Crise de meia idade...?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta jan 04, 2012 7:47 pm

Tenho um cão de porte grande, o Yuri, que tem 9 anos. Está velho.
Para além dos pêlos que não eram e ficaram brancos, perdeu alguma massa muscular, tem menos energia, nos passeios sou eu que o arrasto, (por vezes tenho a sensação que coxeia). O sono está mais pesado, e nem sempre ouve o ruído que os vizinhos fazem a entrar e sair do prédio ou subir escadas.
Ele sempre foi sensível e vomitava com alguma facilidade, ultimamente, anda numa dessas crises em que quase todos os dias vomita um fluido amarelo (está medicado e a ser seguido).Na 2ª feira, estava a dormir, como habitualmente, em cima da minha cama e não teve tempo de descer, vomitou o tal líquido por cima da cama. Não é nada agradável às 04H00 estar a fazer cama de lavado.
Fiquei com o sono mais leve e sempre que há algum movimento por parte dele, estou à coca para o pôr dali para fora. Esta noite, receei que vomitasse e empurrei-o para fora da cama. Ele virou-se e mordeu-me.
Ele nunca me mordeu e atribuo este comportamento ao envelhecimento, uma vez, que qdo está a dormir e alguém lhe toca ele começou por rosnar.
Já alguém teve uma experiência destas e queira partilhar...?Agradeço.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta jan 04, 2012 8:13 pm

Esse tipo de comportamento pode ser sinal de dor ou desconforto (você ao empurrar pode ter tocado nalguma zona sensível). Acho que o melhor seria levá-lo ao vet e explicar a situação, que desconfia que está com dores e fazerem exames (apalpações, raios-x, o que o vet achar necessário dado o historial clinico do cão) para verificar se há algo de errado.

Esse fluido amarelo é devido a problemas do fígado? O meu já passou por isso e felizmente parou com uma dieta rigorosa mas no seu caso, caso seja de problemas do fígado, deve ser algo mais severo para ainda continuar mesmo com medicação :(

Lamento que esteja a passar por isso mas infelizmente faz parte da vida (também estou a passar por isso há uns 3-4 anos mas felizmente não tenho tido episódios graves, só mesmo rotinas chatas e sonos leves).
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta jan 04, 2012 8:34 pm

Imagine levar um empurrão enquanto vomita e se sente mal...
Coloque um resguardo à mão, é só colocar por baixo. Está doente e velho, precisa apoio, não empurrões.
Ele fez análises?
drilldown1
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 8:41 pm

CharlieBrow Escreveu:Imagine levar um empurrão enquanto vomita e se sente mal...
Coloque um resguardo à mão, é só colocar por baixo. Está doente e velho, precisa apoio, não empurrões.
Ele fez análises?
CharlieBrow, ele não estava a vomitar nem eu lhe dei um empurrão com força.
Ele estava sentado na cama e penso que estaria a dormir. Qdo o empurrei (leia-se encaminhei-o para o chão) rosnou e mordeu em simultâneo.

Há pouco, estava a dormir no sofá. A Petra saltou tb para o sofá e tocou-lhe, foi motivo para se levantar de rompante a rosnar. Viu que era a Petra e voltou a deitar-se de preferência na minha cama, que está mais sossegado. :)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quarta jan 04, 2012 8:45 pm

drilldown1 Escreveu: CharlieBrow, ele não estava a vomitar nem eu lhe dei um empurrão com força.
Ele estava sentado na cama e penso que estaria a dormir. Qdo o empurrei (leia-se encaminhei-o para o chão) rosnou e mordeu em simultâneo.
drill, será que ele estava a sonhar e se assustou com o toque que lhe deu?
CharlieBrow
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 8:48 pm

Pode ter dores, pode estar a ficar senil, impaciente, surdo, etc. Tem de avaliar esse comportamento com o veterinário. Mas o mais provável serão dores. A dor torna-os muito antipáticos.
drilldown1
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 8:53 pm

kaminaru Escreveu:
drilldown1 Escreveu: CharlieBrow, ele não estava a vomitar nem eu lhe dei um empurrão com força.
drill, será que ele estava a sonhar e se assustou com o toque que lhe deu?
É isso que acho. Ele não fazia isto. Agora, adormece facilmente e profundamente e rosna sempre que se lhe toca. Ás vezes, deita-se em cima das minhas pernas, se me mexo, rosna, mas morder só aconteceu ontem.
No outro dia, estava mal deitado, no sofá. Tinha a cabeça pendurada, tentei colocá-lo numa posição mais confortável e ele rosnou-me a mostrar os dentes.
Este comportamento é novo. Ele não era assim e continua o cão + pachorrento, que conheço, desde que esteja acordado. Tem uma paciência de santo para aturar as explosões de energia da Petra e brinca muito com ela.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta jan 04, 2012 9:25 pm

A minha cadela, que tem agora dois anos, rosnou-me duas vezes, quando a tentava mudar de posição enquanto dormia.

O que passei a fazer foi, dar-lhe uma festa pelo lombo, ou a parte do corpo que tiver mais a jeito, e desta forma despertá-la um bocadinho. A seguir então, mudo-a de posição. Ela continua a dormir, mas já não se assusta com o toque repentino quando a quero mexer para outro lado. Até hoje nunca mais aconteceu.

De qualquer forma, é melhor ter em conta o que já foi dito, e certificar-se se ele não terá qualquer tipo de dor.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta jan 04, 2012 9:33 pm

Pode estar a ficar senil.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta jan 04, 2012 11:05 pm

Deixe que ele desperte no seu tempo e só depois o conduza a fazer o que pretende dele.
O meu velho Bernie tambem me rosnou algumas vezes , precisamente em situações identicas á sua. Depois de descartados possiveis problemas de saude que lhe causassem desconforto, a veterinária recomendou-nos que o acordássemos sempre bem antes de o movimentarmos.
Como já estava um bocado surdo, falava alto, mexia-lhe levemente, acendia a luz e só depois de me certificar que já estava acordado é que lhe mexia e o levava a fazer o que queria.
...
Eles envelhecem ... :(
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
drilldown1
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 10:56 am

Dor não parece. Qdo acordado, brinca (salta e corre) com a Petra. Passo toalhetes pelo corpo, escovo-o e dou uma pequena massagem com proteina vital e ele não se queixa...pelo contrário, gosta e sente-se mimado.
Agora, dorme mais e profundamente. Vou ter que me certificar, que está bem acordado! :wink:
Obrigada pelas vossas opiniões e partilha.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CharlieBrow
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 11:36 am

drilldown1 Escreveu:Dor não parece. Qdo acordado, brinca (salta e corre) com a Petra. Passo toalhetes pelo corpo, escovo-o e dou uma pequena massagem com proteina vital e ele não se queixa...pelo contrário, gosta e sente-se mimado.
Agora, dorme mais e profundamente. Vou ter que me certificar, que está bem acordado! :wink:
Obrigada pelas vossas opiniões e partilha.
Verifique se a audição está bem, se calhar já não está em condições. É ternurento vê-los envelhecer mas ao mesmo tempo é triste vê-los perder capacidades.Tem uma foto do rapaz?
drilldown1
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 12:20 pm

Com menos 4 anos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aos 8 anos com a sua "grande" amiga Petra:

Imagem
Imagem

Não sei se ficou alguma coisa. Sou mto básica nestas coisas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jan 05, 2012 12:21 pm

Sinceramente aí discordo de si, não acho nada ternurento, a minha mais velha está a cegar com cataratas, que há aqui de ternurento?
Há 2 noites a minha filha tirou a roupa do secador e deixou a porta aberta, ela que já vê muito pouco especialmente de noite deu uma valente cabeçada na porta.

Ver os nossos animais, que infelizmente duram tão pouco, começar a perder faculdades, muitas vezes de forma repentina, para mim é uma doença, é que começo a pensar que está quase lá, deprime-me e põe-me doente isso sim.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 05, 2012 12:30 pm

kittten Escreveu:que há aqui de ternurento?
Sem dúvida... Custa tanto! Ainda por cima, normalmente, acontece tudo tão rápido!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”