Problemas alimentares!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

sexta fev 08, 2002 3:13 pm

;) Olá amigos, tenho um certo problema em alimentar uma cadela Husky, que sisma em comer muito pouco, o que me deixa muito preocupado.
Ela já tem 2 anos e 1 mês e penso que já cresceu o que tinha a crescer, o seu peso tanto quanto eu sei está dentro da normalidade (+- 24kg ) mas eu olho para ela e parece-me magrinha e além do mais, já não sei o que lhe dar, pois ração come pouca, comida de lata " eu que a coma " e comida cazeira feita por nós se vai quando lhe apetece.
Comfesso que não sou nenhum expert na matéria e tenho medo que o problema seja, eu não lhe estar a dar o mais correcto, apesar de eu ter livros sobre a raça e gostar de me informar, para a tratar da melhor forma, por isso apelo aos donos de " lobitos " em particular, que me esclareçam com a vossa experiencia.
Já agora, quando coloquei esta questão a veterinária na última consulta, ela acalmou-me dizendo que: Os cães desde que tenham sempre comida disponivel, nunca se deixam morrer á fome, por isso se ela não come mais é porque não lhe apetece.
Será verdade :?: Pergunto eu :cry:
Gostaria de ouvir a vossa opinião.
Até á próxima e um abraço ;)
Cuidem bem dos nossos bichinhos!
pagavida
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta fev 08, 2002 4:12 pm

Olá,
Eu não sou dona de nenhum "Lobito", mas gostava de lhe deixar a minha opinião.O meu Draco tambem têm por vezes falta de apetite, quando isso acontece eu costumo misturar um pouco de vitaminas na agua, faço isso até que ele recupere novamente o apetite.Normalmente resulta no espaço de 2 a 3 dias.
Não me parece muito correcto deixar sempre a comida á disposição do seu cão, não se esqueça que os animais tambem sofrem com a obesidade, embora este não seja o seu caso.Eles comem 2 ou 3 vezes ao dia conforme a idade que têm, deve-se pôr a comida apenas na hora de ele comer e retirar o prato quando ele terminar.

Abraços
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sexta fev 08, 2002 4:46 pm

Boas,
Sou dono de vários "lobitos" :lol: (Caxuxa, MrShaggy, Midas, Shakira) pelo que me conta e apesar de não saber qual o tamanho da fêmea esse peso não está nada mal. Por exemplo a minha Caxuxa o peso normal dela são cerca de 20Kg.
Se fôr consultar o estalão da raça esse peso já está fora do padrão para as fêmeas, mas nada que importe.
Não se esqueça que a nossa raça tem um porte elegante e NUNCA aquele ar "gorducho" e "bonacheirão" de outras raças. Os meus cães por exemplo durante os periodos do ano em praticam menos exercicio comem muito menos.
Não falou em que tipo de ração lhe estava a dar, mas se fôr de alto valor energético não se esqueça que tem "bastante energia concentrada" numa pequena dose...
Além do mais se quando falou ao seu vet ele disse para não se preocupar, é porque ela está mesmo bem assim...

Vá aparecendo a dar noticias, é sempre bom ter por aqui quem goste dos "lobitos"...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta fev 08, 2002 5:04 pm

Olá,

Eu tenho um Husky, e já me aconteceu muitas vezes ele não ter apetite.

Os huskys são como os gatos, muito caprichosos. Adoram comer biscoitos, carne, queijo... e a raçãozinha tá quieto. Gostam de variar.
Eu já para evitar esses caprichos ( que num gato já é o que é, quanto mais num cão), dei-lhe sempre granulado. Variava as marcas e pouco mais.

Ele aprendeu ás custas de muita fominha, que não ia comer mais nada a não ser aquilo. Dáva-lhe a ração á hora do costume, se não comia azar, só no dia seguinte é que voltava a comer. Nunca mais tive problemas.

Continua a comer devagar, em comparação com os outros cães que tenho, mas apresenta muita fome e até está bem gordinho.

