Instinto de caça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta ago 25, 2011 10:48 am

Os podengos pequenos são bons caçadores de ratos, eram usados para esse fim nas caravelas e tudo :wink:
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

quinta ago 25, 2011 11:46 am

Bom Dia!
Tenho um cão Podendo e caça tudo...tudo não, não caça gatos porque acho que tem medo deles, mas no que diz respeito a ratos e aves é muito bom para os apanhar.
Quando o fui buscar não sabia dessa apetência, porque não era muito informada sobre raças e até pensava que ele não trazia raça nenhuma, entretanto com o tempo comecei-me a aperceber que ele me trazia pequenos troféus...algo que eu até dispenso muito bem, sobretudo pombas porque tenho pena delas :|
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quinta ago 25, 2011 1:34 pm

Gostava de colocar uma questão, porque ando às voltas com as vacinas dos meus cães, e agora ao ver este tópico, lembrei-me: os ratos não são transmissores da Leptospirose?
Digo isto, porque quando vejo um rato no quintal, fico preocupada por causa da doença, e agora ao ver que afinal existem uma série de 4 patas qua caçam ratos, lembrei-me de colocar a questao.
Não vos deixa apreensivos/as que os cães cacem ratos?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta ago 25, 2011 2:23 pm

c_saraiva Escreveu:Os podengos pequenos são bons caçadores de ratos, eram usados para esse fim nas caravelas e tudo :wink:
e de coelhos. a dorunha delirava quando a soltava no alentejo. num sítioonde havia montes de coelhos e tocas. ficava parva com a fuçanguice do bicho. mas o que me impressionava mais, era o max. aparentemente é cruzado com fila de s.miguel. devia ser tão lesto com os coelhos? quanto à estrela que tem muito de perdigueiro, preferia vir caçar porcarias para a rua, pelo que se acabou com a caça. mas ao ver gatos na rua, e pombos, fica desvairada :)
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

quinta ago 25, 2011 9:08 pm

cbraga Escreveu:Gostava de colocar uma questão, porque ando às voltas com as vacinas dos meus cães, e agora ao ver este tópico, lembrei-me: os ratos não são transmissores da Leptospirose?
Digo isto, porque quando vejo um rato no quintal, fico preocupada por causa da doença, e agora ao ver que afinal existem uma série de 4 patas qua caçam ratos, lembrei-me de colocar a questao.
Não vos deixa apreensivos/as que os cães cacem ratos?
Boas, sim é verdade, é através da urina deles...a mim não me deixa muito apreensivo, desde que seja administrada uma vacina em que tenha uma valência "L", não me preocupo muito...
Whiteblade29
Membro

quinta ago 25, 2011 9:09 pm

Joanaisd Escreveu:Bom Dia!
Tenho um cão Podendo e caça tudo...tudo não, não caça gatos porque acho que tem medo deles, mas no que diz respeito a ratos e aves é muito bom para os apanhar.
Quando o fui buscar não sabia dessa apetência, porque não era muito informada sobre raças e até pensava que ele não trazia raça nenhuma, entretanto com o tempo comecei-me a aperceber que ele me trazia pequenos troféus...algo que eu até dispenso muito bem, sobretudo pombas porque tenho pena delas :|
Boas, e o podengo andaluz??? Verdadeira máquina do coelho...
c_saraiva
Membro Veterano

sexta ago 26, 2011 12:35 am

Whiteblade29 Escreveu:
Para arranjar um podengo andaluz bom basta comprar um podengo português mau :wink:
Whiteblade29
Membro

sexta ago 26, 2011 5:38 am

c_saraiva Escreveu:
Whiteblade29 Escreveu:
Para arranjar um podengo andaluz bom basta comprar um podengo português mau :wink:
Depende...olhe que existem podengos andaluz muito bons mesmo...depende dos criadores e dos metodos de treino que lhes são aplicados...Tenho um amigo que os têm, vieram de um criador espanhol e aquilo é máquina e olhe que foram bem caros...eu não gosto muito desse tipo de cães, mas aqueles são muito bons mesmo...
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

sexta ago 26, 2011 10:12 am

Olá Bom dia! Olhe eu não sei, mas acho que o meu cão não é nenhum podengo andaluz... eu nem sequer o comprei, é rafeirito... fui buscá-lo a uma senhora que acolhe animais abandonados e trouxe-o para casa sem sequer saber que ele era descendente de Podengo, para dizer a verdade até achei engraçado porque quando o fomos buscar gostei muito dele por causa das orelhas serem enormes em relação ao resto do corpo, pois ele era pequenino e como tinha sido abandonado estava muito magrinho. Quando já estavamos a vir para casa com ele o meu marido vinha pelo caminho a dizer que eu tinha escolhido o cão mais feio que lá estava, que na alturta de vir passear com ele para a rua as pessoas até se iam rir daquele belo exemplar :lol: :lol: , o que é certo é que quando chegamos ao veterinário ele disse :"ai que giro este cão, gosto muito de podengos!" :o :o ... vai daí e eu digo ao meu marido, "vês...afinal temos um cão caçador e tudo, vai ser lindo, os vizinhos todos a cobiçá-lo ,lol!!!" Claro está que ninguém o cobiça, até porque já estamos proibidos de entrar em alguns sítios, como uma quinta em frente a casa, por ele ter a mania da caçar tudo o que mexe!!! :wink:
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
c_saraiva
Membro Veterano

sexta ago 26, 2011 10:31 am

Whiteblade29 Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
Whiteblade29 Escreveu:
Depende...olhe que existem podengos andaluz muito bons mesmo...depende dos criadores e dos metodos de treino que lhes são aplicados...Tenho um amigo que os têm, vieram de um criador espanhol e aquilo é máquina e olhe que foram bem caros...eu não gosto muito desse tipo de cães, mas aqueles são muito bons mesmo...
O Podengo Andaluz não é reconhecido pelo FCI, simplesmente porque não é uma raça. Os espanhóis limitaram-se a vir comprar Podengos Portuguêses de qualidade mediana, fotocopiar o estalão, mudar o titulo, e voilá, nasceu o Podengo Andaluz.
O mesmo aconteceu com o Pachon Navarro, esta raça estava extinta há décadas, mas os espanhóis como gostam muito das raças portuguesas, vieram cá buscar Perdigueiros cheios de defeitos, dando preferência a cães com um defeito grave que é a venta rachada, e puf, o pachon renasce das cinzas.

Depois vai o português, cheio de falta de orgulho nacional, que gosta mais do que vem de fora do que daquilo que tem na própria casa e leva uns barretes dos espanhóis. No caso do podengo, enquanto nos portugueses em 10 cães 7 ou 8 são de boa qualidade, no andaluz em 10 cães se calhar 5 ou menos são bons. São cães com muito menos vicio da caça, mais lentos, enfim...

Ah, e um andaluz deve sair bem mais caro que um podengo português :o
Responder

Voltar para “Cães”