Estamos cada vez pior.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 18, 2004 10:18 pm

Estava eu noutro dia em casa de um amigo meu em Lisboa a jantar e ele fala-me de umas 7 ou 8 receitas de medicina veterinária que lhe apareceram na farmácia.

Pensava ele que nos íamos rir à conta delas, no meio das histórias de urgências para comprar preservativos e pílulas do dia seguinte nas noites de serviço.

Ficou um pouco perplexo quando em vez de me rir ifiquei a olhar para ele penso que com ar preocupado ( além de um pouco tocado :) )

Eram prescrições de R*****, um produto utilizado para tratamento de crianças hiperactivas e idosos deprimidos. Penso que não é muito usado cá em Portugal, pelo menos poucas farmácias comunitárias o têm.

Ou seja, andam a ser diagnosticados cachorros com hiperactividade.

A Ansiedade por separação também começa a ser cada vez mais diagnosticada. E não me parece que seja por só agora se dar atenção a ela.

Cada vez mais as nossas vidas têm menos tempo para os animais. Chegamos à noite cansados da vida e não temos tempo para brincar com um cão que fica fechado umas doze horas por dia quase todos os dias.
Será então justo termos um cão , se temos de os encher de medicamentos ?

às vezes penso que não.

De qualquer maneira, não pensei que estivessemos a ficar tão avançados nas doenças urbanas em animais.

Sai muito mais barato e faz muito melhor ao coração se sairmos mais com os nossos cães, em termos de exercicio fisico dele e nosso, de descompressão do stresse. Falando muito a sério, se o professor Fernando de Pádua, o nosso mago do coração falasse um dia dos beneficios de passear o cão, não era má ideia.

Sem falar na carteira porque este produtos meus amigos, não são assim tão baratinhos e para mais não têm compraticipação para animais ;)

P.S
Neste caso não houve problema em falar do produto por uma simpes razão, este precisa de receita médica especial ;) É dos tais que nenhum farmacêutico vende com a desculpa de depois peço ao médico a receita ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

domingo jan 18, 2004 10:27 pm

Compreendo esse ponto de vista, de facto é perturbador pensar que os animais sao "dopados", mas quando coloca a questão "será que essas pessoas deviam ter caes?", eu fico a pensar: bem, os caes no canil tambem devem sofrer de pressoes psicologicas, de sentimentos de abandono, etc, por isso acho que, apesar de ser triste um cao sofrer das chamadas "doenças urbanas" e de os donos terem pouco tempo para ele, acho preferivel sim, que tenham um dono (mesmo que este nao lhe proporcione a vida ideal!)

Aliás, nao há tantas crianças que mal vêm os pais, pois estes, coitados, trabalham 8, 9 horas por dia, chegam a casa estafados e mal têm tempo para os filhos??

Este é mesmo o problema da vida moderna...
sandrobernardo
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras

domingo jan 18, 2004 10:27 pm

Concordo totalmente com o CasadeAnaval.
Pessoalmente julgo que cada vez mais pessoas adquirem um cão sem realmente pensar em todas as suas necessidades e nas responsabilidades que isso envolve. Depois, obviamente começam a acontecer coisas destas cada vez com mais regularidade. E, cada vez mais o cão é um animal humanizado, com necessidades muitas vezes iguais ás de qualquer pessoa.
Logo, antes de comprarem por ser bonitinho ou pra fazer inveja ao vizinho, pensem um pouco mais. E pensem neles como um filho. E um filho não se abandona. Nunca!!!
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 18, 2004 10:35 pm

Geralmente aprisionamos os que atentaram contra a sociedade.

Será que os animais cometeram algum crime para estarem fechados tanto tempo entre quatro paredes?
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

domingo jan 18, 2004 10:36 pm

Eram prescrições de R*****, um produto utilizado para tratamento de crianças hiperactivas e idosos deprimidos. Penso que não é muito usado cá em Portugal, pelo menos poucas farmácias comunitárias o têm.

Por acaso vi uma reportagem sobre este medicamento que é muiot usado na América quase que indiscrimnadamente em crianças que se suspeita de hiperactividade. O problema são os efeitos secundários, ou seja, é pior a emenda que o soneto...e as empresas farmaceuticas omitem este facto aos consumidores...

