Que método usa para treinar o seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que método usa para treinar o seu cão?

Votação encerrada em quinta fev 23, 2012 9:32 pm

Método Tradicional
21
41%
Método Positivo
21
41%
Outro
9
18%

Total de votos: 51
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta jan 25, 2012 10:02 pm

ovcharka Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:
ovcharka Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:
ovcharka Escreveu: Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?
Essa pergunta não faz muito sentido. O cão ou obedece à sua chamada ou não obedece.
Charlie, fiquei perplexo com a resposta. A minha pergunta foi muito simples. Se o Charlie já teve algum cao possante e dominante sabe que a pergunta é simples e faz absolutamente todo o sentido.
Por acaso e, correndo o risco de ignorância, dominante, grande ou pequeno, deve ter uma obediência exemplar, não pode ignorar o dono. Se há risco de ignorar, anda devidamente condicionado. Nem quero imaginar um cão de bocarra escancarada e 50 kgs de peso, atrás dos meus, com um dono a correr atrás e o cão esquecido que tem dono. Ou um dono a voar atrás da trela. Para mim é impensável. Um cão com estas caracteristicas requer obediência cega.
Concordo 100% com esta ultima frase, é por isso mesmo que estou a pedir, a quem defende o reforço positivo, que me diga o que faço nesta situaçao. Vou por a questao o mais simples possivel. O Tosa em casa obdece 200% a tudo. É um cao extremamente cuidadoso e educado, e se perguntar aos meus vizinhos e pessoas que o conhecem, toda a gente lhe vai dizer que é um cao super calmo e muito obediente. quando está na rua seja só comigo ou com caes conhecidos, é um brincalhao e mantem-se sempre obediente á minha ordem, sem eu precisar de recorrer a qualquer correcçao extra. Se eventualmente aparece um cao que ele nao conhece, transforma-se completamente, só visto para acreditar como ele muda. Portanto a minha pergunta é, o que faço no preciso momento em que ele arranca, sem recorrer á força?
Ok. Percebi. Uma boa questão para o doglover que parece mais familiarizado com treino positivo.
Última edição por CharlieBrow em quarta jan 25, 2012 10:07 pm, editado 1 vez no total.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta jan 25, 2012 10:05 pm

CharlieBrow Escreveu:Então anda devidamente condicionado. Eu não posso é ser atropelado por um cão esgroviado e gigante.
Na minha opinião há cães e cães, cabe a cada um saber com que linhas se coze.
Totalmente de acordo. Por isso enquanto nao souber outro metodo melhor, será a estranguladora a parar o cao, pois tenho o maximo de respeito pelas pessoas e animais que andam na rua
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta jan 25, 2012 10:09 pm

RottZeus Escreveu:O estranho é que resultou, o homem ao fim de uma semana, a fazer isso sempre que o cão tentava trepar, deixou de trepar. :o
Mas o problema é mesmo esse, as pessoas querem resultados fáceis e rápidos. Acredito profundamente que todos os problemas que descreveu poderiam ser resolvidos de outra maneira. Acredito mesmo que o Homem consegue melhor que isso, se hoje em dia já se estuda tudo e mais alguma coisa, será que não conseguem resolver esses problemas de outra maneira? Com tanta investigação que há, será que as pessoas não conseguem enfiar na cabeça que se calhar existem outras alternativas? Bolas, eu não me dedico aos animais, não sou bióloga, sou uma simples dona de um cão, mas como pessoa ligada às ciências que sou, nomeadamente à saúde, acredito que existam alternativas, aliás, a nossa inteligência permite-nos arranjar alternativas. E agora já nem estou a falar em específico do método tradicional ou positivo, simplesmente não consigo perceber que não haja outra maneira de os resolver.
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 10:14 pm

saraestrelo Escreveu:[...]Acredito mesmo que o Homem consegue melhor que isso, se hoje em dia já se estuda tudo e mais alguma coisa, será que não conseguem resolver esses problemas de outra maneira? Com tanta investigação que há, será que as pessoas não conseguem enfiar na cabeça que se calhar existem outras alternativas?[...]
Claro sara, agora há muito mais informação. Atenção que esse episódio que contei, passou-se à 9-10 anos, tinha a Picolina quase 6-8 meses. Tem quase 11 anos agora ;)

Também acredito que nos dias de hoje, existam outras técnicas estudadas durante o correr destes 9-10 anos, que não eram utilizadas na altura por falta de conhecimento. É a evolução dos treinadores e do método de treino. ;)
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta jan 25, 2012 10:15 pm

Já percebi a publicidade.

Falamos da mesma pessoa que tinha uma extrema dificuldade em aceitar opiniõs contrárias sem achar que eram ataques pessoais e que teve aquele quipróquo com o Fang..

:)
saraestrelo Escreveu:[
Só para concluir, vou partilhar um comentário que a Cláudia Estanislau escreveu um dia aqui na Arca:

"Dar porrada a um cão qualquer um consegue, carregar num botão de um controlo remoto de choques qualquer um consegue, dar esticões e tirar o ar numa estranguladora qualquer um consegue, cravar picos no pescoço do cão qualquer um consegue, ameaçar, berrar e assustar um animal qualquer um consegue, mas saber treinar com a inteligência isso só alguns conseguem, aqueles que realmente querem."
Praziquantel
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 10:18 pm

HellGodess Escreveu:Eu uso o método positivo combinado com algumas dicas do Cesar Milan (Encantador de cães) loooool Acho o programa dele e a maneira de lidar com cães, agressivos ou não, fantásticos.
Ou seja, usa o método de treino e ponto final..é que o se chama método positivo nada mais é que parte do treino normal ;). Os merchandisers do ramo é que andam com a história do positivismo, mas cães com problemas graves e treinos especificos como ex, os cães das forças de segurança e forças armadas, eles não tocam. os exemplos que há de cães de guerra, patrulha e salvamento com positivismos...falham redundamente. Há até o caso de um usado como exemplo e que quando se viu em acção normal ( sem estar controlada) falhou redundamente..foi uma grande barraca.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 10:19 pm

Praziquantel Escreveu:Já percebi a publicidade.

Falamos da mesma pessoa que tinha uma extrema dificuldade em aceitar opiniõs contrárias sem achar que eram ataques pessoais e que teve aquele quipróquo com o Fang..

:)
saraestrelo Escreveu:[
Só para concluir, vou partilhar um comentário que a Cláudia Estanislau escreveu um dia aqui na Arca:

"Dar porrada a um cão qualquer um consegue, carregar num botão de um controlo remoto de choques qualquer um consegue, dar esticões e tirar o ar numa estranguladora qualquer um consegue, cravar picos no pescoço do cão qualquer um consegue, ameaçar, berrar e assustar um animal qualquer um consegue, mas saber treinar com a inteligência isso só alguns conseguem, aqueles que realmente querem."
Não estou a fazer publicidade, simplesmente acho que existem alternativas, e o que acho estranho é as pessoas não se questionarem em relação a isso e continuarem a acreditar no que lhes é impingido nas escolas com o método tradicional, e não questionarem se há alternativas sem ser estrangular o cão ou usar coleira de bicos. É tão simples quanto isso :) Aliás, eu aceito todas as opiniões, posso é não concordar com elas, tal como vocês o fazem em relação aos meus comentários. Eu quero aprender mais tanto sobre o método tradicional, como o método positivo, e já fiz várias perguntas na Arca sobre o método tradicional :)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jan 25, 2012 10:25 pm

Eu leio aqui coisas que me fazem arregalar os olhos e fazer um "facepalm" total...

Um cão de NOVE SEMANAS, portanto 2 meses:
RottZeus Escreveu: Sim, inicialmente dei-lhe 1/4 de carcaça de Perú. Na semana passada, era corações de Perú e patas de Galinha. Esta semana é carcaça de Frango, mas como é grande, parto em pedaços mais pequenos.
"Inicialmente"??? Se o cão tem 9 semanas o que é significa "inicialmente"? A um cachorro com dentes de leite alimenta-o com OSSOS??? Onde está o resto da refeição??

RottZeus Escreveu:Ele não comia ração, nem que passasse fome. Pelo menos a alimentação RAW limpa-a toda e fica contente quando é hora de comer.
Não comia ração?? E não comia quando? Há um ano?? :roll: Como é que ele foi desmamado no Criador?

