Genealogia e consanguinidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

quinta ago 25, 2011 11:00 am

Gostava de saber se é normal nos cães haver cruzamentos de irmãos / meio-irmãos. Falando em relação aos humanos sei que isto não é normal e deve ser evitável por causa do risco de anomalias genéticas, mas não sei até que ponto é que isto é possível nos cães, nomeadamente no que diz respeito a cães com LOP de criadores.
<p>Hugo</p>
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quinta ago 25, 2011 11:21 am

Não é normal e pode ter as mesmas consequências, como tal referiu, no ser humano.
Passo a dar um exemplo que ocorreu na minha família.

A minha avó tinha um quintal enorme e era do tipo de pessoas que não se importava com cruzamentos dos cães que tinha. Aquilo era ninhadas todo o ano... a mãe acabou por se cruzar com um dos seus filhos que ficou lá. Nasceram 3 filhotes. Um não tinha pêlo nenhum, outro não tinha pêlo na cabeça, no peito e barriga e um pouco em cima das costas, outro era surdo mas de aparência normal.

O carequinha faleceu uns dias depois do nascimento, o outro a minha mãe teve pena e ficou com ele porque ninguém o queria, mas morreu cedo porque estava sempre a aparecer problemas atrás de problemas, necessitava de imensos cuidados intensivos, morreu com cerca de ano e meio.
O outro viveu a sua vida normalmente.

Vou ver se encontro fotos do cãozinho que infelizmente faleceu cedo, mas nós adoravamos o bichinho, era mesmo querido... mas tinha aquela aparência que toda a gente desprezava. :(
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta ago 25, 2011 11:31 am

A consanguinidade é uma ferramenta de criação que, como a história da Bugoide mostra, é para ser usada por quem sabe o que quer, para o que quer, e conhece os cães que tem, à frente e para trás, e não por curiosos ou por quem cruza à baldex :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta ago 25, 2011 11:44 am

e um cruzamento entre irmãos ou meios irmãos penso que será proibido, certo?

até porque do ponto de vista genético não faz sentido estar a cruzar animais com o mesmo genótipo! penso eu de que,..
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 25, 2011 11:48 am

Sem consanguinidade não existiriam as raças como hoje as conhecemos. É assim que se faz a selecção artificial de certas características de modo a fixá-las numa linha. Há raças em que a genealogia de todos os efectivos pode ser traçada até um ou dois exemplares, os fundadores.
Sem cruzamentos consanguíneos grande parte das raças que conhecemos e apreciamos teriam desaparecido a seguir às grandes guerras, porque os efectivos existentes eram muito poucos.
É devido à consanguinidade e ao facto do pool genético ser muito mais reduzido que os cães de raça são mais propensos a certas doenças hereditárias do que os cães rafeiros fruto de cruzamentos aleatórios.
O inbreeding e o linebreeding são ferramentas na canicultura ética feitas por quem sabe o que faz, estuda o que faz e sabe muito bem que resultados pretende obter a médio e longo prazo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 25, 2011 11:49 am

omegaa Escreveu:e um cruzamento entre irmãos ou meios irmãos penso que será proibido, certo?

até porque do ponto de vista genético não faz sentido estar a cruzar animais com o mesmo genótipo! penso eu de que,..
Como os irmãos de uma ninhada não são gémeos verdadeiros nem clones uns dos outros não têm o mesmo genótipo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

quinta ago 25, 2011 1:18 pm

no caso do meu cão, reparei há pouco tempo no registo do LOP que os pais eram filhos do mesmo pai, e daí a minha pergunta. Fiquei assim a saber que é uma prática possível na "purificação" da raça.

Obrigado a todos.
<p>Hugo</p>
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quinta ago 25, 2011 5:07 pm

omegaa Escreveu:e um cruzamento entre irmãos ou meios irmãos penso que será proibido, certo?

não é proibido não... pode ler nos regulamentos do cpc...
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

quinta ago 25, 2011 11:21 pm

Bom, expliquem lá melhor, os filhos que saem numa ninhada não são irmãos verdadeiros. Não sei se me fiz entender, por ex. nos humanos se saem gemeos verdadeiros, são fruto de fecundação de um mesmo ovulo por dois ou mais espermatozóides, se são falsos podem ser de duas fecundações separadas, certo?...e nos animais, como é que funciona? Isto até me faz lembrar outro tópico que ando a ler, lá vai uma que se ouve dizer que é quando a cadela é coberta por mais do que um cão ou pelo mesmo cão por mais do que uma vez assim é o nº de filhotes, tantas vezes quantas o dito ou ditos machos a cobrem. Bom isto deve ser uma enormidade o que estou a dizer mas gostava de saber como é de facto. Como disse Dinodane, não são gémeos verdadeiros...explique lá por favor. Isto deve estar um pouco confuso, mas acho que dá para entender...
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

