Tenho uma historia triste para confessar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta jan 15, 2004 1:26 pm

Bem, obrigada a todos, a serio! :?

Quando o Baltazar mordeu a 1ª vez, a 2ª, a 3ª e mesmo a 4ª, nem nos passou pela cabeça mandar abatê-lo. Chegámos a essa conclusao por atingirmos um ponto de desespero absoluto, por nao sabermos mais o que fazer!! Ele era um cao feliz, julgo eu, todos os dias brincava, era normal nesse aspecto. Mas realmente começámos a por a nossa existencia em risco a partir do momento em que eu tinha medo de por o pé fora da cama e ter medo que ele nao gostasse de o ver (pois ele dormia debaixo da nossa cama).

Se eu tivesse uma vivenda nao o tinha mandado abater, deixava-o no quintal e pronto, mas dentro do apartamento a nossa segurança estava em risco, de facto. Foi por isso... :cry:

Alguem aqui disse e com razao, um srd é um tiro no escuro e agora melhor que nunca compreendo o que isso significa.

Tambem falaram aqui nas porradas e no desgaste que isso implica, ó como é verdade!!! :cry: Como disse o meu namorado na altura, "eu nao quero um cao para estar a dar-lhe tareias de meia noite!" porque voces nem imaginam o que houve para aqui!!! Qunado me lembro disso sinto-me tao mal, mas o treinador disse que sempre que ele nos rosnava nós tinhamos de ficar por cima, entao mal o cao mostrava os dentes, puxávamos da estranguladora, mas o gajo ficava possesso e rosnava ainda mais, nao parava e ate dava saltos para nos atacar!! Nunca vi nada assim, parecia um lobo feroz nessas alturas.

Era um martirio, parecia que íamos para a guerra sempre que começavamos os treinos, porque na altura do "deita", o cao rosnava e tentava morder, ( nao queria ser subjugado) entao para nos protegermos punhamos-lhe antes o açaime, e tambem punhamos umas roupas grossas e ate cheguei a calçar as minhas botas da tropa para lhe bater( ele chegou a morder-me o pé, mesmo com o açaime... :oops: é tudo horrivel e pensar nisso é um desgaste psicologico, de facto tambem nao quero um cao para isso, quero um cao para amar e tratar bem e nao tenho perfil para esses esquemas de porradas num cao. :cry:

Confesso que nunca imaginei passar por uma cena dessas, mas parece que tive um feeling, quando ele ainda era bebe de colo e teve um ataque de mau genio, eu fiquei banzada a ve-lo estrebuchar e o meu namorado fez na altura o que a vet nos tinha ensinado a fazer, que era agarra-lo pelo cachaço e abaná-lo todo. Nesse dia lembro-me que ate chorei por ver uma coisinha pequena e fofa a ter um ataque daqueles e ate disse na altura ao meu namorado "deviamos dar este cao enquanto é bebe, tenho o pressentimento que vai haver porcarias no futuro, porque nenhum dos meus caes alguma veze teve uma crise destas!" mas ele fez ouvidos moucos, porque o adorava (e tambem porque nunca imaginou que isto desse num resultado destes, claro)... Agora arrepende-se de nao me ter ouvido, mas tambem ja nao vale a pena...

Ficámos com ele, demos-lhe tudo do bom e do melhor e ele nao foi de facto agradecido... mas era o nosso cao e agressividades áparte, ele era lindo, engraçado, eu amava-o demais! :cry: Por isso estou em estado de trauma... :cry:
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

quinta jan 15, 2004 1:38 pm

O meu caso é muito diferente do caso da deinhac, não sei o que faria nessa situação, mas não era capaz de mandar abater o cão, não era capaz de tomar uma decisão dessas, é preciso uma grande coragem. Tentava fazer tudo mas nunca matar o animal! :|

beijinhos
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 15, 2004 2:00 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:18 am, editado 1 vez no total.
Pratol
Membro
Registado: sexta mai 23, 2003 11:10 am

quinta jan 15, 2004 2:29 pm

Li esta história.... é muito triste.
Eu era incapaz mandar abater o cão.