RottZeus Escreveu:Mas que noto melhores resultados do que na ração, sem dúvida que noto, pois o cão come bem melhor do que a ração, é mais brincalhão, e não tão molengão depois da refeição, e o pêlo dele não está tão "áspero" como quando comia ração. Nota-se bem que agora o pelo dele está a ficar mais macio.
Nota melhores resultados?? De há quanto tempo para cá?? O cão ficava "molengão" quando comia ração? Se calhar teria quê, um mês? Sabe uma, os cachorros até quase aos 3 meses, passam muitas horas a dormir, se calhar a "moleza" não era da ração mas DA IDADE... :roll: E o pêlo tem uma capacidade de "mutação" fulminante... :roll:

RottZeus Escreveu:No exemplo que dei, da semana passada. Coração de Perú e Patas de Galinha, dava da seguinte forma:

- Manhã: 1 coração 2 patas

- Tarde: 2 corações 1 patas

- Noite: 1 coração 1 pata

Devo dizer também que como passo a tarde a brincar com ele, exercícios de tracção, também bebe muita água.

As fezes são mais consistentes agora, do que quando comia ração.

Ah! Lembrei-me entretanto, o Zeus quando comia ração, tenho ideia que depois de fazer necessidades "sólidas" na cozinha, ia lambê-las. Na altura as fezes eram castanho claro, muito claro mesmo. E eram bastante moles, inclusive, apanhei-o uma vez a lamber tudo, depois de fazer cocó.
"Coração de perú" e "Patas de galinha"... que pitéu... :roll: Onde está o resto da RAW/BARF??

Tem a certeza que dava uma BOA RAÇÃO ao seu cão? Ou dava "Orlando" made in LIDL??? É que nunca vi tais efeitos de uma boa ração a um cachorro... Quanto tempo esperou para ver os efeitos da troca de ração?

E por fim, faz jogos de tracção com um cachorro com dentes de leite?? :roll:

Isto tudo num cachorro de 9 semanas... :roll:

Cada vez gosto mais do meu Avatar :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Praziquantel
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 10:28 pm

As escolas que usam coleiras de picos e estranguladoras não existem.è uma ficção, baseada em dois ou 3 bimbos que batem em cães...e que não são treinadores tradicionais nem negativos..são bimbos...e na conversa de auto-intitulados treinadores positivos que apssam a vida a assustar as pessoas com mentiras sobre o que se passa nas escolas de treino dos outros.

Aliás...os únicos treinadores de cães reconhecidos no nosso país são os militares.De resto diga-me uma única pessoa com um curso superior ou profissional de treino dado por uma instituição certificada por uma entidade pública de ensino ?

saraestrelo Escreveu:[ continuarem a acreditar no que lhes é impingido nas escolas com o método tradicional, e não questionarem se há alternativas sem ser estrangular o cão ou usar coleira de bicos. al :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 25, 2012 10:39 pm

Bom, como referi atrás, não tenho experiência pessoal neste tipo de situações.
As dicas são de um fórum de pitbulls que, embora haja alguns que são sociáveis, têm propensão a serem agressivos com outros cães.
De modo que este é um tema frequente.
Um cão não precisa saber quem é o líder desde que saiba exactamente os comandos que lhe são pedidos.
Para mim, esta observação não faz sentido.
Um líder não é um chefe ? Um chefe não é quem dá ordens ? Tem de me explicar qual é o seu conceito de líder...

Seja como fôr a associação pitbull do oeste deve ter conhecimento de treinadores versados neste tema particular.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 25, 2012 10:47 pm

Um líder é muito mais que um chefe, um líder motiva, orienta, influencia o comportamento, é o exemplo :lol: faltam aqui as teorias da liderança.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 25, 2012 11:04 pm

ovcharka Escreveu:Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?

