Como trocar a propriedade de um chip?
Moderador: mcerqueira
Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Tassebem a pergunta que está feita é esta:
Como tal respondi à luz do que tive que fazer para mudar a propriedade do meu.
Volto a dizer: A Junta altera o registo. Se mudar de casa e for para outra freguesia, a nova freguesia trata da transferencia de registo.
Mas como para fazer o registo na Junta tem que ter o documento do chip em nome do proprietário.... acho um bocado estranho as juntas de freguesia já estarem dotadas de leitores de chip para confirmarem se o numero é o mesmo....
Volto a dizer: A Junta altera o registo. Se mudar de casa e for para outra freguesia, a nova freguesia trata da transferencia de registo.
Mas como para fazer o registo na Junta tem que ter o documento do chip em nome do proprietário.... acho um bocado estranho as juntas de freguesia já estarem dotadas de leitores de chip para confirmarem se o numero é o mesmo....
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
E a pergunta foi respondida: pode ser num veterinário (mas não é forçoso que seja) ou na junta de freguesia.NicaJunior Escreveu:Tassebem a pergunta que está feita é esta:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
E tem outra vantagem ainda maior: é que o veterinário faz a avaliação do estado de saúde do cão, coisa que é sempre muito recomendável.Acena Escreveu:Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Mosterin Escreveu:Boa Noite
Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?
Obrigada pela vossa atenção.
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Sem dúvida, referia-me apenas à questão do chip e ao registo.Tassebem Escreveu:E tem outra vantagem ainda maior: é que o veterinário faz a avaliação do estado de saúde do cão, coisa que é sempre muito recomendável.Acena Escreveu:Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
-
- Membro Veterano
Pois se não estivesse chipado a pergunta não era «como trocar a propriedade de um chip».NicaJunior Escreveu:Mosterin Escreveu:Boa Noite
Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?
Obrigada pela vossa atenção.
-
- Membro Veterano
Ai !!!!!
O cão está chipado. Tem um numero de chip. Este numero de chip estará numa base de dados ( SIRA ou SICAFE ). Dados esses referentes ao actual dono do cão.
Só o veterinário , através do leitor, poderá confirmar o numero do chip e consequentemente encaminhar correctamente a alteração desses dados.
O cão está chipado. Tem um numero de chip. Este numero de chip estará numa base de dados ( SIRA ou SICAFE ). Dados esses referentes ao actual dono do cão.
Só o veterinário , através do leitor, poderá confirmar o numero do chip e consequentemente encaminhar correctamente a alteração desses dados.
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Eu pensava que nos documentos do cão tendo o numero do chip neles inscrito, bastava na junta fazer a alteração do proprietario...não faz muito sentido verificar se o cão era aquele, o numero do chip está nos documentos ou registo da junta e anexado a um proprietário, o que deve ser alterado nos documentos é o nome do antigo para o novo proprietário.NicaJunior Escreveu:Ai !!!!!
-
- Membro Veterano
Aqui ficam os contactos de quem melhor pode informar e em definitivo:
http://www.sira.com.pt/
É só fazer uma chamada para o 213257812 e perguntar.
http://www.sira.com.pt/
É só fazer uma chamada para o 213257812 e perguntar.

Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Exactamente..digam-me 10 juntas do país que tenham leitor 

-
- Membro Veterano
Por exemplo,podes ter tido um cão que já morreu da raça X , registado na junta com a finalidade Y e como até tens actualmente um PP, para fugir ao determinado por lei para o registar, aproveitas o numero de chip do outro. O cão não precisa de se deslocar á junta para se fazer o registo....Bondage2010 Escreveu: Eu pensava que nos documentos do cão tendo o numero do chip neles inscrito, bastava na junta fazer a alteração do proprietario...não faz muito sentido verificar se o cão era aquele, o numero do chip está nos documentos ou registo da junta e anexado a um proprietário, o que deve ser alterado nos documentos é o nome do antigo para o novo proprietário.
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
A única coisa que fiz foi pedir ao antigo dono que escrevesse uma carta com os dados constantes no papel do chip (neste caso SIRA) e assinasse a cedência do animal. Enviei o documento para o SIRA e eles fizeram a modificação. No entanto agora os registos podem ser feitos apenas por computador (pelo vet) sem existir papel.
Na altura a clinica onde o cao foi levado pela primeira vez ainda nao tinha esse sistema activo.
Na altura a clinica onde o cao foi levado pela primeira vez ainda nao tinha esse sistema activo.
o q eu geralmente faço quando tenho caes com microchip em meu nome que depois sao adoptados é em 1º lugar assinar a cópia branca dos papeis do microchip, na parte de tras. Depois faço uma declaração como a que foi aqui exposta. Junto uma copia do meu BI ou CC.
Vou ao vet e é ele q faz la novos documentos e envia ao SIRA a alteração da propriedade.
Desde q tenha todos os documentos ja referidos e assinados nao é necessario os donos anteriores irem.
Vou ao vet e é ele q faz la novos documentos e envia ao SIRA a alteração da propriedade.
Desde q tenha todos os documentos ja referidos e assinados nao é necessario os donos anteriores irem.