Que método usa para treinar o seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que método usa para treinar o seu cão?

Votação encerrada em quinta fev 23, 2012 9:32 pm

Método Tradicional
21
41%
Método Positivo
21
41%
Outro
9
18%

Total de votos: 51
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta jan 26, 2012 11:50 pm

Esta resposta do Doglover ao Zeca2 é de facto deveras curiosa. Se um treinador normal usar um spray de citronela em que situação fôr ...é aversivo..se um treinador auto-intitulado positivo o usar...não é aversivo..é emergência : )
E diz ao zeca2 que ele é que é desonesto intelectualmente ?

è mais uma prova simples de que isto é simpelsmente conversa e marketing. Se os outros fazem é mauuuuu..se eu faço..é bommmmmm :)

E o zeca2 desmontou com uma frase esta construção que aqui era feita pelo doglover...

Parabéns.

doglover80 Escreveu:[
Ai tavas à espera de uma palavrinha para intervir e dizer uma idiotice ó zeca não te fazia assim tão pouco honesto numa discussão séria... É UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NÃO É TREINO... NÃO É PARA FICAR BEM É PARA EVITAR SITUAÇÕES PIORES! (eu andei 8 anos numa associação e ali há muita briga inesperada...temos de estar prevenidos)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jan 27, 2012 12:42 am

doglover80 Escreveu:
Acena Escreveu:
doglover80 Escreveu: Mas se treina-se esse cão chegaria a uma altura que teriamos de experimentar a soltá-lo...com um spray de Citronella no bolso. :wink:
Sempre me perguntei como fariam os treinadores positivos se tivessem que intervir em situações mais complicadas. Em que quadrante se insere borrifar os cães com o spray de citronela?
Em quadrante nenhum(castigo positivo se quiser) porque é uma situação de emergência não estou a treinar o cão estou a separar dois cães... :roll:

Isto de se achar que somos fundamentalistas cria umas ideias giras... nós não ficamos a olhar para os cães enquanto se furam todos...eu pelo menos uso ou uma placa (pedaço de madeira quadrado) ou spray.
Está bem, obrigada pela explicação, não pensava que ficassem a olhar para os cães enquanto se furam todos, nem acho que façam mal em intervir, pelo contrário.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jan 27, 2012 9:04 am

Praziquantel Escreveu:Esta resposta do Doglover ao Zeca2 é de facto deveras curiosa. Se um treinador normal usar um spray de citronela em que situação fôr ...é aversivo..se um treinador auto-intitulado positivo o usar...não é aversivo..é emergência : )
E diz ao zeca2 que ele é que é desonesto intelectualmente ?

è mais uma prova simples de que isto é simpelsmente conversa e marketing. Se os outros fazem é mauuuuu..se eu faço..é bommmmmm :)

E o zeca2 desmontou com uma frase esta construção que aqui era feita pelo doglover...

Parabéns.

doglover80 Escreveu:[
Ai tavas à espera de uma palavrinha para intervir e dizer uma idiotice ó zeca não te fazia assim tão pouco honesto numa discussão séria... É UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NÃO É TREINO... NÃO É PARA FICAR BEM É PARA EVITAR SITUAÇÕES PIORES! (eu andei 8 anos numa associação e ali há muita briga inesperada...temos de estar prevenidos)
Quem quer saber porque respondo assim ao zeca2 vá pesquisar na arca o que se passou, gente que não me respeita perde o meu respeito. Não sou ofensivo para ninguém, mas não admito que me acusem de falta de honestidade, o que me leva ao praziquantel, olhe pare de me chamar mentiroso e de publicitar a não existência de uma forma de trabalhar com cães que todos os que lêem este tópico podem ler no meu blogue o manifesto do treino de reforços progressivos.
Você a única coisa que está a fazer é a encontrar justificações para continuar a treinar cães usando aversivos e o resto são cantigas... na perspectiva de uma pessoa que usa treino positivo as coisas são vistas assim: um treinador está a treinar um cão (treinador que usa aversivos) usa um aversivo, o cão volta a repetir o comportamento volta a usar um aversivo e mais uma vez volta o comportamento... a partir daqui para nós é maus tratos, uma técnica de treino obtem resultados, se a pessoa vê que eles não existem então só está a aplicar aversivos porque sim e mais nada.

Os treinadores positivos, nem uma vez usam um aversivo para produzir um comportamento desejado, uso spray (atenção não sei se outros o usam, eu uso, estou a falar por mim) em situações de emergência para salvar um cão ou mesmo para salvar uma pessoa... que esteja a ser mordida, se acha que isto é falta de honestidade intelectual, como o zeca, então olhe estamos a gastar tempo desnecessariamente porque você quer confundir tudo, como o amigo zeca, para beneficiar com isso na discussão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jan 27, 2012 9:08 am

No caso do cão que é agressivo para outros cães... se estivesse a treinar o cão não o soltaria com o spray na mão e esperaria que tentasse morder o outro e pimba!!!
Estou a falar de ir com a minha cadela à trela, calmamente, vem outro cão mordê-la e pimba!!!... estou a salvar a minha cadela, não estou a querer mais nada... há donos que não têm um pingo de responsabilidade e a minha cadela não vai criar fobias por causa disso.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Galia
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2011 12:37 pm

sexta jan 27, 2012 12:36 pm

ovcharka Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Identifico-me totalmente com o que o ovcharka descreve porque o cão que referi (já falecido) era um Cão da Terranova, meigo e gentil que nunca conheceu um ser humano que não gostasse. Infelizmente também gostava de todas as fêmeas ...

Foi perfeitamente sociabilizado, treinado em obediência intensivamente durante 4 anos, tinha uma vida super activa e viveu sempre com outro macho, este com 9 quilos. Tiveram as suas brigas, mas nada de dramático.

Na rua, assim que avistava um macho com mais de 30 quilos, estava o caldo entornado. Ia-se a obediência, transformava-se num leão e não tivesse eu excesso de peso e uma estranguladora e a coisa podia ficar muito feia.

No entanto com pessoas, objectos e barulhos, nem um estremeção. Lembro-me perfeitamente do dia em que acidentalmente um miúdo pequeno lhe caiu na cabeça e ele nem abanou, deixando o garoto levantar-se sozinho, certamente com grande alívio dos pais.
É tal e qual a minha situaçao :wink:
Como isto é familiar! Agora imagine o BRT aliado com um mestiço :wink: - um intelegentissimo outro tenaz. Agora, passada a fase crítica do crescimento do Razik, os dois confiam mais na nossa, dos donos, avaliação se o cão desconhecido constitui ameaça ou não. Acredito que as experiencias em reagir contra cão desconhecido devem ser aproveitadas ao nosso favor, fazendo chegar a idea ao BRT que quem decide sobre o atac é o dono e não o cão. Cada um de nos deve encontrar este meio, para isso servem treinos. Respondi a este tópico porque tambem prefiro estar descontraida e confiante com os meus cães na presença de outros, o que não significa que não sei ou não reconheço a rapidez, força e determinação do Razik em "liquidar" o indesejável cão! Tambem acho que dominancia se manifesta de outras formas, devendo ser mais estimulado o comportamento demonstrativo e ritualizado. Este último foi bastante trabalhado nos BRT - demonstra a sua hostlidade atraves da posse altiva, muito sério, sem latido, movimento seguro, cauda vertical imóvel e nunca deve afastar-se do dono e lançar-se sobre o possível atacante, exepto quando outro aproximou-se perto ( cerca 1,5 do cumprimento do cão, ou equivalente ao salto - distancia da segurança) e tem comportamento de ameaça evidente. Os BRT são muito observadores :D
Acena
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 1:21 pm

doglover80 Escreveu: um treinador está a treinar um cão (treinador que usa aversivos) usa um aversivo, o cão volta a repetir o comportamento volta a usar um aversivo e mais uma vez volta o comportamento... a partir daqui para nós é maus tratos, uma técnica de treino obtem resultados, se a pessoa vê que eles não existem então só está a aplicar aversivos porque sim e mais nada.
Doglover mas os bons treinadores não fazem isso, isso é o mesmo que dizer que o positivo nunca funciona porque conheço umas pessoas que o aplicam incorrectamente. Tal como no positivo, tem que se ter conhecimentos do que se está a fazer e conhecer o cão.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta jan 27, 2012 2:32 pm

eu não percebo é porque é que com o uso de aversivos o comportamento errado volta sempre? será como um mau detergente, disfarça a nódoa mas não totalmente? 8)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta jan 27, 2012 2:41 pm

Doglover, eu cá acho que não precisas de dourar a pílula, limita-te a dizer que há situações (de treino, também) em que os estímulos aversivos não são de menosprezar.

Aliás, se quando soltas um cão te prevines com o tal spray de citronela, é porque não tens confiança na eficácia dos teus métodos de treino, não achas? E se o soltas sem que o tenhas treinado és pura e simplesmente inconsciente.

Ao fim e ao cabo, acabas por confirmar o que eu sempre disse: os estímulos positivos são importantes até ao momento em que o cão se depara com outro estímulo mais forte.

Um grande abraço e acalma-te, homem! Esse stress ainda te há-de arranjar alguma úlcera no estômago...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta jan 27, 2012 2:51 pm

zeca2 Escreveu: Ao fim e ao cabo, acabas por confirmar o que eu sempre disse: os estímulos positivos são importantes até ao momento em que o cão se depara com outro estímulo mais forte.
no meu ver, é este o busilis da questão!! :wink:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sexta jan 27, 2012 3:01 pm

zeca2 Escreveu:Aliás, se quando soltas um cão te prevines com o tal spray de citronela, é porque não tens confiança na eficácia dos teus métodos de treino, não achas? E se o soltas sem que o tenhas treinado és pura e simplesmente inconsciente.
O que o doglover disse não é que se mune do spray cada vez que solta o cão dele mas que anda com o spray porque caso ande outro solto e se atire ao cão dele sempre tem uma maneira de os separar à mão.
zeca2
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 3:07 pm

Aconselho a ler o tópico com atenção[/quote]
zeca2
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 3:15 pm

greenandme Escreveu:
zeca2 Escreveu:Aliás, se quando soltas um cão te prevines com o tal spray de citronela, é porque não tens confiança na eficácia dos teus métodos de treino, não achas? E se o soltas sem que o tenhas treinado és pura e simplesmente inconsciente.
O que o doglover disse não é que se mune do spray cada vez que solta o cão dele mas que anda com o spray porque caso ande outro solto e se atire ao cão dele sempre tem uma maneira de os separar à mão.
Não, não, isso foi o que ele disse depois quando se viu apanhado...

O que ele disse espontâneamente foi isto:
Mas se treina-se esse cão chegaria a uma altura que teriamos de experimentar a soltá-lo...com um spray de Citronella no bolso.
A frase tem um pequeno erro ortográfico que pode levar a erros de interpretação, mas penso que que o sentido é óbvio
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sexta jan 27, 2012 3:33 pm

Ok, peço desculpa. No meio de tanta coisa não apanhei isso. Retiro o que disse, então.

Já agora mais um off-topic o que é esse spray exactamente e como se usa?
zeca2
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 3:57 pm

greenandme Escreveu:Ok, peço desculpa. No meio de tanta coisa não apanhei isso. Retiro o que disse, então.

Pois, essa do spray terá de a colocar ao doglover, o homem pelos vistos anda com a dispensa atrás quando vai treinar os cães.

Eu cá já usei, mas não foi para treinar cães. Foi para repelir os mosquitos.
Acena
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 6:44 pm

greenandme Escreveu:Ok, peço desculpa. No meio de tanta coisa não apanhei isso. Retiro o que disse, então.

A citronela pode ser usada como repelente de mosquitos, o seu cheiro também é considerado desagradável para os cães, até há aquelas coleiras de citronela. Se os cães estiverem habituados ao cheiro (por ser usada como repelente), não vão achar mais estranho do que se forem borrifados com água e penso que é preciso ter cuidado com os olhos do cão.

Há quem use um simples borrifador de água, há quem use esses sprays de citronela, usam-se da mesma forma. Não sei até que ponto seriam eficazes numa briga muito séria entre cães, mas sempre distraem os cães e será mais fácil separá-los, penso que a ideia é essa.
Responder

Voltar para “Cães”