ReginaVieira Escreveu:LuluB, se me conseguir tirar uma dúvida agradecia.
Diz que a higiene oral é uma necessidade em cães que só comem ração, mas por exemplo, falo no meu caso, a minha cadela come frango cozido e ração, portanto a higiene oral é importante mas não tão importante pois não lhe dou só ração, é assim?
Como higiene oral dela faço dia sim dia não, e alterno entre meio dentastix da Purina Pro Plan e um spray próprio para a limpeza dos dentes e prevenção do tártaro(que comprei na loja de animais). Até agora tem os dentes impecáveis segundo eu e segundo a vet
Quanto a esses ossos cruz de vaca ela não gosta

, fica a olhar para o osso e de vez em quando lambia-o
E aos outros de couro(acho eu que é disso), uns castanhos, ela não se dá bem com isso, vomita logo

A higiene oral é tão necessária nos cães como em nós, e felizmente que nos últimos tempos se tem falado nela. O tipo de alimentação que lhes damos não a dispensa, seja comida cozinhada, seja ração. Mas a ração tende a deixar-lhes uma película aderida aos dentes que depois "petrifica" e é um viveiro de bactérias. Com a comida normal, essa película, a famosa placa bacteriana, é menor, mas forma-se na mesma.
Regra geral, os cães gostam de ossos grandes para roer, mas sim, pode haver alguns que não se sintam atraídos por eles. Por isso é que surgiram os ossos de substituição, os dentastix e outros. Mas nenhum destes substitui a limpeza dos dentes, apenas ajudam parcialmente a limpá-los e desodorizam o hálito, nem devem constituir a única limpeza dentária.
Considero os ossos de pele seca bastante bons para a limpeza, e nunca tive nenhum cão que os vomitasse, mas pode muito bem acontecer que os haja, claro está. Os únicos que lhes faziam mal e causavam diarreia eram uns que há que parecem uma amálgama e são mais macios. Aparecem muito com cores, corantes manhosos que não se sabe o que são.
Por mim, prefiro sempre as coisas "naturais" às industriais, mas é uma questão de preferência minha, mais nada. Deve-se dar o que ao nosso cão faz melhor e de que ele gosta, mas não se deve desistir da sua higiene oral, tal como fazemos connosco.