sexta ago 26, 2011 12:29 am

Star005 Escreveu:Bom, expliquem lá melhor, os filhos que saem numa ninhada não são irmãos verdadeiros. Não sei se me fiz entender, por ex. nos humanos se saem gemeos verdadeiros, são fruto de fecundação de um mesmo ovulo por dois ou mais espermatozóides, se são falsos podem ser de duas fecundações separadas, certo?...e nos animais, como é que funciona? Isto até me faz lembrar outro tópico que ando a ler, lá vai uma que se ouve dizer que é quando a cadela é coberta por mais do que um cão ou pelo mesmo cão por mais do que uma vez assim é o nº de filhotes, tantas vezes quantas o dito ou ditos machos a cobrem. Bom isto deve ser uma enormidade o que estou a dizer mas gostava de saber como é de facto. Como disse Dinodane, não são gémeos verdadeiros...explique lá por favor. Isto deve estar um pouco confuso, mas acho que dá para entender...
Star, não, não são gémeos verdadeiros. A diferença é que, ao contrário da mulher (ser humano, diga-se), a cadela liberta vários óvulos durante o cio, enquanto a mulher liberta, normalmente, apenas um.

Esses óvulos, na cadela, são libertados de forma sequencial e não ao mesmo tempo. Isso significa que no primeiro dia em que a cadela está receptiva, podem haver, por exemplo, 3 óvulos. Passado 2 dias podem haver mais 3 e outros 2 dias passados podem haver mais 3. Assim, para se conseguir o maior número de óvulos fertilizados, normalmente o macho monta a cadela mais do que uma vez, em dias diferentes. Neste caso, se o macho montasse a cadela 3 vezes, e se os óvulos fossem todos fecundados, nasceriam 9 cachorros e não apenas 3. Este facto também pode fazer com que uma cadela tenha, na mesma ninhada, cachorros de "pais" diferentes. E sim, os cachorros são irmãos verdadeiros... Não são é gémeos verdadeiros.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta ago 26, 2011 12:33 am

a sério?
Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

sexta ago 26, 2011 12:33 am

Hug0g Escreveu:Gostava de saber se é normal nos cães haver cruzamentos de irmãos / meio-irmãos. Falando em relação aos humanos sei que isto não é normal e deve ser evitável por causa do risco de anomalias genéticas, mas não sei até que ponto é que isto é possível nos cães, nomeadamente no que diz respeito a cães com LOP de criadores.
É normal isso acontecer mas os cães podem não nascer normais. Há criadores que usam muito a consanguinidade para obterem as características que querem mais rapidamente. Há alguns países que já proibiram o cruzamento entre irmãos (ou pais e filhos, já não me lembro) mas acho que o CPC não proíbe.

Vi há tempos um episódio do Panorama BBC que falava mais ou menos sobre isso. Se procurar no youtube facilmente encontra :wink:
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta ago 26, 2011 12:38 am

Suesca Escreveu:a sério?
estava-me a referir a ter filhos de pais diferentes?...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta ago 26, 2011 12:46 am

Star005 Escreveu:Bom, expliquem lá melhor, os filhos que saem numa ninhada não são irmãos verdadeiros. Não sei se me fiz entender, por ex. nos humanos se saem gemeos verdadeiros, são fruto de fecundação de um mesmo ovulo por dois ou mais espermatozóides, se são falsos podem ser de duas fecundações separadas, certo?...e nos animais, como é que funciona? Isto até me faz lembrar outro tópico que ando a ler, lá vai uma que se ouve dizer que é quando a cadela é coberta por mais do que um cão ou pelo mesmo cão por mais do que uma vez assim é o nº de filhotes, tantas vezes quantas o dito ou ditos machos a cobrem. Bom isto deve ser uma enormidade o que estou a dizer mas gostava de saber como é de facto. Como disse Dinodane, não são gémeos verdadeiros...explique lá por favor. Isto deve estar um pouco confuso, mas acho que dá para entender...
O que destaquei a negro também não está correcto: os gémeos humanos são o produto da divisão de um óvulo fecundado por um único espermatozóide. A partir do momento em que um espermatozóide penetra o óvulo, todos os outros deixam de poder fazê-lo. É a estes gémeos, que partinham a mesma placenta e a mesma bolsa amniótica, que se chama "gémeos verdadeiros", ou monozigóticos.

No entanto, nem todos os gémeos nascem por essa divisão de um óvulo. Na maior parte dos nascimentos de gémeos, estes são apenas uterinos, ou seja: houve dois óvulos que foram fecundados, cada um deles pelo seu espermatozóide, e nidificaram em conjunto no útero materno.

Mas este processo não é o mesmo que nas cadelas, como já explicaram.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
PauloC3
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am

sexta ago 26, 2011 10:19 am

Suesca Escreveu:
Suesca Escreveu:a sério?
estava-me a referir a ter filhos de pais diferentes?...
Sim a sério. É mesmo comum isto acontecer em cadelas de rua, se não houver um macho dominante e forte que a acompanhe durante todo o período em que está receptiva, ela pode ser coberta por vários machos e assim nascerem cachorros de pais diferentes.
É também por este motivo que às vezes, quando existem distrações, uma cadela de raça dá cães filhos de cães da raça dela e outros mestiços, filhos de um cão de outra raça ou rafeiro lá de casa que aproveitou a descontração do dono que achava que se a cadela já estava coberta pelo cão de raça, já não havia mais perigo ;)
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
Responder

Voltar para “Cães”