanso

Como é que eu coloco uma cadelinha de quase 3 meses em descanso? :? Ainda há pouco tempo eu tinha acabado de sair do pé dela quando a ouço ganir e lá vem ela a coxear outra vez... Estou a ficar mesmo preocupada. :cry:

Outra questão é que ela já é a 3ª vez que faz xixi na cama dela... O que posso fazer em relação a isso? Tiro-lhe a cama e ela passa a dormir no chão?

Obrigada desde já
LUANFICO
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 12:01 am

terça jul 26, 2011 4:21 pm

Situação chata mesmo...
Obviamente que a cadelita não quer ficar sozinha e aí vai atrás da dona, provavelmente o melhor será ir transportando a cama para os locais onde você estará,assim ela pode ficar deitada e ver a família ali.

Em relação á energia que um cachorro tem nessa idade talvez fosse boa ideia não a excitar muito e quando ela pedir para brincar, a brincadeira ser algo mais suave e tentar evitar o correr muito e o saltar.

Na tenra idade, por vezes as situações de incontinência acontecem. Eles não controlam ainda muito bem os xixis e quando aflitos, é aflitos mesmo e a coisa dá-se ali mesmo. Alguns até ficam com ar de espantados quando isso lhes acontece, lol...

Não lhe ralhe muito e observe-a bem para ir percebendo quando se está a aproximar a altura dos xixis para a encaminhar calmamente para o local próprio. Não se esqueça que esta aprendizagem demora tempo e é preciso paciência.

Ter duas camas é bom, uma está a lavar e a outra a ser utilizada ou então comprar na farmácia uma espécie de coberta/fralda protectora para absorver a urina sem sujar nada. Aliás essa coberta até pode depois ser colocada suja no local onde quer que ela faça depois os xixis, eles precisam de cheiros indicadores.

Quando lavar a cama tem mesmo que a lavar bem e certifique-se de que nenhum cheiro ali ficou pois ela irá sentir-se atraída por ele em novos xixis.

Fale com o vet se será necessário ela fazer fisioterapia e se será melhor deixar que durma em cama macia ou na pedra do chão antes de pensar retirar-lha.

Em relação á paz,existe no mercado uns ambientadores para cães que simulam o cheiro das cadelas a amamentar e que acalmam imenso os cães, existe o equivalente para gatos tambem mas o odor tem outra proveniencia.
Não recordo o nome mas creio que o vet deve saber ou então nas melhores lojas de artigos para animais. Se pesquisar na net creio que encontrará.
Um outro produto fantástico é o "Stain and odor remover" da "Simple Solution" que é representado pela Propet. È um pouco caro mas muito bom e eficaz para retirar manchas e cheiros de urina, fezes, vómitos,etc

Espero que a cadelinha melhore rapidamente e que tudo corra pelo melhor
Peggycbf
Membro Júnior
Registado: segunda jul 18, 2011 3:52 pm

terça jul 26, 2011 5:11 pm

Muito obrigada LUANFICO.

Vou tentar seguir algumas das indicações que me deu. Aproveito para dizer que a Peggy já está bem melhor, já não se queixa tanto e praticamente já não coxeia.

Os melhores cumprimentos :)
LUANFICO
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 12:01 am

terça jul 26, 2011 6:07 pm

Um dia de cada vez!... :wink: E ainda bem que ela recupera! :D
Responder

Voltar para “Cães”