sexta nov 04, 2011 10:36 am
Gosto deste tópico e venho partilhar algumas "receitas".
Para além do osso grande e cru semanal, começámos a cozinhar para a Lourença de vez em quando, apesar de ainda estar sobretudo a ração seca.
Como costumamos cozer os nossos legumes a vapor (sem óleo nem sal) e nem sempre usamos a água de cozer os legumes para sopa, lembrei-me de a dar à Lourença. Ela adorou! Bebeu como se fosse a melhor coisa do mundo. Para cães que comem sobretudo ração seca, parece-me um óptimo suplemento de água (que também faz muita falta). É preciso é ter tempo para a levar à "casa de banho" depois.
Este fim-de-semana comprámos 4 fígados de galinha por 30 cêntimos. E são bem grandes! Aproveitámos e fizemos um "risoto" com legumes e os fígados. Os legumes foram os que sobraram da nossa sopa e cortámos em bocados pequeninos (idealmente teriam sido passados). Cozinhados com os fígados e arroz, e temos uma panela para alguns dias, que congelamos em porções. Estou impressionada por ter ficado tão barato! Nem a ração mais barata fica a este preço. Ela fez uma cara estranha ao fígado, mas vai ter de se habituar. Agora falta experimentar com outros ingredientes (e claro que não vai comer só figado, que em excesso não é nada saudável).
Já imprimi os conselhos do cachorro verde e vamos começar a cozinhar mais. Umas vezes comida cozinhada, umas vezes crua, umas vezes ração... e muita variedade. Acho que não há nada mais saudável que comida "a sério" e variada, adaptada a quem a come (espécie, idade, tamanho, saúde, etc.).
Claro que ela tem só 11kg e não come um panelão, pelo que é mais fácil de preparar do que para um cão grande.