Treinar cão - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ritah5
Membro Júnior
Registado: sábado jan 14, 2012 3:34 pm

sábado jan 14, 2012 3:50 pm

Boa Tarde, este é o meu primeiro tópico e venho-vos pedir ajuda por causa de um cão arraçado de pitt bull que foi adoptado numa vila perto de Coimbra. Uma amiga e a sua familia adoptaram um cão muito bonito que tem alguns problemas, não fosse ele arraçado de uma raça que não é para qualquer pessoa. Quando o levam á rua ele dá uns puxões e não sabe andar á trela como deve ser, uma vez fui passeá-lo e deu-me um puxão para o lado direito, o que o fez ir contra a minha perna que ficou toda dorida durante 3 dias. Outra coisa, é muito intolerante com outros cães, puxa e tenta morder-lhes o que aqui na vila andam muitos soltos e é um perigo... Treinadores aqui não há como é evidente... Têm alguma técnica ou assim que me ensinem a ensinar-lhe a andar á trela e a sociabiliza-lo com outros cães??? Ele já não é novo deve ter uns 3 anos e está esterilizado, tivemos de vir a Lisboa de propósito para isso
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jan 14, 2012 3:57 pm

Inscrevam-no numa boa escola de treino com um bom treinador e frequentem as aulas com ele :wink:
É a melhor solução
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ritah5
Membro Júnior

sábado jan 14, 2012 3:59 pm

Aqui não há treinadores e daqui a coimbra são 2 horas
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

sábado jan 14, 2012 4:18 pm

O ideal era conseguir um treinador.

Mas enquanto isso não for possível veja este vídeo (encontrará outros do mesmo género na lista de reprodução à direita da página):

http://www.youtube.com/user/kikopup?fea ... Y7JrteQBOQ
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
ritah5
Membro Júnior

sábado jan 14, 2012 4:22 pm

FCachapa Escreveu:O ideal era conseguir um treinador.

Mas enquanto isso não for possível veja este vídeo (encontrará outros do mesmo género na lista de reprodução à direita da página):

http://www.youtube.com/user/kikopup?fea ... Y7JrteQBOQ
Muito Obrigada
FCachapa
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 4:27 pm

Também tem este em português:
http://www.youtube.com/watch?v=ModhKyk_qzQ
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado jan 14, 2012 9:51 pm

Quando forem passear com o cão devem mantê-lo sempre do lado esquerdo, impedindo que que ele passe para o lado direito. Desta forma evitarão tropeços/quedas.

Tentem levá-lo de forma que ele chegue às árvores, muros, esquinas pelo vosso lado esquerdo, pois ele sempre vai querer cheirar e levantar a perna (presumo ser um macho :? ).

Quanto aos outros cães, tentem mantê-lo à distância. Mandá-lo sentar, talvez até olhando para o outro lado pode ajudar. Andem sempre com guloseimas para recompensá-lo. E usem um açaime para irem à rua. Devem dar ordens curtas em tom firme. Quando elogiarem o cão, mostrem que estão contentes com ele.

Talvez alguém ainda tenha uma sugestão melhor neste sentido.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jan 14, 2012 11:19 pm

todos ou quase todos os caes precisam de aprender a andar a trela.

é algo que não lhes resulta natural, como tal tentam morder a trela, tirar a coleira e por aí vai!

não se prende com o facto de ser pit bull, mas com o facto de ser cão!! :)

ele vai aprender, é questão de tempo e rotina.

passeios longos e cansativos são um excelente começo.

quando começarem os atropelos... pare.
deixe-o ficar menos esbaforido, chame-o e tente relaxar os animos.
reinicie a caminhada, atropelos, pare.... repita o processo.

desorientação, andar a puxar para a direita e para a esquerda...
puxe-o para o lado oposto, mude de direcção, desoriente-o muito!!!

desoriente-o de formal tal, que ele desista de tentar escolher o caminho.
ele vai acabar por perceber que deve seguir e não comandar.

acima de tudo, serenidade, firmeza e carinho.

O cão quer e precisa de liderança, dum dono para seguir.

por algum motivo se chama treino, certo?? :)

não há receitas instantaneas. é sempre questao de metodo e persistencia.

daqui a uns tempos tem um cão de que se poderá orgulhar, se se dedicar a ele tal como ele merece :)

boa sorte, bons treinos, leia muito sobre o tema... e pergunte muito mais!! :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

sábado jan 14, 2012 11:44 pm

Netherwing Escreveu:todos ou quase todos os caes precisam de aprender a andar a trela.

