Utilização incorrecta do Pecusanol

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta set 16, 2011 1:12 pm

Cheiros à parte há um certo grupo de pessoas que até para escovar o cão deviam levá-lo ao veterinário 8)

Será que agora os críticos entendem porque motivo eu e outros como eu nos insurgimos quando se colocam nomes de medicamentos aqui?
Quando se "receitam" pomadinhas e tratamentos?
Quando se indicam desparasitantes internos e externos?

Será que aprenderam alguma coisa? Não sei porquê, duvido.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sexta set 16, 2011 1:17 pm

kittten Escreveu:Cheiros à parte há um certo grupo de pessoas que até para escovar o cão deviam levá-lo ao veterinário 8)

Será que agora os críticos entendem porque motivo eu e outros como eu nos insurgimos quando se colocam nomes de medicamentos aqui?
Quando se "receitam" pomadinhas e tratamentos?
Quando se indicam desparasitantes internos e externos?

Será que aprenderam alguma coisa? Não sei porquê, duvido.

É verdade Kitten e eu acabei de escrever o que escrevi (em baixo) e depois pensei exactamente nisso, de facto, é mesmo melhor falar com o Vet

xPauloSantos Escreveu:

Mas é necessário acompanhamento médico para a utilização do Pecusanol.

Claro que, o Pecusanol, como qualquer outro produto, fármaco ou não, pode sempre desencadear uma qualquer reacção alérgica.

Daqui a pouco, para dar um comprimido ao cão, só dou à porta do Vet.

Que drama.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta set 16, 2011 1:29 pm

Eu não sei se será caracteristica nossa ( portuguesa) se será mais " geral" . Mas existe muito esta mania de, até para nós , humanos, tomar o medicamento X porque o vizinho tomou e fez-lhe bem.
Nunca é demais alertar em relação a isso, o que a um faz bem, a outro pode matar. Não há , em lado nenhum, dois individuos iguais.
Ao menos que este tópico tenha servido para se perceber que as coisas são para ser utilizadas por quem sabe e com a finalidade a que são destinadas. Em caso de duvidas ou desconhecimento total: mais vale estar quieto e ir perguntar a quem saiba.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta set 16, 2011 2:20 pm

TheOne Escreveu:Seal,

Pelo que entendi, todos esses procedimentos foram efectuados sob supervisão do veterinário, portanto a perigosidade do produto estava controlada e mesmo no caso de haver algum azar, estava no sítio certo para ser tratado :wink:
Sob supervisão sim, mas não aconselhado. Alertou-me para as contra indicações e possíveis reacções alérgicas. Mas, compreendeu que não havia outra hipótese, entre limpar as carraças o mais possível ou o cão ser morto (que já aconteceu) por estar pejado de carraças.

Mas, realmente tb me contou cenas macacas, de quem mergulhou o cão x de tempo até as carraças se soltarem todas. Ou de quem aplicou o produto sem diluição. Ou ainda de quem o deu a beber ao desgraçado do cão.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 16, 2011 3:16 pm

Os avisos destinam-se, justamente, ás pessoas que desconhecem.
Em princípio, quem já sabe, não precisa de ser avisada.

A propósito - o simbolo de TOXICIDADE é
Imagem
Classificação: Substâncias e preparações que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar riscos graves, agudos ou crónicos, e mesmo a morte.

O simbolo que a Babaorum mostra é o simbolo de irritante ou nocivo.
Classificação: Substâncias e preparações não corrosivas que, por contacto imediato, prolongado ou repetido com a pele ou as mucosas, podem provocar uma reacção inflamatória.

O que me parece demasiado "meigo" para a descrição deste produto.

Mas, se tivermos em conta a importância que as pessoas dão aos avisos de perigo de queda de pedras das arribas das praias, não iria alterar grande coisa...
Mas talvez se salvassem alguns.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 3:31 pm

aisd Escreveu: O simbolo que a Babaorum mostra é o simbolo de irritante ou nocivo.
Classificação: Substâncias e preparações não corrosivas que, por contacto imediato, prolongado ou repetido com a pele ou as mucosas, podem provocar uma reacção inflamatória.

O que me parece demasiado "meigo" para a descrição deste produto.

Mas, se tivermos em conta a importância que as pessoas dão aos avisos de perigo de queda de pedras das arribas das praias, não iria alterar grande coisa...
Mas talvez se salvassem alguns.
Não aborde, de forma tão ligeira coisa que decididamente não sabe.

