Cada vez mais pedidos de eutanásia indignam veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

quarta out 05, 2011 11:52 am

Ola
Não li tudo mas o que li deu para perceber.
Com a crise preferem, abater os seus animais, que os abandonar.
Opiniões divergem.
Eu também já estive para abater os meus cães ,mais velhos, pois estou sem trabalho e são muitos.
Prefiro abater do que os abandonar, ao coloca-los num canil, porque sei que terão o mesmo fim. E até serem abatidos vão sofrer de separação e falta de aconchego.
Assim iriam ser adormecidos como se fossem a vacina, e não ficam a sofrer para o resto das suas vidas por abandono ou maus tratos.
Não acho que seja um acto de crueldade mas um acto de desespero
e quem fala bla bla bla .
Não sabe o desepero que é não ter comida para dar em casa,
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta out 05, 2011 11:56 am

lsgl Escreveu: Olhe, eu nunca disse que não há bestas como donos... mas não acha que um veterinário tem um papel importante na mudança de mentalidades?

Eu julgo que, nesta vida, todos temos um papel e inerentes responsabilidades que vão muito além do existir, daí que, até compreendo que, em parte, se entenda que um veterinário terá obrigações na mudança de mentalidades... mas será isto assim tão linear ? Será que tem mesmo ?

Por vezes sinto que andamos sempre à espera que alguém nos guie, nos aponte o caminho.

Em determinadas situações entendo que é necessário que tal aconteça, mas neste caso em concreto, vejo as coisas de uma outra forma.

O Veterinário não tem a obrigação de, perante um adulto que tomou a opção de ter um animal, dissuadi-lo de uma determinada decisão que, de uma forma ou de outra, na maior parte dos casos, se concretizará.

Quem toma a decisão de se dirigir ao veterinário para abater um animal e que essa situação não está relacionada com questões de saúde, é porque se quer, pura e simplesmente, ver livre desse animal.

Qual deve ser então a postura do Veterinário ? Dissuadir ? Aconselhar ?

Acham mesmo possível dissuadir alguém que se deslocou a uma clinica com tal objectivo ?

A decisão de descartar o animal está tomada e se não for feita desta forma, será de outra qualquer e se tal não acontecer, será um caso num milhão.

Sinceramente não podemos continuar a achar que temos de ter em permanência uma mão que nos guia, quando na maior parte dos casos, recusamos que nos apontem o caminho.

Decidir ter um animal de companhia, não é o mesmo que comprar uns sapatos que mais tarde percebemos que não gostamos e acabamos por deixar ficar dentro da sapateira até ao dia em que resolvemos deitá-los ao lixo.

Sofremos definitivamente uma crise de valores, mas essa crise, não é nem recente, nem algo novo, pois o abandono, é flagelo corriqueiro e que acontece desde há muitos anos e não me parece que, com tanta campanha de sensibilização, a situação tenha diminuído, muito pelo contrário.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
nikoekico
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:09 pm

Budgerigar Escreveu:
lsgl Escreveu: Olhe, eu nunca disse que não há bestas como donos... mas não acha que um veterinário tem um papel importante na mudança de mentalidades?

Eu julgo que, nesta vida, todos temos um papel e inerentes responsabilidades que vão muito além do existir, daí que, até compreendo que, em parte, se entenda que um veterinário terá obrigações na mudança de mentalidades... mas será isto assim tão linear ? Será que tem mesmo ?

Por vezes sinto que andamos sempre à espera que alguém nos guie, nos aponte o caminho.

Em determinadas situações entendo que é necessário que tal aconteça, mas neste caso em concreto, vejo as coisas de uma outra forma.

O Veterinário não tem a obrigação de, perante um adulto que tomou a opção de ter um animal, dissuadi-lo de uma determinada decisão que, de uma forma ou de outra, na maior parte dos casos, se concretizará.

Quem toma a decisão de se dirigir ao veterinário para abater um animal e que essa situação não está relacionada com questões de saúde, é porque se quer, pura e simplesmente, ver livre desse animal.

