catarinamar Escreveu:Bom..acho mesmo que a questão está a ser mal direcionada...
Acho estranho estarem sempre a repetir que os actuais donos a salvaram e fizeram tudo com boas intenções e que estão afeiçoados a ela ... mas claro que sim, isso nem se dúvida, se assim não fosse a questão seria outra bem diferente e alvo de outro tipo de criticas...ñ é?
A questão é: eu enquanto dono perco o meu cão...por um descuido meu (pronto)...passado 3 meses sei onde ela está. É legitimo querer visitá-la??É legitimo quere-la ainda para mim??
Na minha opinião é legitimo sim senhora!! JAMAIS - e digo isto com mto orgulho - abdicaria de um animal meu, ainda que soubesse que ele era bem tratado, como todos sabemos q está a ser. Nem que se passassem anos...eu iria querer sempre saber como ela está, o q se passou e quere-la para mim ...
O outro lado:
Encontro um cão na rua... ou vou ao canil buscar um...e claro que o trato bem, cuido dele...etc..passado 3 meses, sei que aquele cão teve dono, que teve uma familia que sempre o procurou, q sofre por ele...
é legitimo eu querer ficar com ele? Para mim não..
é legitimo eu pedir aos donos iniciais para ficar com ele?? é sim...
Sabendo que o cão q tenho e apesar de eu o ter adoptado legalmente, tem donos, quanto tempo demoraria a informar os donos que ele está bem?? Imediatamente!
Nem me passa pela cabeça adoptar um cão e mais tarde vir a saber que os donos o procuram angustiados e sofrem por ele...com anúncios na net etc... e ñ os contactar...ñ dá..!
Infelizmente e perante a nossa Lei os animais são objectos e por isso desde que adoptados de forma correcta pertencem aquela pessoa..eu não os vejo assim!! No meu coração saberia sempre que aquele cão não era meu...que se calhar se visse os verdadeiros donos correria para eles cheio de alegria....
Mais uma vez, quase completamente de acordo. Só que -- e já o disse num tópico anterior sobre este mesmo assunto -- aqui temos de considerar o ponto de vista dos antigos donos, dos novos donos e, sobretudo, o do bem-estar da cadela.
Eu já perdi um animal e o que mais desejaria era sabê-lo acolhido, bem tratado e feliz. Não pediria que mo devolvessem para não o sujeitar a mais mudanças e tendo em conta o afecto que entretanto já se gerara entre ele e os novos donos, mas lá está, gostaria muito de o rever e de saber como ele estava. Se me fosse absolutamente negada essa possibilidade, como estão a fazer os novos donos aos antigos... bem, muito provavelmente, acharia que algo estaria mal e tentaria reavê-lo pelos meios ao meu alcance.
Resumindo, com a atitude que estão a ter, os novos donos só estão a complicar a situação. Com razoabilidade, poderiam ser estabelecidas à partida visitas regulares (ninguém está a falar de ter estranhos a entrar casa dentro a toda a hora, e estas pessoas não são estranhas à cadela, são os seus antigos donos), os novos donos podiam até precaver essa situação fazendo previamente um acordo escrito. Agora, quando se nega qualquer comunicação, qualquer informação directa... Porque é que novos e antigos não se encontram e conversam, bolas?
Quanto ao animal ser um bem aos olhos da lei, é verdade, mas não o é certamente aos olhos dos donos, antigos e novos. Porque não respeitar os sentimentos das pessoas e do animal, que também haveria de gostar de ver e de receber o carinho dos donos antigos?
Se as pessoas se atêm só à legalidade, então há que apurar se, do ponto de vista de quem era responsável pela Prada -- o canil --, tudo foi feito como mandam os livros. Ocorre-me uma questão, por exemplo, que se levanta muitas vezes a respeito de animais recolhidos pelos canis: quando uma pessoa anda à procura de um animal, porque não deixá-lo entrar para ver os animais que lá se encontram? Já se sabe que num canil, onde entram diariamente muitos animais, não se pode delegar num funcionário (cuja memória pode ser falível, como a de toda a gente) o fornecimento de informações. E a Petraqueen foi informada dos procedimentos habituais? Foi informada do prazo em que perderia a propriedade da cadela? Foi-lhe pedido que deixasse lá um folheto, por exemplo? A quem está fora deste meio e de cabeça perdida pode escapar muita coisa. Enfim, em relação ao funcionamento do canil levanta-se uma quantidade de questões que também gostaria de ver esclarecidas.
É que isto é um drama que pode acontecer a qualquer um.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke