desparasitação e coleiras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sábado jan 17, 2004 7:45 pm

Sempre tive animais, principalmente cães, mas todos viviam/vivem no quintal pois é grande e é lá que se sentem bem. Eram cães abandonados que acabavam sempre por ficar connosco. Estes cães tinham (e tem)vacinas e para as pulgas e costumam levar produtos exteriores (ex: frontline).
é a primeira vez que tenho um cão mesmo a viver comigo - dentro de casa - e tenho uma duvida. Ele tem ido regularmente ao veterinario e já levou desparasitante duas vezes (ele está comigo à dois meses) - só sei que é uma pomada amarela pois o nariz da veterinaria fica sempre amarelo depois dos beijinhos que o tó lhe dá.
a minha duvida é, para além deste desparasitante ele deverá levar algo exterior para as pulgas??
e se levar, por exemplo, produtos do genero do frontline, é necessário uma coleira anti-pulgas? - pergunto isso porque não entendo muito bem o uso destas coleiras se o cão já está com protecção.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sábado jan 17, 2004 8:52 pm

O Snoopy tem 3 meses e meio e a veterinária disse que o melhor para ele quando for maior é utilizar uma coleira insecticida, pois para álem de o proteger contra pulgas também o protege contra picadas de mosquitos, nomeadamente aquele que provoca sangramentos internos.

Guida
Aleacim
Membro Veterano
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sábado jan 17, 2004 9:06 pm

Guida__F Escreveu: O Snoopy tem 3 meses e meio e a veterinária disse que o melhor para ele quando for maior é utilizar uma coleira insecticida, pois para álem de o proteger contra pulgas também o protege contra picadas de mosquitos, nomeadamente aquele que provoca sangramentos internos.

Guida
obrigada pela resposta.
já agora...quando ele for maior...quando??? já adulto??
o Tó tem 4 meses e uma semana.
MicasGirl
Registado: quarta set 17, 2003 9:56 pm

sábado jan 17, 2004 9:06 pm

As coleiras são realmente muito eficazes contra o mosquito da Leishmania mas contra as pulgas acho que o mais eficaz mesmo são aquelas pipetas que se metem no pescoço... O Frontline é um dos bons exemplos mas em alguns cães já não funciona muito bem...se funcionar bem aconselho a usar, caso contrário tem que mudar para outra marca tipo Advantage... mas mude apenas quando o Frontline não funcionar porque assim evita que as pulgas criem resistências a 2 produtos, o que pode ser muito chato para controlar!!
Boa sorte com o seu novo cão :)
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

sábado jan 17, 2004 9:28 pm

Aleacim, realmente as coleiras podem proteger mas o mais eficaz é o frontline. No entanto, eu costumo dar Pulvex (penso que é assim) que também protege contra o mosquito da leishminose além de que tem mais pipetas que o frontline (a naõ ser que compre o frontline avulso).
Guida__F
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 9:30 pm

Como o Snoopy é muito peludo e tinha vindo da Associação de onde foi adoptado a coçar-se ( e com razão porque lhe encontramos duas carraças), foi-lhe comprada uma coleira desparazitante para cachorros.
Tem uma composição diferente das outras, não é tão forte, mas é não tóxica para cães.

Agora as outras.... realmente não sei...

Guida
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jan 17, 2004 11:23 pm

Aconselho a leitura deste texto. É um pouco longo, mas vale a pena o esforço ;)
Para uma boa visualização, em View (ver) escolha em dimensão de texto: "médio".
http://whippetp.no.sapo.pt/pulgas.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jan 17, 2004 11:28 pm

segundo consta o frontline está a perder a eficácia. o pulvex também é bom para afastar os tais mosquitos e também carraças. há comprimidos que são eficazes para vários parasitas internos e externos. é melhor perguntar ao vet. eu não confio nada em coleiras.
Aleacim
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 11:29 pm

obrigada a todos :)

nel...vou ler a página, obrigada
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo jan 18, 2004 10:47 am

que eu saiba a unica que protege quase a cem por cento contra o mosquito que transmite a leishmania infantum é a escalibor e necessita de receita médica alem de que só se deve utilizar a partir dos 6 meses até lá só fronteline e em spray . mas o melhor é consultar o seu vet que é para isso que eles existem !

cordialmente

Nelson
Guida__F
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 10:58 am

Segundo a veterinária estes mosquitos geralmente atacam cães que dormem à noite no exterior.

AVISO: Nunca deixe o seu animal a dormir na rua. Leve-o para casa e dê-lhe uma caminha quentinha.

Guida
Aleacim
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 11:54 am

Guida__F Escreveu: Segundo a veterinária estes mosquitos geralmente atacam cães que dormem à noite no exterior.

AVISO Nunca deixe o seu animal a dormir na rua. Leve-o para casa e dê-lhe uma caminha quentinha.

Guida
Nem todos os cães tem necessidade de dormir dentro de casa, se as codições que têm no exterior são boas.
o Tó vive dentro de casa (não sobreviria fora dela) e a minha gata também. Mas os meus dois outros cães...pô-los dentro de casa seria po-los numa prisão, pois adoram o seu espaço e são felizes porque vivem em "liberdade" por toda a quinta.

No mês passado os dois conseguiram furar a rede que veda toda a quinta e foram dar um passeio...fomos busca-los e tivemos de por um na garagem durante a noite...para nao voltar a fugir até, de manha, se arranjar a rede. Pois foi uma noite terrivel, o cão ladrou e uivou toda a noite por estar na garagem...

não me leve a mal, o que quero dizer é que há realmente cães que só se sentem "cães" vivendo com uma certa liberdade, autonomia...e não consideram estar dentro de casa conforto mas sim prisão.

o importante é mesmo no exterior terem as "suas casas", terem condições para se manterem bem.
Guida__F
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 2:01 pm

Estou só a repetir o que a veterinária disse: Os mosquitos que provocam esta doença, geralmente, atacam de noite os cães que dormem na rua.
Assim ela disse-nos que ele nunca devia dormir na rua.

Guida
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 19, 2004 1:14 am

Não é de noite o horário com que nos devemos preocupar. O pôr de sol é bem mais problemático. A hora preferencial de qualquer mosquito é o por do sol pois é aí que o calor desaparece e podem então começar a sua vidinha. À noite já eles fizeram o serviço todo e só andam alguns no ar.

Em relação a produtos spot on aconselho o pulvex. De momento é o mais completo. Mas não há nada que safe o animal da picada. Fora das zonas de risco só me preocuparia em colocar um produto no animal. Dentro das zonas de risco... assim que o sol começa a deitar-se... cão em casa.
Última edição por KROZ em segunda jan 19, 2004 12:54 pm, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 5:51 am

Um caniche do prédio dos meus pais faleceu com essa doença. No entanto como era num cão que tinha sido abandonado (foi adopatado no canil municipal), não sei onde foi picado.

No entanto o donos não optaram por manda-lo logo abater. Teve todos os cuidados médicos até ao fim, incluido internamentos quando era ncessário.

Assim pode compreender a minha preocupação e as insistências da veterinária em nunca o deixar dormir na rua.

Guida
Responder

Voltar para “Cães”