Hérnia nas costelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta set 09, 2011 10:08 pm

Boas!

O que me traz aqui é, como o título do tópico indica, um problema de hérnia nas costelas. Foi diagnosticado na cadela de uma amiga minha, uma SRD com 5 anos feitos o mês passado, baixota e gordita para o tamanho/altura (9/10 kg).
À cerca de um ano os sintomas apareceram como dores na coluna (sendo doloroso pegar nela) e durante as crises fica mesmo paralisada das patas traseiras, não se conseguindo pôr de pé.
Depois de exames feitos por 2 vet's, o pior confirmou-se e a cadelinha vai acabar por ficar sem andar (sendo já muito complicado fazê-lo). Ponderou-se a operação (visto ainda só ter 5 anitos), que ficaria à volta de 600€ MAS (e como sempre há um mas), nada é garantido e a operação pode não resultar e paralisar as 4 patinhas.
Está a ser medicada neste momento.

Alguém já passou por situação idêntica ou igual?
Será que a operação era uma opção viável, mesmo sabendo que pode não resultar?

Cumprimentos :wink:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Editei para colocar uma foto :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 09, 2011 10:55 pm

E qual é o prognóstico sem cirurgia?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 11:14 pm

LuMaria Escreveu:E qual é o prognóstico sem cirurgia?
Vai acabar por ficar completamente paralisada numa questão de poucos meses :|
LuMaria
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 11:24 pm

Então qual é a duvida? Se confiam nos veterinários, operem. Ou tentem uma 3a opinião.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 11:34 pm

LuMaria Escreveu:Então qual é a duvida? Se confiam nos veterinários, operem. Ou tentem uma 3a opinião.
Os vet's disseram que a probabilidade de a operação não resultar é enorme e que talvez o melhor a fazer é adormece-la, mas a minha amiga não quer isso, pelo menos para já. Já lhe disse para tentar uma 3º opinião e ela acedeu.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sábado set 10, 2011 10:27 am

CavaleiraVNF Escreveu:
LuMaria Escreveu:Então qual é a duvida? Se confiam nos veterinários, operem. Ou tentem uma 3a opinião.
Os vet's disseram que a probabilidade de a operação não resultar é enorme e que talvez o melhor a fazer é adormece-la, mas a minha amiga não quer isso, pelo menos para já. Já lhe disse para tentar uma 3º opinião e ela acedeu.

Adormecê-la porquê? Se a operação não resultar:

Imagem
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado set 10, 2011 10:53 am

DieKalash Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:

Imagem
Se não resultar paralisa das 4 patas…

Não é garantido, mas há uma hipótese de recuperar. Pelo referido, se não for operada não há hipótese nenhuma e paralisa de certeza. Eu já passei por uma situação do género, a causa não era a mesma, tentei a cirurgia, infelizmente não correu bem, mas o problema não foi a cirurgia. Continuo a achar que se deve tentar e voltaria a tentar. Claro que os vets também têm uma palavra a dizer, mas para ponderarem a cirurgia é porque também eles acreditam que poderá resultar. Boa sorte.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sábado set 10, 2011 11:44 am

Fiquei com a ideia (errada) de que ficaria paralisada apenas nas patas traseiras...

Nesse caso :|
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado set 10, 2011 12:23 pm

a hérnia é entre que vértebras, sabes?
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 12:51 pm

Acena Escreveu:
DieKalash Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:

Imagem
Se não resultar paralisa das 4 patas…

Não é garantido, mas há uma hipótese de recuperar. Pelo referido, se não for operada não há hipótese nenhuma e paralisa de certeza. Eu já passei por uma situação do género, a causa não era a mesma, tentei a cirurgia, infelizmente não correu bem, mas o problema não foi a cirurgia. Continuo a achar que se deve tentar e voltaria a tentar. Claro que os vets também têm uma palavra a dizer, mas para ponderarem a cirurgia é porque também eles acreditam que poderá resultar. Boa sorte.
Sim, a operação foi ponderada pelos médicos veterinários apesar de ter uma enorme taxa de que não sirva para nada :(
Claro que há sempre uma hipótese, por muito remota que seja ela existe e é a essa hipótese a que a dona se vai agarrar. Também vai tentar uma 3ª opinião.
Não me sabem dizer se no Norte (Porto/Braga/Viana) existe algum vet mais especializado nestes problemas? Motores ou ortopédicos?
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 12:52 pm

omegaa Escreveu:a hérnia é entre que vértebras, sabes?
Não sei Ana, mas vou perguntar :wink:
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado set 10, 2011 1:44 pm

só um off topic (e já sei que vai cair o carmo e a trindade). acham mesmo que os cães conseguem ser felizes e ter qualidade de vida agarrados a essas cadeirinhas? :?
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 2:29 pm

omegaa Escreveu:só um off topic (e já sei que vai cair o carmo e a trindade). acham mesmo que os cães conseguem ser felizes e ter qualidade de vida agarrados a essas cadeirinhas? :?
E esta cadelinha vai ficar paralisada das 4 patas. Até que ponto uma cadeira serve de alguma coisa nesses casos? :|
LuMaria
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 3:09 pm

omegaa Escreveu:só um off topic (e já sei que vai cair o carmo e a trindade). acham mesmo que os cães conseguem ser felizes e ter qualidade de vida agarrados a essas cadeirinhas? :?
Se forem as patas de trás, adaptam-se a uma vida quase normal. Ao contrário de nós, não choram o que não têm. Bem cuidados, levam sim, uma vida feliz.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado set 10, 2011 3:14 pm

Temos um exemplo na Arca! O Oddie, das "Patas Felizes" :)
Responder

Voltar para “Cães”