O que falta as raças nacionais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado ago 06, 2011 3:39 pm

nem tinha lido essa parte, fiquei-me quase pelo podengo, pois entristece-me a opinião que cá dentro têm desta raça. No entanto e tendo em conta o que ouço de donos das duas raças, sim, não dá uma para a caixa.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado ago 06, 2011 3:49 pm

Treinar o pastor alemão MAX para entrar nas series de TV é que dá divulgação, à raça... pois, claro.

É possível que este senhor tenha esta opinião do cão de água, porque se calhar passou-lhe um ou 2 pelas mãos, e provavelmente deve ter tido alguns problemas em treinar... porque à força e á porrada, isso ninguém faz nada deles...
Não faz a mínima ideia do que está a falar, sequer (nem quando fala em divulgação, treino, nada...).
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo ago 07, 2011 8:22 pm

MarkTwain Escreveu:O que falta ?

Para já civismo quando temos pessoas a dizer gostar de Raças Portuguesas(RP) e compram rafeiros a criadeiros.

Depois ser um criador a sério custa muito em dinheiro, em esforço e em licenças. O nosso estado está-se nas tintas para os animais..e não me digo a, como dizem alguns paspalhos, criar uM SNS animal, digo a ter leis efectivas de protecção animal a cumpri-las e a ter politicas de responsabilização dos donos.

Vamos ser francos..o criar por gosto não se coaduna hoje em dia com salvar as raças portugueses, tem de se ter dinheiro e suprema heresia uma politica comercial.

Depois o tugazeco médio gosta de x ou cruzados a que chamar de raça e é supremamente ignorante e tem a mania de que o que é estrangeiro é que é bom.
acrescento apenas que o tuga, como macaquinho de imiitação que é por excelência, passa a vid a consumir o «que está a dar», cães incluídos. O que dificilmente abonará em favor das raças portuguesas, nem com uma na casa Branca 8)
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Euca
Membro Júnior
Registado: sexta jul 29, 2011 10:43 pm

domingo ago 07, 2011 9:01 pm

Na minha opinião, e espero que ninguém leve a mal, acho que tirando o cão de água e o serra e aires todas as raças portuguesas parecem rafeiras.
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

domingo ago 07, 2011 10:00 pm

Euca Escreveu:Na minha opinião, e espero que ninguém leve a mal, acho que tirando o cão de água e o serra e aires todas as raças portuguesas parecem rafeiras.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não levei a mal mas achei hilariante!!!! AHAHAHAHAH... Não leve a mal!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo ago 07, 2011 10:19 pm

Mahlemut Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Mas quem fez esse artigo nesse blogue, mostra algum desconhecimento na matéria (divulgação das raças Portuguesas), só se se estiver a referir ao território nacional. :wink:
Se tiverem o cuidado de correr os artigos escritos pelo autor do blog irão com toda a certeza chegar a conclusão que a opinião clara é que tudo o que não seja pastor alemão... não é cão, as opiniões ( sempre tão discutiveis ) acerca de algumas raças e exemplares chegam a ser ofensivas. Opiniões.

Eu cá gosto muito de criadores de pastor alemão, especialmente de os ver nas exposições, que são sempre umas pessoas com um comportamento exemplar, nunca incomodam ninguém... E dos cães também gosto muito, compro vários por ano, de peluche, para os meus cães brincarem. É que é uma raça de uma superioridade, que tem tido nos últimos anos uma evolução tão fantástica, que pode ser que a minha rafeirada assimile alguma coisa.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo ago 07, 2011 10:28 pm

Euca Escreveu:Na minha opinião, e espero que ninguém leve a mal, acho que tirando o cão de água e o serra e aires todas as raças portuguesas parecem rafeiras.
O que é parecer rafeiro?
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo ago 07, 2011 10:32 pm

Edit

Repetido
Última edição por CavaleiraVNF em domingo ago 07, 2011 10:34 pm, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo ago 07, 2011 10:33 pm

sim, o serra da Estrela... rafeirérrimo.... :roll:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Mahlemut
Membro Veterano

domingo ago 07, 2011 10:43 pm

Charlie2 Escreveu:sim, o serra da Estrela... rafeirérrimo.... :roll:

Qualquer uma delas...

- Serra
- C.G.T.
- Fila de S. Miguel
- Castro Laboreiro
- Podengo
- Perdigueiro
- E por último este tenho que dar o braço a torcer a opinião emitida antes, nem que seja pelo nome, Rafeiro do Alentejo.

