Alguém me esclareça por favor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ClaraBali
Membro Veterano
Registado: segunda mar 23, 2009 8:13 pm

domingo jan 22, 2012 7:44 pm

Alguém me consegue explicar porque é que vejo tantas vezes neste fórum a frase “não adopte, compre”? Qual é a ideia mesmo? Em vez de salvar uma vida ir comprar um animal de fábrica (no caso das lojas de animais) ou a um qualquer anormal que se intitula de “criador” que se está lixando para o bem-estar dos animais e quer é lucro? E mesmo que seja num criador como deve ser, havendo animais a morrer todos os dias não é preferível salvar um? Porque afinal se os criadores não tiverem lucro, não criam… Já para não falar da super população de animais…
Atenção, respeito quem opte por comprar, nada contra, desde que o bem-estar do animal não seja posto em causa…
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

domingo jan 22, 2012 7:59 pm

Olá ClaraBali. Eu tenho uma cadela rafeira, que amo de paixão, mas consigo ver que a miséria em que se encontra este país, no que diz respeito a animais abandonados, não se deve às pessoas que compram cães, mas sim às que os abandonam.

Logicamente que também não concordo com a compra em lojas de animais ou criadores de vão de escada, mas não vejo qual o problema de comprar um animal a um Criador sério, que preza o bem estar dos seus animais e ama a raça que cria.

Eu própria pondero comprar uma cadela e não vou ficar com peso na consciência por isso, pois sempre tratei bem todos os meus animais, nunca os abandonei e nunca os reproduzi :wink:

Afinal, as matas estão cheias de lixo e a culpa é de quem lá o põe e não de quem não o vai buscar :wink:

Mas também não concordo com a frase "Não adopte, compre", assim como não concordo com "Não compre, adopte". Cada um sabe o que é melhor para si e tem de decidir em consciência.
Última edição por cantitb em domingo jan 22, 2012 8:13 pm, editado 1 vez no total.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo jan 22, 2012 7:59 pm

Vê muita vez? Onde?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo jan 22, 2012 9:57 pm

eu percebo o que a clara esta a dizer.
Nao tem mal nenhum comprar um animal em bons criadores.

o que a clara quer dizer,é que ha pessoas que parece ate que acham mal ir buscar um animal abandonado num canil,ou um cao rafeiro. eu tb nao percebo porque ha pessoas que poem nas assinaturas isso. porque ao dizer isso, nao adopte,compre, esta a dizer que nao se deve adoptar, isso eu tb nao entendo!
ate parece que ha algum mal nisso! em adoptar!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo jan 22, 2012 10:11 pm

Bom tema... na minha opinião acho que ambas as frases são infelizes, enquanto fui responsável por uma associação de cães abandonados nunca concordei com esse tipo de frases "não compre, adopte", mas não concordo também com o oposto, cada um faz o que quer, desde que o faça de forma responsável e compreenda o que é necessário para ter um cão tá bom.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo jan 22, 2012 10:38 pm

o post inicial nem tem resposta que se lhe dê, de tanta falta de educação ali escarrapachada em poucas letras!! :roll: :roll:

quanto ao conceito "não adopte, compre" que só por acaso é a minha assinatura aqui no forum... é uma ideia minha, uma opinião minha! eu prefiro dar dinheiro a um bom criador e saber que o cão que estou a comprar é exactamente o que pretendo! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Pal145
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2012 11:34 am

domingo jan 22, 2012 10:39 pm

ClaraBali Escreveu:Alguém me consegue explicar porque é que vejo tantas vezes neste fórum a frase “não adopte, compre”? Qual é a ideia mesmo? Em vez de salvar uma vida ir comprar um animal de fábrica (no caso das lojas de animais) ou a um qualquer anormal que se intitula de “criador” que se está lixando para o bem-estar dos animais e quer é lucro? E mesmo que seja num criador como deve ser, havendo animais a morrer todos os dias não é preferível salvar um? Porque afinal se os criadores não tiverem lucro, não criam… Já para não falar da super população de animais…
Atenção, respeito quem opte por comprar, nada contra, desde que o bem-estar do animal não seja posto em causa…
O que está mal é as pessoas deixarem-se influenciar seja lá pelo que for. É bom perceber que no seu caso, apesar de ver muita gente a dizer "não adopte, compre", ou, permita-se, muita gente a dizer " compre apenas num bom criador", você consegue analisar o que poder estar por trás desse tipo de afirmações e constroi uma opinião própria tão boa como outra qualquer.

