Olá,
Eu tenho um Husky, e já me aconteceu muitas vezes ele não ter apetite.
Os huskys são como os gatos, muito caprichosos. Adoram comer biscoitos, carne, queijo... e a raçãozinha tá quieto. Gostam de variar.
Eu já para evitar esses caprichos ( que num gato já é o que é, quanto mais num cão), dei-lhe sempre granulado. Variava as marcas e pouco mais.
Ele aprendeu ás custas de muita fominha, que não ia comer mais nada a não ser aquilo. Dáva-lhe a ração á hora do costume, se não comia azar, só no dia seguinte é que voltava a comer. Nunca mais tive problemas.
Continua a comer devagar, em comparação com os outros cães que tenho, mas apresenta muita fome e até está bem gordinho.
Os huskys e em especial os cães nórdicos, tem gostos mais primitivos, e ressentem um pouco a ração seca que se não for de certa qualidade a alta apetência, começam a enjoar. Costumam gostar muito das rações de peixe, por exemplo. O que nunca se deve fazer é dar-lhes comida caseira na esperança que ele passe a comer mais. Erro fatal!
Apartir daí o joginho dele resulta e ele torna-se mais obstinado na recusa da ração.
Não se preocupe que a sua cadela não coma, ela pode estar uma semana sem comer que não morre por causa disso. A expressão " a fome é negra" acaba por se aplicar mais tarde ou mais cedo.
Os huskys também são animais muito rústicos, com grande capacidade de metabolismo e de reservas, o que explica alguma falta de apetite, por exemplo no verão e/ou em cães muito sedentários.
O que pode tentar fazer é por exemplo juntar água quente ao granulado e esperar que inchem os grânulos. Isso vai tornar a ração mais " bem cheirosa" e mais apetitosa.
De qualquer forma, veja se não há nenhuma patologia escondida por detrás dessa falta de apetite. Leve-a ao Vet e descarte todas as hipóteses.
Geralmente se eles continuarem "gulosos" por ossos, biscoitos, pedacinhos de queijo, etc... é porque é só fita. Se tivessem mesmo doentes até isso recusavam.
Existem de facto cães que comem pouco por natureza, assim como há pessoas também. Se acha que ela precisava se estar mais gordita, pode experimentar dar-lhe uma ração altamente energética, já que assim além da ração ser muito mais apetitosa ( tem mais gordura) está também muito mais concentrada, e ela ingerirá o mesmo mas com mais do dobro da energia.
Essas rações são as chamadas " energy" ou " vitality". Costuma-se dar a cães de trabalho, de exposição, cadelas gestantes, etc... Existem de várias marcas, mas recomendo as topo de gama: Eukanuba, Purina Pro plan, Royal Canin, Kronen...
Vá também experimentando várias marcas até acertar com a favorita dela, pois conheço muitos cães fieis a determinadas rações e que não tocam nas outras.
Espero que o tenha ajudado e boa sorte com a sua lobita