Reacção a vacina leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

logit
Membro Júnior
Registado: terça dez 20, 2011 8:35 pm

quarta dez 21, 2011 12:06 am

veela Escreveu:também dei essa vacina à minha cadela este ano e não teve qualquer tipo de reacção. o que estou a estranhar no que contou é que deu a primeira vacina dia 25 e depois a segunda foi logo dia 17, menos de um mês depois da primeira. quando fui com a minha cadela eles fizeram questão de dizer que as vacinas tinham que ter espaçamento de um mês entre elas e não podia passar desses dias. não sei se será realmente relevante ou não, mas eu se fosse a si levava-o a outro vet.
as melhoras!
Pelo que fui informado pelo veterinario era que a vacina tinha de ser com intervalos de 21 dias entre elas.

Amanha vou com ele ao veterinario logo de manha, ja tenho consulta marcada.

Pelo que andei a ver, so numa de curiosidade, o que nunca inviabilizará a consulta de quem realmente percebe, julgo ser uma ulcera na cornea, pelo facto do pelo da palpebra do cão tocar durante muito tempo no olho, causando assim esse efeito azulado, pois sei que ele ao ter o olho fechado devido ao inchaso, o pelo tocava no olho e ele esta sempre a lagrimejar de ambos os olhos, o que me faz estar sempre a limpar constantemente os olhos com soro.
Amanha ja irei saber ao certo do que se poderá tratar.
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quarta dez 21, 2011 12:54 am

pois agora que fala nos 21 dias também tou em dúvida do que aconteceu quando dei a vacina à minha. já foi no princípio do ano, mas pensava mesmo que tinham dito um mês. peço desculpa.
de qualquer das maneiras acho que não é normal continuar com essa reacção passado alguns dias. leve-o novamente ao seu vet para ver o que dizem, mas se calhar era melhor também receber a opinião de outra vet.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quarta dez 21, 2011 1:14 am

logit Escreveu:
veela Escreveu:também dei essa vacina à minha cadela este ano e não teve qualquer tipo de reacção. o que estou a estranhar no que contou é que deu a primeira vacina dia 25 e depois a segunda foi logo dia 17, menos de um mês depois da primeira. quando fui com a minha cadela eles fizeram questão de dizer que as vacinas tinham que ter espaçamento de um mês entre elas e não podia passar desses dias. não sei se será realmente relevante ou não, mas eu se fosse a si levava-o a outro vet.
as melhoras!
Pelo que fui informado pelo veterinario era que a vacina tinha de ser com intervalos de 21 dias entre elas.

Amanha vou com ele ao veterinario logo de manha, ja tenho consulta marcada.

Pelo que andei a ver, so numa de curiosidade, o que nunca inviabilizará a consulta de quem realmente percebe, julgo ser uma ulcera na cornea, pelo facto do pelo da palpebra do cão tocar durante muito tempo no olho, causando assim esse efeito azulado, pois sei que ele ao ter o olho fechado devido ao inchaso, o pelo tocava no olho e ele esta sempre a lagrimejar de ambos os olhos, o que me faz estar sempre a limpar constantemente os olhos com soro.
Amanha ja irei saber ao certo do que se poderá tratar.
Tadinho ... está mesmo murchito. As melhoras do rapaz e depois diga alguma coisa. :wink:
CAVB
Registado: terça dez 13, 2011 12:56 pm

quarta dez 21, 2011 12:13 pm

A vacina da Leishmaniose é uma vacina muito recente, como tal, nem todas as reacções estão descritas. No entanto, qualquer vacina pode causar reação adversa, nomeadamente reacções de tipo alérgio, quer seja pela substancia activa quer pelo excipiente que a compõe.
Em relação à vacina da Leishmaniose em particular, considero (em termos pessoais) que é uma vacina segura, uma vez que já administrei algumas dezenas e o único tipo de reacção que ocorreu foi em alguns casos uma apatia durante 24 a 48h. O que não quer dizer que não possa ocorrer, muito esporadicamente, esse tipo de reacção ou outra até mais grave.
No seu caso em particular, penso que fez bem em consultar logo o veterinário e se nota que o cachorro ainda não está bem deverá voltar ao mesmo. Deverá para alem do tratamento conversar abertamente acerca de se será benefico administrar a 3a dose. Decidirem em conjunto o que será melhor para o cachorro, se receber a 3a dose ou não voltar a ser vacinado com essa vacina.
O rappel da Leishmaniose deve ser feito entre 14 a 28 dias após a administração anterior, como tal o laboratório convencionou 21 dias.