O simbolo que a Babaorum referiu, não é o simbolo de Nocivo (Xn) OU Irritante (Xi)... é o simbolo de NOCIVO (Xn), que é bem diferente, inclusivé, a inscrição nocivo está logo abaixo desse simbolo.

Não coloque o OU numa questão destas, porque aqui o OU faz toda a diferença... é que irritante é uma coisa, Nocivo é outra completamente diferente... e Nocivo é classificação que basta para o produto em causa.

Se as pessoas não respeitam, é outra história
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta set 16, 2011 3:46 pm

Pois a classificação " Xi" ou " Xn" muda tudo. Mas já há entidades que adoptaram fazer uma diferenciação mais segura. Mudaram o fundo ao simbolo. E passou a ser para produtos nocivos (Xn) fundo laranja e para produto irritante ( Xi ) fundo branco.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta set 16, 2011 4:17 pm

Além de que aquele pictograma é um aviso para a pessoa que o aplica e não para o uso que se dá ao produto.
É que o que para nós é nocivo para um cão é quase de certeza tóxico e, dependendo da dose, pode até ser mortal.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 5:40 pm

kittten Escreveu:Além de que aquele pictograma é um aviso para a pessoa que o aplica e não para o uso que se dá ao produto.
É que o que para nós é nocivo para um cão é quase de certeza tóxico e, dependendo da dose, pode até ser mortal.

Também era preciso ter explicado essa parte ???
</p>
<p> </p>
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

sexta set 16, 2011 5:55 pm

Boas, nunca usei esse tipo de produtos...sempre usei este shampoo nos meus cães e, já deve ir para anos que não vejo pulgas nem carraças, considero muito bom...

http://www.chemistdirect.co.uk/vetzyme- ... 21532.html
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta set 16, 2011 5:57 pm

Eu estive a pensar e cheguei à conclusão que esse é mesmo o busílis da questão...
O pictograma foi feito para os aplicadores e não para os animais a quem é aplicado.
Penso eu...

Nocivo :
Classificação: Substâncias e preparações que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar riscos de gravidade limitada;

A morte não é um efeito de gravidade limitada.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 6:10 pm

aisd Escreveu:
Nocivo :
Classificação: Substâncias e preparações que, por inalação, ingestão ou penetração cutânea, podem implicar riscos de gravidade limitada;

A morte não é um efeito de gravidade limitada.

A isto chama-se a verdadeira campanha de desinformação.

Ninguém morre a manusear este produto, o que é diferente dos efeitos a quem for aplicado.

Difícil chegar lá ?

Vá, pronto, diga lá agora que pode morrer-se a fazer a aplicação... o pessoal inala, fica tonto, desequilibra-se, bate com a cabeça e...
</p>
<p> </p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta set 16, 2011 6:45 pm

Parece-me, a mim, que o que interessa são as consequências para o animal.
Estamos aqui a tratar de seres vivos por quem temos afeição.
O produto destina-se a cães.
Para nós, donos, tem toda a pertinência as consequências da sua utilização.
Daí a utilidade deste aviso.

Que serve também para outros produtos de venda livre.
Temos sempre de ler as letras pequeninas...
Pelos vistos, a rotulagem está-se marimbando para os animais.
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 7:01 pm

aisd Escreveu: Pelos vistos, a rotulagem está-se marimbando para os animais.
Gostava muito sinceramente que fundamentasse essa sua afirmação, é que, se está tão preocupada com as consequências para os animais, seria pertinente, ao contrário de desinformar, fundamentar aquilo que diz, para que quem a leia, se sinta devidamente esclarecido.

Até ao momento, apenas se limitou a falar daquilo que decididamente desconhece.

E quanto às "letras pequeninas" tenha lá paciência, isto é um anti-parasitário, não é um contrato.

Se dúvidas houver relativamente à sua utilização, existem os Médicos Veterinários que, certamente esclarecerão sobre o seu uso.

O facto de ser um produto de venda livre, tal como existem mnsrm, não serve de argumento para uma utilização leviana e completamente descontrolada.
</p>
<p> </p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 7:20 pm

Tive o trabalho de estar a digitalizar as fichas de segurança que tinha na empresa e acabei por as descobrir on line...

A quem interessar (não tem letras pequeninas)

http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011102116.pdf

http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011101843.pdf

Julgo que a informação é suficiente e bastante completa, mas ainda assim, optei por destacar algo tão simples quanto isto:

Respeitar as doses indicadas. Nunca utilizar o produto puro.
Utilizar em ambiente bem ventilado, evitando o contacto do produto com os olhos ou mucosas dos animais.
</p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Cães”