Labradora Agressiva e desconfiada com pessoas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Obrigado saraestrelo, então sim, foi dessa forma que aprendi, na altura, só não me recordo mesmo de o treinador lhe chamar "treino positivo", mas independentemente disso, o conceito é exactamente essesaraestrelo Escreveu:Haverá aqui gente no fórum que explicará isto muito melhor que eu mas de uma forma muito simples, posso dizer que o treino positivo baseia-se num simples conceito: não bater nem usar aversivos (coleira de choques, coleira de bicos, etc). Isto é, educamos o nosso cão através de técnicas de reforço positivo: recompensamos o nosso cão sempre que ele tem um bom comportamento (se lhe pedimos um "senta" e ele senta, o cão é recompensado por isso, se ele não ladra nem se mostra agressivo com outros cães, é recompensado, etc) ou através de castigo negativo, isto é, não damos o que ele quer enquanto ele não mostrar o comportamento desejado (se ele quer ir à rua mas está completamente excitado, aos saltos e nem nos deixa pôr a trela, nós simplesmente desistimos de ir à rua naquele momento e só vamos quando ele nos mostrar um bom comportamento, se chegamos a casa e ele salta feito doido para cima de nós só lhe damos uma festinha quando ficar calmo, por exemplo, etc.).
Penso que seja isto, mas os veteranos que corrijam ou complementem o que eu disse

Mais uma vez, obrigado pela explicação

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
É isto... falo da arca e tudoRottZeus Escreveu:Bom, eu concordo, deveria mesmo mudar de escola, porque a avaliação dos comportamentos do cão para se evoluir nos treinos, é impreterível.
Sendo como a senhora explica, só nos dá a entender que o problema dessa Escola é falta de profissionalismo, por parte desse treinador. Deveria ajudá-la a passar essa fase, e não dizer simplesmente que "é falta de liderança."![]()
Off Topic: Perdoem-me esta pergunta absurda, mas podem-me explicar isso do "treino positivo"?
Eu andei com a minha pequinês numa Escola, mas foi à 9 anos +-, e não me recordo de ouvir essa expressão.
Lembro-me apenas do treino se chamar Treino Básico de Obediência (ou Treino de Obediência Básico), nada mais.
Se treino positivo se refere ao facto de se recompensar o cão/cadela quando obedece à ordem, sempre fiz isso no treino, mas não me lembro do treinador lhe chamar "Treino Positivo".
Estarei assim tão esquecido?

