Labradora Agressiva e desconfiada com pessoas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

flykelly
Registado: quinta jan 05, 2012 2:52 pm

quinta jan 19, 2012 7:24 pm

A atitude da sua cadela, quando é o treinador a comandá-la, é diferente para melhor, ou mantêm-se?
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quinta jan 19, 2012 7:54 pm

saraestrelo Escreveu:Haverá aqui gente no fórum que explicará isto muito melhor que eu mas de uma forma muito simples, posso dizer que o treino positivo baseia-se num simples conceito: não bater nem usar aversivos (coleira de choques, coleira de bicos, etc). Isto é, educamos o nosso cão através de técnicas de reforço positivo: recompensamos o nosso cão sempre que ele tem um bom comportamento (se lhe pedimos um "senta" e ele senta, o cão é recompensado por isso, se ele não ladra nem se mostra agressivo com outros cães, é recompensado, etc) ou através de castigo negativo, isto é, não damos o que ele quer enquanto ele não mostrar o comportamento desejado (se ele quer ir à rua mas está completamente excitado, aos saltos e nem nos deixa pôr a trela, nós simplesmente desistimos de ir à rua naquele momento e só vamos quando ele nos mostrar um bom comportamento, se chegamos a casa e ele salta feito doido para cima de nós só lhe damos uma festinha quando ficar calmo, por exemplo, etc.).
Penso que seja isto, mas os veteranos que corrijam ou complementem o que eu disse :)
Obrigado saraestrelo, então sim, foi dessa forma que aprendi, na altura, só não me recordo mesmo de o treinador lhe chamar "treino positivo", mas independentemente disso, o conceito é exactamente esse ;)

Mais uma vez, obrigado pela explicação ;)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 19, 2012 8:57 pm

RottZeus Escreveu:Bom, eu concordo, deveria mesmo mudar de escola, porque a avaliação dos comportamentos do cão para se evoluir nos treinos, é impreterível.

Sendo como a senhora explica, só nos dá a entender que o problema dessa Escola é falta de profissionalismo, por parte desse treinador. Deveria ajudá-la a passar essa fase, e não dizer simplesmente que "é falta de liderança." :o

Off Topic: Perdoem-me esta pergunta absurda, mas podem-me explicar isso do "treino positivo"?

Eu andei com a minha pequinês numa Escola, mas foi à 9 anos +-, e não me recordo de ouvir essa expressão.

Lembro-me apenas do treino se chamar Treino Básico de Obediência (ou Treino de Obediência Básico), nada mais. :?

Se treino positivo se refere ao facto de se recompensar o cão/cadela quando obedece à ordem, sempre fiz isso no treino, mas não me lembro do treinador lhe chamar "Treino Positivo". :?

Estarei assim tão esquecido? :o
É isto... falo da arca e tudo :lol: :twisted:

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2011 ... mento.html

Pois acredito que tenha feito isso sem perceber, eu também não digo aos donos dos cães que treino que faço treino positivo, treino o cão, ele muda os comportamentos para o agrado do dono e os donos ficam satisfeitos... vivemos numa sociedade educada pelo castigo positivo e pelo reforço negativo, é dificil encaixar que por outra via os resultados são tanto ou mais eficazes, por isso nem vale a pena explicar, é ver para querer.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
ASGMENDES
Registado: segunda out 03, 2011 12:38 pm

sexta jan 20, 2012 10:38 pm

RottZeus Escreveu:Bom, eu concordo, deveria mesmo mudar de escola, porque a avaliação dos comportamentos do cão para se evoluir nos treinos, é impreterível.

Sendo como a senhora explica, só nos dá a entender que o problema dessa Escola é falta de profissionalismo, por parte desse treinador. Deveria ajudá-la a passar essa fase, e não dizer simplesmente que "é falta de liderança." :o

Off Topic: Perdoem-me esta pergunta absurda, mas podem-me explicar isso do "treino positivo"?

Eu andei com a minha pequinês numa Escola, mas foi à 9 anos +-, e não me recordo de ouvir essa expressão.

Lembro-me apenas do treino se chamar Treino Básico de Obediência (ou Treino de Obediência Básico), nada mais. :?

Se treino positivo se refere ao facto de se recompensar o cão/cadela quando obedece à ordem, sempre fiz isso no treino, mas não me lembro do treinador lhe chamar "Treino Positivo". :?

Estarei assim tão esquecido? :o

Não penso que seja falta de profissionalismo, mas sim falta de tempo para questões específicas, porque quando se fala em profissionalismo, na minha opinião, falamos de um profissional que ganha a vida a treinar cães, o que não é o caso. Todas as pessoas têm o seu mérito dentro dos padrões, meios e formas de trabalho, e nós identificamo-nos com uns mais do que outros.

