Comprem cães a criadeiros - Mais um tópico...
Moderador: mcerqueira
Mas os animais com "defeito" não deveriam ficar com o criador (até os oferecer, vender a preço simbólico, etc.)? Porquê separarem-nos dos que nasceram escorreitos colocando-os noutros espaços, tipo material de segunda a ver quem dá mais? Será para não darem má fama ao afixo?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
O que relatei acima, foi relativamente a defeitos que não prejudicam a vida do cão no futuro e que portanto também não implica qualquer despesa para o proprietário, sem ser as habituais de um cão normal, os defeitos de estalão, em nada têm a ver com situações de saúde. Se fosse um caso de patologia identificada posteriormente por exemplo, esse cachorro não saíria de minha casa, sem ser para alguém que tinha que ter plena consciência do que estaria a adoptar e como é óbvio esse animal não é vendido.Tassebem Escreveu:Bom, no caso das aves será mais fácil ficar com essas crias, digo eu, porque os requisitos em termos de espaço e despesas com alimentação serão menores, mas no caso de cães e gatos já se torna mais complicado.
A minha opinião é que esses animais não deveriam ser vendidos, mas oferecidos, uma vez que esse defeito vai provavelmente implicar despesas veterinárias acrescidas para o dono; e que deveriam ser oferecidos já castrados (o que implica esperar pela idade para o fazer), para se ter a certeza de que não iriam reproduzir-se. É que o LOP condicionado apenas garante que filhos desses animais não podem ser registados, não garante que não se reproduzam.
É um custo acrescido para o criador; mas também, se forem feitas cruzas conscientes, a probabilidade de nascerem animais com esses defeitos deve diminuir imenso.
MAs la esta e volto a repetir-me, defeitos de estalão em nada têm a ver com problemas de saúde.
Mas eu acho que temos a mesma ideia pelos vistos...

Agora sem duvida alguma que á nascença, algo que implique sofrimento, é sacrificado, tal como o Paulo explicou que se fazia nas aves e eu não tinha a mínima ideia porque nunca fiz criação de aves...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
E neste ponto é que está o cerne da questão.Tassebem Escreveu: É um custo acrescido para o criador; mas também, se forem feitas cruzas conscientes, a probabilidade de nascerem animais com esses defeitos deve diminuir imenso.
Eu não faço criação de nada ( só formigas no quintal ) mas segundo percebi uma cruza faz-se depois de uma criteriosa seleção. Nessa seleção estuda-se a ascendência dos pais e garante-se acima de tudo que ambos são saudáveis. Para diminuir assim , e muito, o risco de surgirem problemas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
Sim, sem dúvida, nas aves é bem mais fácil resolver a situação.Tassebem Escreveu:Bom, no caso das aves será mais fácil ficar com essas crias, digo eu, porque os requisitos em termos de espaço e despesas com alimentação serão menores, mas no caso de cães e gatos já se torna mais complicado.
A dificuldade nas aves é, quando as cedemos, evitar que sejam utilizadas para criação. Nos cães/gatos é mais fácil, pois em ultima instância, estereliza-se/castra-se.
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Mas atenção, mesmo escolhendo criteriosamente os progenitores, não se elimina o risco de... diminui-se, é certo, mas não se elimina.NicaJunior Escreveu:E neste ponto é que está o cerne da questão.Tassebem Escreveu: É um custo acrescido para o criador; mas também, se forem feitas cruzas conscientes, a probabilidade de nascerem animais com esses defeitos deve diminuir imenso.
Eu não faço criação de nada ( só formigas no quintal ) mas segundo percebi uma cruza faz-se depois de uma criteriosa seleção. Nessa seleção estuda-se a ascendência dos pais e garante-se acima de tudo que ambos são saudáveis. Para diminuir assim , e muito, o risco de surgirem problemas.
Quando olhamos para esta questão com seriedade, então há que ser justo na abordagem.
Um criador sério, não tem qualquer prazer em sacrificar um animal, mesmo que ele apresente defeitos graves.
Se um criador sério o faz, está exactamente a proceder de forma correcta e é isso que o distingue de um criadeiro.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Precisamente.xPauloSantos Escreveu: Mas atenção, mesmo escolhendo criteriosamente os progenitores, não se elimina o risco de... diminui-se, é certo, mas não se elimina.
A opinião que dei acima parte deste pressuposto, e também de que estamos a falar de problemas de saúde, não defeitos de estalão; e também de problemas de saúde que não prejudiquem seriamente a qualidade de vida do animal, pois, nesse caso, concordo com a eutanásia (isto sempre com base em opinião veterinária).
Se há problemas de saúde, há sempre gastos acrescidos para o dono, daí que eu ache que esses animais não deviam ser vendidos por preço nenhum, mas sim oferecidos.
Mas a questão essencial é que, não sendo com a medida que apontei no outro post (a certeza da castração), não se pode garantir a não reprodução desses animais e a consequente replicação desses defeitos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Mas eu não li isso. Não compreendi que eles ficavam à parte, só se forem atrasados e por isso ficarem à parte pois os animias têm o instinto de eliminar os mais fracos e doentes.perapado Escreveu:Mas os animais com "defeito" não deveriam ficar com o criador (até os oferecer, vender a preço simbólico, etc.)? Porquê separarem-nos dos que nasceram escorreitos colocando-os noutros espaços, tipo material de segunda a ver quem dá mais? Será para não darem má fama ao afixo?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Postos de parte?tiabela Escreveu:Mas eu não li isso. Não compreendi que eles ficavam à parte, só se forem atrasados e por isso ficarem à parte pois os animias têm o instinto de eliminar os mais fracos e doentes.perapado Escreveu:Mas os animais com "defeito" não deveriam ficar com o criador (até os oferecer, vender a preço simbólico, etc.)? Porquê separarem-nos dos que nasceram escorreitos colocando-os noutros espaços, tipo material de segunda a ver quem dá mais? Será para não darem má fama ao afixo?