Não ficas assim... isto passa... fizeste o que pudeste.
Agora daqui p frente, tens que "sobreviver" 8)

Pratol
8)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2004 2:42 pm

O meu caso é muito diferente do caso da deinhac, não sei o que faria nessa situação, mas não era capaz de mandar abater o cão, não era capaz de tomar uma decisão dessas, é preciso uma grande coragem. Tentava fazer tudo mas nunca matar o animal!
Li esta história.... é muito triste.
Eu era incapaz mandar abater o cão.
Parece qua há aqui pessoas muito determinadas, mas parece-me que, graças a Deus, só respondem assim porque o caso lhes passou ao lado. Se não é assim (posso estar errado), Deus nos proteja, porque este tipo de cães, infelizmente, não são perigosos apenas para os donos.

O Cão "potencialmente perigoso", ou mesmo 'perigoso', é exactamente este tipo de cão! Não é uma raça, ou uma tipologia, é cada caso CONCRETO e INDIVIDUO DETERMINADO que revela este genero de comportamento. É com estes que a Sociedade e os legisladores se devem preocupar ( não apenas os donos). Digo mais....a partir do momento em que é do conhecimento público que um cão tem certo tipo de atitudes extremas, mesmo que elas se passem com os donos ou familiares que não apresentem queixa formal, a decisão de abater o cão deveria deixar de ser dos donos.

Já agora, aproveito para perguntar aos dois membros que tão veementemente afirmam que não mandariam abater o cão, qual a solução que tomariam. E já agora, se estavam REALMENTE preparados para ficar marcados fisica e psicológicamente por um ataque violento...ficar sem um olho, um dedo ou uma mão e ainda assim 'desculpar' o cão e dar-lhe "mais uma oportunidade" ......

Abraços
Paulo C.
deinhac
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 2:47 pm

PauloC Escreveu: No caso dos cães, como o abandono ou o encerramento para toda a vida num canil me parecem mais desumanos que a eutanásia, é lógico que optaria por esta última.
Foi precisamente esta a linha de pensamento que eu e o meu namorado tomámos quando resolvemos mandar abater o cao!... A propria veterinaria nunca abateria um cao de ânimo leve e ela foi a primeira a achar que eu estava "entalada". Custou-lhe muito adormecer o meu canito, porque era novo, lindo e saudavel. Mas como ela propria me disse "Andrea, eu conheço-a, sei que nao foi uma dona negligente, que educou o cao, voce fez o que podia, deu-lhe todas as possibilidades."

É muito dificil tomar esta atitude, eu sou uma pessoa muito sensivel a esta questao, nunca, jamais abateria o meu cao se ele estivesse cego, ou perneta... Aliás, quando eu era uma criança de 8 anos tive um cocker maravilhoso que teve esgana em bebe, superou a doença, ficou cego e nunca a minha familia pos a hipotese de o abater! So foi abatido no fim da vida, em que estava em absoluto sofrimento, em que ía morrer de dores, e a minha mae nao aguentou assistir áquilo e adormecemos o meu querido Pluto, aos 14 anos de idade. Mas eu vivo bem com isso, afinal ele viveu e foi muito, mas mesmo muito feliz! Agora o meu Balta é diferente, a situação é mais dramatica...
deinhac
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 3:03 pm

Aninhas2000, eu entendo o teu ponto de vista. O teu cao é pequenote e se o meu fosse pequeno se calhar tambem tinha continuado com ele... mas tambem te digo que se o teu cao te rosna ou tenta morder só porque lhe estás a ralhar, devias agarrar nele e dar-lhe uma boa tareia ou po-lo de castigo (eu fechava o meu cao no wc, ás vezes, quando nao lhe queria bater - porque tinha medo)

O nosso problema foi esse, o meu cao rosnava e nós sempre o enfrentámos, mas digo-te que mete um grande cagaço ver um cao grande a arreganhar o dente e a investir contra nós. Um cao pequeno, nesse sentido, é mais facil de dominar.

