Ajuda! O que faço com um gato?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 08, 2002 4:17 pm

Olá a todos.

Antes de mais eu sei que esta mensagem faz mais sentido no fórum dos gatos, aliás vou colocar lá uma copia, mas como sei que há muita gente aqui que têm cães e gatos (o que é o meu caso), achei que seria muito útil colocar a mensagem também aqui.

A minha família vai crescer e eu precisava de ajuda.
O meu cachorro cresce mental e fisicamente a um ritmo fabuloso, por isso chegou a altura da segunda fase. Ou seja arranjar-lhe uma companhia para as longas horas em que o dono não está. Como a minha casa (e eu) não aguenta com dois cachorros, a sua companhia vai ser um gato.

Já me arranjaram um gatito, com perto de 1 mês de idade. A mãe é vadia e antes que limpem o sarampo aos gatitos um dos vizinhos está a tentar arranjar donos para a ninhada. (um já está! :) )
O problema é que eu de cães percebo, toda a vida lidei com eles, mas de gatos sou um nabo! Já vi que, infelizmente, não vou ter a hipótese de me preparar tão bem para o gato como fiz para o cão, ai é que entra a vossa ajuda...

Precisava de sites na net sobre gatos, principalmente sobre a sua educação.
O que é que eu devo saber sobre juntar um cachorro (com quase 3 meses) com um gato de 1 mês?
O que é que eu deveria saber sobre gatos? (esta é daquelas perguntas especificas e fáceis de responder... :) )
Para os cães o nosso leite é mau e para os gatos? É verdade que eles gostam de leite?
O que é que um gato de 1 mês precisa? Quais são as suas fases mais próximas de desenvolvimento?
Por último, quando eu começar a ensinar o meu gato, como ensinei o meu cão o que falha? Existe algum motivo para que o gato não possa aprender pelos mesmos métodos que o cão?

Como podem ver as questões e dúvidas são muitas, mas até encomendar livros de gatos e os receber ainda vai demorar um bocado...

Obrigado pela vossa ajuda.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta ago 08, 2002 4:52 pm

Olá Aragão.

O leite dos gatos é diferente e podes comprar em veterinarios ou lojas de animais. Existe por ex: o Ormilak para gatos.

Depois tens que apresentar o gatinho ao teu cachorro mas o forum dos gatos tem concerteza quem te aconselhe melhor...

Se não funcionar podemos arranjar umas receitas de como cozinhar um gato para o Acktan

;)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta ago 08, 2002 4:58 pm

Olá Aragão,

Em primeiro lugar, Parabéns!!

Relativamente à relação gato/cão, podes estar descansado, que serão amigos inseparáveis.
Tanto o cão, como gato, habituados desde novinhos à presença uns dos outros, dão-se maravilhosamente bem.
Deves ter atenção, no entanto, a certo abusos por parte do Akctan, em relação ao gatito. Os cães entusiasmam-se e depois os gatos perdem a paciência e podem feri-los com as unhas. Por falar em unhas, deves cortá-las, de vez em quando, mas com muito cuidado.

Quando atingir os seis meses, aconselho-te a castrá-lo. É um alivio para ti e também para o animal. Desta forma, fica mais calmo e mais sociável.

Arranjas um recipiente próprio para as necessidades dele - vende-se nos hipermercados, ou lojas de animais, enchendo-o com aquelas pedrinhas, ou uma areia própria, que também encontras nos mesmos locais.
Os gatos, são extremamente asseados, pelo que, logo desde muito pequeninos, aprendem de imediato a fazer tudo no sitio, indicado por nós. Basta que o ponhas lá; ele perceberá!

Não esperes obediência de um gato. Ele é o teu dono e não tu, o dono dele.
Adora enroscar-se connosco e "amassar pãosinho" no nosso colo.
O ronronar de um gato, é das coisas mais relaxantes que podem existir.

Quanto às brincadeiras, prepara-te para um grande alvoroço, a partir mais ou menos, dos 4 meses. Assim que o gatito começar a ficar mais espevito, vai querer brincadeira e o Acktan, vai se pelar todo com isso. Vão formar um duo perfeito.
Não precisas de te preocupar em comprar brinquedos, pois qualquer papel amarrotado, faz as delícias de um gato.
Mas temos um problema: a altura que mais gostam de fazer aquelas correrias, é de noite, pois de dia, dormem a maior pare do tempo.
Dois terços da vida de um gato, são passados a dormir.

Se tens plantas em casa, prepara-te para começar a vê-las desaparecer. Eles adoram comer as nossas plantas, mas isso deve-se um pouco, ao facto de necessitarem de purgar (vomitar os pêlos que vão engolindo, conforme se lavam). Trazes da rua ervinhas (capim, como se diz na minha terra), que ele agradece.

É tudo quanto me lembro por agora. Vais perguntando!!

Boa sorte,
Paula
Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

quinta ago 08, 2002 5:16 pm

Olá Aragão.