é algo que não lhes resulta natural, como tal tentam morder a trela, tirar a coleira e por aí vai!

não se prende com o facto de ser pit bull, mas com o facto de ser cão!! :)

ele vai aprender, é questão de tempo e rotina.

passeios longos e cansativos são um excelente começo.

quando começarem os atropelos... pare.
deixe-o ficar menos esbaforido, chame-o e tente relaxar os animos.
reinicie a caminhada, atropelos, pare.... repita o processo.

desorientação, andar a puxar para a direita e para a esquerda...
puxe-o para o lado oposto, mude de direcção, desoriente-o muito!!!

desoriente-o de formal tal, que ele desista de tentar escolher o caminho.
ele vai acabar por perceber que deve seguir e não comandar.

acima de tudo, serenidade, firmeza e carinho.

O cão quer e precisa de liderança, dum dono para seguir.

por algum motivo se chama treino, certo?? :)

não há receitas instantaneas. é sempre questao de metodo e persistencia.

daqui a uns tempos tem um cão de que se poderá orgulhar, se se dedicar a ele tal como ele merece :)

boa sorte, bons treinos, leia muito sobre o tema... e pergunte muito mais!! :)
Informação muito útil.Sou uma novata nestas andanças.Procuro aprender/informar-me de todos os temas que digam respeito à forma de educar a minha babylua.Inclusive a veterinária, já me chama de " mãe galinha".Às vezes fico com receio de estar constantemente a incomodá-la com perguntas quer via telefone, quer com consultas.Obrigada pela partilha.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jan 14, 2012 11:57 pm

quem faz perguntas serias e pede ajuda, merece respostas serias e ser ajudado.

dentro do pouco que sei, partilho sem problemas :)

nada a agradecer, de todo! :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
ritah5
Membro Júnior

segunda jan 16, 2012 6:48 pm

Muito obrigada por todas as respostas :D
Outra coisa, foi hoje a Lisboa e deparei-me com estas coleiras estranguladoras:Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Acham que ira ajudar no treino do cão da minha amiga? Já ouvi pessoas a falar mal delas mas também a falarem bem. E estou na duvida
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 7:41 pm

Mais do que uma coleira estranguladora (que, já agora, eu nunca usei nem faço tensões de usar) o que um cão precisa para aprender a andar à trela, e como outros users já aqui disseram, e rotina. Muito treino, várias vezes ao dia, até se habituarem. O método que vê nos vídeos que lhe indiquei, assim como o que a Netherwing lhe explicou, não recorre a estranguladora. É tudo uma questão de explicar ao cão o que pretende dele e comunicar com ele (quando anda junto sem puxar = recompensa; quando anda aos atropelos ou quando puxa = castigo negativo, ou seja, não andar). O treino da trela é bastante fácil nestes moldes porque jogamos com o próprio ambiente como motivador para o cão. E a estranguladora não precisa de entrar nesse jogo ;)
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jan 16, 2012 8:26 pm

Use a harlti harness! É simplesmente milagrosa! Eu treinei com o meu cão a não puxar e não resultou. Quando ele puxava eu parava, quando ele andava com a trela laça eu recompensava, etc. e sinceramente comigo não resultou. Compre a halti harness no site petness e compre também a trela para usar com aquela coleira. Vai ver que vale a pena o investimento. E não use estranguladoras que só aumenta a agressividade do cão, e sua, porque vai andar aos puxões!
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

segunda jan 16, 2012 8:41 pm

Cara saraestrelo, presumo que o halti que fala, coleira + "açaime" seja diferente do que apresentam no site que referiu.

Não seria isto que queria dizer?

http://www.google.com/imgres?hl=pt-PT&b ... =101&ty=80

Peço desculpa mas não estou a conseguir colocar a imagem pelo link. :o
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jan 16, 2012 8:41 pm

saraestrelo Escreveu:Use a harlti harness! É simplesmente milagrosa! Eu treinei com o meu cão a não puxar e não resultou. Quando ele puxava eu parava, quando ele andava com a trela laça eu recompensava, etc. e sinceramente comigo não resultou. Compre a halti harness no site petness e compre também a trela para usar com aquela coleira. Vai ver que vale a pena o investimento. E não use estranguladoras que só aumenta a agressividade do cão, e sua, porque vai andar aos puxões!
Vou falar da minha experiência com um dos meus caes.
Já usei o halti com ele. A verdade é que nao levamos puxões, mas isto é porque aquilo impede mesmo que o cao puxe. Se lhe tirarmos o halti ele nao aprendeu a nao puxar.
Andou em treinos e realmente esta mais controlado.
Ele é muito pouco sociável, e como tem muita força é dificil segura-lo quando vê outros caes.
Se for de coleira normal, é mesmo muito complicado;
De halti, tenho de andar com 2 trelas porque ele consegue por vezes tira-lo.
De estranguladora consigo ter "mão" nele com um simples puxão curto e rápido (note-se que é necessário saber usa-la)
Hoje em dia apenas uso o halti se tiver de sair com ele em horas que haja muitos caes na rua, de resto opto pela estranguladora :wink:

Ps: nao noto que ele fique mais agressivo com a esteanguladora, alIas com ela consigo acalma-lo quando fica agressivo.
Mas cada cao é um cao :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”