sexta nov 04, 2011 1:16 pm
Também não gosto nada deste tipo de "habilidades" que se ensina aos cães, que considero, entre outros qualificativos, uma humanização dispensável.
O agility e o treino de obediência são coisas totalmente diferentes disto. O primeiro é uma actividade inteiramente adaptada ao cão e que corresponde às suas necessidades de exercício e instintos de busca e caça (mesmo que este não nos pareça constar do agility). Em suma, respeita integralmente o que o cão é, ao mesmo tempo que o exercita e diverte a ele.
O treino de obediência segue o mesmo princípio. Convivendo connosco, espécie dominante que controla e modifica toda a Natureza, natural é que lhes ensinemos regras de convívio de uma maneira adaptada à espécie. E não estou a referir-me, é claro, ao dar a patinha e rolar pelo chão à ordem do dono, coisas perfeitamente inúteis para o cão, mas que nos diverte muito.
Aquilo que se vê no vídeo é um cão a dançar na posição vertical, vestido com um fato apalhaçado, para gáudio do dono e de meia dúzia de assistentes. Gostava de saber que consequências vai ter tal actividade, com o tempo, sobre a espinha dorsal do cão. Porque aquela posição não é natural num animal que se desloca sobre quatro patas e implica um esforço considerável sobre uma estrutura feita para andar na horizontal e não na vertical, como a nossa.
A dança dos humanos é uma actividade humana (passe a redundância), o cão só a faz para agradar ao dono. Mesmo que à custa da sua ridicularização, do que não tem consciência nenhuma, claro, e de uma data de hérnias discais e artroses nas patas de trás e nas articulações das anca...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.

</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

</p>