O que é preciso ter para receber um labrador em casa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta ago 11, 2011 1:48 pm

eu também recebi a Yorkie quando tinha doze anos! era a desculpa ideal para ir namorar às escondidas dos pais... como o rapazinho tb tinha cães, iamos passear os cães! :lol:

obviamente que aos doze anos não tinha o sentido de responsabilidade que tenho hoje, por isso a adição de um cão á familia convem que seja uma decisão de todos. mais tarde ou mais cedo vai calhar ao pai ou à mãe a tarefa de limpar cocós, levar o cão á rua e ficar com o cão quando o filho ou filha começa a fazer férias com os amigos, vai a festivais ou eventualmente sai de casa para ir para a universidade.

não se pode pedir a uma criança de 13 anos que seja inteiramente responsável por um cão, mas este é um bom meio para ensinar à criança o que é ser responsável! :wink:
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta ago 11, 2011 1:54 pm

omegaa Escreveu:eu também recebi a Yorkie quando tinha doze anos! era a desculpa ideal para ir namorar às escondidas dos pais... como o rapazinho tb tinha cães, iamos passear os cães! :lol:

obviamente que aos doze anos não tinha o sentido de responsabilidade que tenho hoje, por isso a adição de um cão á familia convem que seja uma decisão de todos. mais tarde ou mais cedo vai calhar ao pai ou à mãe a tarefa de limpar cocós, levar o cão á rua e ficar com o cão quando o filho ou filha começa a fazer férias com os amigos, vai a festivais ou eventualmente sai de casa para ir para a universidade.

não se pode pedir a uma criança de 13 anos que seja inteiramente responsável por um cão, mas este é um bom meio para ensinar à criança o que é ser responsável! :wink:

O problema é que muitas vezes o cão é cedido á criança para a calar ou simplesmente fazer a vontade, e quando o entusiasmo acaba e o cãozinho da scottex cresce e fica com 35 kg's de força bruta, deixa de ter tanta piada e bate com os costedos no canil.

E para responder à outra forista, eu gosto de festivais, gosto de álcool, fumo, o resto não sei se gosto porque sou alérgico à grande maioria. E tenho que prescindir de MUITO mesmo para tratar do meu cão. Como infelizmente vivo em apartamento, não me posso dar ao luxo de estar 24h fora de casa, e olhe que às vezes bem que apetece.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta ago 11, 2011 1:57 pm

Acaldeira Escreveu:Ela tem 13 agora, e quando chegar aos 16-17 anos e começar a querer sair à noite, ir a festivais, sair com os "rapazes giros" e a fantasiar com vampiros cintilantes do Twilight?

Quem é que trata da cadela depois?
Não é "quando", mas sim "se". Nem todos passam por essa fase de querer sair à noite, sair com rapazes giros (e por "rapazes giros" eu entendo "sem nada no cérebro") e por aí fora.

E também, se fossemos por aí ninguém teria animais, nem mesmo o Acaldeira. Ou vai dizer-me que nunca quis sair?

Quando eu quero sair (para ir à praia, para tomar um café com os amigos, para um jantar de aniversário...) vou antes dar uma volta com a minha cadela, para que ela faça as suas necessidades. Quando volto, mesmo que esteja cansada, vou novamente passear com ela, brinco, dou mimos... não a vejo como um fardo. Se eu consigo fazer isto, se o Acaldeira e os outros foristas também conseguem, porque não há-de esta forista consegui-lo também?

É verdade que aparecem por aqui muitos casos infelizes, mas que tal tentar não colocar a farinha toda no mesmo saco? Com 13 anos eu cuidava do meu irmão recém-nascido e da minha mãe, que tinha (e tem) diabetes. Se eu tive maturidade para isso, qualquer jovem de 13 anos pode ter maturidade para cuidar de um cão.

A forista fez uma pergunta simples (que já muitos adultos também fizeram) e a pergunta já foi respondida. Ninguém a conhece pessoalmente (a não ser que o Acaldeira conheça), portanto é, minha modesta opinião, incorrecto tecer comentários sobre as suas escolhas ou sobre o seu comportamento futuro.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta ago 11, 2011 1:59 pm

Acaldeira Escreveu: O problema é que muitas vezes o cão é cedido á criança para a calar ou simplesmente fazer a vontade, e quando o entusiasmo acaba e o cãozinho da scottex cresce e fica com 35 kg's de força bruta, deixa de ter tanta piada e bate com os costedos no canil.
mas isso é culpa dos pais!! porque a decisão não é tomada conscientemente, porque não teem noção do exercicio que um cão destes precisa, porque mais tarde ou mais cedo acabam por estar a culpar o filho por não tratar bem o cão... quando eles são os culpados porque não souberam ser firmes na altura que deviam!
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
Acaldeira
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 2:01 pm

GSfanatic Escreveu:
Acaldeira Escreveu:Ela tem 13 agora, e quando chegar aos 16-17 anos e começar a querer sair à noite, ir a festivais, sair com os "rapazes giros" e a fantasiar com vampiros cintilantes do Twilight?

