Problema de ciumes?!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

raleonh
Membro Júnior
Registado: segunda mar 16, 2009 4:47 pm

terça nov 01, 2011 12:00 pm

Bom dia,
Tenho um Beagle que faz 3 anos em Janeiro... acontece que em Dezembro de 2010 tive um bebé.. ao inicio tinhamos muito cuidado, apresentamos os 2 e não tive problemas. A realidade é que não podemos dar os mesmos mimos ao Luca ( o cão) que sempre demos!
De à 2 meses para cá voltou a fazer chichi no ninho dele, coisa que já não fazia à quase ano e meio.... como posso dar a volta a isto? Vamos com ele à rua na mesma como antes e por vezes, nem meia hora depois de ter ido já fez chichi de novo....
Começo a ficar com os nervos à flor da pele... já arranjei um sitio com areia de gato e por cima uma grelha - para a areia não sair - onde ele pode fazer chichi à vontade mas nada... faz ao lado!
Alguém me pode ajudar?

Obrigada
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça nov 01, 2011 12:09 pm

Em primeiro lugar deve consultar um veterinário, dessa forma poderá descartar qualquer problema de saúde que possa estar associado a esse comportamento.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 01, 2011 1:34 pm

bhess Escreveu:Em primeiro lugar deve consultar um veterinário, dessa forma poderá descartar qualquer problema de saúde que possa estar associado a esse comportamento.
Lá vem o chavão do costume... :roll: E quando não é o veterinário é treinador.

raleonh Escreveu:Bom dia,
Tenho um Beagle que faz 3 anos em Janeiro... acontece que em Dezembro de 2010 tive um bebé.. ao inicio tinhamos muito cuidado, apresentamos os 2 e não tive problemas. A realidade é que não podemos dar os mesmos mimos ao Luca ( o cão) que sempre demos!
De à 2 meses para cá voltou a fazer chichi no ninho dele, coisa que já não fazia à quase ano e meio.... como posso dar a volta a isto? Vamos com ele à rua na mesma como antes e por vezes, nem meia hora depois de ter ido já fez chichi de novo....
Começo a ficar com os nervos à flor da pele... já arranjei um sitio com areia de gato e por cima uma grelha - para a areia não sair - onde ele pode fazer chichi à vontade mas nada... faz ao lado!
Alguém me pode ajudar?

Obrigada

Raleonh, a resposta está contida na frase da sua mensagem que destaquei a bold. O cão sente-se preterido por já não receber a mesma atenção que tinha antes e tenta "dizer-vos" isso mesmo da maneira que sabe, com actos que vos obrigam a ocupar-se dele.

A partir daqui, só tem é de corrigir o seu próprio comportamento para com o cão, para poder corrigir o dele. Portanto, passe a dar-lhe a mesma atenção que lhe dava antes e arme-se de muita paciência e persistência, pois o processo vai demorar algum tempo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça nov 01, 2011 2:31 pm

Pode ser o chavão do costume mas é a pura da verdade. Muitos comportamentos inesperados podem ter na origem problemas de saúde.

Também não percebo porque é que um bebé implicou menos mimos no cão. Será que alteraram os horários do cão ir à rua? Os animais são estremamente exigentes com isto e pode ser o caso.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça nov 01, 2011 3:01 pm

Aliás se o bebé tem quase 1 ano e o cão só começou a fazer isto de há 2 meses a esta parte eu não descartaria mesmo um problema de saúde.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça nov 01, 2011 5:11 pm

um bebé absorve muito tempo, os passeios são menos frequentes, o bicho fica à rasca e faz no ninho.

o bebé tá a começar a andar, pegue nos dois e "ála moleiro", os passeios fazem bem a todos ... até ao ninho que não tem culpa nenhuma!!!

