CAVB Escreveu:A vacina da Leishmaniose é uma vacina muito recente, como tal, nem todas as reacções estão descritas. No entanto, qualquer vacina pode causar reação adversa, nomeadamente reacções de tipo alérgio, quer seja pela substancia activa quer pelo excipiente que a compõe.
Em relação à vacina da Leishmaniose em particular, considero (em termos pessoais) que é uma vacina segura, uma vez que já administrei algumas dezenas e o único tipo de reacção que ocorreu foi em alguns casos uma apatia durante 24 a 48h. O que não quer dizer que não possa ocorrer, muito esporadicamente, esse tipo de reacção ou outra até mais grave.
No seu caso em particular, penso que fez bem em consultar logo o veterinário e se nota que o cachorro ainda não está bem deverá voltar ao mesmo. Deverá para alem do tratamento conversar abertamente acerca de se será benefico administrar a 3a dose. Decidirem em conjunto o que será melhor para o cachorro, se receber a 3a dose ou não voltar a ser vacinado com essa vacina.
O rappel da Leishmaniose deve ser feito entre 14 a 28 dias após a administração anterior, como tal o laboratório convencionou 21 dias.
P.S.: Se um animal fizer reacção a qualquer que seja a vacina não hesitem em contactar o vosso veterinario imediatamente, porque quanto mais tarde for detectada a situação mais complicada poderá se tornar.
Como tinha descrito hoje, tinha consulta ja marcada para ir ao veterinario, como tinho postado anteriormente diagnosticou-se o seguinte:
O cão devido à reacção que teve da vacina eter ficado com a parte do focinho em especial, inchado, mais concretamente os olhos e boca, levou a que as palpebras devido ao inchaso ficassem enrroladas para dentro do olho, fazendo com que o pelo estivesse em constante contacto com o olho do cão. Levando assim a criar uma Ulcera no olho, tera o mesmo agora de ter de andar a domar umas gotas e um antibiotico para recuperar.
Uma das reacções que tambem me esqueci de referir, foi que em determinadas partes do corpo, partes laterais da barriga, apareceram-lhe uns altos, tipo caroços por dentro da pele.
Em relação a levar a 3ª dose da vacina, ainda se esta a ponderar um pouco o caso, pois o cao em principio irá desencadear a mesma reacção levando a originar novamente os mesmo problemas ou ate mais graves caso o inchaso lhe passe para as vias respiratorias, e estando a falar de uma raça bracefalica deve ter-se muito em atenção tudo isso.
Logo irei ponderar muito bem em dar a 3ª dose da vacina da leishmaniose no cão, terei então de optar por outro meio de "combate", nomeadamente coleiras e pipetas.
Agora só espero que o cao recupere rapidamente pois o mesmo está um pouco em baixo devido a esta situação.