Eu cá nao admito que um cao me rosne, aliás, a minha Rebecca (serra de aires) uma vez, rosnou-me e eu bati-lhe imediatamente, sabes qual foi a reacção da cadela?? Pos-se, toda a tremer de pernas para o ar, completamente subjugada! Nunca mais me rosnou, aliás, é um sonho de cadela! ;)

Eu penso que os animais têm de ser enfrentados, e foi isso que fizémos ao Baltazar, o problema é que ele nao admitia, nao se rebaixava de modo algum!!! Ele chegou a levar uma tareia de pau!!! E continuava a rosnar!!!! Julgas que é facil?? Uma pessoa enlouquece, só vos digo, cada vez que ele nos rosnava mais, dava-me ganas de o matar!!! Sente-se um odio na altura que logicamente, quando os ânimos arrefecem, deixa-se de sentir. Mas na altura temos de ficar por cima! Com o Balta nunca ficámos, ele nao permitiu.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jan 15, 2004 3:07 pm

Deinhac

Acredito que fizeste o melhor para ti, para as pessoas que vivem contigo e para o teu Balta, que ficará para sempre no teu coração ;)

Espero que o Tião não chegue a esse ponto e como tal já pode ir à escola e sábado lá estaremos... o vet deu-lhe luz verde ;)

Acredito também que quando essa dor profunda que tens passar, decidirás em aranjar outro canito para te fazer companhia ;)

Muita coragem e força ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 3:08 pm

Há sempre aqueles que não dizem não ter coragem de mandar abater e colocam-nos com 2 metros de corrente lá no fundo do quintal e atiram-lhe comida.
A coragem , melhor a falta dela, é muito sempre muito subjectiva e muitas vezes confundida com cobardia e deixar andar.
Isabel
deinhac
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 3:21 pm

Tchinho Escreveu: Deinhac

Espero que o Tião não chegue a esse ponto e como tal já pode ir à escola e sábado lá estaremos... o vet deu-lhe luz verde ;)
Obrigada Tchinho! A minha vida continua, é claro... o tempo há-de curar esta dor.

Boa sorte para o teu canito! ;) Vais ver que isso há-de passar, aliás, o teu cao só rosna nessa situação (do osso), o que até é frequente, nao é um sinal grave de dominancia, mas tens de ter muita atenção ás reacçoes do cao e tens SEMPRE de ficar por cima. Por um lado sou da opiniao que se ele te rosna só nessa situação, devias deixar de lhe dar esses ossos e pronto. Para nao haver chatices...

Isto é tudo uma questao de sorte ou azar, como disse o PauloC, os cockers por exemplo têm má fama e só vos digo que o meu Pluto foi o cao mais equilibrado que já tive. Nunca na vida aquele cao rosnou a ninguem!!! Isto das raças tem muito que se lhe diga e nao podemos adquirir um cao pensando que por ser raça X ou Y que estamos descansados...

Estou a pensar em colocar umas fotos do Baltazar no album, mas ainda nao sei... seria a minha derradeira homenagem, mas por outro lado custa-me olhar para ele! :cry: :cry: Cá em casa guardei tudo o que era retratos, está tudo fora de vista, o meu coração ainda nao está em paz para poder olhar para ele... talvez mais para a frente consiga voltar a encará-lo! :oops: :cry: :cry:
aninhas2000
Membro Júnior

quinta jan 15, 2004 3:55 pm

"Há sempre aqueles que não dizem não ter coragem de mandar abater e colocam-nos com 2 metros de corrente lá no fundo do quintal e atiram-lhe comida. "

Queres dizer:

que dizem não ter coragem?
Ou que dizem ter coragem, mas não têm?

