http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive ... sivos.aspxOs cães que são passeados com uma trela têm quatro vezes mais probabilidade de serem agressivos e de atacarem outros animais do que aqueles que passeiam sem trela, de acordo com um estudo recentemente publicado na revista “Applied Animal Behavior Science”, citado pela Discovery News. O estudo analisou o comportamento dos cães quando são passeados tendo em conta o sexo, a idade e o tamanho, bem como a idade e o sexo do dono e a influência do uso da trela.
Uma das conclusões mais surpreendentes prende-se com o facto de o sexo do dono ter um papel importante no comportamento agressivo do cão. “Concluímos que a possibilidade de um cão ameaçar ou morder outro cão durante uma caminhada está interligada com uma atitude agressiva ou impulsiva por parte de quem o passeia”, escreveu Petr Rezac e a sua equipa de investigadores, acrescentando que “os cães são capazes de entenderem mensagens subtis de agressividade transmitidas por outros cães. E são excepcionalmente hábeis em «ler» o comportamento social e comunicacional do ser humano”.
A equipa de investigadores analisou perto de duas mil situações de interacção entre cães quando estes passeavam com os donos na cidade de Brno, na República Checa. As observações foram feitas quer de manhã quer à tarde em 30 locais diferentes.
Os investigadores concluíram que os machos cheiram as fêmeas mais frequentemente do que o inverso; machos e fêmeas preferem brincar uns com os outros do que com outros cães do mesmo sexo; os cachorros brincam juntos duas vezes mais do que os adultos e 11 vezes mais do que os cães sénior; os cães preferem brincar com cães do mesmo tamanho.
O uso, ou não, de trela tem uma grande influência no comportamento destes animais. Cães sem trela cheiram mais os outros. Com trela ameaçam duas vezes mais ou outros cães. “Provavelmente, este é o reflexo da frustração que os cães sentem quando têm a trela colocada, que os impede de «cumprimentar» os outros de forma natural”, afirma Inga Frickle, responsável pela unidade de abrigo de animais de companhia da Human Society, nos EUA.
http://news.discovery.com/animals/dog-w ... pgn=emnws1