Serra da Estrela em Apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta nov 23, 2011 1:23 pm

Só me posso basear naquilo que sei e isso é a minha experiência de vida com os meus cães.

Acho que há de tudo como na farmácia: cães dominantes que reagem mal à proximidade de outros cães (com ou sem festas minhas), cães amigáveis que querem brincar com todos e até cães que estabelecem uma boa relação com uns e não com outros, por motivos que eles lá sabem.

Alguém aqui para trás escreveu que se um cão seu lhe rosnasse era a primeira e última vez. Subscrevo. Somos nós que estabelecemos a hierarquia e verifiquei que os machos, pelo menos os meus, têm ali uma tendenciazinha a porem as mangas de fora por volta dos 11/12 meses. Se os corrigirmos logo nessa altura, a coisa acaba por ali e não temos mais chatices.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 23, 2011 1:35 pm

User25 Escreveu:
marianamar Escreveu:
User25 Escreveu:FIM DE CONVERSA
Se quer der fim à conversa... cale-se :lol:

Mas aqui não manda ninguém calar. Isto é um fórum público... não somos nem esposas submissas, nem empregados seus, nem cães ciumentos.

LOL mas até que teve piada sim senhor :lol: :lol: :lol:
Você só lê o que lhe interessa para mandar a piadinha, que engraçado

claro fim de conversa para mim, nem em casa mando quanto mais aqui
E PRECISAVA DE GRITAR?
User25 porque é que está na defensiva? Ninguém o está a atacar, cada um tem a sua opinião, cada um justificou a sua opinião, qual é o problema? Às vezes as pessoas concordam, outras vezes discordam, não tem mal nenhum, é assim mesmo, não é caso para começar a disparar a toda a gente que lhe responde.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

quarta nov 23, 2011 1:43 pm

Não estava a gritar, não foi por mal, desculpe mas já havia pessoas a dizer que deixo a cadela presa o dia todo e quem sabe acorrentada, so por não a deixar entrar em casa. Opiniões o tanas há muita boa gente aqui que se não concordamos com elas somos os carrascos dos animais.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 23, 2011 1:57 pm

User25 Escreveu:Não estava a gritar, não foi por mal, desculpe mas já havia pessoas a dizer que deixo a cadela presa o dia todo e quem sabe acorrentada, so por não a deixar entrar em casa.
Não li o tópico todo, mas acho que ninguém disse isso da sua cadela, a mim parece-me que gosta muito da sua cadela e tenta fazer o melhor por ela, não é por a ter no exterior que gosta menos dela ou que a trata mal.
User25 Escreveu:Opiniões o tanas há muita boa gente aqui que se não concordamos com elas somos os carrascos dos animais.
De minha parte, até podem pensar que sou a personificação do diabo, as coisas só têm a importância que lhes dermos e as pessoas também. Neste caso específico, parece-me sinceramente que está a exagerar e que tem deturpado tudo o que lhe dizem, partindo do princípio que os outros estão sempre de má-fé.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

quarta nov 23, 2011 2:03 pm

ok
Qazzam
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 12:53 pm

quarta nov 23, 2011 2:06 pm

Eu tenho caes dentro e fora de casa.A que esta dentro de casa,tem mais algumas regalias que os outros,nao posso negar!!Mas adoro todos.Tenho dois a solta livremente pelo quintal e tenho mais dois que estao num canil,pois ou era canil ca de casa,ou canil de abate!Infelizmente nao os posso deixar a solta,senao desaparecem e por isso mesmo fiz questao de lhes fazer um canil onde podessem correr,brincar e estarem confortaveis ao mesmo tempo!
Quanto a que esta dentro de casa,tem os limites dela!Levou um educaçao conforme o seu propositio.Muitas vezes faz-se de surda,mas basta mudar o tom de voz para perceber que estou a falar a serio(é usual dizer que sou um dono permissivo).Basta haver regras Q.B. e os problemas nao existem!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 23, 2011 2:06 pm

Eu não lhe disse nada disso Use25. Aliás, disse que respeito perfeitamente quem escolhe ter os cães fora de casa, desde que não estejam acorrentados ou presos num canil o dia todo. Nunca disse que o User25 o fazia, se ficou de algum modo ofendido é porque lhe seviu a carapuça.

O User25 tem uma opinião, nós respeitamos, ou pelo menos eu respeito. Mas as pessoas podem ter opiniões diferentes da sua e são livres de o discutir se lhes apetecer. O User25, não sendo o dono do fórum nem o criador do tópico nem um membro da PIDE, não tem qualquer autoridade para dizer "fim de conversa".
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quarta nov 23, 2011 2:11 pm

User25 Escreveu:ok
:lol: O User25 já disse Ok.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

quarta nov 23, 2011 2:26 pm

Hey pessoal, não se chateiem !!!
Concentrem-se só no assunto do tópico, ou seja, se um cachorro serra da estrela se adapta a um apartamento ou não.
Tenho continuado a pesquisar acerca do assunto e, cerca de,70-80% das opiniões e artigos sobre o assunto aconselham a não ter cães de grande porte a viver dentro de casa. No entanto, também há imensas teorias e artigos relacionados com o assunto em que se consta que um animal de grande porte em casa não sofrerá DESDE que:

- Tenha muita atenção dos donos quando estes estão na companhia dele;
- Tenha SEMPRE passeios regulares e tempo suficiente para gastar energia(correr e brincar);
- Durante o tempo que se encontra sozinho o cão esteja cansado (do passeio que fez antes dos donos se ausentarem) e que o ambiente seja enriquecido, ou seja, disponibilizar brinquedos, criar actividades para ele se distrair, etc...
- Aliado a isto, se houver amor e dedicação para com o cão, este será feliz.

