ansiedade da separação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
claracosta
Registado: sexta nov 28, 2003 12:50 pm

domingo jan 18, 2004 8:30 pm

Olá.
Tenho uma husky Siberiana com 5 meses.
Aos poucos lá fui conseguindo que ela fizesse as suas necessidades na rua. Foram uns meses algo complicados, já que a Samúki resolvia fazer xixi e cócó em qualquer lado. Comprei uns toalhetes e com eles a coisa lá se foi compondo. Quando estou em casa ela pede sempre para ir à rua. O meu problema é quando vou trabalhar. ;) Fecho-a na sala (já que é o único compartimento da casa que ainda não está mobilado), deixo-lhe o toalhete no chão e alguns brinquedos para ela se entreter. O problema é que quando chego a casa tenho xixis e cocós por todo o lado e, se apanhar roupa que esteja a enxugar, resolve roer tudo. Já me falaram que se trata de ansiedade da separação. Gostaria de saber mais um pouco sobre o assunto e o que fazer, já que não a posso levar comigo para a escola onde trabalho.

Clara Costa
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jan 18, 2004 8:51 pm

Olá, Clara.

A ansiedade por separação manifesta-se sobretudo em cães cujo instinto gregário foi demasiado potenciado pelo dono. Os indivíduos mais sujeitos a este tipo de condutas são os nervosos e hiperactivos. Há quem defenda que o factor medo herdado pelo animal é uma causa próxima deste tipo de ansiedade.

Manifesta-se por condutas destrutivas, vocalizações excessivas, micção e defecação inadequadas, vómitos, diarreias e até dermatites.

Para tentar resolver este tipo de anomalias é fundamental o recurso a alguém especializado em comportamento canino. Poder-lhe-á ser receitado algum ati-depressivo.

Como não tem a certeza que é mesmo ansiedade, aconselhava-a a, mais ou menos 20 minutos depois das refeições, levá-la ao exterior para fazer as necessidades. Pode ser que melhore este aspecto que referiu.

Por outro lado, como disse, a ansiedade por separação é muitas vezes estimulada pelo dono. Em minha opinião, deveria começar a habituá-la a ausencias progressivamente mais longas, começando por poucos minutos e alongando-as até chegar a 1 ou 2 horas.

É muito importante que 10 minutos antes da saída e 10 minutos depois de chegar a vasa não tenha qualquer manifestação de carinho com a cadela. Do mesmo modo se ao chegar verificar que ela fez alguma "asneira", não lhe ralhe, pois poderá estar insconscientemente a reforçar a sua conduta. Indiferença absoluta durante alguns minutos. Deixá-la com algum dos brinquedos favoritos e com o rádio ligado, por exemplo, também ajuda.

É uma conduta que não é muito difícil de resolver se houver persistência por parte do dono, que é a parte do "tratamento" que falha na maior parte das vezes.

Espero que resolva o problema.

Cumprimentos

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 18, 2004 10:02 pm

http://www.hospvetprincipal.pt/Ansiedade.htm

Sem gozos, mas de há um ano para cá ando a colocar muito este link.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

domingo jan 18, 2004 10:32 pm

OLá

Estou com os mesmos problemas, tenho uma cadela que tem agora 4 meses e já não sei o que fazer, ela não faz nada na rua.
Como tenho 4 gatos e a cadela está em contacto com eles desde o mês e meio, todo o comportamento dela é igual ou parecido aos dos gatos.
Começou por fazer na casa de banho dos gatos, mas como isso se tornou numa guerra, porque os gatos não querem, como era muito pequenina para ir à rua, eu comecei a por um jornal mesmo ao pé da casa de banho dos gatos e ela começou a fazer lá. Depois começou a ir à rua duas vezes por dia, mas é muito raro ela lá fazer.
Ainda tenho esperança que muito em breve este problemas se resolva, mas já começo a ficar preocupada.
Vou seguir estes conselhos sugeridos pelo jcsousa, pode ser que resulte.
Depois digo qualquer coisa. Obrigada.

Franky
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 18, 2004 10:37 pm

Lido o link, constato que em relação à minha resposta há uma coincidência quase absoluta. A única diferença é que aconselha a recompensar o cão por comportamentos adequados na ausência do dono. Pessoalmente acho incorrecto este procedimento imediatamente a seguir à chegada do dono, por dois motivos:

- estimula o excessivo gregarismo que está na base do comportamento anormal;
- o cão não percebe o reforço se não fôr dado NA ALTURA EXACTA em que ocorre o comportamento. O reforço positivo iria (emprincípio) contribuir para uma maior expectativa do cão nos períodos em que se encontrasse sózinho. Maior expectativa significa mais ansiedade, que é precisamente a conduta que se pretende extinguir.