Quanto à falta de tempo para ter um cão, concordo com a deinhac. Com a vida agitada de hoje, ninguém teria um cão mas também é verdade que se as pessoas aproveitassem para fazer exercício com o seu animal não haveria tantos problemas de saúde...e talvez não fosse preciso gastar dinheiro num ginásio...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo jan 18, 2004 10:48 pm

CasadeAnaval Escreveu: Sai muito mais barato e faz muito melhor ao coração se sairmos mais com os nossos cães, em termos de exercicio fisico dele e nosso, de descompressão do stresse. Falando muito a sério, se o professor Fernando de Pádua, o nosso mago do coração falasse um dia dos beneficios de passear o cão, não era má ideia.
Essa é a minha prescrição favorita, que eu recomendo vivamente a toda a gente.

Em relação ao Prof. Fernando de Pádua não sei, mas tenho um vizinho, já de uma certa idade, a quem o cardiologista receitou exactamente isso.

Acho que as farmácias comuns não teem esse tipo de medicamentos em stock, para evitarem a tentação dos assaltos. No entanto sei de uma gata a quem foi receitado R**** como último recurso face à eutanásia. É que ela tinha realmente ataques de ferocidade indescritível à mistura com momentos de doçura absoluta. E tive um cão que tomou R***** (não sei se está bem escrito) para controlar um grave ataque de epilepsia. O que eu acho estranho é tanta receita igual numa única farmácia...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 18, 2004 10:58 pm

Musky Escreveu: O que eu acho estranho é tanta receita igual numa única farmácia...
Os veterinários em questão trabalham muito em comportamento animal e a palavra passa, são de Lisboa.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo jan 18, 2004 11:26 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Musky Escreveu: O que eu acho estranho é tanta receita igual numa única farmácia...
Os veterinários em questão trabalham muito em comportamento animal e a palavra passa, são de Lisboa.
Ah, bom, ok! Mas quase que preferia que fosse mais um esquema para enganar a farmácia....

É triste pensar que tantos animais estarão a precisar destes medicamentos... qualquer dia temos coisas do estilo "não, não, a R***** é pró meu cão, o Prozac é pra mim". Quantas vezes já saí de casa "como o cão pela corda" para passear a minha cadela e depois regressei mais bem disposta e dormi melhor? Por acaso esta é uma das coisas que eu gostava de transmitir aos outros.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 19, 2004 1:01 am

Os donos é que deviam tomar essas ......

O meu cão pequeno no carro nem sempre vai calado, mas não é por isso que lhe vou dar calmantes. Quando o comprei já sabia que ele ia refilar ao ouvir uma mosca... é lamentável é que comprem cães pequenos e depois queixam-se que eles são muito irrequietos quando andam de carro, e não só... Para alem de depender da habituação do cão ao carro em andamento, desde que ele é bebé, não se pode esperar que uma raçã pequena seja sossegada, tirando os molossos pequenos que são mais pachorrentos. Mas se a primeira viagem do cão é quando ele já tem uns bons meses em cima... nem vale a pena dizer nada... Os primeiros meses do cão são os momentos mais criticos. Nesses meses é preciso habituar o cão a tudo e fazê-lo "passar por tudo". Qualquer erro nesta fase pode comprometer o futuro. E um erro cometido pode ser um problema para inverter.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda jan 19, 2004 1:11 am

Olá

Evidentemente que não é agradável depois de estar em casa no quentinho ter de vestir um agasalho e sair para a rua para passear o cão, e isto todas as noites e todos as manhãs. Eu fiz isto durante 15 anos e estou a voltar a faze-lo agora de novo.

Acredito que com a vida que hoje em dia se leva, depois de um dia de trabalho, a maioria das pessoas chega a casa e tem montes de coisas para fazer, a casa, os filhos e ainda passear o cão é realmente muito difícil. Aqui aplica-se a tal partilha, que já se falou noutro tópico. Repartir estas tarefas, cada dia vai um dos donos á rua com o cão. No caso de haver dois donos claro.

Mas a caminhada com o cão é um dos melhores exercícios que podemos desenvolver, tira o stress acumulado de um dia intenso de trabalho e problemas para resolver. Se todos as noites derem a tal voltinha ao bairro, vão ver que se vão sentir muito melhor.

Franky
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

segunda jan 19, 2004 3:38 am

Julgo que um cão é um compromisso para a vida, quase como um filho. A decisão de ter ou não um cão deve ser ponderada.
"Ponderada" e cão da moda não jogam - à raças mais ou menos activas, com necessidades de afecto maiores ou menores.
Se é para correr o assunto a Prozac, seja porque não tem tempo ou força de vontade, ou porque se precipitou a comprar um bicho sem medir as consequências, então o melhor se calhar é oferecer o cão a quem possa cuidar dele em condições!