Acham mesmo possível dissuadir alguém que se deslocou a uma clinica com tal objectivo ?

A decisão de descartar o animal está tomada e se não for feita desta forma, será de outra qualquer e se tal não acontecer, será um caso num milhão.

Sinceramente não podemos continuar a achar que temos de ter em permanência uma mão que nos guia, quando na maior parte dos casos, recusamos que nos apontem o caminho.

Decidir ter um animal de companhia, não é o mesmo que comprar uns sapatos que mais tarde percebemos que não gostamos e acabamos por deixar ficar dentro da sapateira até ao dia em que resolvemos deitá-los ao lixo.

Sofremos definitivamente uma crise de valores, mas essa crise, não é nem recente, nem algo novo, pois o abandono, é flagelo corriqueiro e que acontece desde há muitos anos e não me parece que, com tanta campanha de sensibilização, a situação tenha diminuído, muito pelo contrário.

Você escreve por si, esse julgamento que esta a fazer é o que você faria.
Como eu haverá muitas pessoas que tentaram fazer, mas que não o fizeram e não deram sumiço aos animais.
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
Budgerigar
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:25 pm

nikoekico Escreveu:
Budgerigar Escreveu:

Você escreve por si, esse julgamento que esta a fazer é o que você faria.
Como eu haverá muitas pessoas que tentaram fazer, mas que não o fizeram e não deram sumiço aos animais.

Não se compare comigo NUNCA e sobretudo NUNCA se ponha a tentar adivinhar o que eu faria.

No dia que eu entender que não tenho possibilidades de alimentar os meus animais, certamente não o irá saber pela net, pois se não tiver dinheiro para os alimentar, também não terei para outros vicios.

Por ultimo, leia lá novamente isto:

nikoekico
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:32 pm

mas gosta de insinuar o que os outros fariam .
não vi o Milhão , ESTOU DESMPREGADO
</p>
Budgerigar
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:40 pm

nikoekico Escreveu:mas gosta de insinuar o que os outros fariam .
não vi o Milhão , ESTOU DESMPREGADO

Acha que estou a insinuar ?

Então visite os canis municipais e associações de animais.

Sabe, aqueles animais que lá estão, nasceram da árvore das patacas.
nikoekico
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:53 pm

Fujo dos canis.
Basta-me, ver aqui os pedidos de adopção e os abandonos pelas ruas.

Por isso mesmo é que preferia adormecer um animal, meu do que o voltar abandonar ou colocar num canil qualquer.
Última edição por nikoekico em quarta out 05, 2011 12:58 pm, editado 1 vez no total.
</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta out 05, 2011 12:58 pm

sei de uma senhora que se suicidou e decidiu pôr fim aos seus animais. da pior maneira. matando-os tb. é um o cúmulo do desespero. a crise não afeta só a bolsa. vai tb. à cabeça.
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quarta out 05, 2011 12:59 pm

nikoekico Escreveu:Ola
Não li tudo mas o que li deu para perceber.
Com a crise preferem, abater os seus animais, que os abandonar.
Opiniões divergem.
Eu também já estive para abater os meus cães ,mais velhos, pois estou sem trabalho e são muitos.
Prefiro abater do que os abandonar, ao coloca-los num canil, porque sei que terão o mesmo fim. E até serem abatidos vão sofrer de separação e falta de aconchego.
Assim iriam ser adormecidos como se fossem a vacina, e não ficam a sofrer para o resto das suas vidas por abandono ou maus tratos.
Não acho que seja um acto de crueldade mas um acto de desespero
e quem fala bla bla bla .
Não sabe o desepero que é não ter comida para dar em casa,

Pois, só quem passa por isso na pele é que deve saber. A mim faz-me impressão só pensar em abater um animal meu sem ser por problemas de saúde, mas claro que compreendo que em situações extremas as pessoas, sem alternativas, tomem essas decisões. Como é óbvio não se vai tirar da mesa para dar ao cão.

