Obediência ou...
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Não sei se o titulo correcto será aquele ou seria... estímulo...
A questão é: como posso impedir que os meus cães vão atrás de outros cães (quando eles aparecem) e mesmo eu chamando-os eles continuam a correr atrás do outro cão?
Bem os chamo, mas.... Só mais tarde aparecem. Ou porque não o conseguiram apanhar, ou apareceu o dono do outro cão que o segurou/guardou, etc. Lá acabam por aparecer
Como fazê-los obedecer à minha ordem de chamamento?
Eles em condições normais obedecem. Mas quando o outro estímulo é mais forte.... adeus.
Já sei que me vão dizer que não devem andar sem trela. E não andam, normalmente.
Isto só acontece (aconteceu) nos pinhais quando os levo a passear e onde é suposto não aparecerem outros cães. Mas apareceram.
Ela (agora com 6 anos) já andou num profissional há ... 5 anos. Ele (com 19 meses) anda agora.
Que fase do treino lhes falta? Ou em que fase lhes é ensinado a obedecer ao chamamento do dono seja em que situação for?
Obrigado pelas ajudas
Cumps
Não sei se o titulo correcto será aquele ou seria... estímulo...
A questão é: como posso impedir que os meus cães vão atrás de outros cães (quando eles aparecem) e mesmo eu chamando-os eles continuam a correr atrás do outro cão?
Bem os chamo, mas.... Só mais tarde aparecem. Ou porque não o conseguiram apanhar, ou apareceu o dono do outro cão que o segurou/guardou, etc. Lá acabam por aparecer
Como fazê-los obedecer à minha ordem de chamamento?
Eles em condições normais obedecem. Mas quando o outro estímulo é mais forte.... adeus.
Já sei que me vão dizer que não devem andar sem trela. E não andam, normalmente.
Isto só acontece (aconteceu) nos pinhais quando os levo a passear e onde é suposto não aparecerem outros cães. Mas apareceram.
Ela (agora com 6 anos) já andou num profissional há ... 5 anos. Ele (com 19 meses) anda agora.
Que fase do treino lhes falta? Ou em que fase lhes é ensinado a obedecer ao chamamento do dono seja em que situação for?
Obrigado pelas ajudas
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
Pois... essa do sem trela!
Porque não pergunta ao treinador?
Porque não pergunta ao treinador?
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
Pois, mas não sabendo quais são os cães do forista, ele até os pode passear sem trela, desde que não sejam PP's e estejam açaimados.... e deste modo está a respeitar a Lei.Tooing Escreveu:Se todos os que passearem os cães forem para os pinhais porque lá nunca deveriam aparecer cães... Hão-de sempre aparecer cães!
Passeie os seus cães à trela, como manda a lei.
Quanto à questão colocada, de facto, a trela é o inicio para tudo, incluindo para que o cão se habitue a andar e a ficar junto ao dono.
Posteriormente e depois deste ter assimilado estes comandos, pode, pouco a pouco, ir soltando o cão, e recompensá-lo sempre que este obedecer.
Tudo isto deve, obviamente, ser acompanhado de um trabalho de socialização de forma a que o animal não sinta o incontrolável impulso de correr atrás de outros cães/animais.
Se o cão já andou num profissional de treino canino, julgo que aquilo que falhou, terá sido o próprio dono, ao não cumprir à risca aquilo que, suponho, tenha sido ensinado.
Muito boa gente julga que ir a uma escola de treino, é para ensinar o cão, quando na verdade, um bom profissional, educa o dono, pois não se pode pensar que é em 1 hora de treino duas ou três vezes por semana, que o animal irá sair dali perfeitamente treinado.
Última edição por xPauloSantos em quarta set 28, 2011 4:54 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Com ajudas destas nunca hei-se saber como se educa um cão a obedecer ao dono, independentemente de outras circuntâncias ocorrerem.
Mas estou esperançado que há-de aparecer alguém, com conhecimentos, que me diga como o fazer (além do treinador, que neste momento não me pode ajudar)
Mas estou esperançado que há-de aparecer alguém, com conhecimentos, que me diga como o fazer (além do treinador, que neste momento não me pode ajudar)
-
- Membro Veterano
dolphy Escreveu:Com ajudas destas nunca hei-se saber como se educa um cão a obedecer ao dono, independentemente de outras circuntâncias ocorrerem.