Torna-se difícil solucionar problemas individuais num treino com 10 cães simultâneo em 2h ao sábado e 2h ao Domingo em que treinos existem devido à disponibilidade e dedicação de alguém.

Sei q possivelmente não farei 100% do que deveria fazer porque vivo num meio pequeno e qd passeio não encontro pessoas com outros cães para ver a reacção, mas não tenho muito disponibilidade para deslocar para sitios mais movimentados porque a crise toca a todos.

Por isso todos fazemos os possíveis, procuro conselhos e dicas que me ajudem a resolver, não imediatamente mas pelo menos minorar as reacções agressivas.

Por outro lado queira deixar bem claro que não pretendo denegrir a imagem de ninguém, nem de qualquer escola.

Aceito de coração aberto todos os posts e muito certamente irei procurar uma ajuda "extra" para esta situação, mas deixar a associação para já não penso nisso.

Obrigada

Relativamente ao treino positivo é como já foi dito, quando o cão tem as atitudes correctas, esperadas, o bom comportamento, obedecer às ordens o seu correcto desempenho e gratificado com mimo (biscoito etc), chamando.se este tipo de treino o reforço positivo, mas eu sou leiga no assunto.

Veteranos se poderem esclarecer mais alguma duvida o pessoal agracede
ASGMENDES
Registado: segunda out 03, 2011 12:38 pm

sexta jan 20, 2012 10:54 pm

flykelly Escreveu:A atitude da sua cadela, quando é o treinador a comandá-la, é diferente para melhor, ou mantêm-se?

flykelly

A minha cadela não uma cadela fácil, e não acata muito ordens dadas por terceiros. Nos nossos treinos somos nós que andamos com os nossos cães.Numa situação de agressividade o treinador nunca interferiu, com o cão directamente pois as situções ocorrem mais qd ela está à trela.

Qd ocorre sem trela é quando estamos em treino e vem outro cão ter c ela e ela defende-se. A indicação q nos foi dada é afastarmo-nos e assim q existir um momento de quebra na agressividade chamar o cão, se eu o fizer ela vem, desde q o outro cão n continue o conflito.

Qd ela foi mordida foi em fase de sociabilização, um aluno viu a reacção agressiva do seu cão e, em vez de puxar a trela porque, ambos estavam á trela deu espaço ao cão e ele mordeu-lhe.

Se ela já era um pouco desconfiada e agressiva então piorou
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sábado jan 21, 2012 12:06 am

Penso eu, que quando você se afasta está a deixar espaço para a sua cadela poder continuar a ter esse mau hábito.
Por exemplo, quando em passeio passamos ao portão do vizinho que tem cão, ela tinha por habito ladrar e rosnar, ainda que do lado de fora, ao cão do vizinho. Até que, eu passei a quando chegamos perto, e sabendo ela o significado, prestar muita atenção e mesmo antes do momento digo-lhe um sonoro NÂO.
Aos poucos ela foi passando sem ligar importância ao cão do vizinho.
Hoje passa quase sempre pelo portão e pelo muro adiante e não pára.
Mas vou sempre atenta, e quando vejo que ela faz movimentação em direcção ao portão, la vem o não.
Deixá-la fazer o que fazia, era dar-lhe azo a que desenvolvesse o mau hábito que tinha.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 21, 2012 10:32 am

Ser mordida na fase de sociabilização é sempre traumatizante.

De facto, em casos em que existem problemas comportamentais, a ida à escola 1 ou 2 vezes por semana, não dá tempo suficiente, nem existe tempo de dedicação suficiente para um caso específico.

Mas os cães, felizmente, qualquer que seja a idade, são sempre jovenzitos de cabeça, susceptíveis de serem ensinados e de se adaptarem a novas realidades.

Se fosse comigo, reiniciava o processo de sociabilização.
Leve a sua cadela a passear, deixe-a cheirar outros cães, dê-lhe um presentinho quando as coisas correrem bem.

Não precisa de se enervar por o cão ladrar ou mostrar atitudes agressivas logo de início.
A minha experiência diz-me que estas atitudes são, muitas vezes, fogo de vista.
Servem apenas como aviso aos outros cães.

Se o outro cão abanar a cauda e se mostrar calmo, logo se cheiram e fica tudo bem.
Por vezes são os nossos nervos que picam o cão.

Faça, em qualquer situação, por se manter calma e em controlo (ás vezes é difícil).
Tente ler as intenções do outro cão, bem como do seu.
Veja se o outro cão está acompanhado pelo dono e como é esse dono.

Normalmente, com um bocado de atenção ,as atitudes do cão se alteram, facilitando imenso a sua vida.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sábado jan 21, 2012 2:59 pm

ASGMENDES tem mp
Responder

Voltar para “Cães”