Next!!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça nov 01, 2011 5:23 pm

kittten Escreveu:Aliás se o bebé tem quase 1 ano e o cão só começou a fazer isto de há 2 meses a esta parte eu não descartaria mesmo um problema de saúde.
Exactamente:Em vez de termos pessoas a darem conslehos para os quais não possuem a minima capacidade ou formação, +e melhor a humildade de dizer para ir ao veterinario. Sei que custa, mas enfim é o melhor ;)
bhess
Membro Veterano

terça nov 01, 2011 5:33 pm

LuluB Escreveu:
bhess Escreveu:Em primeiro lugar deve consultar um veterinário, dessa forma poderá descartar qualquer problema de saúde que possa estar associado a esse comportamento.
Lá vem o chavão do costume... :roll: E quando não é o veterinário é treinador.

raleonh Escreveu:Bom dia,
Alguém me pode ajudar?

Obrigada

Raleonh, a resposta está contida na frase da sua mensagem que destaquei a bold. O cão sente-se preterido por já não receber a mesma atenção que tinha antes e tenta "dizer-vos" isso mesmo da maneira que sabe, com actos que vos obrigam a ocupar-se dele.

A partir daqui, só tem é de corrigir o seu próprio comportamento para com o cão, para poder corrigir o dele. Portanto, passe a dar-lhe a mesma atenção que lhe dava antes e arme-se de muita paciência e persistência, pois o processo vai demorar algum tempo.
Essa associação pode estar correcta mas não há certezas. Se a solução fosse tão directa acho que para além deste comportamento ele teria modificado outros comportamentos, por exemplo destruição em casa.
A alteração do local onde faz o xixi pode, por exemplo, estar associado a dor. Ou seja, sente dor ao fazer xixi e associa ao sitio onde normalmente o faz, então experimenta fazer noutros locais para não doer. Pode ser isto entre muitas outras coisas. Daí julgo a decisão mais sensata é procurar a opinião de um veterinário.

Calvin
Netherwing
Membro Veterano

terça nov 01, 2011 8:01 pm

este forum visa a troca de conhecimentos ( empiricos na sua maioria ) e experiencias entre donos de animais de estimação.

como tal praziquantel não é nenhuma obrigatoriedade que os foristas tenham que possuir qualquer tipo de formação ou conhecimento especializado.

cabe a cada user saber filtrar aquilo que lê. aliás como em tudo, saber separar o são do podre é vital!! agree?? ( pergunta retórica )

fim de off topic.
raleonh
Membro Júnior
Registado: segunda mar 16, 2009 4:47 pm

quarta nov 02, 2011 12:25 pm

Eu levo sempre os 2 à rua, o bebé e o cão, eles dão-se muito bem e o bebé fica todo excitado quando vê que vamos à rua - tal como o cão!!!
Dor não me parece... tanto que ontem, feriado, o Luca foi à rua normalmente, como de costume e já não houve chichi em casa...
Quanto à atenção é impossível dar a mesma atenção que até ao nascimento do bebé ele teve, porque agora é preciso repartir a atenção pelos 2!
bhess
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 1:15 pm

raleonh Escreveu:Eu levo sempre os 2 à rua, o bebé e o cão, eles dão-se muito bem e o bebé fica todo excitado quando vê que vamos à rua - tal como o cão!!!
Dor não me parece... tanto que ontem, feriado, o Luca foi à rua normalmente, como de costume e já não houve chichi em casa...
Quanto à atenção é impossível dar a mesma atenção que até ao nascimento do bebé ele teve, porque agora é preciso repartir a atenção pelos 2!
Atenção! Eu dei um exemplo! Não encare isso como um diagnóstico.
Continuo a achar que a melhor opção será consultar um veterinário, quanto mais não seja para uma consulta da especialidade em comportamento animal.

Mas cada um sabe de si.

Calvin
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quarta nov 02, 2011 3:42 pm

Netherwing Escreveu:este forum visa a troca de conhecimentos ( empiricos na sua maioria ) e experiencias entre donos de animais de estimação.

como tal praziquantel não é nenhuma obrigatoriedade que os foristas tenham que possuir qualquer tipo de formação ou conhecimento especializado.

cabe a cada user saber filtrar aquilo que lê. aliás como em tudo, saber separar o são do podre é vital!! agree?? ( pergunta retórica )

fim de off topic.
Thumbs up!
Mas não posso deixer de dizer que os posts da LuluB são dos mais acertivos e correctos que tenho lido por aqui. User de valor!