Os gatos são muito sensíveis e independentes e igualmente inteligentes.
Cada um tem a sua personalidade. A primeira coisa a fazer é comprar-lhe uma casa de banho e respectiva areia e depois de lhe dares de comer, ensina-o a ir lá fazer as suas necessidades.

Vais ver que ao contrário do cão ele aprende rápido e é muito asseado.
Quanto à comida pode encontra-la no veterinário, lojas de animais e supermercados. Existe leite, latas, bolachas e ração para gatinhos.
Deves ter também alguns brinquedos e muito carinho porque como é muito pequeno deve sentir a falta da mãe.

Ensina-o desde pequeno a não pôr as unhas, fala com ele e faz-lhe muitas festas. Vais ver que tens um companheiro para vida, discreto
mas atento.

Existem alguns livros que podes encontrar até nos supermercados sobre gatinhos. Quanto à apresentação ao cão não sei como se fará. Eu tenho um gato e uma gata e estou a pensar em ter um cão mas também não sei como fazer.

O meu gato é muito felino, caçador, inteligente e carinhoso mas muito independente.
A gata é meiga, anda sempre atrás de nós, acorda-nos com um beijinho,
também gosta de apanhar sol mas a comidinha e o sossego do lar são os dois factores que mais valoriza.

O gato não cumprimenta estranhos e refugia-se num canto resguardado. A gata cumprimenta tudo e todos e à primeira oportunidade ronrona no colo de um estranho qualquer. São uma grande companhia com quem brinco às escondidas, às sessões de festas e escovadelas e às turrinhas.

Aos poucos vêm quando dizes "anda" e respondem a certos sinais, sons e palavras. Deves ter cuidado com as janelas ou terraços para que o gatinho não fuja. Eles são capazes de saltar de alturas impressionantes.
Atenção ao afiar das unhas. Aqueles objectos que vendem nas lojas não funcionaram com os meus gatos. Um escolheu uma cadeira e o outro um maple. Não estragam mais nada. Mas a cadeira e o maple é para esquecer. Eles ficaram seus proprietários.

Espero que te tenha ajudado. Boa sorte.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta ago 08, 2002 7:26 pm

Aragão, a Margot foi agora « presenteada » com mais um companheiro, um gato persa com 2 meses, ao fim de 2 dias já correm um atras do outro, melhor tipo fila indiana, porque o Alberto corre atrás do Brye e atras deles dois vem a Margot...um espectaculo bonito. Seria mais complicado se o gato fosse adulto e se este visse o seu espaço invadido por um cachorro.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 09, 2002 12:01 am

Ajuda! O que faço com um gato?
Humm :? que tal Coelho à caçadora?! :D

Boa sorte
Paulo C.

P.S. Estava a brincar, heni! :o
pastor
Registado: sexta mar 15, 2002 10:22 am

sexta ago 09, 2002 12:43 pm

brincadeira sem piada
Aragao
Membro Veterano
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta ago 09, 2002 12:54 pm

Paulo, o bicho é muito magrinho, nem tapava a cova dum dente do Acktan. (Alem que coelho tem muitos ossos... :) )

Nesta altura é mais pequeno que a cabeça do cachorro...
cnunes
Membro
Registado: quarta jan 30, 2002 10:36 pm

sexta ago 09, 2002 10:26 pm

Olá Aragão

Desejo-te boa sorte com o gatito.

O Aries quando tinha a idade do Acktam e até um pouco mais velho adorava gatos só queria brincar com eles e dar-lhes uns beijinhos.

Agora continua a adorar gatos mas de preferencia para lhes "fazer a folha".

Não sei o que provocou uma tal alteração no comportamento dele já que não teve nunca uma má experiencia com gatos.
piperider
Membro Júnior
Registado: terça fev 12, 2002 4:41 pm

sábado ago 10, 2002 12:59 am

Olá Aragão

Como já foi dito, o gato é um animal um pouco independente, mas não menos carinhoso do que o cão. Têm formas diferentes de mostrar o seu afecto!
Primeiro, terá que ter cuidado com a adaptação do cão ao seu novo amiguinho e vice- versa. Primeiro terá que os manter separados um do outro e fazer uma aproximação gradual entre eles para que o cão não sinta o seu território invadido (pois está habituado a ser único em casa). Tudo sob vigilância! Depaois de algum tempo, se não houver rejeições, poderá ficar descansado com a convivência deles.
Eu tive o mesmo problema (mas com o meu gato) quando trouxe as cadelinhas para casa.
Um gatinho com um mês gosta de leite. Eu dei ao meu gato uns pacotinhos de leite da Whiskas que vendem no supermercado. Experimente!
Não se poderá dar o leite do nosso consumo diário porque contém lactose, substância que eles não conseguem digerir.
O gato dorme cerca de 15h por dia, e nas outras horas estará superactivo. O seu gatinho, no primeiro ano de idade, será muito curioso, quererá saltar para cima dos móveis, etc. Tudo movido pela curiosidade... Mas depois acalma. Se não quiser que lhe arranhe as cortinas e os sofás, corte-lhe as unhas quando precisar.
Um gato não é tão “domesticável” como um cão. Não se consegue ensinar como um cão. Eu, pelo menos, não consegui domesticar assim o meu. São uns rebeldes! Mas, pode-lhe criar hábitos, como horários para dormir, para comer, pouco mais.
Há um site na Internet que tem muito artigos acerca do comportamento, características e educação de gatos, para além do Arca de Noé:
http://www.felinus.promineo.com
http://www.catus.pt
Felicidades com o novo membro da família!!!!
Espero ter ajudado!
piperider
Membro Júnior

