Problemas entre cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
8mari8
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado jun 04, 2011 10:05 am

sexta out 21, 2011 12:06 am

Boa Noite! (Peço desculpa pelo testamento, mas preciso mesmo de opiniões)

Tenho 2 cadelas, uma pastor alemão com 7 meses (está comigo a 5 meses) e uma indefinida(8 kg) com 7 anos (está comigo a uns 4 meses).

Depois de adquirir a pa não estava a espera da vinda da ind, mas infelizmente o antigo dono tem um problema de saúde e acabámos por a adoptar.

Sabia que iria ser complicado, pois a ind já tem alguma idade e nunca viveu com nenhum animal, inclusive não gostava muito de outros cães.

O primeiro encontro entre as duas foi num local neutro, mesmo assim foi complicado, visto que a pa só queria brincadeira e a ind ladrava e rosnava. Depois de vários encontros elas lá se entenderam e a ind veio para minha casa.

Davam-se bem, brincavam, dormiam juntas, comiam juntas... enfim tudo corria bem. Passeio-as 3x por dia cerca de 20~40 min por passeio.

As vezes a ind rosnava por ciúmes, mas nos sempre ralhámos e as coisas estavam a melhorar.

Acontece que há uns dias para cá as coisas não andam a correr bem.
A ind anda a rosnar e a "mordiscar" a pa, provocando o choro da pa, isto acontece quando ninguém está a "ver".

As vezes compreende-se o motivo, ora são as brincadeiras da pa, outras vezes ciúmes, outras nem sequer sei o motivo.

Esta situação começou a semana passada e acontecia 1x por dia max e eu ralhava com ela(s) e elas paravam, depois eram as melhores amigas e no dia seguinte acontecia a mesma coisa, mas esta semana tem sido quase de hora a hora e não sei o que fazer.

Já falei com a veterinária que disse que está situação pode estar a acontecer devido a idade da pa (visto que ela só quer brincadeira e é um pouquinho bruta) e à diferença de tamanhos.

O que posso fazer para tentar melhorar a relação delas, pois não as quero separar e tenho medo que se magoem a sério?

Obrigada
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 21, 2011 1:54 am

É só uma ideia minha, mais nada: penso que a sua cadela PA pode estar em vias de fazer o primeiro cio. A outra sente a alteração do cheiro causada pelas hormonas e reage, o que levanta a questão do que fazer quando o cio da PA estiver em pleno. O mais provável é que tenha de as separar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta out 21, 2011 3:37 pm

LuluB Escreveu:É só uma ideia minha, mais nada: penso que a sua cadela PA pode estar em vias de fazer o primeiro cio. A outra sente a alteração do cheiro causada pelas hormonas e reage, o que levanta a questão do que fazer quando o cio da PA estiver em pleno. O mais provável é que tenha de as separar.
Concordo, e não sei se não terá mais tarde de as esterilizar.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
8mari8
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado jun 04, 2011 10:05 am

sexta out 21, 2011 4:54 pm

Sim! Sim! eu tenciono estreliza-las. Só ainda não o fiz porque estou a fazer a vacinação contra a leishmaniose à pa e a ind era para começar a seguir a vacinação (visto que não havia pressa em estrelizar), sendo assim vai ser a próxima coisa.

Mesmo assim acho que estrelizar vai resolver só uma parte do problema, pois acho mesmo que o principal são as brincadeiras por vezes brutas da pa.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 21, 2011 6:14 pm

A PA vai amadurecer e acabar com as "brincadeiras brutas". Até lá, deixe-as brincar, a mais velha está a ensinar à mais nova regras de comportamento que vão definir os respectivos lugares hierárquicos.

Intervenha só quando as coisas forem demasiado longe, como tem feito, mas não as impeça de brincarem uma com a outra, por muito brutas que lhe pareçam as brincadeiras. É que é mesmo isso que vai ensinar a cachorrona a moderar e inibir as dentadas e patadas, a moderar e controlar a força, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
tiquinhas
Mensagens: 5
Registado: terça out 25, 2011 12:16 pm

terça out 25, 2011 1:23 pm

Preciso de ajuda! A minha cadela tem 1 ano e não pára de roer. Apesar de ter comida, brinquedos e ossos de todos os feitios, roi tudo o que encontra pela frente. Um pormenor, fica em casa sózinha, até chegarmos a casa do trabalho.
Será que me podem ajudar? Obrigada
Responder

Voltar para “Cães”