Quem é que trata da cadela depois?
Não é "quando", mas sim "se". Nem todos passam por essa fase de querer sair à noite, sair com rapazes giros (e por "rapazes giros" eu entendo "sem nada no cérebro") e por aí fora.

E também, se fossemos por aí ninguém teria animais, nem mesmo o Acaldeira. Ou vai dizer-me que nunca quis sair?

Quando eu quero sair (para ir à praia, para tomar um café com os amigos, para um jantar de aniversário...) vou antes dar uma volta com a minha cadela, para que ela faça as suas necessidades. Quando volto, mesmo que esteja cansada, vou novamente passear com ela, brinco, dou mimos... não a vejo como um fardo. Se eu consigo fazer isto, se o Acaldeira e os outros foristas também conseguem, porque não há-de esta forista consegui-lo também?

É verdade que aparecem por aqui muitos casos infelizes, mas que tal tentar não colocar a farinha toda no mesmo saco? Com 13 anos eu cuidava do meu irmão recém-nascido e da minha mãe, que tinha (e tem) diabetes. Se eu tive maturidade para isso, qualquer jovem de 13 anos pode ter maturidade para cuidar de um cão.

A forista fez uma pergunta simples (que já muitos adultos também fizeram) e a pergunta já foi respondida. Ninguém a conhece pessoalmente (a não ser que o Acaldeira conheça), portanto é, minha modesta opinião, incorrecto tecer comentários sobre as suas escolhas ou sobre o seu comportamento futuro.

Claro GSfanatic,

Quando a minha irmã também estava doente eu passei imensos dias em casa sozinho e tratava de mim porque infelizmente não tive grande apoio de muita gente. E depois? Posso portanto concluir que todos os jovens de 13-14 anos são responsáveis?

Lamento mas não é a ideia que eu tenho, e sinceramente acho uma péssima idade para se ter um cão, especialmente com o porte de um Labrador. Mas isto sou eu que sou pessimista.

Mas o número de cães que dá entrada todos os dias em canis, não me deixa mentir e algum fundo de razão eu hei-de ter.

E sim, eu saio à noite, e vou a bares e bebo até cair para o lado, mas 99% das vezes faço-o com o cão atrelado atrás. Quantas pessoas fazem isso?
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta ago 11, 2011 2:24 pm

A grande maioria dos miúdos de 13 anos cansam-se do cão ao fim de uma semana.
Assisti a isto precisamente com uma labradora preta, 4 meses, muito bonita, oferta de alguém que ia para o estrangeiro e ia acabar com a criação que tinha. Ofereceu a amigos os animais e por fim restava esta fêmea que foi dada a um casal com 2 filhos de 13 e 16 anos.
Foi uma surpresa desagradável para mim, nunca imaginei porque com essa idade eu dava todo o meu tempo e energia aos meus cães (talvez porque vivia num sitio sem grandes alternativas...) mas o facto é que vivia muito para os meus animais, eu e os meus irmãos e primos.

Pois estes dois irmãos ao fim de uma semana já tinham chegado á conclusão que não...a consola é muito melhor!

A cadela foi para um casal de meia idade a viver numa quintarola. Juro que não percebi!
GSfanatic
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 2:36 pm

Pois, mas como eu tenho aquela mania de não ser pessimista (o que não significa que seja optimista) não vou também pensar que todos os jovens de 12, 13 anos que por aqui aparecem vão mais tarde abandonar os seus animais. Desculpe lá, mas não entro nessa. Isto porque conheço muitos (não são 2 ou 3, são muitos mesmo) jovens que tratam melhor os seus animais do que muitos adultos que por aí andam.

Olhe, eu pessoalmente não gosto de levar a minha cadela comigo quando vou sair à noite. Prefiro deixá-la no conforto do seu lar, na sua caminha, com os seus brinquedos, água à disposição e, se me der na telha, com o rádio ligado. Será assim tão mau? Acha que ela sofre por ficar em casa sozinha por algumas horas? Ficaria mais feliz na Baixa-Chiado? Ou no Bairro Alto (local que nem eu sequer gosto, mas vou porque os amigos gostam)?