Pobre e mal agradecido ?
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
dolphy Escreveu:Obviamente que a resposta não era para si, mas para os que o antecederam. Não sou ingrato nem soberbo.
Estou a pedir ajuda. Verifique os tempos de entrada e verá que já lhe respondi. Não me interprete mal.
Ok, mas também não necessita de começar a disparar só porque as outras respostas não lhe agradam.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
No fundo, é típico dos rafeiro do Alentejo e é isso que os transforma em excelentes cães de guarda para grandes propriedades.dolphy Escreveu:xPauloSantos, de acordo.
De facto, também penso que algo falhou e aceito que foi a sociabilização da rafeira do alentejo, que pensa que todo o terreno por onde anda é propriedade sua.
Julgo que, independentemente da idade, é insistir numa socialização correcta, com ela à trela e depois, pouco a pouco dar-lhe algum espaço.
O ideal seria mesmo recorrer à ajuda de um profissional.
Neste momento não tem hipótese para isso ?
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Apetece-me disparar quando há users que nada têm para ajudar e apenas in tervêm para ... sei lá para quê! Ou porquê.
Adiante.
Pois a questão é essa: é se ainda vou a tempo de lhe voltar a dar formação (já que eu não sei como o fazer) agora que tem quase 7 anos, ou se se justifica. Ou que posso eu fazer ... em casa.
O mais novo ainda vou a tempo. Mas o problema é que ele vai atrás da outra, porque ele a ve como lider, até no espaço (jardim) onde normalmente estão.
Adiante.
Pois a questão é essa: é se ainda vou a tempo de lhe voltar a dar formação (já que eu não sei como o fazer) agora que tem quase 7 anos, ou se se justifica. Ou que posso eu fazer ... em casa.
O mais novo ainda vou a tempo. Mas o problema é que ele vai atrás da outra, porque ele a ve como lider, até no espaço (jardim) onde normalmente estão.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
- Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
- Contacto:
O mais novo aprende com ela naturalmente... e terá que começar com ela e estender a ambos!
Faça um treino com ambos, um de cada vez, de maneira a que o animal esteja distraido, você chama e recompensa e vai alargando esse treino ao exterior, com trela (de preferencia bem comprida / corda) de forma a poder dar-lhe uma pequena dica puxando por ela se o cão quiser ir embora. Vá para uma zona onde passem cães normalmente e sempre que os chamar e eles obedecerem recompensa... Não se esqueça de utilizar sempre palavras curtas e firmes para lhes transmitir ordens. Não se ponha com frases compostas pois eles não entendem e só os baralha.
Qualquer dúvida estou sempre disponivel para ajudar dentro do que consigo... mesmo por MP
É importante educar os nossos cães!
Faça um treino com ambos, um de cada vez, de maneira a que o animal esteja distraido, você chama e recompensa e vai alargando esse treino ao exterior, com trela (de preferencia bem comprida / corda) de forma a poder dar-lhe uma pequena dica puxando por ela se o cão quiser ir embora. Vá para uma zona onde passem cães normalmente e sempre que os chamar e eles obedecerem recompensa... Não se esqueça de utilizar sempre palavras curtas e firmes para lhes transmitir ordens. Não se ponha com frases compostas pois eles não entendem e só os baralha.
Qualquer dúvida estou sempre disponivel para ajudar dentro do que consigo... mesmo por MP
É importante educar os nossos cães!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
O meu cão obedece ao meu assobio.
Mesmo na presença de outros cães...há que dar tempo para os habituais sniffs e cumprimentos depois vem
Pela minha experiência, posso dar as seguintes notas:
- O cão precisa de o identificar como o chefe da matilha. Quem manda?
- Instinto básico:
- Só o chefe lhe deve dar de comer
Exercicio práctico. Ensinar o cão a sentar-se e esperar que pose a gamela. só depois deve avançar. Se avança antes, levanta a gamela. É um exercicio simples e de rápida apreenção. Evita os encontrões e saltos... etc.
O Cão come sempre depois do Chefe. Nunca ao mesmo tempo.
Não dar de comer ao cão enquanto come.
A hiereraquia tambem se estabelece pela ordem de quem come
- Rotinas: o animal precisa de rotinas fixas.
No passeio, vai inicialmente de trela.