Cumprimentos
Budgerigar
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:07 pm

nikoekico Escreveu:
Por isso mesmo é que preferia adormecer um animal, meu do que o voltar abandonar ou colocar num canil qualquer.

Compreendo isso e sinceramente, se um dia me vir numa situação em que me falte comer na mesa, também preferia essa solução ao abandono, sem dúvida.

Tenho (acho que temos todos) amigos e conhecidos a passar por situações particularmente dificeis, mas curiosamente, boa parte dessas pessoas, mantêm alguns luxos que, pessoalmente, eram os primeiros com os quais eu acabaria.

Há que analisar caso a caso, pois nem todos os casos são assim tão desesperantes e alguns optam somente pela solução fácil.

Já tive de abater dois cães por doença e paguei quase 100 euros por cada um para o fazer.

No modelo, no continente e em muitas outras grandes superfícies, existem sacas de ração a 10euros/20 kg.

É má ? Não, é péssima. Mas ainda assim, preferia durante algum tempo esta opção, a ter de abater um dos meus animais devido à falta de dinheiro, pelo menos, enquanto pudesse ir eliminando gastos supérfluos, como telemóvel, televisão por cabo, internet, etc etc...
Budgerigar
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 1:10 pm

anja-azul Escreveu:sei de uma senhora que se suicidou e decidiu pôr fim aos seus animais. da pior maneira. matando-os tb. é um o cúmulo do desespero. a crise não afeta só a bolsa. vai tb. à cabeça.
De facto é verdade, algumas pessoas estão em desespero total.

Mas lá está, cada caso é um caso, é certamente que, casos como esse, existem muitos, mas ainda assim, não são nem a maioria, nem a desculpa para a miséria que vemos no que ao abandono diz respeito.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta out 05, 2011 7:11 pm

bernas_setter Escreveu: Agora eu posso preferir ter um telemóvel xpto e o MEO em vez de ter que sustentar um gato, ou não?
Poder, pode, se não tiver nenhum principio moral.

è que uma coisa é preferir não ter animais e outra, ao ter de decidir, decidir matar um animal para manter as sms para os amigos, certo? :wink:
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 7:16 pm

nikoekico Escreveu: Por isso mesmo é que preferia adormecer um animal, meu do que o voltar abandonar ou colocar num canil qualquer.
Mas do que estamos a falar é de 99,9% das pessoas que simplesmente não os querem ter não porque não tenham $$$, mas porque preferem gastar o $$$ noutras coisas.

Eu todos os dias vejo caloteiros no café...a enfardarem, mas sem pagar ao veterinario.

Ou que vão de férias e abandonam o animal porque entre ir de férias e pagar um canil...abandonam porque têm mais dinheiro para gastar.

São esses casos de que se fala.

E que a aisd e outros estavam simplesmente a desculpabilizar.

Há a tendência de querere responsabilizar os outros por tudo. Os veterinarios deviam fazer isto, fazer aquilo. Se abatem é porque abatem, se não abatem é porque deviam abater. Se não fazem borlas a completos estranhos são más pessoas...

No entanto só li aqui duas únicas pessoas a dizer que antes de mais, as pessoas são responsaveis pelos animais e devem tomar decisõe sresponsáveis.

Fora isso é a conversa portuguesa do coitadinho e do subsidiodependente e da desculpabilização.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta out 05, 2011 8:48 pm

Editado pela moderação
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Praziquantel
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 8:51 pm

aisd Escreveu:
Foi isso que você entendeu do que eu escrevi ?
Tem um problema mental - algures entre a vista e o cerébro dá-se uma ruptura do entendimento.
Bem, vou ignorar a má educação e somente responder ao seguinte:Leia mas é o que escreveu porque o que fez foi simplesmente desculpabilizar quem eutanasia animais. E acho lamentável que a maneira que tem de dialogar é partir para a má educação. Mas enfim, é a arma de quem não tem argumentos.
Responder

Voltar para “Cães”