Nunca pensei ser possível

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda out 31, 2011 12:34 am

a vacina abranda os sintomas, mas pode não os evitar na totalidade. E a Tosse de Canil é provocada por uma bactéria, é transmisível mas só os animais mais debilitados ou com o sistema imunitário enfraquecido é que adoecem.

Cá em casa a Tosse de Canil deu... aos gatos! Alguns que vieram de Monsanto apanharam-na lá, e nnguém vacina gatos contra esta doença, que resulta quase sempre em pneumonia (sublinho: nos gatos, e sem vacina). E bem resistente que é, só um antibiótico muito potente é que os curou. Chato, é que a bactéria se tornou residente e durante o inverno passado virou mesmo "praxe", gato que entrava, apanhava. Felizmente parece ter abrandado e nunca contagiaram as cadelas (mas não estão em contacto, e elas estão vacinadas).

Mesmo que seja uma doença que apenas "mói", sei bem o que custa tratar uma data deles ao mesmo tempo, e se há uns fáceis, outros são mesmo desesperantes...

As melhoras para todos!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça nov 01, 2011 8:17 pm

os meus cães debilitados não estão. vacinados contra a tosse do canil, tb. não. nunca pensei vaciná-los contra essa doença visto estarem sempre em casa. como a apanharam, desconheço. tosse do canil em gatos, a vet disse não ser possível.
mói e muito. imagine-se alguém a tossir e vomitar , horas a fio. eu sei o que custa passar a noite a tossir.
felizmente, os pikenos parecem estar a arrebitar. o que preocupa mais, enfim...a que tem demorado mais a ficar boa, é a estrela. que por acaso é a mais nova. a dora esteve muito afetada e melhorou de um dia para o outro. o max ia vomitando as tripas no sábado. no domingo, nem parecia o mesmo.
enfim...não preciso de ir à bruxa. tenho de trazer uma cá para a casa. uns dias antes, a maluca da estrela feriu-se numa perna. não sei como. teve de levar agrafos. terá trazido o virus da clínica? não vejo , por aqui animais com esses sintomas.
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

terça nov 01, 2011 10:56 pm

Desculpem lá a ignorância, mas a tosse de canil é uma doença crónica, ou é apenas passageiro?

As melhoras para os seus, anja
Going to McDonald's for a salad is like going to a wh*re for a hug... So why u test me?
indigo002
Membro Júnior
Registado: sexta out 14, 2011 2:24 pm

terça nov 01, 2011 11:26 pm

nunca vacinou os cães contra a tosse de canil porque eles estão sempre em casa... :o

mas mas... aquelas vacinas que todos os cães levam, não tem tb a valência para a tosse de canil? ou os seus cães não estão vacinados de todo? :?

e... os cães estão sempre em casa? SEMPRE? não veem à rua fazer necessidades, não sociabilizam com outros cães ou pessoas? que cães são esses? cães de loiça? :o

chamarrita, precisamente por ser uma bactéria é que fica no ambiente! é uma chatice. a vet que tratou os meus cães deu me na altura um desinfectante para diluir em água e pulverizar em casa, além de lavar as taças da comida e as mantas onde os cães dormem. é o mesmo desinfectante que eles usam na clinica ;) o certo é que os meus cães ficaram bons, assim como os restantes cães que frequentam a minha casa!
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta nov 02, 2011 10:18 am

não. nem todas as vacinas têm a valência com a tosse do canil. esta é opcional.
e claro que os cães têm todas as vacinas menos esta. para quê sobrecarregar com vacinas quando teoricamente os animais não estão em situação de risco? ou não estavam. por essa ordem de ideias, tb. teriam de ser vacinados contra a leishmaniose. e essa sim. parece-me bem mais urgente.
indigo002
Membro Júnior

quarta nov 02, 2011 10:24 am

pois... não estavam em situação de risco... mas afinal estão!

tendo em conta que contra a leishmaniose temos pipetas e coleiras que previnem a picada do mosquito, e contra a tosse de canil a unica profilaxia continua a ser a vacina... eu prefiro vacinar contra a tosse de canil! :wink:
anja-azul
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 10:28 am

pois...se previssem tudo o que é mau, eramos imortais :roll:
Soldier
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 7:46 pm

quarta nov 02, 2011 12:29 pm

indigo002 Escreveu:pois... não estavam em situação de risco... mas afinal estão!

tendo em conta que contra a leishmaniose temos pipetas e coleiras que previnem a picada do mosquito, e contra a tosse de canil a unica profilaxia continua a ser a vacina... eu prefiro vacinar contra a tosse de canil! :wink:
É mesmo. Os seus, estavam vacinados quando apanharam a tosse... lá na Exposição? :o Simples curiosidade :)
indigo002
Membro Júnior

quarta nov 02, 2011 1:03 pm

Sim estava! mas ouviu falar da estirpe nova? :wink:
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quarta nov 02, 2011 1:08 pm

anja-azul Escreveu:não. nem todas as vacinas têm a valência com a tosse do canil. esta é opcional.
e claro que os cães têm todas as vacinas menos esta. para quê sobrecarregar com vacinas quando teoricamente os animais não estão em situação de risco? ou não estavam. por essa ordem de ideias, tb. teriam de ser vacinados contra a leishmaniose. e essa sim. parece-me bem mais urgente.
Não se recrimine. Esta vacina é aconselhada em cães que frequentem espaços de risco. Teve um azar, acontece.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:05 pm

Então se os animais não são fracos como uma forista quis fazer parecer..não vejo a razão do desespero.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 02, 2011 10:42 pm

Deve ser porque, pela descrição, é bastante aflitivo e penoso para os animais e, consequentemente, para a dona.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:46 pm

CupCakes Escreveu: Não se recrimine. Esta vacina é aconselhada em cães que frequentem espaços de risco. Teve um azar, acontece.
É aconselhada para todos ;)
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quinta nov 03, 2011 12:30 am

A vacina da tosse do canil é dada à parte e muitas clínicas pequenas nem a têm em stock, pois a maior parte das vezes os veterinários não a aplicam em cães que não vão a exposições, para hotéis ou qualquer aglomerado de cães. Apesar da sintomatologia exuberante, é uma doença auto-limitante e normalmente não evolui para estados graves. Pode ser causada por vírus, bactérias ou ambas, não existe um único agente etiológico.
anja-azul
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 11:21 pm

parece que a rapaziada está a ficar fina. obrigado pela preocupação. é que me preocupo , basta darem um espirro. e não gosto de ver ninguém a penar. nem com uma simples constipação. feitios :roll:
Responder

Voltar para “Cães”