Também já li que o cão da serra da estrela é um cão paciente, pouco exigente e é uma raça independente devido a estar muitas horas longe do pastor.
Andersen
Membro
Registado: domingo out 30, 2011 4:02 pm

quarta nov 23, 2011 2:40 pm

Boas

Ter cão dentro ou fora de casa, deve ser opção de cada um, o importante é ter regras.

Eu quando era novita tive um Castro Laboreiro e estava preso (contra minha vontade) num canil, e acreditem tive imensos problemas com os meus pais, porque eu soltava-o sempre que estava em casa e nem imaginam a "tourada" que era. :lol:
Ele corria, brincava mas devido á sua força e porte acabava por fazer estragos e eu ouvia nas orelhas claro :(
Eu sempre fui contra prender os cães e compreendo os foristas que ficam indignados com isso.

O importante é os animais terem qualidade de vida e serem felizes, agora as condições somos nós que temos as ter , ainda hoje me lembro da felicidade do meu cão quando eu o soltava, cheguei a adormecer no pátio ao sol com ele (quando ele já estava cansado e eu). :)
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quarta nov 23, 2011 2:44 pm

KatiaS Escreveu:No entanto, também há imensas teorias e (...)
Precisamente, teorias que não são “chapa 5”. Cada cão é um caso e, apesar de haver caraterísticas que distinguem cada raça, elas podem ou não aplicar-se. Já lhe foi dito que não é aconselhável ter um Serra da Estrela em apartamento. No entanto, apesar de difícil, não é impossível desde que os donos tenham plena consciência das necessidades do animal e estejam preparados para os sacrifícios que inevitavelmente vão ter que fazer. E isto é válido para todos os cães! Falou em 10 horas sozinho. Desaconselho.

Agora, não se deixe ir na conversa do tamanho. Aqui por este tópico já passaram uns quantos donos de raças de porte gigante, muitos deles em apartamento. E mesmo alguns dos que têm espaço exterior disponível dir-lhe-ão que os cães passam 90% dentro de casa no sofá!

Boa sorte.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Andersen
Membro

quarta nov 23, 2011 2:47 pm

No seu caso KatiaS

Na minha opinião o maior problema é o tempo que o cão vai estar só 8 a 10 horas.
Como é o seu apartamento? Tem varanda ou terraço?
Andersen
Membro

quarta nov 23, 2011 2:57 pm

Concordo DieKalash :wink:

Já vi cães enormes que vivem em apartamentos e se portam lindamente.
Agora acredito que em cachorros os donos tiveram que os educar, e bem.

E para isso é importante ter tempo disponivel e muita paciência, certo? :wink:
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quarta nov 23, 2011 2:57 pm

KatiaS Escreveu:Hey pessoal, não se chateiem !!!
Concentrem-se só no assunto do tópico, ou seja, se um cachorro serra da estrela se adapta a um apartamento ou não.
Tenho continuado a pesquisar acerca do assunto e, cerca de,70-80% das opiniões e artigos sobre o assunto aconselham a não ter cães de grande porte a viver dentro de casa. No entanto, também há imensas teorias e artigos relacionados com o assunto em que se consta que um animal de grande porte em casa não sofrerá DESDE que:

- Tenha muita atenção dos donos quando estes estão na companhia dele;
- Tenha SEMPRE passeios regulares e tempo suficiente para gastar energia(correr e brincar);
- Durante o tempo que se encontra sozinho o cão esteja cansado (do passeio que fez antes dos donos se ausentarem) e que o ambiente seja enriquecido, ou seja, disponibilizar brinquedos, criar actividades para ele se distrair, etc...
- Aliado a isto, se houver amor e dedicação para com o cão, este será feliz.

Também já li que o cão da serra da estrela é um cão paciente, pouco exigente e é uma raça independente devido a estar muitas horas longe do pastor.
Sabe, aqui a questão não é ser ou não um cão mais ou menos dependente, ou ser grande ou pequeno... O que poderá ser um problema (para o futuro cão e para si) é o tempo que vai estar fora de casa. 10 horas é mesmo muito tempo para deixar um cão sozinho. É quase metade do dia. Ele vai precisar de fazer as necessidades, precisar de gastar energia, correr, brincar... E mesmo que o canse bastante antes de sair de casa, ele não vai estar as 10 horas a dormir. E vai ter de se entreter com qualquer coisa... Se o deixa com acesso à casa toda, sem ninguém que lhe imponha limites, quando chegar a casa... Vai ter boas surpresas! Além de que mesmo que ele estivesse sossegado todo esse tempo em que está sozinho, quando você chegar a casa, depois de um dia de trabalho, ele vai estar ao rubro, e você provavelmente cansada... Considere todos os pontos menos positivos e tente arranjar uma solução para eles. Quem sabe se tem um vizinho ou alguém que possa passeá-lo a meio do dia... ou petsitting, por exemplo.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quarta nov 23, 2011 3:09 pm

Porte-se bem ou mal, um cão, por sistema, 10 horas em casa sózinho, não! É anti-natura, é cruel.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”