Só levo a minha cadela quando vou passear nalgum jardim, conhecer uma nova cidade, ou quando vou para o campo... aí sim, ela vem atrelada atrás. Isto porque sou da opinião que um cão gosta mais de passear e ver e cheirar coisas novas, do que de estar sentado ao lado do dono numa esplanada, enquanto este bebe e se diverte com os seus amigos. A não ser que os amigos levem também os seus animais e estes tenham permissão para brincar. No entanto para brincarem como deve ser teriam de estar soltos, o que vai de encontro à lei em vigor... digo eu.

Digo isto com todo o respeito, porque no geral eu concordo com tudo o que o Acaldeira escreve no fórum e se há cães que eu gosto de ver são os seus. Só não concordo com o facto de colocar todos os jovens no mesmo saco (o saco dos futuros "abandonadores de animais") dizendo sempre a mesma coisa: "e quando tiver 16/17 anos e quiser sair? Quem cuida do animal?"

O Acaldeira é um exemplo de como ser um bom dono, sem dúvida alguma. Mas não é o primeiro, nem será o último. É bem possível que esta forista seja um desses casos. Porque não?
Acaldeira
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 2:41 pm

Claro que pode ser e eu pelo bem da cadela espero que sim. Mas se conhece muitos eu então conheço muito poucos mesmo.

E o problema ainda se agrava mais com o que já disse, um Labrador não é um cão para qualquer mão....

Vamos supor então que a forista vive em apartamento, vai para a escola 8 horas por dia (digo eu), chega e ainda vai fazer os trabalhos de casa (digo eu mais uma vez), jantar e que tempo lhe sobra depois?

Os pais suponho que também tenham que trabalhar....

Eu também faço (ou fazia) isso tudo e ainda despendia e despendo, no mínimo duas horas de exercício ao meu cão, se não em vez de uma casa fico com um campo de batalha. Isto é algo que com o passar do tempo cansa, e se for um jovem, cansa muito mais.
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)

GSfanatic
Membro Veterano

quinta ago 11, 2011 2:50 pm

moslie Escreveu:A grande maioria dos miúdos de 13 anos cansam-se do cão ao fim de uma semana.
Assisti a isto precisamente com uma labradora preta, 4 meses, muito bonita, oferta de alguém que ia para o estrangeiro e ia acabar com a criação que tinha. Ofereceu a amigos os animais e por fim restava esta fêmea que foi dada a um casal com 2 filhos de 13 e 16 anos.
Foi uma surpresa desagradável para mim, nunca imaginei porque com essa idade eu dava todo o meu tempo e energia aos meus cães (talvez porque vivia num sitio sem grandes alternativas...) mas o facto é que vivia muito para os meus animais, eu e os meus irmãos e primos.

Pois estes dois irmãos ao fim de uma semana já tinham chegado á conclusão que não...a consola é muito melhor!

A cadela foi para um casal de meia idade a viver numa quintarola. Juro que não percebi!
Um caso triste, sem dúvida alguma. E infelizmente existem muitos mais.

No entanto existem também casos felizes, como o meu, que nunca me fartei dos cães e gatos que passaram pela minha vida e que muito sofri com as suas perdas. Ou o caso de um rapaz de 12 anos que tem coelhos, porquinhos, aves e cuida deles sozinho, dando comida, lavando as gaiolas, dando amor e carinho... ou o caso de uma rapariga de 14 anos que tem 3 gatos e faz tudo por eles, dando tudo o que precisam, incluindo vacinas, com o seu próprio dinheiro, da mesada (não o gasta em roupas de marca, saídas com as amigas, idas ao cinema...). Ou a história do rapaz de 13 anos (o meu primo, por acaso) que salvou um cão que havia sido atropelado, cuidou dele (sim, com a ajuda da mãe, visto que ele não tinha dinheiro) e ainda hoje, 11 anos depois, cuida dele com todo o amor e carinho... há tantos, mas tantos casos, que já lhes perdi a conta, sinceramente.

Eu não sou optimista. Não acredito que todos os jovens crescerão e tornar-se-ão excelentes adultos, que nunca abandonariam os seus animais. Conheço demasiado bem a realidade. No entanto posso dizer que sou realista e sei que existem bons donos e maus donos, independentemente da idade. Sei também que não posso prever o futuro, portanto nem sequer tento. Nem para o bem nem para o mal.
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

quinta ago 11, 2011 4:23 pm

Acaldeira Escreveu:Eu também faço (ou fazia) isso tudo e ainda despendia e despendo, no mínimo duas horas de exercício ao meu cão, se não em vez de uma casa fico com um campo de batalha. Isto é algo que com o passar do tempo cansa, e se for um jovem, cansa muito mais.
No que toca a exercicio e passeios, o impacto na vida de uma familia com a chegada de um cão extremamente activo (que é o caso de um Labrador) é muito maior do que com a chegada de um bulldog ou um outro cão que precise de um pouco menos de exercicio.