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2011 ... mento.html
Pois acredito que tenha feito isso sem perceber, eu também não digo aos donos dos cães que treino que faço treino positivo, treino o cão, ele muda os comportamentos para o agrado do dono e os donos ficam satisfeitos... vivemos numa sociedade educada pelo castigo positivo e pelo reforço negativo, é dificil encaixar que por outra via os resultados são tanto ou mais eficazes, por isso nem vale a pena explicar, é ver para querer.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
RottZeus Escreveu:Bom, eu concordo, deveria mesmo mudar de escola, porque a avaliação dos comportamentos do cão para se evoluir nos treinos, é impreterível.
Sendo como a senhora explica, só nos dá a entender que o problema dessa Escola é falta de profissionalismo, por parte desse treinador. Deveria ajudá-la a passar essa fase, e não dizer simplesmente que "é falta de liderança."![]()
Off Topic: Perdoem-me esta pergunta absurda, mas podem-me explicar isso do "treino positivo"?
Eu andei com a minha pequinês numa Escola, mas foi à 9 anos +-, e não me recordo de ouvir essa expressão.
Lembro-me apenas do treino se chamar Treino Básico de Obediência (ou Treino de Obediência Básico), nada mais.
Se treino positivo se refere ao facto de se recompensar o cão/cadela quando obedece à ordem, sempre fiz isso no treino, mas não me lembro do treinador lhe chamar "Treino Positivo".
Estarei assim tão esquecido?
Não penso que seja falta de profissionalismo, mas sim falta de tempo para questões específicas, porque quando se fala em profissionalismo, na minha opinião, falamos de um profissional que ganha a vida a treinar cães, o que não é o caso. Todas as pessoas têm o seu mérito dentro dos padrões, meios e formas de trabalho, e nós identificamo-nos com uns mais do que outros.
Torna-se difícil solucionar problemas individuais num treino com 10 cães simultâneo em 2h ao sábado e 2h ao Domingo em que treinos existem devido à disponibilidade e dedicação de alguém.
Sei q possivelmente não farei 100% do que deveria fazer porque vivo num meio pequeno e qd passeio não encontro pessoas com outros cães para ver a reacção, mas não tenho muito disponibilidade para deslocar para sitios mais movimentados porque a crise toca a todos.
Por isso todos fazemos os possíveis, procuro conselhos e dicas que me ajudem a resolver, não imediatamente mas pelo menos minorar as reacções agressivas.
Por outro lado queira deixar bem claro que não pretendo denegrir a imagem de ninguém, nem de qualquer escola.
Aceito de coração aberto todos os posts e muito certamente irei procurar uma ajuda "extra" para esta situação, mas deixar a associação para já não penso nisso.
Obrigada
Relativamente ao treino positivo é como já foi dito, quando o cão tem as atitudes correctas, esperadas, o bom comportamento, obedecer às ordens o seu correcto desempenho e gratificado com mimo (biscoito etc), chamando.se este tipo de treino o reforço positivo, mas eu sou leiga no assunto.
Veteranos se poderem esclarecer mais alguma duvida o pessoal agracede
flykelly Escreveu:A atitude da sua cadela, quando é o treinador a comandá-la, é diferente para melhor, ou mantêm-se?
flykelly
A minha cadela não uma cadela fácil, e não acata muito ordens dadas por terceiros. Nos nossos treinos somos nós que andamos com os nossos cães.Numa situação de agressividade o treinador nunca interferiu, com o cão directamente pois as situções ocorrem mais qd ela está à trela.
Qd ocorre sem trela é quando estamos em treino e vem outro cão ter c ela e ela defende-se. A indicação q nos foi dada é afastarmo-nos e assim q existir um momento de quebra na agressividade chamar o cão, se eu o fizer ela vem, desde q o outro cão n continue o conflito.
Qd ela foi mordida foi em fase de sociabilização, um aluno viu a reacção agressiva do seu cão e, em vez de puxar a trela porque, ambos estavam á trela deu espaço ao cão e ele mordeu-lhe.
Se ela já era um pouco desconfiada e agressiva então piorou
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Penso eu, que quando você se afasta está a deixar espaço para a sua cadela poder continuar a ter esse mau hábito.
Por exemplo, quando em passeio passamos ao portão do vizinho que tem cão, ela tinha por habito ladrar e rosnar, ainda que do lado de fora, ao cão do vizinho. Até que, eu passei a quando chegamos perto, e sabendo ela o significado, prestar muita atenção e mesmo antes do momento digo-lhe um sonoro NÂO.
Aos poucos ela foi passando sem ligar importância ao cão do vizinho.
Hoje passa quase sempre pelo portão e pelo muro adiante e não pára.
Mas vou sempre atenta, e quando vejo que ela faz movimentação em direcção ao portão, la vem o não.
Deixá-la fazer o que fazia, era dar-lhe azo a que desenvolvesse o mau hábito que tinha.
Por exemplo, quando em passeio passamos ao portão do vizinho que tem cão, ela tinha por habito ladrar e rosnar, ainda que do lado de fora, ao cão do vizinho. Até que, eu passei a quando chegamos perto, e sabendo ela o significado, prestar muita atenção e mesmo antes do momento digo-lhe um sonoro NÂO.
Aos poucos ela foi passando sem ligar importância ao cão do vizinho.
Hoje passa quase sempre pelo portão e pelo muro adiante e não pára.
Mas vou sempre atenta, e quando vejo que ela faz movimentação em direcção ao portão, la vem o não.
Deixá-la fazer o que fazia, era dar-lhe azo a que desenvolvesse o mau hábito que tinha.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ser mordida na fase de sociabilização é sempre traumatizante.
De facto, em casos em que existem problemas comportamentais, a ida à escola 1 ou 2 vezes por semana, não dá tempo suficiente, nem existe tempo de dedicação suficiente para um caso específico.
Mas os cães, felizmente, qualquer que seja a idade, são sempre jovenzitos de cabeça, susceptíveis de serem ensinados e de se adaptarem a novas realidades.
Se fosse comigo, reiniciava o processo de sociabilização.
Leve a sua cadela a passear, deixe-a cheirar outros cães, dê-lhe um presentinho quando as coisas correrem bem.
Não precisa de se enervar por o cão ladrar ou mostrar atitudes agressivas logo de início.
A minha experiência diz-me que estas atitudes são, muitas vezes, fogo de vista.
Servem apenas como aviso aos outros cães.
Se o outro cão abanar a cauda e se mostrar calmo, logo se cheiram e fica tudo bem.
Por vezes são os nossos nervos que picam o cão.
Faça, em qualquer situação, por se manter calma e em controlo (ás vezes é difícil).
Tente ler as intenções do outro cão, bem como do seu.
Veja se o outro cão está acompanhado pelo dono e como é esse dono.
Normalmente, com um bocado de atenção ,as atitudes do cão se alteram, facilitando imenso a sua vida.
De facto, em casos em que existem problemas comportamentais, a ida à escola 1 ou 2 vezes por semana, não dá tempo suficiente, nem existe tempo de dedicação suficiente para um caso específico.
Mas os cães, felizmente, qualquer que seja a idade, são sempre jovenzitos de cabeça, susceptíveis de serem ensinados e de se adaptarem a novas realidades.
Se fosse comigo, reiniciava o processo de sociabilização.
Leve a sua cadela a passear, deixe-a cheirar outros cães, dê-lhe um presentinho quando as coisas correrem bem.
Não precisa de se enervar por o cão ladrar ou mostrar atitudes agressivas logo de início.
A minha experiência diz-me que estas atitudes são, muitas vezes, fogo de vista.
Servem apenas como aviso aos outros cães.
Se o outro cão abanar a cauda e se mostrar calmo, logo se cheiram e fica tudo bem.
Por vezes são os nossos nervos que picam o cão.
Faça, em qualquer situação, por se manter calma e em controlo (ás vezes é difícil).
Tente ler as intenções do outro cão, bem como do seu.
Veja se o outro cão está acompanhado pelo dono e como é esse dono.
Normalmente, com um bocado de atenção ,as atitudes do cão se alteram, facilitando imenso a sua vida.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>