P.S.: Se um animal fizer reacção a qualquer que seja a vacina não hesitem em contactar o vosso veterinario imediatamente, porque quanto mais tarde for detectada a situação mais complicada poderá se tornar.
Arguidaa
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 12:53 pm

Desculpe a pergunta e, obviamente, só responde se assim o entender. :wink:

Vamos supôr que este cachorro era seu "doente". Perante esta reacção aconselharia a dar a 3ª dose?

Muito sinceramente, se fosse um animal meu e, perante o que aconteceu, não teria coragem de dar a 3ª dose. Aliás ... eu já estaria em pânico, mas isso sou eu que sou uma "mãe-galinha". :D :D :D

Não há forma de se "prever" se o animal irá ter alguma reacção alérgica? Como nas pessoas em que podemos fazer testes... :wink:
logit
Membro Júnior

quarta dez 21, 2011 3:11 pm

CAVB Escreveu:A vacina da Leishmaniose é uma vacina muito recente, como tal, nem todas as reacções estão descritas. No entanto, qualquer vacina pode causar reação adversa, nomeadamente reacções de tipo alérgio, quer seja pela substancia activa quer pelo excipiente que a compõe.
Em relação à vacina da Leishmaniose em particular, considero (em termos pessoais) que é uma vacina segura, uma vez que já administrei algumas dezenas e o único tipo de reacção que ocorreu foi em alguns casos uma apatia durante 24 a 48h. O que não quer dizer que não possa ocorrer, muito esporadicamente, esse tipo de reacção ou outra até mais grave.
No seu caso em particular, penso que fez bem em consultar logo o veterinário e se nota que o cachorro ainda não está bem deverá voltar ao mesmo. Deverá para alem do tratamento conversar abertamente acerca de se será benefico administrar a 3a dose. Decidirem em conjunto o que será melhor para o cachorro, se receber a 3a dose ou não voltar a ser vacinado com essa vacina.
O rappel da Leishmaniose deve ser feito entre 14 a 28 dias após a administração anterior, como tal o laboratório convencionou 21 dias.

P.S.: Se um animal fizer reacção a qualquer que seja a vacina não hesitem em contactar o vosso veterinario imediatamente, porque quanto mais tarde for detectada a situação mais complicada poderá se tornar.
Como tinha descrito hoje, tinha consulta ja marcada para ir ao veterinario, como tinho postado anteriormente diagnosticou-se o seguinte:

O cão devido à reacção que teve da vacina eter ficado com a parte do focinho em especial, inchado, mais concretamente os olhos e boca, levou a que as palpebras devido ao inchaso ficassem enrroladas para dentro do olho, fazendo com que o pelo estivesse em constante contacto com o olho do cão. Levando assim a criar uma Ulcera no olho, tera o mesmo agora de ter de andar a domar umas gotas e um antibiotico para recuperar.

Uma das reacções que tambem me esqueci de referir, foi que em determinadas partes do corpo, partes laterais da barriga, apareceram-lhe uns altos, tipo caroços por dentro da pele.

Em relação a levar a 3ª dose da vacina, ainda se esta a ponderar um pouco o caso, pois o cao em principio irá desencadear a mesma reacção levando a originar novamente os mesmo problemas ou ate mais graves caso o inchaso lhe passe para as vias respiratorias, e estando a falar de uma raça bracefalica deve ter-se muito em atenção tudo isso.

Logo irei ponderar muito bem em dar a 3ª dose da vacina da leishmaniose no cão, terei então de optar por outro meio de "combate", nomeadamente coleiras e pipetas.