Uma amiga minha aceitou ficar com um cachorro de uma ninhada não planeada de outra pessoa. Acabou por dar o cão - o estilo de vida que leva não lhe deixava mais que 5 minutos para o cão, e logo os piores 5 minutos (aqueles entre o chegar a casa estourada e adormecer).

Uma festinha e até amanhã não são suficientes para um cão que fica o dia todo confinado num apartamento ou quintalinho!

Quem tiver este ritmo de vida e quiser animais andará melhor se optar por uns peixinhos, há-os bem resistentes que vivem felizes 3 ou 4 anos num aquário humilde, comendo 3 vezes por semana.
Não precisam de ir à rua, de comer a horas (ou sequer dias) certos, de mimos ou atenções.

Até se pode comprar um temporizador baratinho para poupar o trabalho de acender e apagar as luzes.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

segunda jan 19, 2004 8:55 am

Dar R**** aos caes? Comprado em normais farmácias?

O meu filho mais velho durante um periodo de sua vida, tomou R****.

Em Portugal esse medicamento é vendido apenas na farmácia do Hospital, e sempre com receita médica.

Esta medicaçao nao torna as crianças mais calmas e sossegadas, apenas lhes aumenta a capacidade de concentraçao, para poderem desempenhar tarefas escolares, que normalmente ficam sériamente comprometidas, devido á hiperactividade.

Nao vejo qual a vantagem de dar esse medicamento a um cao, com todos os efeitos secundários que acarreta.

Se alguma farmácia em Portugal os vende concerteza os traz "contrabandeados" de Espanha, porque aí sim, é possivel comprar esses medicamentos em normais farmácias, desde que se apresente uma receita médica. Em Portugal até nos Hospitais esse medicamento é por vezes escasso, e inumeras crianças tem que suspender temporáriamente a toma desse medicamento, por faltar no Stock do Hospital.

Será que a hiperactividade, que é diagnosticada nos pobres caes, nao se deve sim ao nervosismo, que um cao demonstra, por passar horas a fio, sózinho, dentro de casa sem ver ninguem? E á noite a solidao continua, porque os donos mal tem tempo para os filhos, quanto mais para dar atençao ao pobre cao.

Há que ponderar muito bem se realmente se tem ou nao condiçoes para se ter um cachorro. E que ás vezes nao basta gostar deles, mas ter condiçoes e tempo , para lhes dar um vida saudável, tanto fisica como mental.

Pensem nisso...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jan 19, 2004 9:22 am

E que ás vezes nao basta gostar deles, mas ter condiçoes e tempo , para lhes dar um vida saudável, tanto fisica como mental.

Pensem nisso...
Quem me dera que as pessoas pensassem mais nisso.
Quem me dera que pensassem...antes de terem filhos, antes de terem animais, antes de...
Depois toca a "safarem-se" das situações.
Eu tenho uma amiga que, pura e simplesmente, não tem tempo para a filha.
Está sempre a empurrá-la para casa dos avós, dos tios, dos padrinhos, da empregada.
De facto não é possível passar todos os FDS fora, sair todas as noites, fazer férias na neve com aquela excrecência (que é a filha) pendurada !
Devia ter pensado nisso.
Pois devia.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 19, 2004 10:34 am

A mim entristece-me a levianidade com que se adopta/compra um animal.
Ultimamente vários colegas de trabalho vêm falar comigo porque gostavam de ter um cão...e saiem de ao pé de mim resignados a continuarem sem a companhia maravilhosa de um animal destes. Nenhum deles tem as condições para ter um animal. No fim, o animal acabaria por estar fechado mais de 8/10 horas, ter pouco carinho, pouco exercicio...não é vida.
Quando vêm a Shiva ficam encantados, mas já sabem que eu não almoço com eles porque vou a casa faça chuva ou faça Sol para a ir passear. Já sabem que ao fim do dia não há um copo para descontrair porque vou para os treinos, etc etc etc.
Os medicamentos para a hiperactividade são só mais uma consequência dessa levianidade, é mais fácil dar Prozac ou este que o CasadAnaval referenciou do que ir á rua com os cães, brincar com eles, treinar, dar um carinho...
Então para que querem um cão? Tenham peluches, pelo menos já não gastam $ em medicamentos desses.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

segunda jan 19, 2004 10:36 am

jujubele Escreveu:
Se alguma farmácia em Portugal os vende concerteza os traz "contrabandeados" de Espanha,
Não, por receita especial e requisição é vendido em farmácias de oficina. Já não é exclusivo de Hospitalar, apenas tem requisitos diferentes do que as receitas ditas vulgares.
Responder

Voltar para “Cães”