So se precisarem de cuidados especiais, porque nunca vi ninguém fazer isso... MAs claro que eu estou habituada a lidar com criadores e não com criadeiros, ou com pessoas que precisem esconder algumas coisa...

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
Regra geral, se foram colocados de parte por necessitarem de cuidados especiais é porque existe a hipótese de lhes proporcionar um futuro, o que é diferente dos casos que estavam a ser debatidos.JoanaGoncalves Escreveu:So se precisarem de cuidados especiais, porque nunca vi ninguém fazer isso...
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Precisamente. Aliás nem teria nexo separar a não ser que a condição do animal seja tão grave que a isso obrigue, mas se for assim tão grave não acredito que alguém em consciência não o abata.JoanaGoncalves Escreveu:Postos de parte?tiabela Escreveu:Mas eu não li isso. Não compreendi que eles ficavam à parte, só se forem atrasados e por isso ficarem à parte pois os animias têm o instinto de eliminar os mais fracos e doentes.perapado Escreveu:Mas os animais com "defeito" não deveriam ficar com o criador (até os oferecer, vender a preço simbólico, etc.)? Porquê separarem-nos dos que nasceram escorreitos colocando-os noutros espaços, tipo material de segunda a ver quem dá mais? Será para não darem má fama ao afixo?
So se precisarem de cuidados especiais, porque nunca vi ninguém fazer isso... MAs claro que eu estou habituada a lidar com criadores e não com criadeiros, ou com pessoas que precisem esconder algumas coisa...
Tal como a Joana nunca vi algum criador digno desse nome, esconder animais portadores de algum tipo de deficiência.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
RespondidaMahlemut Escreveu:Bruno, enviei-lhe uma Mensagem Pessoal.

Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
os criadores q conheço de perto e com os quais convivo numa base quase diária têm essa mesma postura q ja aqui foi escrita.
Deficiências graves que possa comprometer a qualidade de vida do animal são postos a dormir a nascença.
Deficiências ligeiras que permitam ao animal ter um minino de qualidade de vida e uma vida normal de cão mesmo q isso implique gastos geralmente sao oferecidos a pessoas de confiança com a plena noção dquilo que estao a levar.
Animais com desvios do estalão mas q nao deficiencias propriamente ditas, saem com lop condicionado e são vendidos a um preço simbolico apenas e as pessoas esclarecidas de que é apenas um animal de companhia e que não poderão utiliza-lo para reprodução...
Eu concordo com tudo isto... nunca vi qq cachorro diferente a ser separado dos demais a nao ser nos casos em q o estado d saude d cachorro assim o exija...
Deficiências graves que possa comprometer a qualidade de vida do animal são postos a dormir a nascença.
Deficiências ligeiras que permitam ao animal ter um minino de qualidade de vida e uma vida normal de cão mesmo q isso implique gastos geralmente sao oferecidos a pessoas de confiança com a plena noção dquilo que estao a levar.
Animais com desvios do estalão mas q nao deficiencias propriamente ditas, saem com lop condicionado e são vendidos a um preço simbolico apenas e as pessoas esclarecidas de que é apenas um animal de companhia e que não poderão utiliza-lo para reprodução...
Eu concordo com tudo isto... nunca vi qq cachorro diferente a ser separado dos demais a nao ser nos casos em q o estado d saude d cachorro assim o exija...
-
- Membro
- Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Está lá também um pug... a preço surreal..tiabela Escreveu:É verdqade , eu até fui reclamar, tive tanta pena do cão. Actualmente estão lá um Pincher fêmea e um York macho.PatCosta3 Escreveu:Culpados são os imbecis que continuam a achar horrível dar 600€ por um cão a um criador "se na net há labradores a 150€", ou "se o primo conhece um senhor lá na rua dele que 'cria' labradores e vende baratinho".
Não digo que o preço faça o cão ou a qualidade do mesmo. (Ainda não há muitos dias estava um bulldogue inglês num aquário de 1m2 de uma loja de animais do Amoreiras com 5 meses a 2.400€.)
São os 'chico-espertos' que, por comprarem um cão como quem compra umas calças em saldos, alimentam esse negócio.
Já tiveram um queixa no livro de reclamções por os animais não terem água e também sei que até ao mês passado ainda não vendido nenhum animal do que por lá passaram.
Mete dó o espaço ser tão pequeno. Acho que não há lei que proiba. Tenho lá idom quase todos os dias ver as condições, ver se t~em água e comida e se o espaço está limpo.
Na sexta feira passada fui ao colombo.. enquanto esperava que me trouxessem a saca de ração alertei a senhora da caixa que um dos cães que estavam à venda no aquário (cão de crista chinês) estava com a taça da água virada e o fato dos papeis estarem SECOS dava ideia que o cão não tinha água há horas...
A senhora: "hum..hum.. já vou.."
Pronto.. O sangue subiu-me à cabeça.
Tive que pedir mais duas vezes, uma delas à suposta chefe da loja para irem encher a taça do cão com água...
Tira-me saúde..
<p>"Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo!"</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
PatCosta e Tiabela, estas boxes das lojas têm de ter uma dimensão determinada e temperatura controlada. Se virem que os animais não estão alojados em condições, devem fazer queixa à ASAE.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke