Ração ideal p cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quarta dez 14, 2011 4:33 pm

pborgesf Escreveu:
Babaorum Escreveu:Que tópico mais idiota :roll:

Adorei a dos cascos e as filosofias à volta :roll: Pelos vistos, todos acreditam nas traduções do Google e nem se dignaram a ir ver o original. De resto, um dia que encontrarem carne do lombo ao preço de couratos, avisem-me. Também não sabem o que é a cinza, mas ui ui que medo .... Enfim, já tinha dito que este tópico era idiota? :lol:
Vamos ver se consigo aproveitar um "tópico idiota" para aprender alguma coisa... Quer-me explicar então o que é a CINZA que segundo percebi na sua opinião não será assim tanto de evitar??? Fui eu que falei na cinza, porque em tempos a vi apresentada nos constituintes de uma ração e pareceu-me algo estranho para estar numa ração... Não fiz nenhuma tradução do Google, estava lá escrito CINZA e pelo que me lembro não era em nenhum daqueles rótulos em "Pseudo-Português" que nesses casos tb desconfio logo da "tradução".
Não fui eu quem afirmou, mas pesquisando nogoogle encontrei este parágrafo relativamente a um teste feito no Brasil:

"Os produtos testados têm bom teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras. As exceções foram Gran Cão e Pedigree, que receberam uma avaliação final mais baixa, por apresentarem grande quantidade de cinzas, o que indica baixa qualidade da matéria-prima, como cascas de cereais e farinha de aves (com excesso de penas, patas e bicos). Quanto maior a quantidade de cinzas, menor a qualidade nutricional e pior a digestão do animal."

Espero ajudar em algo...
nbraganca
Membro

quarta dez 14, 2011 4:36 pm

No entanto, continuando a er o artigo verifiquei que:

Empresas contestam

A Granfino, que fabrica a ração Gran Cão, diz, por meio de nota, que o nível de cinzas em seu produto está dentro dos padrões aceitos. Segundo a empresa, o Ministério da Agricultura, que fiscaliza o setor, analisou a ração da marca em maio e não verificou problemas. A Granfino questiona, ainda, o fato de o teste ter apontado excesso de cinzas e, ao final, ter recebido o conceito “aceitável”. “Se a ração não foi reprovada, como pode ter apresentado excesso de cinzas?”, diz a nota.

Já a Mars, detentora da marca Pedigree, enviou um documento afirmando que seus produtos são desenvolvidos com base em estudos científicos reconhecidos e estão em conformidade com as leis brasileiras. Segundo a nota da empresa, o excesso de cinzas pode ser explicado pela maior quantidade de proteína animal, que é melhor em termos nutricionais, mas apresenta mais cinzas do que a vegetal. “Muitas vezes, um maior conteúdo de cinzas de um alimento, desde que dentro de certos limites, pode representar uma melhor qualidade de proteína e, portanto, melhor qualidade da matéria-prima”, diz a Mars Brasil. Sobre o fato de a embalagem da Pedigree não informar a data de fabricação, a responsável pelo produto alega que a obrigatoriedade só entrará em vigor a partir de dezembro. Diz, ainda, que uma alta proporção de fibras pode comprometer a saúde do animal. (CYRUS AFSHAR)
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

quarta dez 14, 2011 5:15 pm

Obrigado Nbraganca pelas pesquisas. Mas mesmo nesses textos a questão das cinzas é contraditória. Uma das marcas alega que se a sua ração realmente continha Cinzas esta deveria ter sido rejeitada e não classificada como "satisfatória". Já a outra marca (a mais conhecida) tenta fazer passar a ideia que ter Cinzas pode ser significado de melhor proteína...

Se nem as marcas se entendem quanto à cinza, como é que querem que os consumidores interpretem de forma sábia os seus rótulos...
Por isso, mesmo sem saber de onde vem a Cinza, continuo a achar um elemento demasiado estranho para aceitar que apareça nos constituintes de uma ração para os meus cães...
EDIÇÃO:(pelo menos em grande quantidade)
nbraganca
Membro

quarta dez 14, 2011 6:06 pm

pborgesf Escreveu:Obrigado Nbraganca pelas pesquisas. Mas mesmo nesses textos a questão das cinzas é contraditória. Uma das marcas alega que se a sua ração realmente continha Cinzas esta deveria ter sido rejeitada e não classificada como "satisfatória". Já a outra marca (a mais conhecida) tenta fazer passar a ideia que ter Cinzas pode ser significado de melhor proteína...

Se nem as marcas se entendem quanto à cinza, como é que querem que os consumidores interpretem de forma sábia os seus rótulos...
Por isso, mesmo sem saber de onde vem a Cinza, continuo a achar um elemento demasiado estranho para aceitar que apareça nos constituintes de uma ração para os meus cães...
EDIÇÃO:(pelo menos em grande quantidade)
Eu concordo plenamente :)
E fiquei mais descansado por não encontrar cinzas nos ingredientes da ração que costumo comprar...
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta dez 14, 2011 6:15 pm

:lol:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta dez 14, 2011 7:11 pm

Cinzas é a quantidade de minerais que ficam nos nossos animais depois de processado o alimento. O seu valor não deve ser elevado se bem que não sei qual o valor médio aconselhado.
Corrijam-me se estiver errado.
Babaorum
Membro Veterano

quarta dez 14, 2011 7:19 pm

É a quantidade de minerais do alimento ponto final. Andarem à procura das cinzas na lista de ingredientes já tem um lugar de destaque no meu caderninho :lol:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quarta dez 14, 2011 7:57 pm

Babaorum Escreveu:É a quantidade de minerais do alimento ponto final. Andarem à procura das cinzas na lista de ingredientes já tem um lugar de destaque no meu caderninho :lol:
Não sabia. Mas pelo que li num estudo da PROTESTE (de 2008 e sim, eu sei que não é a fonte mais viável para este assunto mas não tive tempo de pesquisar mais), tinha ideia de que cinzas e minerais eram coisas diferentes:
"A grande quantidade de cinzas que encontramos nas rações compromete a qualidade nutricional do alimento e piora a digestão."

Um pouco mais abaixo dizem que:
"Todas as marcas foram bem-avaliadas nos critérios de qualidade de gordura e quantidade de vitaminas e minerais. Também não encontramos quantidades nocivas de conservantes."

Meteram as patas?
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Babaorum
Membro Veterano

quarta dez 14, 2011 8:02 pm

Só vendo o artigo. Provavelmente, no 2º quote, estariam a referir-se aos minerais principais (cálcio e fósforo). De qualquer forma, esses sujeitos costumam ser uns "expertos" e peras :D
nbraganca
Membro

quarta dez 14, 2011 8:05 pm

Babaorum Escreveu:É a quantidade de minerais do alimento ponto final. Andarem à procura das cinzas na lista de ingredientes já tem um lugar de destaque no meu caderninho :lol:
Na parte dos cromos? :)
Babaorum
Membro Veterano

quarta dez 14, 2011 8:20 pm

Na parte das cromices, não propriamente dos cromos. Sorry, no hard feelings :P
nbraganca
Membro

quarta dez 14, 2011 9:14 pm

Babaorum Escreveu:Na parte das cromices, não propriamente dos cromos. Sorry, no hard feelings :P
No problem :)

Mas ainda sobre este assunto...

As rações que tenho comprado variam entre a Acana e a Orijen, sendo esta ultima mais cara.

Na Orijen descobri as cinzas :) :
GUARANTEED ANALYSIS
Crude protein (min.) 38.0 %
Crude fat (min.) 16.0 %
Crude fiber (max.) 3.0 %
Moisture (max.) 10.0 %
Calcium (min./max.) 1.5 % / 1.7 %
Phosphorus (min./max.) 1.2 % / 1.4 %
Omega-6 (min.) 2.6 %
Omega-3 (min.) 1 %
DHA (min.) 0.6 %
EPA (min.) 0.3 %
AA (min.) 0.12 %
Carbohydrate (max.) 25%
Ash (max.) 7.5%
Taurine (min.) 0.35 %
Glucosamine (min.) 1400 mg/kg
Chondroitin (min.) 1200 mg/kg
Microorganisms (min.) 120M cfu/kg
pH 5.5

Já na Acana não...

Protein ..................................... 33 % Fat .......................................... 15 % Fiber ...................................... 3.5 % Calcium .................................. 1.2 % Phosphorus ............................. 1.1 %
TYPICAL ANALYSIS
Sodium ................................. 0.35 % Chloride................................... 0.5 % Potassium................................ 0.6 % Magnesium ............................. 0.1 % Iron ..................................325 mg/kg Zinc .................................250 mg/kg Copper...............................20 mg/kg Manganese.........................47 mg/kg Cobalt ................................... 0.55 % Iodine................................2.1 mg/kg Selenium ...........................0.4 mg/kg
Vitamin A ............................18 KIU/kg Vitamin D3........................ 2000 IU/kg Vitamin E ............................400 IU/kg Vitamin K..............................2 mg/kg Vitamin C............................85 mg/kg Vitamin B1 (thiamine)...........75 mg/kg Vitamin B2 (riboflavin) ......... 44 mg/kg
Omega-6................................. 2.5 % Omega-3 ................................ 0.4 % Glucosamine ....................800 mg/kg Chondroitin .......................500 mg/kg Carbohydrate ........................... 29 %
Vitamin B3 (niacin).............230 mg/kg Vitamin B5 (pan. acid) ..........42 mg/kg Vitamin B6 (pyridoxine) ........36 mg/kg Vit. B12 (cyanocobalamin) .. 400 ug/kg Biotin ................................0.6 mg/kg Folic Acid ...........................3.5 mg/kg Choline........................... 3350 mg/kg
Lysine ......................................1.7 % Threonine ................................1.2 % Methionine .............................. 0.9 % Isoleucine .................................1.2 % Leucine ....................................2.2 % Valine ......................................1.4 % Arginine....................................2.0 % Phenylalanine ...........................1.2 % Histidine ...................................0.9 % Cystine ................................... .0.7 % Taurine ................................... 0.5 %

Estarei a ver mal as coisas?
Babaorum
Membro Veterano

quarta dez 14, 2011 9:23 pm

Não, não está a ver mal, não põem o teor de cinza mas põem os teores de vários minerais. Vá-se lá saber o que é que estará por detrás desses malabarismos 8)
Babaorum
Membro Veterano

quarta dez 14, 2011 9:34 pm

Estive a ver os rótulos e estes gajos são mesmo muito giros 8) Normalmente o pessoal põe tudo menos os hidratos de carbono, que têm que ser calculados, os gajos da Acana metem os hidratos de carbono e assim é a cinza que tem que ser calculada. Talvez o teor de 9.5% de cinza que assim resulta tenha alguma coisa a ver com os malabarismos de rótulos 8)
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

quarta dez 14, 2011 10:53 pm

Ok, começasse a fazer luz para mim... Quer dizer que afinal todas têm cinzas, são os minerais, e não algo parecido com cinzas da lareira...
Vê Babaorum, até num "tópico idiota" se consegue aprender algo. Basta que quem sabe do assunto tenha um pouco de boa vontade de esclarecer.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”