Eu também tenho a minha opinião. Se o cão que você deseja existe grátis, porque não aproveitar? Até está a fazer uma boa acção. Se não for o caso, que remédio tem se não comprar. O que às vezes poderá dissuadir as pessoas de adoptarem cães, mesmo sendo grátis e não terem preferências específicas, poderá ser o facto de, por vezes, serem feitas demasiadas exigências aos adoptantes e, incusivé, alguns atentados à sua privaciade e liberdade....
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo jan 22, 2012 10:49 pm

Suesca Escreveu:
o que a clara quer dizer,é que ha pessoas que parece ate que acham mal ir buscar um animal abandonado num canil,ou um cao rafeiro ar!
Não, a rapariga depois de insultar todos os criadores metendo-os no mesmos aco, diz o contário exactamente do que você refere mais acima.

Quanto á razão dessa frase existir..e não anda por todo o lado, nem é muito comum no fórum, pelo que me lembro foi uma resposta no gozo exactamente a uma campanha deveras infeliz de uma associação que só faltava culpar os criadores decentes por tudo que acontece em termos de abandonos...quando sabemos bem que os mais abandonados...são os rafeiros
Pal145
Membro Júnior

domingo jan 22, 2012 11:03 pm

So para ter uma ideia do que pode não funcionar nas adopções ClaraBali, eu tentei por duas vezes adoptar um cão.

Da primeira foi num destes fóruns, já há bastante tempo, não sei se foi aqui. Era um cachorro muito giro. Até cheguei a ligar. Eram 100 cães a um osso, já tinha não sei quantos pretendentes. Iria seleccionar e por princípio já estaria adoptado, nunca se sabe. Fiquei a pensar que quando surgir mais "alguma coisa" de jeito, ou estou sem cima do acontecimento e terei, sabe-se lá, de passar por um escrutinio, ou já era.

Outra vez respondi a um anúncio, acho que no site adopta-me. Para além de dar os dados pessoais, tinha de assinar um termo de responsabilidade, nem sei bem em que termos seria, teria de participar numa despeza, penso que de vacinas, e comprometer-me a esterilizar o animal passado algum tempo... Ou seja, quase parecia que ia servir apenas para cuidar do animal dos outros.

Nos canis imagino que seja diferente.

Quando se compra, não se está a ajudar nenhum animal, é verdade. Ou estará quem sabe - eu acho que o meu, que foi comprado, foi um sortudo. Mas também não temos que dar satisfações a ninguém, somos bem tratados porque ninguém nos está a fazer nenhum favor, pelo contrário, nós é que somos o cliente.
indigo003
Membro Veterano

domingo jan 22, 2012 11:10 pm

hmmm, acho que já percebi de onde vem o ressabiamento!! percebi, mas não digo mais nada!! :lol: :lol:
</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo jan 22, 2012 11:16 pm

A frase não "está em todo o lado" pelo fórum, é apenas a assinatura de um user, que faz sentido inserida no contexto que o Praziquantel já refirou. Sendo assinatura de alguém, nem tinha de fazer sentido nenhum, cada um é livre de ter o que quiser.

Quanto às questões levantadas... A partir do momento em que é radical ao ponto de misturar criadores e criadeiros, nem vale a pena tentar responder.

Espero que não esteja a pensar em ter filhos, pois a população terrestre também já está super lotada. Então, não crie, adopte!!
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jan 22, 2012 11:19 pm

marianamar Escreveu:A frase não "está em todo o lado" pelo fórum, é apenas a assinatura de um user, que faz sentido inserida no contexto que o Praziquantel já refirou. Sendo assinatura de alguém, nem tinha de fazer sentido nenhum, cada um é livre de ter o que quiser.

Quanto às questões levantadas... A partir do momento em que é radical ao ponto de misturar criadores e criadeiros, nem vale a pena tentar responder.

Espero que não esteja a pensar em ter filhos, pois a população terrestre também já está super lotada. Então, não crie, adopte!!
Tirou-me as palavras dos dedos... :wink:

Fico abismada com extremismos... :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
indigo003
Membro Veterano

domingo jan 22, 2012 11:20 pm

Brigada por me explicares Mari, a esta hora o fusivel já queimou e não me consigo exprimir em condições!

BTW: PARABENS!!! :D
</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

segunda jan 23, 2012 12:05 am

JoanaGoncalves Escreveu:
Ainda por cima mal educados..e depois o pessoal da arca é que é mal disposto..realmente nada como abrir um tópico com insultos,erros e esteriótipos ..e depois oa mal educados são os outros.
Pal145
Membro Júnior

segunda jan 23, 2012 12:56 am

Praziquantel Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:
Ainda por cima mal educados..e depois o pessoal da arca é que é mal disposto..realmente nada como abrir um tópico com insultos,erros e esteriótipos ..e depois oa mal educados são os outros.
Houve aqui algum insulto? Eu não vi nenhum......
Responder

Voltar para “Cães”