Qual o melhor cão para guarda de raça portuguesa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça out 08, 2002 11:59 am

O serra de aires é capaz de ser o menos falado, daí o mais desconhecido. Creio eu...

ana_link Escreveu:
KROZ Escreveu: A puxar a brasa para a sua sardinha!!! )
Por acaso não estava a puxar a brasa... apenas acho que se esqueceram desta raça.... O que não me admira, desde que a minha Border Collie passa por filha do meu Serra, e que o meu Serra é de certeza um pastor alemão (queridos vizinhos... às vezes faziam melhor em estarem calados... D )

O facto é que se estam a falar de raças portuguesas, para guarda, não percebo porque não referem esta. Será porque a raça não existe (como já me garantiram) ou apenas por desconhecimento da raça e da sua função ?

Quanto a guardar, todos guardam instintivamente, e todos sabem morder quando necessário. Tive um pastor alemão que nunca foi treinado para guarda, e no entanto ninguem enrava em casa, e qualquer convidado tinha de passar por um "ritual" de apresentação e era avizado para não fazer movimentos muito bruscos durante os primeiros 5 ou 6 encontros.
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

quarta out 09, 2002 1:52 am

CindelP Escreveu:
Se se treinam rottweilers, pastores alemães, belgas e outros cães de pastoreio especificamente para guarda e defesa pessoal,
Boas,

Antes demais há que diferenciar duas vertentes : a guarda e a defesa pessoal. A guarda, em certas raças é instintitiva e não precisa de treino nenhum ! Pode-se treinar um cão para guarda, mas tenho serias duvidas sobre a fiabilidade deste ! Ou seja, não se treina um cão para guarda !

A defesa pessoal, pode ser instintiva, presente em todos os cães de guarda, e pode-se treinar qualquer raça para defesa pessoal ( que consiste no ataque à manga se nao me engano)

Entre os cães pastores e boieiros ( pastores alemas, rottweiler) e certas raças de guarda (dobermann....) ~sao raças que sempre trabalharam com o homem. Passavam o dia com este, saiam de casa com este para o trabalho, viviam e interagiam directamente com a vida do seu dono. De tal modo que tinham de ser capazes de obedecer ao dono de modo a tornar possivel esta convivencia e um bom rendimento no trabalho. Sendo, como é logico, muito controlaveis com um minimo de treino e de voz.

O cão LGDs - livestock guardian dogs ( cão de proteçao a rebanhos) que NÂO é a mesma coisa que cães pastores, ... ... ...
Estes cães sendo muito mais independentes ( e consequentemente "teimosos") é mais dificil de admistrar um treino rigoroso a estes. Além de que já tendo o seu instinto, não há necessidade de nos pormos a treinar o cão para estas tarefas. Basta confiar no cão que ele sabe o que está a fazer. Além de que é um pouco arriscado por um cão destes (independetes e com mente propria) a se lançarem à manga ! Diga-se de passagem que estes cães têm uma forma muito tipica de atacar, usando muito o poder das patas dianteiras e peito, derrubando o adversario, e prendendo-o. O que torna-os ainda mais dificl para defesa pessoal !
Agradeço a todos os forenses pela participação e em particular à CindelP.
Sou um partilcular interessado neste tipo de cão e estou a preparar-me o melhor possível a todos os níveis para ter um.
Como já tinha tido um Pastor Alemão, creio ter percebido claramente a diferença!

Já agora CindelP sendo criadora, pode recomendar-me literatura acerca dos Serras da Estrela e de LGDs em geral?
Posso dizer-lhe que neste momento aínda só li e passe a publicidade:

O guia prático do cão da serra da estrela da Suzette Preiswerk da Mota Veiga, Conheça melhor o seu cão da mesma autora, El Montanã de los Pirineos de Pilar Ocariz y Josep Angrill, Le Montagne des Pyrénées de Benoit Cockenpot e practicamente tudo o que encontrei na Net sobre LGD's.
Estou tb a tentar contactar o responsável pela criação e treino dos Serras dos Fuzileiros de Vale do Zebro para ver o que posso aprender com eles (Fuzas e Cães).

Um abraço :-) ... e continuem a post(ar)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 09, 2002 7:25 am

Já agora CindelP sendo criadora, pode recomendar-me literatura acerca dos Serras da Estrela e de LGDs em geral?
Nâo sei se sabe, mas o Gui Pratico do Cão da Serra da Estrela já foi re-editado, contendo agora novos textos e fotos.

Existe igualmente uma cassete do Cão da Serra da Estrela da APCSE (associação portuguesa do cao da serra da estrela) bastante engraçada

O clube do Serra da Holanda consegiu editar " The Estrela Mountain Dog and his background" de Roger Pye, o primeiro livro escrito do Serra, uma obra de arte, embora já algo desactualizada, e pode ser uma leitura um pouco pesada para leigos

Tenho mais uns aqui em casa, à tarde logo lhe digo o nome
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
999-JMA
Membro Júnior
Registado: sábado abr 13, 2002 10:36 pm

quarta nov 20, 2002 9:28 pm

:roll: Agradeço a todos os que intrevieram no foram mas estou mais inclinado entre o cão de fila e o rafeiro alantejano devido as suas caracteristicas mais de guarda de gado e casa e de serem mais obedientes do que os serras já que estes são mais teimosos e temperamentais. Bem aja a todos, Obrigados...
:lol: :lol: :lol:
rpsc96
Registado: domingo dez 04, 2011 1:18 pm

domingo dez 04, 2011 1:25 pm

Ambas as raças referiadas são bons caes de guarda, mas penso que o cão de gado transmontano supera essas raças.
Abraços
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo dez 04, 2011 1:30 pm

rpsc96 Escreveu:Ambas as raças referiadas são bons caes de guarda, mas penso que o cão de gado transmontano supera essas raças.
Abraços
Imagem
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo dez 04, 2011 1:42 pm

Vinha cá colocar essa mesma foto!!! BRUTAL!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda dez 05, 2011 10:32 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

segunda dez 05, 2011 3:19 pm

Os caes de guarda têm instintos no seu comportamento que nao é conveniente a quem os têm, é por isso que se deve treinar os caes para guarda ou defesa pessoal, mesmo que os caes já o saibam fazer, á sua maneira.
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça dez 06, 2011 5:17 pm

Eu, tenho uma rafeira do Alentejo, com 6 anos e ...
Também tenho um bullmastiff com quase 2 anos.

Pois ela é uma belissima guarda, ele... também. Mas ela não o deixa aproximar muito da grade que está por cima do muro que rodeia a casa. Ele limita-se a ficar perto do muro e a ladrar (bem mais grosso que ela) um pouco mais atrás.
Ela chega a ladrar-lhe a ele se este se aproxima muito do espaço dela!

Só quando ela abandona ele lá vai espreitar.
Responder

Voltar para “Cães”