vacinação e outras duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pink2011
Registado: domingo jun 05, 2011 2:51 pm

domingo ago 07, 2011 11:39 am

Bom dia,
Agradecia esclaricimento para a minha duvida, que é a seguinte....
Tenho uma cadelinha linda (a minha Pinky), tem 2meses e meio, ela vai levar a 2ª rodada de vacinas esta terça-feira, nunca foi a rua, pois tinha medo que ela apanha-se alguma doença.
Queria saber se depois de levar estas vacinas a poderia levar a passear?
E já agora aproveito para saber quando é que lhe posso começar a habituar a ter a sua higiene oral e o primeiro banho... :)
Muito obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo ago 07, 2011 12:10 pm

3a feira esclarece essas duvidas com o veterinário e depois partilha connosco :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
andreiarolo
Membro Júnior
Registado: sexta jul 29, 2011 2:17 pm

terça ago 09, 2011 5:57 pm

só depois do plano de vacinação completo (3 vacinas) e apos esperar 1semana depois da ultima vacina (a 3º) é q pode ir à rua sem correr nenhum perigo. Banho só apos 15dias do final do plano de vacinação completo.

bjinhos:)
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça ago 09, 2011 6:55 pm

Pode ir com a cadela à rua, desde que ao colo. Até é melhor para ela e para si, pois habitua-se a pessoas, cheiros e barulhos.

Aproveite também para a habituar à coleira e trela dentro de casa, para quando sair, ser logo mais rápido a adaptação.

Boa sorte.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

pink2011
Registado: domingo jun 05, 2011 2:51 pm

sábado ago 13, 2011 10:27 pm

obrigada..
TeresaR
Membro
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quinta ago 18, 2011 11:47 am

pink2011 Escreveu:Bom dia,
E já agora aproveito para saber quando é que lhe posso começar a habituar a ter a sua higiene oral e o primeiro banho... :)
Muito obrigada
Sobre a higiene oral, nunca fiz aos meus cães pois considero que é publicidade das marcas. O que faço, e que os meus cães gostam, é de dar-lhe um osso especial cães que existem de vários tamanhos, e que se pode comprar nos supermercados na secção animais ou nos Vet.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta ago 18, 2011 11:57 am

Pode começar a higiene oral da sua cadelita desde já: quanto mais depressa começar, melhor a habituará a isso, que por norma os cães não aceitam muito bem. Peça ao veterinário que a ensine a fazê-lo, quantas vezes por semana o fazer, etc.

E não é exactamente publicidade das marcas, é mesmo uma necessidade em cães que só comem ração.

Mas a melhor limpeza que qualquer cão pode fazer aos dentes é roer um bom osso de vaca. Dependendo do tamanho da cadelita, peça no talho um pedaço de fémur de vaca, ou mesmo um fémur inteiro. Se lhe parecer que o osso é grande demais, pode pedir que lho cortem e congelar os bocados que estiverem a mais, para lhos ir dando quando for preciso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 12:08 pm

Não descurem a higiene oral só porque agora está na "moda" com os anuncios de TV.

O meu pequenote sempre comeu ração seca mas infelizmente não foi suficiente para prevenir uma acumulação exagerada de tártaro (ele nunca foi muito de roer ossos) tendo ficado com muito mau hálito aos 8-9 anos e até dois incisivos infectados. Foi feita uma destartarização pois já não havia outra hipótese de conseguir limpar os dentes (porque já tinha tártaro nas gengivas).

Portanto higiene oral é essencial sim, agora concordo que não tem de ser com ossos xpto que dá nas TVs caso se consiga habituar o cão a um bom osso de vaca (como já foi referido) :)

Mas quando não o conseguem não hesitem em "dar dinheiro às marcas" com esses biscoitos xpto nem em usar pasta de dentes próprias para cães (aqui aconselhem-se primeiro com o veterinário).
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta ago 18, 2011 12:14 pm

LuluB, se me conseguir tirar uma dúvida agradecia.

Diz que a higiene oral é uma necessidade em cães que só comem ração, mas por exemplo, falo no meu caso, a minha cadela come frango cozido e ração, portanto a higiene oral é importante mas não tão importante pois não lhe dou só ração, é assim?

Como higiene oral dela faço dia sim dia não, e alterno entre meio dentastix da Purina Pro Plan e um spray próprio para a limpeza dos dentes e prevenção do tártaro(que comprei na loja de animais). Até agora tem os dentes impecáveis segundo eu e segundo a vet :)

Quanto a esses ossos cruz de vaca ela não gosta :?, fica a olhar para o osso e de vez em quando lambia-o
E aos outros de couro(acho eu que é disso), uns castanhos, ela não se dá bem com isso, vomita logo :?
LuluB
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 12:33 pm

ReginaVieira Escreveu:LuluB, se me conseguir tirar uma dúvida agradecia.

Diz que a higiene oral é uma necessidade em cães que só comem ração, mas por exemplo, falo no meu caso, a minha cadela come frango cozido e ração, portanto a higiene oral é importante mas não tão importante pois não lhe dou só ração, é assim?

Como higiene oral dela faço dia sim dia não, e alterno entre meio dentastix da Purina Pro Plan e um spray próprio para a limpeza dos dentes e prevenção do tártaro(que comprei na loja de animais). Até agora tem os dentes impecáveis segundo eu e segundo a vet :)

Quanto a esses ossos cruz de vaca ela não gosta :?, fica a olhar para o osso e de vez em quando lambia-o
E aos outros de couro(acho eu que é disso), uns castanhos, ela não se dá bem com isso, vomita logo :?
A higiene oral é tão necessária nos cães como em nós, e felizmente que nos últimos tempos se tem falado nela. O tipo de alimentação que lhes damos não a dispensa, seja comida cozinhada, seja ração. Mas a ração tende a deixar-lhes uma película aderida aos dentes que depois "petrifica" e é um viveiro de bactérias. Com a comida normal, essa película, a famosa placa bacteriana, é menor, mas forma-se na mesma.

Regra geral, os cães gostam de ossos grandes para roer, mas sim, pode haver alguns que não se sintam atraídos por eles. Por isso é que surgiram os ossos de substituição, os dentastix e outros. Mas nenhum destes substitui a limpeza dos dentes, apenas ajudam parcialmente a limpá-los e desodorizam o hálito, nem devem constituir a única limpeza dentária.

Considero os ossos de pele seca bastante bons para a limpeza, e nunca tive nenhum cão que os vomitasse, mas pode muito bem acontecer que os haja, claro está. Os únicos que lhes faziam mal e causavam diarreia eram uns que há que parecem uma amálgama e são mais macios. Aparecem muito com cores, corantes manhosos que não se sabe o que são.

Por mim, prefiro sempre as coisas "naturais" às industriais, mas é uma questão de preferência minha, mais nada. Deve-se dar o que ao nosso cão faz melhor e de que ele gosta, mas não se deve desistir da sua higiene oral, tal como fazemos connosco. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quinta ago 18, 2011 1:17 pm

ola, entao, a boa opçao sera esses dentasticks, e lavar mesmo os dentes com uma escova, nao? assim com coisas proprias? os meus ainda sao muito novos, quer dizer a petra tem 6 meses, o panda faz sabado 3 ;)
LuluB
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 1:30 pm

Na minha opinião, que vale o que vale, sim, Suesca. E pode experimentar também os palitinhos e ossinhos de pele seca, que por serem muito rijos os obrigam a roer, o que lhes vai beneficiar as gengivas e os músculos da mastigação. Nem todos fazem diarreia com eles, e são muito úteis.

Não tem de quê, ReginaVieira. :D
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”