Aqui quando se fala em não ter coragem não é uma questão de cobardia mas sim de não tomar tal atitude contra um ser vivo, seja porque razão for.

Deinhac , já tentei dar tareias ao meu cão, mas ele mandava-se a mim, passei a bater com a vassoura ou só ralhar. Eu não tenho nenhuma queixa a fazer do Duda, ele graças a deus já não morde, evito é mexer-lhe na comida, mas isso há muitos cães que não gostam. Também não sei o que fiz para ele deixar de morder, aos poucos, com o tempo foi ficando mais calmo. Ele é muito ciumento, e talvez o querer morder venha dai, é muito agarrado aos donos, principalmente à minha mãe, há cães assim, muito possessivos.

PauloC, talvez se algum dia, espero que não, vier a ter um cão assim, muito feroz, talvez mude de opinião, por enquanto não acredito ser capaz de tomar uma decisão dessas.
"qual a solução que tomariam"
Tentava tudo, veterinario, escola, treino, psicologo, tentar saber o porque do cao ser assim e tentar cortar o mal pela raiz...tenho ideia que estes problemas estão relacionados com uma má reprodução, o meu cão é assim porque é de uma ninhada consanguinea, acho que é daqui que vêm estes problemas de comportamento, para além de outros, o Duda tem dupla dentição.
"E já agora, se estavam REALMENTE preparados para ficar marcados fisica e psicológicamente por um ataque violento"
Isso já não lhe posso dizer, só mesmo passando pela situação!

Ana
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 4:10 pm

aninhas2000 Escreveu: "Há sempre aqueles que não dizem não ter coragem de mandar abater e colocam-nos com 2 metros de corrente lá no fundo do quintal e atiram-lhe comida. "

Queres dizer

que dizem não ter coragem?
Ou que dizem ter coragem, mas não têm?

Aqui quando se fala em não ter coragem não é uma questão de cobardia mas sim de não tomar tal atitude contra um ser vivo, seja porque razão for.

o Duda tem dupla dentição.

"E já agora, se estavam REALMENTE preparados para ficar marcados fisica e psicológicamente por um ataque violento"
Isso já não lhe posso dizer, só mesmo passando pela situação!

Ana
Correcção. sim.Ha sempre aqueles que dizem....
È o que faz as pressas.

Morde, e ainda por cima em stereo... UHM... tenho visto muitos desses, a para ser sincera, acho que em vez de dulpa dentição, eles deveriam era nascer sem dentes.
Passem aos ataques, que para mim tanto se me dá. O que eu estou é farta de levar dentada desses bichinhos, pequenos, mimados, mal educados, com duas fiadas de dentes, quem nem corpo tem para levar um estalo e ainda por cima ouvir dos donos que é uma questão de feitio...e... não coloque açaime no meu cão que ele não gosta.
Mas como segundo a maioria dos donos o meu trabalho é pago, logo se me pagam, eu terei que me sujeitar a tudo. Incluindo dentadas. È assim como que uma marca que o bichinho quiz deixar em mim, como ja uma dondoca a rir e a gozar me respondeu.
Fui....
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 4:12 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:19 am, editado 1 vez no total.
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quinta jan 15, 2004 4:24 pm

Quanto ao assunto do tópico, eu não sei o que faria... teria que passar por isso.
Mas por tudo o tenho lido da deinhac e pela pessoa que me parece ser, acredito foi com muito sofrimento e ponderação que tomou esta decisão.

Força deinhac!

Cumprimentos
aninhas2000
Membro Júnior

quinta jan 15, 2004 4:32 pm

SeaLords não disse que é uma regra!
:D

Isabel (Pedra) dás banho a cães? Pelo que dizes já começo a entender o teu trauma!

"È assim como que uma marca que o bichinho quiz deixar em mim, como ja uma dondoca a rir e a gozar me respondeu."
:| ...que situação!!!

beijos
Ana e Luna
Responder

Voltar para “Cães”