Como trocar a propriedade de um chip?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 02, 2011 11:04 pm

Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 02, 2011 11:11 pm

Tassebem a pergunta que está feita é esta:

Como tal respondi à luz do que tive que fazer para mudar a propriedade do meu.
Volto a dizer: A Junta altera o registo. Se mudar de casa e for para outra freguesia, a nova freguesia trata da transferencia de registo.
Mas como para fazer o registo na Junta tem que ter o documento do chip em nome do proprietário.... acho um bocado estranho as juntas de freguesia já estarem dotadas de leitores de chip para confirmarem se o numero é o mesmo....
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 02, 2011 11:14 pm

NicaJunior Escreveu:Tassebem a pergunta que está feita é esta:

Como tal respondi à luz do que tive que fazer para mudar a propriedade do meu.
Volto a dizer: A Junta altera o registo. Se mudar de casa e for para outra freguesia, a nova freguesia trata da transferencia de registo.
Mas como para fazer o registo na Junta tem que ter o documento do chip em nome do proprietário.... acho um bocado estranho as juntas de freguesia já estarem dotadas de leitores de chip para confirmarem se o numero é o mesmo....
E a pergunta foi respondida: pode ser num veterinário (mas não é forçoso que seja) ou na junta de freguesia.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 02, 2011 11:16 pm

Acena Escreveu:Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
E tem outra vantagem ainda maior: é que o veterinário faz a avaliação do estado de saúde do cão, coisa que é sempre muito recomendável.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
NicaJunior
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 11:19 pm

Mosterin Escreveu:Boa Noite

Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?

Obrigada pela vossa atenção.

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 02, 2011 11:27 pm

Tassebem Escreveu:
Acena Escreveu:Seja como for, a vantagem de ir ao vet é que ele faz a actualização do registo no SIRA (e se não estiver registado, faz novo registo), se por algum motivo perder o cão é mais uma possibilidade de o encontrar. Além disso, ele vai encaminhá-la no resto do processo, na minha opinião acaba por facilitar. Não tem que ir acompanhada dos donos.
E tem outra vantagem ainda maior: é que o veterinário faz a avaliação do estado de saúde do cão, coisa que é sempre muito recomendável.
Sem dúvida, referia-me apenas à questão do chip e ao registo.
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 11:31 pm

NicaJunior Escreveu:
Mosterin Escreveu:Boa Noite

Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?

Obrigada pela vossa atenção.
Pois se não estivesse chipado a pergunta não era «como trocar a propriedade de um chip».
NicaJunior
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 11:37 pm

Ai !!!!!

O cão está chipado. Tem um numero de chip. Este numero de chip estará numa base de dados ( SIRA ou SICAFE ). Dados esses referentes ao actual dono do cão.
Só o veterinário , através do leitor, poderá confirmar o numero do chip e consequentemente encaminhar correctamente a alteração desses dados.

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta nov 02, 2011 11:50 pm

NicaJunior Escreveu:Ai !!!!!

O cão está chipado. Tem um numero de chip. Este numero de chip estará numa base de dados ( SIRA ou SICAFE ). Dados esses referentes ao actual dono do cão.
Só o veterinário , através do leitor, poderá confirmar o numero do chip e consequentemente encaminhar correctamente a alteração desses dados.
Eu pensava que nos documentos do cão tendo o numero do chip neles inscrito, bastava na junta fazer a alteração do proprietario...não faz muito sentido verificar se o cão era aquele, o numero do chip está nos documentos ou registo da junta e anexado a um proprietário, o que deve ser alterado nos documentos é o nome do antigo para o novo proprietário.
NicaJunior
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:00 am

Aqui ficam os contactos de quem melhor pode informar e em definitivo:

http://www.sira.com.pt/

É só fazer uma chamada para o 213257812 e perguntar.:wink:

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta nov 03, 2011 12:08 am

Exactamente..digam-me 10 juntas do país que tenham leitor :)
NicaJunior
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:17 am

Bondage2010 Escreveu: Eu pensava que nos documentos do cão tendo o numero do chip neles inscrito, bastava na junta fazer a alteração do proprietario...não faz muito sentido verificar se o cão era aquele, o numero do chip está nos documentos ou registo da junta e anexado a um proprietário, o que deve ser alterado nos documentos é o nome do antigo para o novo proprietário.
Por exemplo,podes ter tido um cão que já morreu da raça X , registado na junta com a finalidade Y e como até tens actualmente um PP, para fugir ao determinado por lei para o registar, aproveitas o numero de chip do outro. O cão não precisa de se deslocar á junta para se fazer o registo....

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta nov 03, 2011 7:36 am

A única coisa que fiz foi pedir ao antigo dono que escrevesse uma carta com os dados constantes no papel do chip (neste caso SIRA) e assinasse a cedência do animal. Enviei o documento para o SIRA e eles fizeram a modificação. No entanto agora os registos podem ser feitos apenas por computador (pelo vet) sem existir papel.

Na altura a clinica onde o cao foi levado pela primeira vez ainda nao tinha esse sistema activo.
Mosterin
Membro Júnior
Registado: sexta ago 12, 2011 8:53 pm

quinta nov 03, 2011 6:44 pm

Obrigada a todos!

Este fim de semana já vou tratar disto!
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quinta nov 03, 2011 9:07 pm

o q eu geralmente faço quando tenho caes com microchip em meu nome que depois sao adoptados é em 1º lugar assinar a cópia branca dos papeis do microchip, na parte de tras. Depois faço uma declaração como a que foi aqui exposta. Junto uma copia do meu BI ou CC.
Vou ao vet e é ele q faz la novos documentos e envia ao SIRA a alteração da propriedade.

Desde q tenha todos os documentos ja referidos e assinados nao é necessario os donos anteriores irem.
Responder

Voltar para “Cães”