Pode solta-lo para andar largo. Chama-o e recompensa-o sempre que se portar bem.
. Se não tiver um assobio forte, compre um apito de treino para cães.
- Comandos curtos e atenção ao ton de voz. O ton de voz vai demonstrar o estado de animo. Acompanhe com gestos se o cão for receptivo. Ex. já para Casa e aponta. Ele espera à porta só entra em casa depois de se sentar. Ele terá sede e fome. Não entra para comer e beber se não souber esperar.
- O cão precisa de rotinas e exercicios repetitivos para aprender.
Espero ter ajudado mas acredito que um profissional possa fazer melhor
Mesmo na presença de outros cães...há que dar tempo para os habituais sniffs e cumprimentos depois vem
Pela minha experiência, posso dar as seguintes notas:
- O cão precisa de o identificar como o chefe da matilha. Quem manda?
- Instinto básico:
- Só o chefe lhe deve dar de comer
Exercicio práctico. Ensinar o cão a sentar-se e esperar que pose a gamela. só depois deve avançar. Se avança antes, levanta a gamela. É um exercicio simples e de rápida apreenção. Evita os encontrões e saltos... etc.
O Cão come sempre depois do Chefe. Nunca ao mesmo tempo.
Não dar de comer ao cão enquanto come.
A hiereraquia tambem se estabelece pela ordem de quem come
- Rotinas: o animal precisa de rotinas fixas.
No passeio, vai inicialmente de trela.
Pode solta-lo para andar largo. Chama-o e recompensa-o sempre que se portar bem.
. Se não tiver um assobio forte, compre um apito de treino para cães.
- Comandos curtos e atenção ao ton de voz. O ton de voz vai demonstrar o estado de animo. Acompanhe com gestos se o cão for receptivo. Ex. já para Casa e aponta. Ele espera à porta só entra em casa depois de se sentar. Ele terá sede e fome. Não entra para comer e beber se não souber esperar.
- O cão precisa de rotinas e exercicios repetitivos para aprender.
Espero ter ajudado mas acredito que um profissional possa fazer melhor
Última edição por JackCocker em quarta set 28, 2011 8:09 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro
- Registado: segunda ago 03, 2009 9:48 am
Como ja referido anteriormente o ideal para começar seria a trela, NÃO O PEITORAL, e manter o cão ligeiramente atras sem tentar ultrapassar e andando num trote concentrado, assim o cao anda submisso e cansa-se mais depressa e não tem a necessidade de andar atras de outros caes. Solte apenas o cao no fim do passeio qd ele tiver mais cansado e nao o deixe ultrapassar nos primeiros tempos.
Faça também outros exercicios de submissao, que ajuda o seu cao a ve-lo como um lider. A alimentação tambem esta relacionada com o que quer, de-lhe de manha e a noite a seguir aos passeios.
Relativamente a trela o ideal seria uma estranguladora, pois e apenas 1 acessorio e a energia e intençao e transmitida a 100%, deve e de ser usada com cuidado e saber, pois nao e uma trela para estar em tensao, e nao e aconselhada a "iniciados".
ESPERO TER AJUDADO!
Faça também outros exercicios de submissao, que ajuda o seu cao a ve-lo como um lider. A alimentação tambem esta relacionada com o que quer, de-lhe de manha e a noite a seguir aos passeios.
Relativamente a trela o ideal seria uma estranguladora, pois e apenas 1 acessorio e a energia e intençao e transmitida a 100%, deve e de ser usada com cuidado e saber, pois nao e uma trela para estar em tensao, e nao e aconselhada a "iniciados".
ESPERO TER AJUDADO!
Agradeço a xPauloSantos, Anasabreu, JackCocker e Diogo1710.
Vou tentar seguir as dicas.
O problema ocorreu porque esse cão passa, diariamewnte, com os donos, junto ao muro da minha moradia e ladram-se, naturalmente, os meus dentro e ele fora. Agora encontraram-se soltos....
Mas com outros cães deve acontecer o mesmo.
Cumps
Vou tentar seguir as dicas.
O problema ocorreu porque esse cão passa, diariamewnte, com os donos, junto ao muro da minha moradia e ladram-se, naturalmente, os meus dentro e ele fora. Agora encontraram-se soltos....
Mas com outros cães deve acontecer o mesmo.
Cumps