Passear dois Labradores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
RFaria
Membro Júnior
Registado: quinta nov 11, 2010 7:49 pm

quarta jul 27, 2011 4:04 pm

ola pessoal, precisava de uma boas dicas mesmo para os meus labradores! por norma ao fim da tarde vou dar uma volta com os meus dois labradores.. acontece que eles estao sempre a puxar.. eu bem os chamo a atenção e paro para eles perceberem que nao o devem fazer mas nada.. :s parece que estao os dois a disputa de quem anda mais!! quando vamos duas pessoas basta um avançar mais que o comportamento do cao da frente vai mais calmo e o de tras a continua a puxar se invertermos acontece o mesmo o que vier a tras puxa sempre mais..
mas quando fosse apenas eu e os dois "ao mesmo" nivel que fossem calminhos ao meu lado sem anadarem a puxar?

alguma dicas pessoal?

cumps
jibdias
Registado: sexta jul 22, 2011 10:48 pm

quarta jul 27, 2011 11:05 pm

Eu não tenho qualquer experiência com cães, mas costumo ver o encantador de cães e pelos vistos o que ele diz faz sentido. Encontrei um video no youtube de uma rapariga que usa o mesmo método que ele, pelo menos parece-me que sim, e que explica muito bem e de forma clara como treinar um cão, que puxe a trela, a passear de forma correcta.
http://www.youtube.com/watch?v=hFxJMcUW ... re=related

Espero ter ajudado :)
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

quinta jul 28, 2011 2:11 pm

Eu passeio dois cães de porte parecido ao labrador, embora um pouco mais pequenos (31-33kg).

As coisas correm bem, mas ajuda ter algum peso, para contrabalançar eventuais esticões.

Como primeira regra, é necessária impôr alguma disciplina. De experiência própria, alerto que é mais difícil ensinar dois cães ao mesmo tempo que apenas 1. Por isso, talvez seja melhor durante uns tempos passear um de cada vez.

Aqui vai o meu testemunho:

Eles percebem quando chega a hora de ir à rua. Por isso, espero que se acalmem antes dos preparativos. Enquanto não se acalmam, vou reunindo os objectos imprescindíveis (sacos, trelas, chaves de casa ...); quando se atenua a excitação, mando-os sentar e só coloco a coleira quando estão sentados.

Nos primeiros tempos, fazia questão de sair de casa primeiro que eles. Pode parecer difícil, mas para mim foi fácil: abria a porta e eles saíam precipitadamente. Aí eu fechava a porta, deixando-os do lado de fora uns 20 seg. Quando abria a porta eles entravam logo em casa e só saíam depois de eu passar a porta. Ao fim de meia-dúzia de manobras destas, deixaram de sair antes de se assegurarem que eu saía à frente (eu moro num apartamento, logo eles não saíam para a rua, mas sim para a escada).

No elevador mando-os sentar e prendo as trelas. No início pode ser prudente usar trelas de 'estrangular', pois quando passeamos dois cães ao mesmo tempo, se eles se ficarem inquietos por alguma razão, podem tentar livrar-se das coleiras. Sendo dois, é difícil manter a atenção em ambos. A tentação é apertar demasiado as coleiras, mas as estranguladoras permanecem largas e é quase impossível que eles se soltem, nos momentos de excitação.

À saída do prédio, repito a instrução de sentar. Quando se sentam, abro a porta e mantenho-os sentados. Como já estão presos, qualquer tentação de sair disparados é logo reprimida e só os deixo sair quando ficam uns segundos sentados com a porta aberta.

Na rua, mantenho um cão com uma trela curta (1,5m) e o outro com uma extensível (5m). Aqui tem que haver uma aprendizagem mutua entre o dono e os cães. Não é à primeira que se manobra bem a extensível. É importante não os deixar puxar: o que mais puxa, passa para a trela curta, até acalmar. Quando estão mais excitados, mando-os sentar até acalmarem um pouco.

Nos primeiros tempos andava sempre com uns biscoitos no bolso, que distribuía durante o passeio. Com este suborno, torna-se fácil que eles venham ter connosco, quando os chamamos.

É muito importante ter a noção de que não é de um dia para o outro que eles fazem tudo como nós queremos e temos que ser muito mais disciplinados connosco próprios do que com os cães. Eles habituam-se muito bem a rotinas, e ficam confusos com excepções.

Hoje em dia, só tenho que lhes dar uma instrução 'verbal' quando os levo à rua! Eles correm pela casa quando percebem que é para ir à rua, e sentam-se ao pé do suporte das coleiras à espera que eu as coloque. Depois vão para a porta e aguardam que eu abra a porta e saia, para eles saírem. Esperamos pelo elevador, onde eles entram e se sentam, enquanto coloco as trelas. Por fim, esperam sentados que eu abra a porta da rua, e só aqui é que esperam pelo meu 'ponham-se a andar' para sair.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jul 28, 2011 3:45 pm

Imagem

Há este tipo de trelas. Assim nenhum puxa porque o outro vai à frente.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta jul 28, 2011 11:34 pm

Esse divisor não serve para ensinar, até porque se em determinada altura só um deles puxar, vamos castigar o que se está a portar bem e baralhar o cão.
Só deve ser usado por cães já ensinados por essa razão e porque quando puxamos a trela batem um no outro.
Responder

Voltar para “Cães”