Quanto à questão do tópico,

Sou da opinião que quaisquer mudanças comportamentais dos animais que sucitem este tipo de dúvida devem ser sempre esclarecidas por um profissional.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 02, 2011 5:04 pm

DieKalash Escreveu: (...)..Mas não posso deixer de dizer que os posts da LuluB são dos mais acertivos e correctos que tenho lido por aqui. User de valor!(...)
Tenho exactamente a mesma opinião, embora neste caso muito particular admita que o problema possa ter a ver com algum problema de saúde:
DieKalash Escreveu: Sou da opinião que quaisquer mudanças comportamentais dos animais que sucitem este tipo de dúvida devem ser sempre esclarecidas por um profissional.
Também estou de acordo com uma intervenção feita atrás sobre a competência dos participantes do fórum no que respeita a opiniões sobre assuntos de saúde e não só.
Eu muitas vezes abstenho-me de dar opiniões, não só por não me sentir seguro como também porque, em determinadas áreas, é arriscado dar palpites que podem por em causa a saúde dos animais.
Perguntar-se-á então: assim sendo e se toda a gente agisse assim, para que serviria o fórum? Eu penso que o fórum serve para trocar experiências, relatar acontecimentos, dar opiniões, mas nunca opiniões que possam ser encaradas como receitas, principalmente quando são da esfera da medicina veterinária.
Por isso, a costumeira atitude de se "despachar" as pessoas para o veterinário corresponde sem dúvida à dica mais fácil. Não custa nada, a pessoa até acha que fez uma boa acção, mas em muitos casos é realmente o mais sensato...

De qualquer modo, eu vou dar a minha opinião, que receio ser um pouco o "dar uma no cravo e outra na ferradura" (é assim que se diz, não é? :oops:)
Pelo exposto, estou mais inclinado para concordar com o que a LuluB assinalou a bold, isto é, julgo tratar-se mais de um problema emocional e não tanto de qualquer doença física. Isto foi dar no cravo, agora vamos dar na ferradura :lol: : Por isso, numa próxima visita ao veterinário, isso poderá ser mais facilmente esclarecido...
E pronto, também já fiz a minha boa acção :lol:
Netherwing
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 7:20 pm

o forum não pode nem deve ser encarado como um nicho de gente entendida num determinado tema.

somos na maioria donos de animais, gente que tem ou gostaria de ter cães, gatos, aves, etc.

Partilhamos historias e experiencias. ponto!

Obvio que se temos um topico aberto onde se descreve um problema de saude assumidamente serio, a saber: uma fractura, febres, vomitos etc.... ninguem aqui que esteja no seu perfeito juizo vai fazer diagnosticos ou prescrever seja o que for. A coisa sensata a fazer é dizer: " caro amigo, vá com o seu bicho ao medico". Obviamente.

Mas num topico onde se fala de uns chichis no ninho, não me parece nada de transcendental dizer: " olha que se calhar é stress, ou mudança de rotinas, ou coisas de cão que de quando em vez têm destas manias!"

Mais uma vez, é obvio que ninguem se opoe ( bem pelo contrario ) à dica de consultar o vet, mas o intuito do forum é a partilha de experiencias e se isso for castrado à nascença então isto deixa de ter razão de existir.

O mais infeliz é a insinuação de falta de formação ou conhecimentos tecnicos do user A ou B... isso não faz qualquer sentido.

Aqui somos todos iguais e todos temos direito a dar a nossa opinão, dentro do razoavel como é logico, desde que esta vá de encontro ao tema em cima da mesa.

Obrigada ao DieKalash e ao Nel por terem percebido exactamente o motivo do meu off topic.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:36 pm

O que torna ainda mais lamentável que haja gente que quando se diz que antes de mais deveria falar com um veterinario, decida desdenhar da opinião de forma mal educada, não ?

Fim de off topic começado por si
Netherwing Escreveu:este forum visa a troca de conhecimentos ( empiricos na sua maioria ) e experiencias entre donos de animais de estimação.

fim de off topic.
Responder

Voltar para “Cães”