O meu tem uma energia inesgotável tal como um Labrador, e há dias em que às 7h da manhã já anda na rua a brincar no parque, às 11h volta ao parque mais uma hora, às 18h vai com os donos correr cerca de 8/9 km no monsanto e à noite ainda volta para o parque para correr mais um bom bocado.

Pede muito de nós que, felizmente, temos essa disponibilidade.. Mas há muitas familias que não a têm o que é perfeitamente normal.

Viver em apartamento ou vivenda acaba por ser um pouco indiferente pois o meu cão num jardim fica deitado à porta e sem os donos não mexe uma palha.

É preciso ter isto em conta antes de adquirir um animal com esas caracteristicas.

Fora isso, muito amor, paciência e carinho ao que será um membro da familia durante muitos anos.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
andreiarolo
Membro Júnior
Registado: sexta jul 29, 2011 2:17 pm

quinta ago 11, 2011 4:38 pm

Mas que grande confusão que já vai para aqui!

Acaldeira,

Um cão não é para a filha, para o irmão, ou para os pais. Um cão é para a família, um cão é da familia! E para se ter um cão é preciso q a família concorde (pai,mae,filho(s)). Eu tambem digo a minha Maggie, mas a Maggie é de todos cá em casa. Esta adolescente pode muito bem ter 13anos, até podia ter 20 ou 5, ou podia nascer e já ter um cão em casa. O que importa aqui é, têm condições e tempo para o ter? se sim....então pronto! Se é ela que a leva sempre à rua, ao Vet, ou a qualquer lado...que importa?

Tudo bem, a maior parte das vezes pode ser ela, mas não é obrigatorio que seja SÓ ela. O cão é da familia, tem de ser tratado por todos.

Eu tenho a minha pequena e saio na mesma. Tenho 19 anos, obvio que gosto de sair. E se ela fica sozinha em casa durante 3h não morre. Todos os dias de manha a levo a passear. E antes de sair, levo-a sempre à rua.

Eu pessoalmente, tb nao gosto de festivais. Mas e dai? E se eu gostasse? E se quisesse ir? Os meus pais não vão a festivais,obvio! Ficariam com ela é casa. E volto a referir um cão, é da familia toda! Todos têm obrigaçoes!

Se a pequena tem 13anos e quer ter um cão, desde que os pais concordem e que tenho possibilidades de satisfazer todas as necessidades do patudo, não há nenhum incoveniente. Desde que antes de o terem seja tudo defenido, ou seja, quando ela não está em casa ou não pode, os pais tb tratam do bichinho. Contudo,pode ser ela a fazer a maior parte, uma vez q provavelmente a intençao de adquirir um cao partiu dela. No entanto volto a repetir mais uma vez......

O cao para vir para casa é com o concentimento de todos, logo todos têm de ajudar nas suas necessidades, qualquer membro da familia tem o dever e a obrigação de tratar do bicho, nao interessa se é sempre o pai ou a filha, desde que seja a familia a tratar! Toda! Uns dias um, outros dias outro!

Aqui em casa sou eu q escovo,lavo,limpo,passeio,dou comida. No entanto, os meus pais já a levaram ao Vet,ja a lavaram e escolvaram tb e tb ja a levaram a rua. Nada disso interessa. Cão é gente, é da familia e não pode ser esquecido. Desde que tenham consciencia disso e q seja acordado que quando um não pode, o outro trata, uma vez q foi concentido por todos a sua vinda para casa, então tá tudo bem!

Epa, gande testamento..... sei que me repeti algumas vezes, mas é pra ver se as ideias ficam! Pq muitas pessoas Lêm as respostas e dizem completamente o contrario daquilo que uma pessoas escreve. A ver se percebem todos o qu digo lol.

Bjinhos :) e felicidades para o teu bichinho!!!!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 11, 2011 6:30 pm

Charlie2 Escreveu:ter a certeza que o animal está registado no LOP e não comprar gato por lebre.... 2 mesitos? 8)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
A partir dos dois meses é o correcto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

quinta ago 11, 2011 9:33 pm

é o minimo.
mas mais quinze dias com a cadela só faz bem aos cachorros ;)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 11, 2011 10:17 pm

exacto, os criadores que conheço chegam a esperar até aos 3 meses.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”