Concordo 100% com esta ultima frase, é por isso mesmo que estou a pedir, a quem defende o reforço positivo, que me diga o que faço nesta situaçao. Vou por a questao o mais simples possivel. O Tosa em casa obdece 200% a tudo. É um cao extremamente cuidadoso e educado, e se perguntar aos meus vizinhos e pessoas que o conhecem, toda a gente lhe vai dizer que é um cao super calmo e muito obediente. quando está na rua seja só comigo ou com caes conhecidos, é um brincalhao e mantem-se sempre obediente á minha ordem, sem eu precisar de recorrer a qualquer correcçao extra. Se eventualmente aparece um cao que ele nao conhece, transforma-se completamente, só visto para acreditar como ele muda. Portanto a minha pergunta é, o que faço no preciso momento em que ele arranca, sem recorrer á força?
Então cá vai amigo mas olhe que a minha vontade é a de nem lhe explicar porque pelo que li nem vai achar jeito nenhum ao que lhe vou explicar... mas eu sou uma pessoa cheia de fé na mudança.

"Behavior Ajustment Training" - BAT... coloque estas palavras num motor de busca e leia.
Portanto com este método de treino (positivo) o que faz é ensinar o cão a comunicar de outra forma e a usar a distância do outro cão para reforçar.

O seu cão usa sinais de agressividade quando vê outro cão... por frustração (de estar preso), por medo, por insegurança, por qualquer coisa que eu pela arca não consigo saber... mas imaginando que é por frustração (porque você associou o olhar para outros cães com dor no pescoço, vou-lhe explicar a ideia.

O seu cão de forma a conseguir chegar ao pé de outro cão e cheirar-lhe o focinho tem de se acalmar e comunicar ao outro cão que está em paz... para que o outro responda em conformidade e não intime o seu de volta...o que gera agressividade. Para isso acontecer tem de se aperceber a que distância do outro cão é que ele fica tenso... quando isso acontecer para (com a trla solta) e espera que ele lhe dê um sinal de calma (cheirar o chão, olhar para o lado, bocejar) assim que isso acontecer vira 180º e afasta-se do outro cão... passado uns segundos volta a fazer o mesmo, repete, repete, repete, repete...até que ele comece a ficar bom nessa coisa de comunicar calma ao outro cão com esses sinais... se ele já fizer isso bem a essa distância começa a encurtar a distância lentamente de cada vez que se aproxima... se ficar agressivo, aumenta novamente, até conseguir que ele cheire normalmente outro cão... não puxe a trela nem dê esticões... isso aumenta a agressividade.

Outra forma de treinar isso é por outra técnica (positiva) que é o LAT - "Look at that"... que basicamente se trata de associar o olhar para outro cão a coisas boas e retirar o sentimento de agresividade do cão... pode ler acerca do assunto também.

Mas a solução não se pensa na altura... por nenhum método, treina-se em situações criadas artificialmente para depois andar bem no dia-a-dia.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
saraestrelo
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 11:06 pm

Não conheço teorias de liderança, mas sinceramente não me preocupo minimamente se o meu cão me vê como líder ou não. Basta-me que o meu cão cumpra os limites que lhe são propostos. E não acho que tenha que existir um líder para que o cão seja educado. Sendo assim por exemplo, numa família com um casal e um cão. Se um dos elementos do casal se auto-intitular de líder o cão só a ele é que lhe obedece? E o outro elemento? Não pode treinar o cão? Sendo assim qual o objectivo de existir um líder?
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta jan 25, 2012 11:09 pm

saraestrelo Escreveu:
Mas o problema é mesmo esse, as pessoas querem resultados fáceis e rápidos. .
Porque há situações em que é fundamental que assim seja.
Só posso falar por mim e pela escassa experiência que tenho. Com um dos meus cães não me posso dar ao luxo de esperar pelos frutos lentos da aprendizagem com reforço positivo. Tenho que o corrigir na hora. Se tiver que ser com um NÃO ou uma palmada, será. Mas não me posso dar ao luxo de ignorar o mau comportamento e recompensar o bom. Porque geralmente ele porta-se bem, mas... há sempre um mas e tem que ser corrigido na hora, se quero evitar dissabores . Para mim e para ele.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jan 25, 2012 11:10 pm

doglover,

Há cães, especialmente machos, que se fizer o que está a sugerir, ele só vai "acalmar" depois de matar o outro macho :roll: Portanto o deixar aproximar e deixar cheirar e afins, é muito bonito mas no papel... a realidade é algo diferente. Se se o soltar, para ele não se sentir "frustrado" por estar preso, é bom que tenha ferramentas à mão para separar 2 cães à luta :roll: .

É extremamente complicado lutar contra uma "coisa" chamada testosterona :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”