sábado ago 10, 2002 1:00 am

Olá Aragão

Como já foi dito, o gato é um animal um pouco independente, mas não menos carinhoso do que o cão. Têm formas diferentes de mostrar o seu afecto!
Primeiro, terá que ter cuidado com a adaptação do cão ao seu novo amiguinho e vice- versa. Primeiro terá que os manter separados um do outro e fazer uma aproximação gradual entre eles para que o cão não sinta o seu território invadido (pois está habituado a ser único em casa). Tudo sob vigilância! Depaois de algum tempo, se não houver rejeições, poderá ficar descansado com a convivência deles.
Eu tive o mesmo problema (mas com o meu gato) quando trouxe as cadelinhas para casa.
Um gatinho com um mês gosta de leite. Eu dei ao meu gato uns pacotinhos de leite da Whiskas que vendem no supermercado. Experimente!
Não se poderá dar o leite do nosso consumo diário porque contém lactose, substância que eles não conseguem digerir.
O gato dorme cerca de 15h por dia, e nas outras horas estará superactivo. O seu gatinho, no primeiro ano de idade, será muito curioso, quererá saltar para cima dos móveis, etc. Tudo movido pela curiosidade... Mas depois acalma. Se não quiser que lhe arranhe as cortinas e os sofás, corte-lhe as unhas quando precisar.
Um gato não é tão “domesticável” como um cão. Não se consegue ensinar como um cão. Eu, pelo menos, não consegui domesticar assim o meu. São uns rebeldes! Mas, pode-lhe criar hábitos, como horários para dormir, para comer, pouco mais.
Há um site na Internet que tem muito artigos acerca do comportamento, características e educação de gatos, para além do Arca de Noé:
Espero ter ajudado!
piperider
Membro Júnior

sábado ago 10, 2002 1:00 am

Olá Aragão

Espero ter ajudado!
piperider
Membro Júnior

sábado ago 10, 2002 1:01 am

Olá Aragão

Espero ter ajudado!
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

segunda ago 12, 2002 2:18 pm

então como está a correr ;) o acktan dá-se bem com o gatinho?

Conta-nos as novidades.. please ;)

Sandra
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 12, 2002 2:30 pm

Olá outra vez,
Não posso dizer que os meus progressos com o gatito sejam muito bons, só hoje de manha é que ele lá começou na brincadeira com uma bolita que lhe dei.
Tinha lhe dado agua, mas ele nem lhe tocou, optei por lhe dar leite (whiskas) que ele devorou. Felizmente que já come ração seca.

Mas o meu maior problema é a habituação ao meu cachorro, comigo ele habituou-se rapidamente, percebeu que bufar-me não é uma opção e que quando eu lhe mexo está tudo bem. Já fica a dormir na minha barriga (vantagens de ter uma grande :) ) e se eu o deixar sozinho fora da caixa dele, desata a miar até eu o ir buscar.
Agora com o cão é muito diferente, tudo bem que as relação de tamanho são muito divergentes. Basicamente, o gato é do tamanha da cabeça do meu cachorro de 3 meses. O meu cachorro aceitou-o rapidamente, até tentou brincar com ele, mas isso ainda o assustou mais, por isso agora não deixo o meu cachorro se mexer muito à beira do gato.
Já tentei uma serie de coisas, desde por os dois de cada lado a receberem festas, estarem os dois a dormir com o gato a ver o cão. Até já deixei o cão dar um banho ao gato, acho que o meu cachorro deve ter achado que o gato não se sabia limpar e decidiu dar-lhe uma ajuda. Na altura do "banho" este estava de costas e eu segurei suavemente as patas da frente do gato (tenho muito medo que ele arranhe o cão), nessa altura ele nem tentou fugir ou bufar, mas mal o deixei voltar-se e viu o cão desatou a bufar!

Ora isto começa a escalar, pois o gato bufa ao cão, este não acha piada (ou pensa que é brincadeira) e avança com uma pata ou o focinho, o gato bufa ainda mais e o cão assusta-se e ladra...

Estou sem ideias de como convencer o gato que o cão é um amigo. Será que ele foi atacado por um cão? Será que estou a esperar demais em tão pouco tempo? (o gato veio para minha casa sexta à noite.)
HELP!
Responder

Voltar para “Cães”