Cumprimentos

José Carlos
BETAFERI
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 11:03 pm

Olá

No meu caso a cadela está muito pouco tempo só, talvez 3 horas seguidas no máximo, nem tanto. Mas sempre que regresso, a sua alegria é tal que chega a fazer xixi.
A maioria dos cães afectados fica muito excitado quando o proprietário retorna, saudando seu proprietário mais efusivamente do que o normal. Quando o proprietário retorna, o cão geralmente torna-se extremamente activo e exagera suas saudações à chegada do proprietário
Conseguir ficar indiferente a esta alegria toda, chegar a casa e não ter qualquer manifestação de carinho com a cadela é para mim muito difícil. Eu faço assim: Quando chego, dou sempre uma volta pela casa, pelos aposentos em que ela se movimenta claro, e se os presentes estão realmente no jornal, aí eu dou muitos mimos. Será este meu comportamento errado?

Franky
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 18, 2004 11:23 pm

Olá, Franky.

É complicado falar destes casos a não ser em termos gerais, mas possivelmente a sua cachorra não tem ansiedade por separação:

- fazer necessidades em sítios inadequados não tem necessáriamente a ver com o problema, sobretudo se a cachorra ainda tem 4 meses como disse;

- urinar em situações de excitação como o regresso da dona é um comportamento frequente em cachorros, que nalguns casos persista na idade adulta se eles forem nervosos.

O problema de detectar os sintomas da ansiedade por separação reside principalmente no factor óbvio - nós não estamos lá para ver. O mais frequente são os latidos/ladridos/uivos exagerados, o destruir coisas e a defecação repetida e inadequada. Pelo que conta possìvelmente o que acontece é que a cachorra ainda não consolidou a aprendizagem no que toca a fazer as necessidades.

Só se você a acarinhasse na altura em que ela defeca no jornal ou imediatamente a seguir é que ela relacionaria a recompensa com o facto que é recompensado. Assim, o que faz é aumentar o gregarismo da cadela relativamente si, e consequentemente a excitação quando você volta a casa.

Eu no seu caso esperaria mais uns tempos ( se os sintomas só forem esses) e seria menos exuberante nos carinhos ao chegar a casa.

Cumprimentos e boa sorte com a cachorra.

José Carlos
BETAFERI
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 11:51 pm

Olá
Só se você a acarinhasse na altura em que ela defeca no jornal ou imediatamente a seguir é que ela relacionaria a recompensa com o facto que é recompensado. Assim, o que faz é aumentar o gregarismo da cadela relativamente si, e consequentemente a excitação quando você volta a casa.
Também já tem acontecido, ela fazer no jornal e ser elogiada por mim, pelo que acabou de fazer, fazer-lhe sentir que fez bem no fundo, mas ao mesmo tempo fico na dúvida, se o que ela acabou de fazer estará certo ou não, pois o mais normal seria fazer na rua, receio que esteja a incentivar para aquele mau habito.

Código: Selecionar todos

Eu no seu caso esperaria mais uns tempos ( se os sintomas só forem esses) e seria menos exuberante nos carinhos ao chegar a casa.
Vou seguir o seu conselho e esperar mais um tempo, é muito cachorra ainda, mas parece-me muito esperta, tendo muita facilidade para a aprendizagem.
Um abraço

Franky
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda jan 19, 2004 1:25 am

Depois começou a ir à rua duas vezes por dia, mas é muito raro ela lá fazer.
Pois, é normal que seja raro, tem tão pouca opurtunidade... porque não experimenta levá-la mais vezes? A minha Rebeca vai fazer oito meses e vai à rua 4 vezes ao dia...
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 19, 2004 11:00 am

BETAFERI Escreveu: No meu caso a cadela está muito pouco tempo só, talvez 3 horas seguidas no máximo, nem tanto.
O meu cachorro tambem não passa mais do que isso sozinho, e as vezes passan-se dias inteiros em que não fica sozinho nem um minuto, mas quando fica sozinho, destroi tudo o que consegue apanhar.
Eu consultei ao veterinário, que fez-me montes de perguntas sobre a nossa vida com o cão e diagnosticou ansiedade de separação, o tratamiento é mais o menos o mesmo que aconselhou-lhe o José Carlos, não é facil, precisa de muita constancia e paciência mas pelo que eu sei geralmente tem resultado quando o dono faz as coisas como deve fazer.
É essencial não ligar para o cão antes de sair e quando voltar a entrar, só cumprimentar-lho quando o cão fica sossegado, fazer "simulacros" de saida frequentes, deixar ao cão sozinho por períodos breves, cada vez maiores até se acostumar.
Eu estou a fazer isso há 15 dias, é mesmo pouco para dizer se esta a resultar ou não, é necessario pelo menos 2 meses para ver-se qualquer resultado.
O excercício é tambem importante para o cachorrinho usar a energia que naturalmente tem e ficar mais cansado de noite ;)

Alicia
BETAFERI
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 6:55 pm

Pois, é normal que seja raro, tem tão pouca opurtunidade... porque não experimenta levá-la mais vezes? A minha Rebeca vai fazer oito meses e vai à rua 4 vezes ao dia..
POIXXXX.... se calhar é aí que está o problema. Não morasse eu num 3º andar sem elevador e ela iria mais vezes à rua, é que as pernas já começam a reclamar. Mea culpa. :oops: :oops:

Franky
Responder

Voltar para “Cães”