adoptei um rott adulto e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quinta jan 19, 2012 3:35 pm

doglover80 Escreveu: Como pode ensinar o cão a encarar melhor as saidas do carro? Bem com uns anti-inflamatórios ou protectores das articulações, ou demais medicação que alivie a dor e com mudanças radicais nos passeios de carro.

Mas não é fundamental, antes de administrar medicação, falar com o veterinário e ter a certeza que o problema é mesmo esse?
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
FCachapa
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 3:37 pm

Queiram ignorar o meu post anterior... Já percebi que foi diagnosticada displasia da anca ao Tobias!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta jan 19, 2012 3:41 pm

infelizmente logo no 1º dia percebi q algo se passava, o meu antigo cão t sofria de displasia da anca...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 19, 2012 5:18 pm

teresa1978 Escreveu:obrigada doglover80, pela paciencia em ler tudo e pela sua opiniao. realmente o tobias sofre de diplasia da anca grave e está a tomar anti-anflamatorios que felizmente têm ajudado, mas não poderão ser opção para toda a vida. o vet, qd fez a 1ª palpação (e o tobias rosnou), tambem me disse q era d dores. era notorio q tinha dores e so rosnava qd ele lhe mexia em determinadas partes.
Foi o que me pareceu na menasagem inicial do tópico, ele tava-lhe a dizer "é pá não me obrigues que isto dói!!!"... :lol: :?

O seu medo de ser um cão "Proibido a Parvos" dos maus é quem veio ao de cima senão teria percebido que era só isso... mas a culpa não é sua aliás isso é reflexo de querer que tudo corra bem, parabéns e boa sorte para o controlo dessa situação com a anca dele... se não tiver dores não vai haver problemas... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 5:21 pm

FCachapa Escreveu:Queiram ignorar o meu post anterior... Já percebi que foi diagnosticada displasia da anca ao Tobias!
Eu tive para apostar na displasia... mas pensei... o melhor é não dar calinadas e ler tudo...afinal tinha concluido o mesmo... mas é por isso que leio tudo... não tenha problemas o que disse tem toda a lógica, quando se tratam de certos comportamentos temos sempre de eliminar a possibilidade de se tratar de uma questão fisica e se não for é que partimos para soluções comportamentais. :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
FCachapa
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 5:26 pm

doglover80 Escreveu:
FCachapa Escreveu:Queiram ignorar o meu post anterior... Já percebi que foi diagnosticada displasia da anca ao Tobias!
Eu tive para apostar na displasia... mas pensei... o melhor é não dar calinadas e ler tudo...afinal tinha concluido o mesmo... mas é por isso que leio tudo... não tenha problemas o que disse tem toda a lógica, quando se tratam de certos comportamentos temos sempre de eliminar a possibilidade de se tratar de uma questão fisica e se não for é que partimos para soluções comportamentais. :wink:
Está bem pensado! Claro :wink:
Eu não li o tópico todo, admito! Erro meu! :oops:
Apressei-me a responder... Mas deixe-me já agora perguntar: neste caso, em que há um problema físico associado, quais podem ser as limitações do treino? Quer dizer, afinal a teresa1978 tem o trabalho mais dificultado... Porque o cão tem, efectivamente, dores...
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
teresa1978
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 5:40 pm

:cry: efetivamente. qd o treinador viu o cão disse-me imediatamente q com aquelas condições físicas (na altura, ainda nao sabíamos porque mancava um pouco, poderia ter sido um mau jeito), nao era viável fazer nenhum treino com o cão. mas sossegou-me qt ao temperamento do tobias e explicou-me algumas coisas. nunca me senti ameaçada, nunca mesmo. o treino q poderia fazer com o tobias seria apenas para fortalecer os nossos laços.
neste momento o maior problema é "forçar" o cão a emagrecer, mas só posso controlar-lhe a comida, o treino físico limita-se a alguns passeios diários.
doglover80
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 8:42 pm

FCachapa Escreveu:
doglover80 Escreveu:
Está bem pensado! Claro :wink:
Eu não li o tópico todo, admito! Erro meu! :oops:
Apressei-me a responder... Mas deixe-me já agora perguntar: neste caso, em que há um problema físico associado, quais podem ser as limitações do treino? Quer dizer, afinal a teresa1978 tem o trabalho mais dificultado... Porque o cão tem, efectivamente, dores...
Atenção, não é uma coisa pensada por mim como é óbvio, "um tipo que treinou dois ou três cães fofinhos" não iria lembrar-se de tal coisa... :lol: :lol: , é como funciona em sitios onde o treino é feito de forma sistematizada e organizada, com uma clinica veterinária associada, o primeiro conselho e a primeira pergunta antes de fazer qualquer treino é perguntar se fez check-up completo e se não existe nenhum problema fisico. Caso esteja tudo bem fisicamente então o problema é estritamente comportamental.

As limitações são obvias... imaginemos que a Teresa anda a fazer o que eu disse, e esta a associar com sucesso a saida do carro a uma coisa positiva, e o cão já sobe e desce à ordem sem problemas... mas um dia está calor e o cão baba-se no caminho até ao sitio onde foram passear...ao sair do carro escorrega na baba e isso cusa-lhe dor... podemos ou não voltar à estaca zero!! Por muitas associações positivas que se façam sempre que existe dor existe uma associação negativa, fora do nosso controlo, não a podemos anular completamente e isso pode fazer o processo andar para trás e para a frente... pode não acontecer, mas o mais certo é que aconteça.
FCachapa
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 9:47 pm

Vamos torcer pela Teresa e pelo Tobias para que tudo corra pelo melhor!! :)
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
teresa1978
Membro Veterano

quinta jan 19, 2012 11:11 pm

doglover80 Escreveu: O seu medo de ser um cão "Proibido a Parvos" dos maus é quem veio ao de cima senão teria percebido que era só isso... mas a culpa não é sua aliás isso é reflexo de querer que tudo corra bem, parabéns e boa sorte para o controlo dessa situação com a anca dele... se não tiver dores não vai haver problemas... :wink:
:oops: tem toda a razao, tinha muito 'lixo da comunicacao social' na cabeca :oops: mas agora q estou deste lado, posso garantir q nao trocava est a experiencia por nada. ja conheci varios caes, mas nenhum Tao afectuoso como o tobias. ate dos gatinhos gosta :wink: sou uma sortuda :wink:

nunca tinha pensado n rosnadela como resultado da dor, mas faz sentido.
doglover80
Membro Veterano

segunda jan 23, 2012 3:16 pm

Há novidades?? :?:
teresa1978
Membro Veterano

segunda jan 23, 2012 3:39 pm

bem... o Tobias continua a ter muita vontade de entrar no carro (acontece qd chegamos à noite a casa), cheira-o todo e abana o coto com tanta rapidez q dá gosto ver :D
já o deixei entrar novamente no carro e, tal como nas duas vezes anteriores, enrosca-se imediatemente no chão (nem percebo como consegue caber lá!). Qd o chamei e incentivei a sair, não saiu, ficou a olhar para mim, todo encolhido e... nada. Desta vez já estava preparada e tinha uma fatia de fiambre para lhe dar. Qd lhe cheirou o petisco, lá saiu, mas como pouca vontade... mas muito mais depressa d q das outras vezes!
está a fazer um tratamento novo para o problema dos ossos e parece estar a resultar, nunca tinha visto o cão a correr tanto, todo animado.
como pretendo transportá-lo num carro mais espaçoso, não vou insistir nesta situação. vou ver como reage ao porta-bagagens da carrinha.
no dia em q veio do canil, alugámos uma carrinha grande e ele portou-se lindamente (nem parecia o mesmo cão, q se esconde no chão do carro).
não sei se é um problema fisico ou comportamental, o q sei é q nao me parece normal...
doglover80
Membro Veterano

terça jan 24, 2012 1:13 pm

Quando experimentar diga-nos como correu... :wink:
mmcm1977
Membro Júnior
Registado: quinta fev 24, 2011 10:23 am

quinta jan 26, 2012 3:30 pm

Adquiri recentemente uma cadela também abandonada, que também demonstra alguns problemas semelhantes ao seu com o transporte no carro. Eu acho que o comportamento dela tem a ver com acontecimentos passados. Se calhar levaram-na de carro e abandonaram-na nalgum sitio (foi o mais certo) e por isso não quer entrar no carro para isso não lhe voltar a acontecer. Só depois de várias semanas é que posso dizer que o animal recuperou a alegria de viver, teve grandes mudanças de comportamento tornando-se mais "alegre" e menos medrosa. Acho que foi ganhando confiança nos novos donos. Por isso há que dar tempo ao tempo, até os animais confiarem em nós. Não nos pudemos esquecer que os animais abandonados foram "traidos" pelos seus donos, o que lhes deve fazer muita confusão.
Quanto ao facto de ser uma raça "dominante" aconselho-os a seguirem os princípios do livro "A Encantadora de Cães" de Jen Fannell. Tive uma cadela pastor alemão (também uma raça dominante de guarda), que alterou muito os seus comportamentos com a ajuda deste precisoso livro. Recomendo-o a toda a gente que tem cães, sobretudo cães de guarda (dominantes).
teresa1978
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 3:53 pm

muito obrigada pela partilha e pela sugestão. ando curiosa para ler o livro, pois tenho encontrado muitas referencias ao mesmo.
sabe o que mais me intriga? ver o tobias naquela posição, nervoso, quando normalmente ele não é um cão medroso. pergunto a mim propria o q lhe teria acontecido para o marcar negativamente daquela forma???
Responder

Voltar para “Cães”