ovcharka Escreveu:Se tentou contactar o criador para resolver o problema, e claramente foi ignorada, acho muito bem que exponha a sua situaçao em todo o lado possivel e imaginario. Estive 1 ano á espera do pedegree do meu cao, contactando semanalmente a criadora que inventava sempre desculpas até que expus a minha situaçao no maior forum de BRT´S e no prazo de uma semana tive o pedigree em casa! Hoje em dia a net é o melhor regulador de mercados

Não podia estar mais de acordo.
Não sei ainda bem porquê criou-se a ideia cá em Portugal que as pessoas não podem expôr uma situação de interesse publico (eu gostaria de ter uma "lista negra" de criadores para que , com base em factos credíveis , tivesse a hipótese de validar a origem da minha compra).
O que a sofiarocha criticou foi acima de tudo a ATITUDE do criador. Vender é "fácil" mas depois assumir as responsabilidades é que não..........
Se pesquisarem na net existem já casos julgados sobre problemas genéticos que dão razão ao dono em detrimento do criador (é bom porque cria jurisprudência):
http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/954f0ce6ad9 ... enDocument
Temos todos de acordar para a realidade da internet, dos fóruns e redes sociais ! Não servem só para dizermos "bem", servem também para expormos criticas construtivas, alertas, etc.
Por tudo isto, fico completamente estupefacto pela reacção de determinadas pessoas quase como se devesse existir uma "lei da rolha". Já se perguntaram : porque é que o criador não intervém ? Porque é que ignora um seu "cliente"?
Posso testemunhar que de facto nestas matérias existem muitos países que já se aperceberam desta nova realidade e que apreciam que se relatem casos desta natureza.
Eu por exemplo passei por um caso similar que acabou da pior forman(só que na altura estes meios não tinham nem de perto nem de longe a dimensão actual):
Tinha 2 gatos persa em casa e um dia decidimos visitar uma exposição. Nessa mesma exposição apaixonámo-nos por um persa de pelo curto que estava a ser vendido por uma criadora com afixo no CPF. Após longa conversa trouxemos o nosso amigo para casa todos contentes (não vou aqui revelar o montante em causa porque pouco interessa para o efeito).
O gato andava extraordinariamente bem e não demonstrava qualquer tipo de problema de saúde (já tenho gatos à mais de 30 anos e por isso consigo detectar bem quando algum dos meus amigos não se encontra bem).
Cerca de 1 mês após a entrada do "Pipoca" em nossa casa, damos pelo gato muito apático na cama. Quando o levantamos deparámos com a cama urinada e o gato nitidamente mal.
Saímos disparados para um veterinário de urgência que detectou imediatamente que estaríamos perante um possível cenário de FELV que se veio a confirmar após as análises de sangue feitas na hora.
Lá viemos para casa com o gato com soro com indicação para retornar de manhã uma vez que apresentava possíveis sinais de anemia. Fomos imediatamente alertados para afastar o gato dos restantes, uma vez que se trata de uma doença transmissível.
Sem entrar em mais detalhes apenas digo que o gato logo de manhã teve de ser abatido dado o estado em que se encontrava.
Ficámos devastados pela perda do "Pipoca" que adorávamos.
Fomos de imediato fazer testes de FILV e FELV aos 2 gatos que tínhamos (e felizmente ainda temos) em casa e que deram negativos, contudo os testes teriam de ser repetido após 6 meses porque um possível contágio da doença só poderia ser despistado com 100% de certeza após 6 meses.
Foram 6 meses de total angustia que tiveram um final feliz.
No meio de tudo isto ligámos e escrevemos à criadora e a resposta foi: "impossível só pode ter tido origem nos seus gatos". Quando a confrontei com os testes negativos dos nossos gatos passou a evitar conversas, responder a mails etc.
Na altura a coisa "ficou por aqui" (estamos a falar de factos passados à cerca de 8 anos) , mas garanto-vos que se estivéssemos a falar de uma realidade recente eu já estaria a relatar estes factos em todos os fóruns (facebook incluido) expondo o nome da criadora.
Concluindo: os meios actuais permitem rapidamente expor casos graves que possam ser do interesse do publico alvo desde que respeitando todos os limites éticos , legais e morais.
Actualmente temos uma nova menina em casa (uma Golden) com a qual se está a passar algo de estranho: o criador (de um afixo muito bem conhecido) deixou de responder aos meus mails, sms, etc (não sabemos de nada sobre o registo do animal no CPC).
Não tenham a mínima das duvidas que se o criador continuar com esta postura eu virei aqui a publico expor o caso com os mails que enviei (sem resposta) em anexo
Como dizem os ingleses "just my 2 cents".