Nota. Apenas referi raças reconhecidas oficialmente ou a caminho de o serem, ficam portanto de fora o Xochaso e o Barbado por exemplo.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo ago 07, 2011 11:24 pm

Mahlemut Escreveu:Nota. Apenas referi raças reconhecidas oficialmente ou a caminho de o serem, ficam portanto de fora o Xochaso e o Barbado por exemplo.
Peço desculpa... o que é o Xochaso? Nunca ouvi falar...
Mahlemut
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 12:18 am

marianamar Escreveu:
Mahlemut Escreveu:Nota. Apenas referi raças reconhecidas oficialmente ou a caminho de o serem, ficam portanto de fora o Xochaso e o Barbado por exemplo.
Peço desculpa... o que é o Xochaso? Nunca ouvi falar...

"The Portugese Xochaso was developed on the island of Madeira by crossing native dogs with African Boerboels and Rhodesian Ridgebacks, as well as Spanish Bulldogs and Presa Canarios. Smaller and leaner specimens were favoured over the mastiff-type for their agility and speed. Through working selection and the introduction of the Norwegian Hygenhund into its bloodline, the modern Xochaso was established and is bred consistently to a standardized type.
Used primarily on the banana tree plantations as a watchdog , the Xochaso also makes an excellent rabbit, bird and wild pig hunter. Whether used as property protectors or hunting dogs, the most common practice on the island is to employ a team consisting of three Xochasos. The Madeira Island Dog is highly valued for its great prey-drive and dedication.

Athletic and tireless, this energetic breed is devoted to its owner, playful with children and it makes an agreable urban pet. However, the Xochaso is very territorial and can be aggressive towards strangers and confrontational with other dogs, needing early socialization and proper training. The body is lightly built, but immensely strong and powerful.

The coat is short and dense, common in shades of yellow, fawn, brown, black and black-n-tan, with small white markings allowed. Average height is around 20 inches."

In " Molosser Dogs

ou aqui mesmo na Arca:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=159477
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda ago 08, 2011 12:47 am

Só quem nunca trabalhou/interagiu/etc com Cães de Agua Portugueses pode dizer um absurdo como aquele..... Porque o resto das raças nas as conheço suficientemente bem para falar delas... ;)

MAs relativamente ao Cão de Agua Português é de doidos mesmo.... :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda ago 08, 2011 2:19 am

Estou a gostar do rumo que este tópico está a tomar :D
Ainda não dei a minha opinião, mas ainda vou a tempo...
Acho que as modas são realmente um factor de peso. Muitas das pessoas que compram um cão de raça não querem saber do seu carácter ou das características. Compram porque viram na casa do vizinho, no programa da tv, aqui ou ali, ou porque está mesmo à mão na pet-shop. As raças portuguesas não aparecem em filmes (tirando algumas excepções, estou-me a lembrar agora de um podengo em "zeus e roxanne") e nas publicidades passam muitas vezes despercebidos. E como não são raças da moda FELIZMENTE não aparecem em pet-shops.
Outro aspecto que influencia muito as pessoas na compra de um cachorro é o aspecto físico. Foi um factor fundamental para colocar os nórdicos na ribalta há uns anos atrás, pelagens vistosas e olhos azuis fazem as pessoas abrir os cordões a bolsa. As raças portuguesas foram todas elas criadas em circunstâncias em que a beleza era um factor pouco importante e provavelmente por isso não têm características que os façam sobressair pela beleza para uma grande parte das pessoas. Para alem disso, as pessoas que não se interessam por canicultura e por raças muitas vezes tomam-nos por rafeiros quando os vêm. Até os podem achar bonitos mas como não os associam a uma raça, não vão à procura de ter um daqueles.

Agora há o reverso da medalha. Será que há alguma vantagem em que as raças portuguesas sejam mais reconhecidas ou pelo contrário isso não lhes traz vantagens nenhumas? Será que se continuarem como estão a sua continuidade não é assegurada? Será que assim não estão mais preservadas?

P.S.- Notei que no texto que coloquei há uma falta de entendimento sobre as particularidades das raças portuguesas, e que lhes são apontados defeitos porque quando treinados para Obediencia/RCI/Mondioring não apresentam o mesmo desempenho de raças como o Pastor Alemão, pelo menos com as mesmas técnicas usadas nestes.
Quanto ao Podengo na caça, bem, é provavelmente dos melhores a fazer aquilo para que foi criado, tão bom que os espanhóis até queriam ter uma raça igual :roll:

P.S. 2 - Acho que o Xochaso já não deve existir, assim como o Fila da Terceira. Acho que os únicos que talvez ainda venham a ser reconhecidos como raça é o Cão do Barrocal, do que que conheço acho que é o único que tem uma associação a trabalhar para isso: http://www.caodobarrocalalgarvio.com/.
Mas o Xochaso parece-me ter características bem interessantes :D
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda ago 08, 2011 8:47 pm

Aproveito para partilhar um vídeo que encontrei :D

http://www.youtube.com/watch?v=YuN5tGyBPds
Responder

Voltar para “Cães”