Agora só espero que o cao recupere rapidamente pois o mesmo está um pouco em baixo devido a esta situação.
alexsousa
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 9:17 am

quarta dez 21, 2011 3:25 pm

Ao meu Bráz, (rafeiro do mais puro que há :), aconteceu precisamente o mesmo. Nas 2 primeiras doses não teve qualquer tipo de reacção. Na ultima, de facto a reacção foi igual ao do seu. Em menos de 20 minutos, começou a coçar o focinho, a esfrega-lo no sofá, no chão,completamente desesperado, e depois começou a inchar. O focinho ficou irreconhecível. Leva-mo-lo imediatamente a veterinária onde levou uma injecção. Começou lentamente a voltar ao "normal". Confesso que para o ano não o vou fazer de todo.
Felizmente não ficou com nenhuma sequela.
As melhoras do patudo e vá dando noticias.
logit
Membro Júnior

quarta dez 21, 2011 3:42 pm

alexsousa Escreveu:Ao meu Bráz, (rafeiro do mais puro que há :), aconteceu precisamente o mesmo. Nas 2 primeiras doses não teve qualquer tipo de reacção. Na ultima, de facto a reacção foi igual ao do seu. Em menos de 20 minutos, começou a coçar o focinho, a esfrega-lo no sofá, no chão,completamente desesperado, e depois começou a inchar. O focinho ficou irreconhecível. Leva-mo-lo imediatamente a veterinária onde levou uma injecção. Começou lentamente a voltar ao "normal". Confesso que para o ano não o vou fazer de todo.
Felizmente não ficou com nenhuma sequela.
As melhoras do patudo e vá dando noticias.
Por mim tambem não irei arriscar mais em dar essa vacina, sei que o facto e o risco de poder apanhar a leishmaniose e egrande emas irei optar por outros metodos de prevenção, visto tambem que o cao esta quase sempre em casa, tirando apenas quando sai pra dar uma volta.

Como é obvio sentiria-me muito mais confiante com a vacina, mas pelas reacções que me deparei não irei arriscar e a sacrificar o cao, podendo até criar serios problemas nele.
Arguidaa
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 4:04 pm

Faz muito bem Logit em não arriscar outra vez. Eu também não arriscaria. Desta vez, apesar de tudo ainda teve muita sorte e, pode ser que da próxima tal não acontecesse. :cry: :cry:

Em relação à protecção do seu canito, o laboratório aconselha a que se faça na mesma a prevenção pelo que, de qualquer das maneiras já teria de a fazer. :wink: :wink:

As melhoras do rapaz e, vá dando notícias. :wink: :wink:
CAVB
Registado: terça dez 13, 2011 12:56 pm

quarta dez 21, 2011 6:30 pm

Arguidaa:
"Vamos supôr que este cachorro era seu "doente". Perante esta reacção aconselharia a dar a 3ª dose?"

Não me vai levar a mal mas não vou dizer qual a minha opinião pessoal (única e exclusivamente porque me apresento como profissional), porque pode levar a mal-entendidos. Acho que será uma opção a decidir entre o dono e o colega que assiste o cachorro.
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta dez 21, 2011 6:33 pm

Ora nem mais.
Arguidaa
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 8:41 pm

CAVB Escreveu:Arguidaa:
"Vamos supôr que este cachorro era seu "doente". Perante esta reacção aconselharia a dar a 3ª dose?"

Não me vai levar a mal mas não vou dizer qual a minha opinião pessoal (única e exclusivamente porque me apresento como profissional), porque pode levar a mal-entendidos. Acho que será uma opção a decidir entre o dono e o colega que assiste o cachorro.
Claro que não levo a mal e compreendo perfeitamente. :wink: :wink: Obrigada pela sua resposta. :wink:
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

quinta dez 22, 2011 12:15 am

A minha cadela levou a segunda dose desta vacina na quarta feira passada. Correu tudo bem mas o veterinario avisou-me que seria normal que ela pode-se ter febre, vomitos e inchar o focinho. Mencionou mesmo que a 2a dose era a que normalmente apareciam os efeitos, mas que desaparecia, mas se ficassemos preocupados sempre poderiamos voltar ao vet. Correu tudo bem e nada de efeitos. Vai passar :)
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

quinta dez 22, 2011 12:24 am

A minha cadela levou a segunda dose desta vacina na quarta feira passada. Correu tudo bem mas o veterinario avisou-me que seria normal que ela pode-se ter febre, vomitos e inchar o focinho. Mencionou mesmo que a 2a dose era a que normalmente apareciam os efeitos, mas que desaparecia, mas se ficassemos preocupados sempre poderiamos voltar ao vet. Correu tudo bem e nada de efeitos. Vai passar :)
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

quinta dez 22, 2011 9:45 am

as melhoras!
O intervalo entre as doses da vacinas são de 3 semanas por isso esta correcto ter dado no dia 25 e depois dia 17 :)
Responder

Voltar para “Cães”