Os huskys e em especial os cães nórdicos, tem gostos mais primitivos, e ressentem um pouco a ração seca que se não for de certa qualidade a alta apetência, começam a enjoar. Costumam gostar muito das rações de peixe, por exemplo. O que nunca se deve fazer é dar-lhes comida caseira na esperança que ele passe a comer mais. Erro fatal!
Apartir daí o joginho dele resulta e ele torna-se mais obstinado na recusa da ração.
Não se preocupe que a sua cadela não coma, ela pode estar uma semana sem comer que não morre por causa disso. A expressão " a fome é negra" acaba por se aplicar mais tarde ou mais cedo.
;)

Os huskys também são animais muito rústicos, com grande capacidade de metabolismo e de reservas, o que explica alguma falta de apetite, por exemplo no verão e/ou em cães muito sedentários.

O que pode tentar fazer é por exemplo juntar água quente ao granulado e esperar que inchem os grânulos. Isso vai tornar a ração mais " bem cheirosa" e mais apetitosa.

De qualquer forma, veja se não há nenhuma patologia escondida por detrás dessa falta de apetite. Leve-a ao Vet e descarte todas as hipóteses.

Geralmente se eles continuarem "gulosos" por ossos, biscoitos, pedacinhos de queijo, etc... é porque é só fita. Se tivessem mesmo doentes até isso recusavam.

Existem de facto cães que comem pouco por natureza, assim como há pessoas também. Se acha que ela precisava se estar mais gordita, pode experimentar dar-lhe uma ração altamente energética, já que assim além da ração ser muito mais apetitosa ( tem mais gordura) está também muito mais concentrada, e ela ingerirá o mesmo mas com mais do dobro da energia.
Essas rações são as chamadas " energy" ou " vitality". Costuma-se dar a cães de trabalho, de exposição, cadelas gestantes, etc... Existem de várias marcas, mas recomendo as topo de gama: Eukanuba, Purina Pro plan, Royal Canin, Kronen...

Vá também experimentando várias marcas até acertar com a favorita dela, pois conheço muitos cães fieis a determinadas rações e que não tocam nas outras.

Espero que o tenha ajudado e boa sorte com a sua lobita
:D
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

sexta fev 08, 2002 5:25 pm

:) Olà a todos mais uma vez, quero lhes agradecer os conselhos dádos e dizer que vou tentar dar a volta á lobita ( Sasha ), pois tanto eu como toda a familia se preocupa com o seu bem estar.
É bom saber que se pode contar com vocês e ouvir as opiniões de donos mais experientes.
Até á próxima, um abraço e façam festinhas aos vossos amigos de 4 patas por mim! ;)
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta fev 08, 2002 9:17 pm

Olá Ricardo!
esteja descançado que a sua cadela nao irá passar fome para o resto da vida a cadela quando sentir fome vai comer!Isto acontece muitas vezes com o meu cao e acho que é normal
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta fev 08, 2002 9:21 pm

Ah e outras coisas a acrescentar : quando ela nao quiser comer junte aperitivos bons como bocados de carne,esparguete,arroz eles adoram!ah e nao de fritos pq fazem mal!E o problema tambem pode ser da raçao e andam por ai umas mas como as do lidl o meu comeu uma da lidl e ficou a fazer coco com sangue :( !
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sábado fev 09, 2002 10:45 am

Olá, mais uma vez:
Só queria alertar que se optar por juntar aperitivos à ração (ou pedaços de carne ou outros) terá o efeito contrário ao desejado, ela passará a estar sempre à espera disso e a ração deixa-a para os donos.
Outra coisa, se juntar àgua à ração tenha em atenção que a deverá deitar fora passado pouco tempo se ela não a comer porque quando molhada a ração oxida rapidamente.
Quanto às marcas referidas concordo com elas apenas acrescento uma: NUTRO.
Responder

Voltar para “Cães”